Iniciar sessão ou registar-se
    • mcv
    • 28 janeiro 2017

     # 1

    Tenho uma potência contratada de 10,35 kva trifásica, mas o quadro dispara constantemente, quando ligo certos equipamentos em simultâneo, tipo uma máquina de secar e outra de lavar roupa, no mesmo piso onde tenho uma arca congeladora.
    Resolvo o problema mudando para monofásica?
    Peço ajuda pois não percebo mesmo nada do assunto.
  1.  # 2

    Sim.... e ainda poupa dinheiro,
    Fale com um electricista, POIS O QUADRO TEM DE SER INTERVENCIONADO, e peça então a alteração de potência para 6.90kVA monofasico, eventualmetne 5,75kVA se não tiver mais nada ( Ar condicionado, placas electricas, Termoacumulador)que não seja essas máquinas.
    O valor da taxa de protencia vai baixar.... e nalguns casos/ operadores, o preço do kW.
    • ljm1
    • 28 janeiro 2017

     # 3

    olà eu te nho esatamente o mesmo problema.. acabei de meter um anuncio sobre a mesma pergunta se quiser pesquisar???
    • ljm1
    • 28 janeiro 2017

     # 4

  2.  # 5

    O problema não é a potencia contratada mas sim o disjuntor, isto sem ver é complicado, mas suponho que tenha as duas máquinas ligadas ao mesmo disjuntor, acontece que se puser as duas máquinas a trabalhar em simultâneo ao ligarem as duas a resistência estão a precisar ambas de muita electricidade o que faz com que o disjuntor(Das máquinas) dispare..
    É isto que acontece certo?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 6

    Tb pode ser...
  4.  # 7

    Se não tem nenhum equipamento que funcione em trifásico, mude para monofásico, e se não usa muitos aparelhos ao mesmo tempo baixe a potência contratada (penso que no site da EDP tem um simulador de potencia) pode assim poupar uns bons €€€

    Colocado por: ktm333O problema não é a potencia contratada mas sim o disjuntor, isto sem ver é complicado, mas suponho que tenha as duas máquinas ligadas ao mesmo disjuntor, acontece que se puser as duas máquinas a trabalhar em simultâneo ao ligarem as duas a resistência estão a precisar ambas de muita electricidade o que faz com que o disjuntor(Das máquinas) dispare..
    É isto que acontece certo?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Como o ktm333 disse, o problema deve ser porque tem um disjuntor para "esse piso" onde tem as duas maquinas mais a arca congeladora a funcionar ao mesmo tempo. Chame um electricista, ele resolve isso.
    • mcv
    • 28 janeiro 2017

     # 8

    Colocado por: ktm333O problema não é a potencia contratada mas sim o disjuntor, isto sem ver é complicado, mas suponho que tenha as duas máquinas ligadas ao mesmo disjuntor, acontece que se puser as duas máquinas a trabalhar em simultâneo ao ligarem as duas a resistência estão a precisar ambas de muita electricidade o que faz com que o disjuntor(Das máquinas) dispare..
    É isto que acontece certo?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

    Quando o quadro dispara, dispara o geral, não este ou aquele mais pequeno em particular. Fui clara no que disse?
    • NBA
    • 28 janeiro 2017

     # 9

    Colocado por: Pedro BarradasSim.... e ainda poupa dinheiro,
    Fale com um electricista, POIS O QUADRO TEM DE SER INTERVENCIONADO, e peça então a alteração de potência para 6.90kVA monofasico, eventualmetne 5,75kVA se não tiver mais nada ( Ar condicionado, placas electricas, Termoacumulador)que não seja essas máquinas.
    O valor da taxa de potencia vai baixar.... e nalguns casos/ operadores, o preço do kW.


    Eu também ia cometer a mesma asneira. Ao colocar um motor de puxar água trifásico iria ficar refém e teria que ter em toda a moradia trifásica. Depois de pesquisar e de ser bem aconselhado neste fórum fui ter com o electricista e trocou o motor e colocou outro que é monofásico. Agora a minha moradia vai ter instalação trifásica mas com contador monofásico. Já pedi para alterar a potencia de obras de 20,7 Kva trifásica para 6, 9 monofásica. Para o presente e futuro é mais do que suficiente e já estou a poupar uns bons euros por mês de contador.
    Aconselho que fale com um electricista para ver se não tem algum aparelho trifásico.
    Concordam com este comentário: Raquek
  5.  # 10

    Colocado por: mcv
    Quando o quadro dispara, dispara o geral, não este ou aquele mais pequeno em particular. Fui clara no que disse?

      Tire uma foto do quadro e diga qual é o disjuntor que dispara..
      • mcv
      • 28 janeiro 2017

       # 11

      O disjuntor que dispara é o preto (geral) do canto superior esquerdo.
      Lembrei-me entretanto que tenho na cave uma bomba numa fossa, que bombeia para o esgoto da rua. Ela poderá ser trifásica?
        IMG_0576.JPG
      • mcv
      • 28 janeiro 2017

       # 12

      Reparei que a imagem está rodada. Assim, o disjuntor que dispara é o que aparece na imagem à esquerda, em baixo.
    •  # 13

      Posso estar a dizer uma grande barbaridade(mas penso que não) visto que tem trifasico em casa, e as máquinas são trifásicas, o que acontece é que ambas as máquinas ao mesmo tempo, "pedem" mais electricidade a essa fase(Uma das Três) que a permitida pela EDP, dai o diferencial da EDP disparar.. Penso que se alterar isso para 6,9 Monofásica, fica com o problema resolvido!
      O unico disjuntor trifasico que tem é o do Fogão, mas como já foi dito(Noutra discussão)..
      Colocado por: ClioIINim, depende do aparelho trifásico. De uma forma genérica, tudo o que tenha um motor lá dentro exigirá trifásico. De forma mais correcta, qualquer aparelho ligado em triângulo ou que precise dos 120° de desfasamento entre tensões necessita do trifásico.

      Se tiver um aparelho puramente resistivo ligado en estrela não tem problema nenhum. O caso mais comum em ambiente doméstico é o fogão.
      • mcv
      • 28 janeiro 2017

       # 14

      Colocado por: ktm333Posso estar a dizer uma grande barbaridade(mas penso que não) visto que tem trifasico em casa, e as máquinas são trifásicas, o que acontece é que ambas as máquinas ao mesmo tempo, "pedem" mais electricidade a essa fase(Uma das Três) que a permitida pela EDP, dai o diferencial da EDP disparar.. Penso que se alterar isso para 6,9 Monofásica, fica com o problema resolvido!
      O unico disjuntor trifasico que tem é o do Fogão, mas como já foi dito(Noutra discussão)..


      Colocado por: ktm333Posso estar a dizer uma grande barbaridade(mas penso que não) visto que tem trifasico em casa, e as máquinas são trifásicas, o que acontece é que ambas as máquinas ao mesmo tempo, "pedem" mais electricidade a essa fase(Uma das Três) que a permitida pela EDP, dai o diferencial da EDP disparar.. Penso que se alterar isso para 6,9 Monofásica, fica com o problema resolvido!
      O unico disjuntor trifasico que tem é o do Fogão, mas como já foi dito(Noutra discussão)..

      Confesso que não percebi o que me quis dizer...
      • ktm333
      • 28 janeiro 2017 editado

       # 15

      Colocado por: ktm333
      1. Confesso que não percebi o que me quis dizer...

      O sistema Monofásico funciona apenas com 3 cabos, a Terra, a Fase e o Neutro, o sistema Trifásico, como o nome indica funciona com 3 fases, um Terra e um Neutro, ou seja 5 cabos. Como as suas máquinas são Monofásicas o que acontece é que tem as duas máquinas ligadas na mesma fase como se de um sistema monofasico se tratasse, acontece que na verdade não tem os 10,35 kva em cada fase mas sim divididos pelas 3 fases, ou seja tem 3,45KvA em cada fase, tendo as duas máquinas ligadas ao mesmo tempo ultrapassa esses 3,45KvA, o que faz o diferencial da EDP disparar porque está a consumir mais do que o contratado(naquela fase), se mudar para monofasico e potencia de 6,9KvA, fica com os 6,9KvA disponíveis para as duas máquinas e restantes equipamentos da casa.. Acho que é isto e que deu para perceber, mas sei que é um bocado confuso..
      Concordam com este comentário: tiyxu, Fabio Piedade, NBA
      Estas pessoas agradeceram este comentário: reversível
      • NBA
      • 28 janeiro 2017

       # 16

      Colocado por: ktm333
      O sistema Monofásico funciona apenas com 3 cabos, a Terra, a Fase e o Neutro, o sistema Trifásico, como o nome indica funciona com 3 fases, um Terra e um Neutro, ou seja 5 cabos. Como as suas máquinas são Monofásicas o que acontece é quetem as duas máquinas ligadas na mesma fasecomo se de um sistema monofasico se tratasse, acontece que na verdade não tem os 10,35 kva em cada fase mas sim divididos pelas 3 fases, ou seja tem 3,45KvA em cada fase, tendo as duas máquinas ligadas ao mesmo tempo ultrapassa esses 3,45KvA, o que faz o diferencial da EDP disparar porque está a consumir mais do que o contratado(naquela fase), se mudar para monofasico e potencia de 6,9KvA, fica com os 6,9KvA disponíveis para as duas máquinas e restantes equipamentos da casa.. Acho que é isto e que deu para perceber, mas sei que é um bocado confuso..
      Concordam com este comentário:NBA


      Melhor explicação do que esta é impossível.
      Parabéns.
      • ljm1
      • 29 janeiro 2017

       # 17

      Amigo passasse estamento o mesmo problema comigo, porque temos 3 fases de 15 amperes total 45amperes correto.. o disjuntor da EDP só tem 15 amperes, e os pequenos tem todos 16 amperes ou mais menos os da eluminaçao... por isso se você carrega uma fase só com mais de 15 amperes o quê dispara é o da edp porque é o disjuntor mais fraco do quadro... eu vou aumentar o meu para 20 amperes , sendo assim fica mais forte do que os outros, e se ouvre uma descarga vai os pequenos abaixo e não o da edp.. espero ter ajudado
    •  # 18

      Caro ljm1,

      Já lhe foi dito o que precisava de fazer e não era isso. Se quiser estar a gastar mais dinheiro por mês, força.
      • mcv
      • 29 janeiro 2017

       # 19

      Uma pergunta final: trocando para monofásica não haverá stress com a bomba de água suja da fossa?
    •  # 20

      Colocado por: Pedro BarradasSim.... e ainda poupa dinheiro,
      Fale com um electricista, POIS O QUADRO TEM DE SER INTERVENCIONADO, e peça então a alteração de potência para 6.90kVA monofasico, eventualmetne 5,75kVA se não tiver mais nada ( Ar condicionado, placas electricas, Termoacumulador)que não seja essas máquinas.
      O valor da taxa de protencia vai baixar.... e nalguns casos/ operadores, o preço do kW.


      Intervencionado como?
     
    0.0219 seg. NEW