Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      CMartin
    • 25 janeiro 2017 editado

     # 61

    E então o que acham do meu procedimento de organização estilo fluxograma de obra ?
    •  
      CMartin
    • 25 janeiro 2017 editado

     # 62

    Vou passar ao segundo item da minha checklist, contando com a vossa ajuda, com as superbock, as sagres, a entremeada, o pão, os azulejos e o que traz o larkhe que ainda não disse com o quê..para além da excelente companhia :o)

    Casa Toda
    - Pintura de Interiores em cor azul alfazema (?) (excepto casas de banho que serão brancas)
    - Ar condicionado
    - Renovação (substituição) da parte eléctrica (parte telecomunicações?). Acréscimo a pontos eléctricos (?)
    - Substituição das 3 portas exteriores por novas
  1.  # 63

    Colocado por: CMartinok larkhe.
    Vamos abrir o jogo (forma de falar).

    Põe-se aqui 2 escolhas: uma esta macacada da empreitada por mediação, outra contratação directa das especialidades. O Costa53 está em cima da mesa, se ele me quiser claro, pois tenho-o como um profissional que me fez um bom trabalho no telhado acidentado. Posso confiar nele, entregar-lhe a chave de casa e ficar descansada com o que me vai fazer.
    O João Santos, com quem já falei, está considerado para a cozinha, já falei com ele até e aguardo uma visita.

    Ou seja neste meu trabalho de casa, vou ter frente a frente estas 2 opções, se tudo correr como eu penso.

    No entanto temos aqui pormenores que eu não estou certa que se fazem duma forma e não da outra: estilo as prateleiras de acrílico, ou as escadas biblioteca, sei lá..entre outras.

    Mas não desdenho nem descarto nenhuma das hipóteses nem nenhum dos serviços profissionais, muito pelo contrário até agora sinto-me confiante no pensamento, até perceber qual a melhor escolha para este caso.



    Ok só acho que ter uma empresa de mediação vai sair mais caro, e para apurar responsabilidades ( caso seja necessario) não estão nem ai
  2.  # 64

    Colocado por: CMartin- Renovação (substituição) da parte eléctrica (parte telecomunicações?). Acréscimo a pontos eléctricos (?)

    A rede existente é entubada dentro das paredes ou exterior?
  3.  # 65

    Colocado por: CMartinCasa Toda
    - Pintura de Interiores em cor azul alfazema (?) (excepto casas de banho que serão brancas)
    - Ar condicionado
    - Renovação (substituição) da parte eléctrica (parte telecomunicações?). Acréscimo a pontos eléctricos (?)


    Tem outra casa para onde possa ir viver temporariamente? :)

    É que há aí coisas que viram a casa do avesso e provocam lixo e poeirada com fartura...
    Concordam com este comentário: CMartin
  4.  # 66

    larkhe, sim, de facto também o zé (que entretanto se pisgou) tinha mencionado as responsabilidades. Vou tentar perceber melhor como funciona com a mediação pois umas das mais valias do trabalho por empreitada seria precisamente um todo no trabalho, com responsabilização duma cabeça. Thanks.

    Pode trazer biltong do Botswana :o)
  5.  # 67

    Colocado por: ClioII

    Tem outra casa para onde possa ir viver temporariamente? :)

    É que há aí coisas que viram a casa do avesso e provocam lixo e poeirada com fartura...


    Tenho Clioll, nem vou estar aqui, chiça penico! Vou para casa da mamã, vamos todos..ainda não pensei é se vai o cão, labrador, este talvez fique, o Sr. António toma conta dele (está implícito no contrato - dar uma vista de olhos ao cão, lol).
  6.  # 68

  7.  # 69

    Colocado por: zedasilva
    A rede existente é entubada dentro das paredes ou exterior?

    É entubada, interior.
  8.  # 70

    Colocado por: CMartinÉ entubada, interior.

    Ou seja para acrescentar mais uns pontos vai ter que fazer aì uns roços.
    Depois vai ter que disfarçar esses roços, coisa que nem sempre é facil
    •  
      CMartin
    • 25 janeiro 2017 editado

     # 71

    - Pintura de Interiores em cor azul alfazema (?) (excepto casas de banho que serão brancas)
      pratos na parede.jpg
      Corredor.JPG
    •  
      CMartin
    • 25 janeiro 2017 editado

     # 72

    Colocado por: zedasilva
    Ou seja para acrescentar mais uns pontos vai ter que fazer aì uns roços.
    Depois vai ter que disfarçar esses roços, coisa que nem sempre é facil


    Sim, tem razão.
    Ainda não estudei quantos pontos de luz quererei a mais, se calhar já me estou a atrasar daqui a um pouco está aí o homem para fazer o levantamento da obra.
    Ver se trato disso zé, em última análise posso dar um ar industrial à coisa, não abrindo roço..??? Tipo os armazéns/loja da Lx Factory.
  9.  # 73

    Colocado por: CMartinem última análise posso dar um ar industrial à coisa, não abrindo roço..???

    Sim!
    Aliás esse tipo de casa, quando foi instalada a eletricidade, era tudo pelo exterior
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  10.  # 74

    lx factory.
      16266509802_f3f5d29940_b.jpg
  11.  # 75

    Colocado por: CMartinPintura deInteriores em cor azul alfazema (?)(excepto casas de banho que serão brancas)


    Nestas coisas é sempre delicado fazer um balanço entre o estético ("como vou por isto bonito") e a facilidade/custo de manutenção ("que é o mesmo que dizer: por quanto tempo vou conseguir que isto se mantenha bonito"). E eu dou muito valor a este último ponto, talvez porque com frequência arregaço as mangas e faço as coisas eu mesmo.

    Na minha pragmática opinião: eu até gosto de ver paredes desta cor e daquela, acho que por vezes se conseguem efeitos muito giros, mas é na casa dos outros e não na minha. Isto porque:

    - Se a parede for branca é muito mais fácil retocar/consertar algum defeito (esmurradela, pancada, etc);
    - Tinta branca há em todo o lado, em latas de diferentes tamanhos (de minúscula a gigante), de vários fabricantes, sempre em stock e barata. A cor tem de ser afinada, pode não se conseguir rigorosamente igual e as quantidades mínimas podem ser enormes para meros retoques;
    - Por muito clara que seja a cor, o branco torna a divisão sempre mais luminosa;
    - Se quiser mudar um quadro de sítio, ou uma extensão eléctrica, ou aquele bonito conjunto de pratos da foto anterior, os pequeninos buracos antigos podem simplesmente ser tapados com um pouco de massa ou gesso que não se nota nada sem necessidade de pintar; com cor, vão ficar sempre as marcas a menos que se torne a repintar;

    Às vezes vejo espaços que foram pintados de forma bonita, arrojada até, mas que depois por causa de umas reparações ou modificaçõezitas de nada ficam com um aspecto terrível de coisa mal cuidada porque não houve disponibilidade para repintar tudo como deve ser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    •  
      CMartin
    • 25 janeiro 2017 editado

     # 76

    Colocado por: jorgealveso telhado em si não tem mau aspecto(aparentemente) tem é muito pouca inclinação e quando chove sul com vento de certeza absoluta que mete agua, por alguma razão ai perto existe uma povoação chamada Pai do Vento.
    Concordam com este comentário:CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin


    Colocado por: CMartinE os moínhos de vento aqui em Alcabideche :o)
    Sim.



    História da Freguesia

    Alcabideche
    foi habitada por povos de diversas culturas e origens, tendo sido particularmente marcante a presença da civilização árabe. Os "toponimis-tas" mais conceituados crêem que Alcabideche significa "Fonte de Água" e há quem atribua a duas grandes fontes desta localidade virtudes medicinais: "a da vila é muito diurética e cura a dor da pedra; e a de Fartapão cura a diarreia".

    O crescimento de Cascais para fora das muralhas do primitivo castelo justifica a criação da Junta da Paróquia de S. Vicente de Alcabideche em 1841. Esta, além das competências no que diz respeito à guarda dos bens da Igreja, passou a tomar decisões de carácter administrativo local, como por exemplo, sobre a criação de novas escolas, obras na igreja matriz, fonte e lavadouro público e censos da população.

    No período do domínio árabe, a população local era essencialmente rural, como podemos aferir do poema de Ibne Mucana, poeta árabe do Séc. XI, que nasceu e residiu em Alcabideche.

    Ó tu que vives em Alcabideche,

    oxalá nunca te faltem, nem grãos para semear,

    nem cebolas, nem abóboras,

    se és homem de decisão

    precisas de um moinho, que funcione com as

    nuvens sem necessidade de Regatos.


    Moinho Ibn-MucanaSegundo dados do Censo Paroquial da freguesia, em 1843, Alcabideche possuía um total de 1980 habitantes. A estrutura económica desta freguesia era essencialmente agrícola. 70% da população activa desenvolvia a sua actividade económica por conta de outrem. 30% da população exercia actividades profissionais ligadas à manufactura, embora com pouca expressão: canteiros, pedreiros, carpinteiros, sapateiros, ferreiros, tecelões, lavradores, fazendeiros e soldados. Além destas existiam outras menos significativas em termos de freguesia - taberneiros, marítimos e criados.

    O espaço rural era constituído por pequenas comunidades caracterizadas por tipos de povoamento aglomerado e disperso. A aldeia/casal caracterizava-se por ser uma propriedade bastante dividida (minifúndio), muitas vezes pertença de vários membros da mesma família.

    As casas eram construídas com dimensões muito reduzidas; o melhor e o maior espaço à volta das casas era para os rebanhos e para as terras de cultivo.

    A colectividade representava a aldeia, o esforço e o empenhamento comuns. Com tal propósito, foi fundada, em 1890, a Associação de Socorros Mútuos de Alcabideche, actual Edifício Montepio.

    A maior concentração de moinhos de vento no concelho situa-se nesta freguesia. A primeira referência que se conhece sobre eles consta de um poema de Ibne Mucana. A sedentarização da população e o início das actividades agrícolas, com a consequente utilização de cereais na alimentação, levou à criação de diferentes engenhos de moagem.

    Sabe-se que as estruturas de moagem do concelho se mantiveram em laboração até mais tarde do que as outras suas congéneres na região de Lisboa, por constituírem um mercado abastecedor local e por distarem das grandes zonas fabris.

    De vestígios da antiga igreja de S. Vicente de Alcabideche, anteriores ao terramoto de 1755, restam alguns elementos lapidados dos séculos XV e XVI: uma verga de porta, decorada, três pias para a água benta e um fuste de coluna com capitel aos gomos, encontrada aquando do levantamento do antigo cemitério existente no adro.

    O frontão que se encontra por cima da porta tem a data de 1759, mas não se sabe ao certo qual foi a data da sua fundação. O actual templo é de construção posterior ao terramoto, mas o local já teria um fim sagrado na época romana. Três anos após o terramoto de 1755, o padre Fortunato Lopes de Oliveira, no relatório sobre a paróquia de Alcabideche, inserido no Dicionário Geográfico de Portugal, da Torre do Tombo, diz que"...a igreja ficou toda rasa". Servia como capela a Ermida de Nossa Senhora da Conceição, que se localizava no actual Largo 5 de Outubro.

    Para apoiar os peregrinos que participavam nas festas do Espírito Santo ou do Imperador, existiu em Alcabideche um hospital, que pertencia a uma confraria. Ainda hoje existe o edifício onde esteve instalado o referido hospital.

    Alcabideche está ligada à devoção da Senhora do Cabo. Esta festividade realiza-se de 26 em 26 anos. A imagem esteve pela última vez em Alcabideche, dia 17 de Setembro de 2011 e anteriormente a esta em 1986. Actualmente, é a maior freguesia do concelho com 39,8 Km2, e também uma das mais populosas com cerca de 32000 habitantes, segundo dados dos Censos de 2001, na realidade segundo censos oficiosos a Freguesia tem mais de 52000 habitantes. De local rural de pequena economia transformou-se, nos últimos anos, num espaço socio-territorial multifuncional, reforçado com a construção da auto-estrada.

    O aparecimento das grandes superfícies comerciais e de serviços cria um eixo cosmopolita, no que eram os limites de Cascais.

    Do Brasão da Junta de Freguesia, oficialmente aceite pela Heráldica Nacional, faz parte o Moínho.

    Fonte : http://www.jf-alcabideche.pt/index.php?option=com_content&view=article&id=79&Itemid=95&tmpl=component&type=raw
  12.  # 77

    Colocado por: ClioII

    Nestas coisas é sempre delicado fazer um balanço entre o estético ("como vou por isto bonito") e a facilidade/custo de manutenção ("que é o mesmo que dizer: por quanto tempo vou conseguir que isto se mantenha bonito"). E eu dou muito valor a este último ponto, talvez porque com frequência arregaço as mangas e faço as coisas eu mesmo.

    Na minha pragmática opinião: eu até gosto de ver paredes desta cor e daquela, acho que por vezes se conseguem efeitos muito giros, mas é na casa dos outros e não na minha. Isto porque:

    - Se a parede for branca é muito mais fácil retocar/consertar algum defeito (esmurradela, pancada, etc);
    - Tinta branca há em todo o lado, em latas de diferentes tamanhos (de minúscula a gigante), de vários fabricantes, sempre em stock e barata. A cor tem de ser afinada, pode não se conseguir rigorosamente igual e as quantidades mínimas podem ser enormes para meros retoques;
    - Por muito clara que seja a cor, o branco torna a divisão sempre mais luminosa;
    - Se quiser mudar um quadro de sítio, ou uma extensão eléctrica, ou aquele bonito conjunto de pratos da foto anterior, os pequeninos buracos antigos podem simplesmente ser tapados com um pouco de massa ou gesso que não se nota nada sem necessidade de pintar; com cor, vão ficar sempre as marcas a menos que se torne a repintar;

    Às vezes vejo espaços que foram pintados de forma bonita, arrojada até, mas que depois por causa de umas reparações ou modificaçõezitas de nada ficam com um aspecto terrível de coisa mal cuidada porque não houve disponibilidade para repintar tudo como deve ser.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:CMartin


    O Clioll é um homem prático. Ajudou-me na escolha do carro e não me arrependo. Tem razão sobre o alfazema ou azul porcelana (os nomes que gosto de lhe dar). É uma paixão muito grande minha e há muito tempo que a desejo.
    Vou ter que por a cabeça no lugar e processar isto que me está a dizer que é muito sensato. Obrigada.
    •  
      CMartin
    • 25 janeiro 2017 editado

     # 78

    Outra coisa que deixo jà aqui apontado para não me esquecer de juntar à lista, junto com o painel de azulejos : afinar o alarme (Alarmes de Portugal) que dispara disparatadamente.
    • Skinkx
    • 25 janeiro 2017 editado

     # 79

    Colocado por: CMartinTelhado
    - Arranjo de infiltração
    - Limpeza e impermeabilização do telhado

    Este é o estado do telhado, com levantamento/relatório por escrito.
      tecto 1.png
      tecto2.png
      tecto 3.png



    http://www.youtube.com/watch?v=9eRHxTqbXtw

    Um exemplo de, onde não podendo recuperar, como manter o aspecto original.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  13.  # 80

    Estou com sincero medo de lhe estragar os planos, das cores às telhas... :)
    Concordam com este comentário: CMartin
 
0.0829 seg. NEW