Iniciar sessão ou registar-se
  1. Colocado por: CastelaPodia-se ter aproveitado para mudar o lavatório e o móvel em baixo pintado de aquele verde/azul também não combina com o resto. Mas tem muito potencial, e nem estaria a pensar numa coisa contemporânea mas sim mais clássica, e “dramática”.


    Gostei disto. "Dramática".
    Hmmm..fica no ar.
    Concordam com este comentário: Castela
    • emad
    • 21 julho 2017 editado
    CMartin criou este tópico e criou umas expectativas altas com aquele plano de trabalhos extenso.
    Eu achei que todas aquelas mexidas iam ter mais impacto na sua casa.
    Quanto á mesa lacada branca, gosto. Mas não sei porquê, a cor das cadeiras destoa. Ou é o tampo branco que não condiz.
    De resto acho a sua casa muito intimista, pitoresca e acolhedora. É pura. Não tem ar artificial como as que fazemos agora. E isso é motivo de orgulho em ter uma casa assim.
    Parabéns.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  2. por acaso também estava á espera de um pouco mais,
    mas penso que o que importa é certas coisas terem melhorado funcionalmente e a seu tempo de certeza que a parte do decor a CMartin posteriormente lhe vai dar a volta.
    apenas que certas coisas parece que ficaram a meio do caminho, nem ficou contemporâneo/ rustico nem rustico assumido, nem contemporâneo minimalista, sobretudo a cozinha.
    pensaria também seriamente em por o sofá ao contrário, mesmo que o móvel tv entrasse corredor adentro.
    o candeeiro de pé prateado também não me parece apropriado assim como a estrela e a lareira pintada de azul.
    mas é importante é que se sinta bem.
    talvez estivesse mais á espera de algo assim
    http://s681657987.web-inicial.es/
    Concordam com este comentário: Alexluxx
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
    • TZW
    • 21 julho 2017
    http://s681657987.web-inicial.es/

    A imagem que vale por mil palavras, eu também criei uma espectativa mais neste contexto.
    • TZW
    • 21 julho 2017 editado
    Colocado por: CMartin
    Esta do nem pensar, matou-me!
    Oh pá muito bom TZ, lol :o)

    A ideia era salvar alguém da morte :)
    Se são os que penso, a cabeça do led é pesadita.
  3. Até concordo com o presidente da junta. Sobre a linguagem. Candelabros à parte:
    E com mt respeito e parabéns pela obra:
    - Esse tecto e esse tampo de mesa, estão fora de contexto e perdidos.
    Nada percebo de decoração (ou moda) mas como por aqui se opina de tudo, apetece do gênero, ... se está ao seu gosto;
    - Azul bébé, Verde alface e Salmão salmão, td bem, agora;
    - Estando mt bem resolvida a equação Lareira/T.V. esse sofá levava com uma motosserra em cima eliminando o longue. O design mais estúpido á face da terra para um sofá.
    Não seria preferível um sofá de 3 lugares (onde eventualmente se pode deitar) + um, de 1 lugar, de "modo" ao espaço sociabilizar?

    Esta observação teve dois erres:

    - Horror a esse sofá.
    - Motosserra.

    Qnt ao mais, foi obra.

    Cmps!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
      Sala 32.jpg
  4. E o que eu vos queria dizer, é que, por alguma razão que eu não vejo qual possa ser, se criaram essa expectativa desse rústico suave no decor, e dessa alteração tão demarcada dos interiores..fizeram mal.
    Não por eu não gostar, gosto, é bonito, mas nunca vos levei a achar que seria esse ambiente que eu queria.
    Quanto muito seria assim mais na linha destas imagens que coloco.
    Assim e uma mistura de estilos, o ecléctico, mas clean, sem esse ar tão composto ou tão bem completo. Não de um estilo definido, pelo contrário.

    Não.
    Também nunca dei a entender que mudaria qualquer estrutura ou acabamento ou revestimento da casa, que isso são alterações que faço apenas quando são necessárias, por razões técnicas e nunca estéticas.
    Mudei a cor da tinta.
    Nem chão, nem paredes, nem nada de alterações ao de origem.
    Nem nunca pretendi um estilo que se disesse rústico, antigo, moderno, minimalista puro e duro. Antes, sim, uma peça de cada, um cheirinho..nada mais que isso. E nisso, apenas o necessário. Pretendi um clean organizado e sem grandes trabalhos de manutenção para que cada coisa tenha o seu lugar, e nele se mantenha facilmente sem desarrumo.
    Até o incompleto que referem..quase todos...foi intencional.
    Quase com o sentimento que faltam coisas. Faltam. Que se farta. E é assim mesmo. De coisas estava eu farta.
    O estético, e desculpem a minha falta de humildade, está, para mim, brutalíssimo na medida do que eu queria. Eu queria, quero isto assim. Entendam.
    Se não, não o teria feito assim.
      Milan-apartment-living-ro-008.jpg
      4a83d252c27861ff33ea1f12aac647a36df28c82.jpg
      rehabilitation-three-apartments-atelier-in-vitro-joana-leandro-vasconcelos-porto-portugal-palacio-comercio-7-jose-campos-photography_dezeen_2364_col_28-852x577.jpg
  5. M.arq só agora vou ler o seu comentário..estava a escrever o meu..espere..
  6. Colocado por: m.arq- Azul bébé, Verde alface e Salmão salmão, td bem,

    Azul alfazema, verde inglês (a excepção sendo essa almofada - para animar num tom mais vivo), e rosa velho :o)

    Colocado por: m.arqesse sofá levava com uma motosserra em cima eliminando o longue. O design mais estúpido á face da terra para um sofá.
    Não seria preferível um sofá de 3 lugares (onde eventualmente se pode deitar) + um, de 1 lugar, de "modo" ao espaço sociabilizar?

    Nisto dou-lhe toda a razão. Não há coisa mais antipática do que um sofá em L! Para sociabilizar é mesmo coisa de atrasado mental o desenho(!).

    Mas é da Decca, foi presente de casamento (aqueles valores sentimentais que por vezes nos tramam), foi, ainda por cima escolhido por mim, e depois disso, ainda o mandei estofar a veludo.
    Está muito investimento naquele sofá, e afectivo, e apesar de ser em L antipático para sociabilizar..morre comigo. Gosto dele, só não gosto que seja em L, pelas razões que o m.arq referiu, tem razão. De resto, sim, amo aquele sofá..o que fazer.
  7. Colocado por: m.arqpresidente da junta

    Este m.arq !
    Presidente da junta..ai desculpem..lol. Sim. É lol m.arq
    :o)

    PS. Oh marco1..eu não deixava :o)
    Estou a brincar, não se zanguem, tem piada.
  8. Obrigada m.arq.

    Obrigada a todos pelas opiniões.

    Mas como o m.arq se esforçou de forma sobrehumana para escrever coisa com sentido, fiquei sensibilizada.

    E obrigada pelos parabéns, no meio da sua opinião.
    Gostei muito de tudo.
  9. Colocado por: TZWSe são os que penso, a cabeça do led é pesadita.

    Aki. Estes comprei mesmo por serem discretos e descomprometidos.
    Sei lá se a cabeça é pesada..estão ali presos com a mola e sossegados.
      20170715_1916482.jpg
  10. Colocado por: CMartinPonto de Situação : Lista de Obras Casa Manique.

    TelhadoFeito
    - Arranjo de infiltração
    - Limpeza do telhado

    Casa TodaFeito
    - Pintura de Interiores em cor azul alfazema (excepto casas de banho que serão brancas)
    - Renovação (substituição) da parte eléctrica
    - Substituição por projectores novos (quantidade: 16)
    - Substituição dos focos por led

    Sala de estar/jantar
    - ac
    - Criação ponto eléctrico (puxada) para colocação candeeiroFeito
    - Tampo lacado branco alto brilho para mesa de jantar

    Cozinha
    - Armarios novosFeito
    -esquentador inteligente
    - torneira peixeira
    - candeeiro novoFeito

    Quarto 1 – Suite
    - Recuperação de tecto revestido a madeiraFeito
    - ac

    Quarto 2 - Escritório
    - Remodelação roupeiro existente por baixo do vão das escadas
    - ac

    Quarto 3 – Quarto de criança
    - Móvel de parede a parede fechado, lacado branco

    Corredor 1Feito
    - Eliminação do roupeiro neste corredor
    - Recuperação do tecto em madeira

    Casa de banho 1 e 2Feito
    - Restauro dos tampos das pias em madeira

    Exteriores
    Pátio 1 – da frente
    - Arranjo das fechaduras das portas dos armários em ferro do pátio dianteiro e alinhamento (endireitar) das portas
    - recuperação de portão de entrada (recuperação só na parte de baixo do portão que està podre e pintura do portão)
    - recuperação porta madeira entrada lateral da casa, recuperar os podres e pintura do portão
    - colocação/sombreamento e protecção de chuva à direita (pérgola amovível?)

    Pátio 2Feito
    -Novo gradeamento e novo portão em ferro do pátio traseiro

    Caixilharias
    - 3 portas exteriores em pvcFeito
    - porta oscilobatente de folha dupla em vidro na salaFeito
    - novo janelão do corredor e remoção das grades existentes

    Outros
    - Continuo è procura duma escada biblioteca em madeira
    - Escorredor de loiça suspenso em varão na cozinhafeito
    - Mandar fazer espelho para armário embutido casa de banhoFeito
    - Continuo à procura do chuveiro antigo (ver se está cá em casa no meio do rebuliço) para a casa de banho 1 (suite),
    - Substituir ambos os aquecedores das casa de banho por uns com aquecimento e ventilação
    - Colocação de suporte aéreo para plantas
    - corda de roupa que atravesse o pàtio
    - Colocação de videoporteiro no portão de entrada
    - Mandar estofar sofá cama, colchão para sofá do pátio, assento das cadeiras de palhinha e reestruturar as almofadas do sofá da sala
    - Retirar as cortinas da casa toda, excepto sala de estar/comumFeito

    Comprar
    - Cama nova criança (mas de casal) (feito)
    - Roupa de cama de casal para a criança (feito)
    -lcd sala(feito)
    - lcd cozinha
    -frigorífico(feito)
    - acessórios casa de banho em azul alfazema branco (feito)
    - pequena arrumação para gavetas e armários dos quartos e da cozinha(feito)
    -quadro azul(feito)
    -almofadas novas para sofá(feito)
    - cadeiras sala de jantar (2/3?)??
    - mesa exterior
    - cadeiras exterior ((2/4?)


    E a 21 de Julho, nem há uma semana na casa, e com base na minha lista citada acima, vou acrescentar a ela o seguinte :
    - alterar a disposição do quarto de criança
    - desfazer-me do sofá do escritório
  11. Nunca se pára Castela. Mesmo quando o até queremos.
    • TZW
    • 22 julho 2017
    #1782 As fotos que colocou também são um bom exemplo do que imaginava, não uma replica mas com o mesmo toque...ao contrario do que menciona "Quase com o sentimento que faltam coisas. Faltam. Que se farta. E é assim mesmo. De coisas estava eu farta.", acho que algumas deveriam sair e talvez outras serem substituídas, mesmo as tintas podiam sofrer alterações de % das paredes que cobrem para atingir o tal...são tudo coisas possíveis de serem feitas como hobbie e apenas se a casa lhe disser que ainda precisa de mais um esforço. Reparei que se `prende´ um bocado com o estatuto das coisas, talvez isso faça com que veja tudo de uma forma diferente da minha. Posso respeitar qualquer objeto mas apenas pelo que me diz, não gosto de ficar atado pela consciência embora respeite.
    Aprecio a sua convicção, e acredito que conseguiu o que pretendia e isso vale mais que tudo quando se trata do `nosso´ espaço.
    Venham esses exteriores e o ambiente noturno!
    Concordam com este comentário: Alexluxx, LuB
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  12. Olá Carla!!

    Confesso que já tinha visto ontem as primeiras fotos, e por momentos tive uma sensação de "não estava à espera disto" :)
    Fui vendo os primeiros comentários, mas resolvi esperar, até porque não sabia se iria colocar mais fotografias, do restante espaço.
    E, depois queria mais tempo para absorver as mudanças... para ser mais objectiva, e ao mesmo tempo tentar demarcar-me do que eu teria feito nesse espaço.
    Até porque existem sempre peças - que aos outros não dizem nada - e que para nós, e sem sabermos porquê exactamente mas achamos piada, estamos ligadas a elas, etc etc
    Mas, como a Carla teve a amabilidade de me referir no seu post, achei delicado da minha parte, fazer já também a minha apreciação.
    Apesar da minha apreciação, o que importa no final, é que a Carla se sinta bem com as suas escolhas, e totalmente identificada com o seu espaço, o seu LAR! Se tiver conseguido atingir esse propósito, a mudança está mais do que conseguida, e o objectivo atingido: consegue identificar-se; sentir-se em casa, e ao mesmo tempo, conseguiu retirar muitas peças, que imagino no dia-a-dia, em termos práticos fosse muito difícil de cuidar, e conseguir ter um espaço imaculado. Só por isso, valeu a mudança! Dar-lhe um lado mais prático e funcional!
    Mas é engraçado que dentro do estilo anterior que tinha, refiro dentro daquele estilo, tinha um fio mais ou menos condutor do seu estilo, com o da casa...

    Actualmente, acho que em alguns momentos se perdeu, não manteve muito, mas não quebrou também o suficiente :) mas pode ser só impressão minha.

    Passando aos pormenores do que mais gostei e menos gostei, e que teria feito diferente. E, só vou fazê-lo porque sei que a Carla foi gentil, primeiro em ter-se exposto aqui no fórum - antes e depois, e porque sei que se alguns comentários não forem de: muito bem! Bravo! Parabéns! Não se vai "aborrecer nada"!! porque é muito senhora de si, e dos seus gostos, e vive-os e assume-os, e ainda bem que assim é!!! Pior é não saber do que se gosta...

    No geral: a opção por pvc, não é do meu agrado - prefiro alumínio sempre. E, muito mais em casas de traça antiga, quando a opção não é a madeira. A manutenção daquele verde (garrafa?) em portas e outros pormenores interiores, não é do meu agrado. Menos ainda quando em alguns casos, numa só divisão, ficamos com 4 tons, como é o caso da cozinha e sala. Na cozinha - preto; branco; verde; azul de parte da parede. Na sala - cor da tijoleira; salmão dos sofás; castanho dos móveis; outro tipo de castanho das cadeiras; dourado; azul; branco, e o tal verde da porta.

    Particularmente: cozinha - não teria sido essa a minha opção de móveis, mas não me choca. Teria escolhido outro tipo de puxadores, mas não me choca. O tal armário de topo, é necessário por causa da arrumação, apenas não o teria "retalhado" tanto por fora - acho que é isso que o torna estranho. Teria optado por uma única porta, ou mesmo duas - e depois a divisão seria toda por dentro. Até porque os muito pequenos, quanto a mim, são exíguos para arrumação. Mas talvez não fosse possível em termos técnicos. Não sei! Também não ajuda o design da máquina nova ao lado da mais antiga. Fica estranho. E a mesma estranheza no recanto do frigorifico/forno/micro-ondas - a junção do novo com o mais antigo - fica estranho - pelos espaços por completar, e pelo tom muito diferente dos electrodomésticos.
    Gosto das cadeiras e mesa - e só por isso, entendo o manter dos cabides no mesmo material. Mas teria "brincado" mais com as almofadas, por exemplo. Gosto do pormenor da colher, no fogão, mas não gosto, nem entendo o azulejo com o motivo do cesto...
    Assim como acho que mata o ambiente aquele "beije"/branco sujo no caixilho da janela de separação para a sala, bem como nas outras portas da parte técnica à beira da tábua de passar - fica quase mais uma "cor" a juntar a todas as outras, que se repete no detector de fumos e alarme/campainha?. Teria brincado mais com o cesto da roupa. E, até com esse recanto em que tem as portas da parte técnica - sei lá - um poster/imagem a cobrir toda essa parede - com algo que "chocasse".
    Gosto muito do candeeiro de tecto! A ter azul na cozinha - seria na porta verde - toda azul! E/ou no caixilho da janela que dá para a sala!

    Sala: Não gosto do sofá, nada :), nem do formato/tamanho para aquela sala, nem da cor, e muito menos com aquele chão - são os dois demasiado marcantes e com tons diferentes - mantendo aquele chão, quanto a mim, não poderia ter o sofá naquele tom. Mas a manter os dois, não colocaria aquelas almofadas, naqueles tons. Aceito o aparador - móvel da TV, que quanto a mim teria colocado na parede. Até porque o próprio suporte da TV é também ele muito marcante! Mas aceito o aparador - simples. A manter a TV pousada no aparador, já não colocaria ali mais nada. Já não gosto do baú, como mesa de centro - pedia ali outro tipo de mesa...
    Na lareira não gosto do espelho - colocaria algo mais marcante/dramático até, ou senão optava por não colocar nada, até porque a cor do azul mais forte, por si só, já é pormenor decorativo. "Aceito" a mesa, e até as cadeiras com os dourados, pelo contraste. Definitivamente não gosto das cadeiras de palhinha. Não gosto delas em lado nenhum :) muito menos misturadas assim. O centro de mesa... também não o entendo - ainda por cima deixa transparecer o vaso de plástico da planta. Não colocaria nada!
    O tecto teria pintado de branco, para que a palete ficasse mais homogénea e não tivesse tantos tons num só espaço. Mais uma vez a porta verde, teria mudado - teria pintado de branco ou até no azul da parede.
    Gosto do quadro da parede - mas talvez o tivesse puxado mais para a esquerda. Gosto do candeeiro de pé. Gosto do dramatismo do castiçal. Gosto do candeeiro de tecto e até do pormenor do fio a cair, apoiado. Não gosto do espelho à beira da mesa de sala de jantar. Aí colocaria um quadro, uma imagem, algo diferente. Às tantas colocava aí o quadro que está na outra parede, e na outra parede colocava um quadro menor - que ocupasse a parede, apenas após o arco, e ao alto.

    Corredor: Está "limpo", apesar de que aquele tom das portas eu não gosto... mas nunca gostei daquele tom. É coisa minha :) Mas esta imagem também não é nítida, não consigo vislumbrar se tem ali algum pormenor de decoração no chão, e ao fundo se é um sofá (?), na outra divisão ao pé da bicicleta. Gosto do aplique de parede (já tinha visto em imagens anteriores, por isso sei que gosto).

    Escadaria: Gosto das escadas; não gosto do corrimão. Colocava algo mais simples - mais rectilíneo. Pelo menos os suportes. Gosto do pormenor das paredes, todas imperfeitas - à colher, ou seja lá como se chama. Isso é que lhes dá charme!

    Quarto de adolescente: No geral, e sendo rapaz, gosto de tudo. Poderia eventualmente não ter colocado puxadores no roupeiro, faria ranhuras no próprio armário - mas não desgosto. Gosto da piada dos focos a saírem por cima do roupeiro. Gosto da secretária, mas falta cadeira? Gosto do baú, mas teria talvez brincado com ele :) ou pelo menos colocar um almofadão por cima, para que possa ser um "sofá". A cor do corrimão, não a teria escolhido - mas já entendi que é o seu fio condutor da casa, e por acaso naquela divisão é onde gosto mais de a ver.

    Casa-de-banho 1: Amarela: Vou supor que será a do seu filho. Entendo e gosto que tenha mantido a traça. Mas não entendo, mais uma vez o tal "verde" :) Ainda por cima sendo para um adolescente, aí então teria brincado muito mais. Para as portas do armário do lavatório, teria ido buscar o amarelo dos azulejos, ou senão branco. E, depois teria brincado muito mais em todos os acessórios - piaçaba; caixote do lixo; cabide (que não gosto dele ali, nem que não fosse casa-de-banho de adolescente); cesto da roupa; o tampo da sanita, a ser de madeira colocava em tom claro; e nas cortinas de banho teria também brincado muito!!! Tudo o resto mantinha, menos a cor da porta... :) :)

    Quarto de casal: De forma geral, gosto, está agradável. Mas o tecto parece brilhante, gostava mais sem brilho. Não gosto da cama - acho que não se enquadra ali... de maneira geral não gosto de camas/caixotes. Optaria por sommier, mais baixo, ou a manter a altura, optaria por cama de pés - em que o espaço visual, estaria livre por baixo - daria mais amplitude e dramatismo ao quarto. Gosto daquela capa de edredão - aliás tenho uma igual - mas o meu quarto é um estilo diferente - não me choca ali, mas não seria a minha escolha para esse quarto - menos ainda, porque é igual à do outro quarto.. não sei. Prateleiras - não gosto delas ali naquele sítio - não por elas, mas pela opção dos candeeiros e do fio a cair pela parede abaixo... a ter os candeeiros, teria que descer as prateleiras - mas depois talvez possa bater com a cabeça ao sair da cama... Também não entendo aquele globo na parede :)

    Casa-de-banho casal: Manteve a traça, e gosto. Ali até entendo a tampa da sanita, mas gostava mais ao tom da cómoda. Gosto da cómoda! Mas apesar de gostar do jarro e lavatório antigos, ali pousados não gosto. Optava por não ter nada, ou a ter, seria outra peça. Não consigo gostar do tom do armário do lavatório! Já não gosto "normalmente", com aquela conjugação muito menos - parece "plástico! Mudaria aquele tom de verde! E acho que o cesto da roupa poderia ser outro - iria buscar o tom das madeiras.

    E, é isto Carla. Se as opções tivessem sido minhas, no geral quase nada ou se calhar tudo, não teria sido assim. Mas tentei ver as suas opções, uma a uma, e analisar segundo a minha perspectiva - espero que não leve a mal. Mas, no final, e mais uma vez digo, que o importante é a sua sensação, e se está satisfeita com as suas escolhas ;) Acredito que sim!!! E, no geral, menos "atafulhado" está ;) :)

    Sei que não leva a mal... e parabéns pela coragem, em se colocar a escrutínio do fórum!!! :) :) Apesar de eu estar certa de que mesmo que ninguém goste de mesmo nada... é para o lado que dorme melhor!!! :) E, só por isso - parabéns!!! E, por ter sobrevivido a OBRAS!!!! :)

    PS: nem acredito - comecei a escrever isto esta manhã, fui parando :) e voltando, até porque queria ver imagem a imagem e só acabei agora!!! :)

    Beijinhos e seja feliz no seu novo LAR!
    Concordam com este comentário: TZW, joaosantos, LuB, Nia_, CMartin
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  13. Colocado por: CMartin

    White Walter, esse arco não é nem estético nem de design de interiores, é, acima de tudo, um elemento arquitectónico histórico da antiga arquitectura popular portuguesa. A lareira aberta.
    É verdade que já nos nos sentamos dentro delas como antigamente.
    São estes elementos que eu mais prezo nestas casas, e que as tornam únicas. É verdade que já não a usamos como antigamente, mas uma lareira destas é o lado materno duma casa. É como se fosse o seu coração. E eu tenho duas :o)

    A da sala, o tal arco que menciona, é a lareira que vista de dentro é assim (durante as obras).
      estudo tintas 2.jpg


    Agora já faz sentido. Nada como colocar as coisas nos contextos.
    Concordam com este comentário: CMartin
  14. Sim.
    Há que contextualizar, por vezes torna-se essêncial, White Walter.

    E aproveitando este embalo do "contextualizar", para agradecer o cuidado da resposta da Alexandra (foi bom, o trabalho que se deu - até porque por natureza também eu sou "o tudo ou nada" (a dedicação, lembra-se de o ter referido uma vez?). Portanto, sinto-me lisonjeada por ter sido, ou antes, a minha casa ter sido objecto desse nível de dedicação, ou atenção, Alexandra. Obrigada.
    Opções estéticas um pouco á parte, porque fui as explicando e, acima de tudo, porque foram as minhas opções intencionais, escolho focar-me um pouco mais na parte técnica, que, claro, acaba por se reflectir como parte integrante do estético e do resultado, mas com fundamento diferente do visual apenas por si.
    Talvez um pouco na linha da forma segue a função, ou por aí..não só, mas também (até porque não sou assim muito certa disto..ou no extremo). Não só porque se tem, nesta casa de 100 anos restaurada em 1992 elementos essenciais da nossa memória colectiva. A lareira, como já referi como exemplo.
    Depois, a dada altura da nossa história, havia um leque muito restrito no que toca a cores: o azul, o verde, o branco, e, se não estou em erro o ocre e o sangue de bói. Talvez um arquitecto precisará melhor se efectivamente não me escapa..Daí, estou convencida, o azul (seria o anil) e o verde nesta casa, e o branco. Não mero acaso.
    O azul que era anil, há uns anos subi-lhe uns graus para mais claro.
    É o que existe vendo o exterior da casa, por exemplo, na imagem que coloquei do pátio de trás.
    Aquele verde, que eu chamo de inglês ou after eight, é, como diz a Alexandra, de facto, o fio condutor da casa, existe nas portas, portadas, rodapés, guardacorpos. E é um verde rico e encorpado que se entranha na casa, dela fazendo parte intrínseca como quase pão para a boca. Não o tiraria de forma alguma, também porque, para além de pessoalmente me identificar muito com o verde, neste tom especialmente mais ainda, também o identifico com as casas antigas (mais até com as senhoriais, talvez estupudamente, não sei (!)).
    Os azulejos por cima do fogão são Azulejos de São Marcos, artesanais. Não sei ao certo se ainda existe, mas, o artesão que os pintou..Estas coisas mexem comigo. A História, os Afectos, as Gentes.
    Nunca tirarei os azulejos também.
    Os electrodomésticos, uns novos e uns com 20 anos. Têm tons diferentes claro. Não será razão para os deitar fora, para mim.
    Os armários da cozinha, aquela parte que já arranjei nome para : é a casa de bonecas :o) tecnicamente de facto não pôde levar apenas 1,2 ou 3 portas...se não, não abririam. Teve que ser assim, com muitas portinhas. Por dentro não tem separadores em todas - precisamente para não tornar o espaço exíguo para arrumação. Foi bem pensado por quem o projectou, que não fui eu..eu apenas quis os armários da cozinha assim.
    O PVC é meu eleito para caixilharia. Tive madeira nesta casa. Tive alumínio. E depois experimentei umas Kommerling que me deixaram rendida, as portas de sacada e o janelão que escolhi agora são Raposo, fabricadas na Bélgica. Estas por razões pessoais (casa de santo..) e porque tinham boa fama. Até agora, mais uma vez, provaram-me que o pvc em termos de isolamento térmico, e até acho, sonoro, é das melhores coisinhas. Tudo oscilobatente.

    As cores. Não me choca cores descoloradas pelo tempo, não me choca nada tonalidades diferentes da mesma cor (do alarme, sim) ou da casa de máquinas..ou voltando a ver apenas o estético..tons diferentes da mesma cor.
    Abomino a regra dos 3 (3 cores numa casa ou divisão por exemplo. Acho demasiado limitado, não é para mim).

    Aquele sofá ao fundo do corredor..é o escritório que alí está mas ainda não coloco imagens..não está criado o ambiente e vou ver-me livre do sofá, que é demasiado grande!
    A cesta da roupa na cozinha..também não pertence alí (nem a lado nenhum, vou dar á minha mãe), nem a tábua de passar a ferro..está para alí só a aguardar casa :o)

    O que estou a sentir alguma hesitação é que talvez precise algures aqui dum preto. Um quadrado preto. Não sei. Uma tela? Uma risca?..No corredor ? Uma roseira black baccara no pátio ?

    É interessante, afinal, dissecar (esta é para o TZ) :o)

    Obrigada Alexluxx!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexluxx
      20170720_1043402.jpg
  15. Colocado por: CMartinUma roseira black baccara no pátio ?
      flornegra.jpg
  16. Colocado por: TZWAprecio a sua convicção, e acredito que conseguiu o que pretendia

    Sim. Convicção TZ, obrigada.

    E nunca esperem de mim, ou melhor, dos meus ambientes, para a minha casa, uma ideia pré-estabelecida ou feita. Como parece aconteceu aqui.
    Será sempre o contrário disso. Pelo que conheço de mim :o)

    Para os ambientes dos outros, também sou capaz de seguir as regras. Mas para os meus, acima de tudo, instintos e emoções, sou livre de o fazer e não tenho medo !
    Concordam com este comentário: TZW
 
0.6887 seg. NEW