Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Tente colocar links, referências dos produtos por favor. Assim, a sua investigação, que tanto tem sido útil e interessante, ficará mais completa para os interessados. É importante não deixar arrefecer estes tópicos só porque são alternativas ao paradigma atual. ;)
    Concordam com este comentário: skypt
  2.  # 122

Falta-me ter 2 ou 3 encontros com pessoas que entendem da matéria muito a sério. Depois disso irei ter mais certezas das melhores alternativas e do preço final do projecto.
    Concordam com este comentário: PauloPaixão
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fmmsfz
  3.  # 123

Mas a principal questão é.... E a Erika é jeitosa? LOLOL
  4.  # 124

Erika? Meta fotos para a peritagem. :)
  5.  # 125

lol. Foi alguém que andava a fazer spam a dizer que uma Erika qq coisa emprestava dinheiro. lol
  6.  # 126

Colocado por: kanoystaFalta-me ter 2 ou 3 encontros com pessoas que entendem da matéria muito a sério. Depois disso irei ter mais certezas das melhores alternativas e do preço final do projecto.
    Concordam com este comentário:PauloPaixão
    Estas pessoas agradeceram este comentário:fmmsfz

Meu Caro,

O seu tópico é de facto interessantíssimo. Estamos, muito provavelmente, numa fase de transição da forma como gerimos a energia com produzimos em casa.

Francamente, a ideia de utilizar baterias para armazenar o excedente da energia produzida por painéis fotovoltaicos nas horas em que realmente não estamos a precisar dela, não me parece uma ideia do futuro. É do presente. Autoconsumo. O valor do m2 de painel fotovoltaico é já muito baixo, o valor das baterias já baixou e irá baixar ainda mais no futuro com a proliferacao da tecnologia.

Quem, como eu, está nesta fase a projetar / construir a sua casa, poderá ter a oportunidade de pensar nas necessidades energéticas da mesma como um todo e montar um sistema que torne, na pratica, a casa praticamente auto-sustentável do ponto de vista energético.

Quando decidir sobre os equipamentos (leia-se cargas) que vou instalar na casa, partilharei as opções tomadas relativamente à solução de produção e armazenamento que irei utilizar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  7.  # 127

Boas fmmsfz

Tem razão. As coisas estão a mudar muito rapidamente nesta área e as baterias são usadas há já algum tempo para este propósito.
    Neste momento é muito mais barato adquirir equipamento PV, sejam eles os painéis, baterias ou conversores.

Se entretanto quiser partilhar as suas opções aqui, penso que daria um tópico ainda mais engraçado.
  8.  # 128

Colocado por: kanoystaJá quando a eletricidade que alimenta o carro vem do carvão, por exemplo, os carros eléctricos não são tão diferentes dos normais.

Aonde?

A EDP diz que não, é uma pequena minoria.
    http://www.edpsu.pt/pt/origemdaenergia/Pages/OrigensdaEnergia.aspx
  9.  # 129

Ainda temos uma central elétrica que queima carvão para produzir eletricidade. O resto vem das eólicas e barragens. Por isso será uma ínfima percentagem de carvão usado para a eletricidade.
  10.  # 130

Colocado por: callinasAinda temos uma central elétrica que queima carvão para produzir eletricidade. O resto vem das eólicas e barragens. Por isso será uma ínfima percentagem de carvão usado para a eletricidade.

só uma? estava a pensar pelo menos em duas
  11.  # 131

Foi um exemplo. "... que alimenta o carro vem do carvão, por exemplo, ...", porque temos as centrais a carvão e outros combustíveis fósseis.
    A EDP afirma que cerca de 25% de electricidade gerada por eles não vem de energias renováveis. Se estes valores são optimistas ou não, não sei. Mas parece-me que dependerá sempre dos meses e do ano.

Comparativamente com outros países, não sei se estamos bem ou mal. Mas também não é isso um dos pontos fundamentais.

Mais importante, para mim, é chegar à conclusão que se for eu a produzir a minha electricidade, que as emissões de CO2 serão certamente ZERO.
    E mais importante ainda é poder ter um sistema que (depois do investimento inicial) alimenta o sistema de aquecimento, resto da casa e até carrega um carro eléctrico a custo ZERO (ou perto disso).
  12.  # 132

Colocado por: kanoystaMais importante, para mim, é chegar à conclusão que se for eu a produzir a minha electricidade, que as emissões de CO2 serão certamente ZERO.
    E mais importante ainda é poder ter um sistema que (depois do investimento inicial) alimenta o sistema de aquecimento, resto da casa e até carrega um carro eléctrico a custo ZERO (ou perto disso).

Não existe e é uma avaliação errada. A produção dos equipamentos e a sua aquisição têm de ser sempre equacionados numa perspectiva global do Sistema, não esquecendo a energia que será gasta na sua eliminação, algo nunca contabilizado actualmente mas que acarreta custos energéticos/ambientais avultados.
    Concordam com este comentário: Bricoleiro
  13.  # 133

Neste momento a minha ideia é ter um sistema com um mínimo de 2500-3000w (o aconselhável para poder carregar um carro eléctrico).
    -1000-1500w com aerogerador + 1500w de painéis.
    -Inversor híbrido (programável) que dê prioridade aos PV e baterias, e só depois à rede

Relativamente às baterias, e se já tiver o carro eléctrico, deverá rondar entre os 3-5kwh. Se vir que não chega, acrescento outra de 3kwh.
    Se não tiver o carro eléctrico, vejo a tesla powerwall ou qq coisa semelhante. As baterias da LG Chem entretanto tb já baixaram bastante o preço.
  14.  # 134

Colocado por: treker666
    Não existe e é uma avaliação errada. A produção dos equipamentos e a sua aquisição têm de ser sempre equacionados numa perspectiva global do Sistema, não esquecendo a energia que será gasta na sua eliminação, algo nunca contabilizado actualmente mas que acarreta custos energéticos/ambientais avultados.

Podes aprofundar um pouco mais?
  15.  # 135

Colocado por: kanoysta
    -1000-1500w com aerogerador

Relativamente às batdrias,
    As baterias da LG Chem entretanto tb já baixaram bastante o preço.

Qt está a custar estes aerogeradores e as baterias +- ?

Tem Links para melhor avaliar, sff ?

Obr
  16.  # 136

Colocado por: nmex2só uma? estava a pensar pelo menos em duas

Abrantes e Setúbal, calculo. Estive na de Setúbal há cerca de uns 10 anos e, segundo percebi, já nessa altura era muito raro aquela central arrancar.
  17.  # 137

Pego (Abrantes) e Sines

ambas no top 5 das mais poluidoras em Portugal, e a de Sines, dentro do top 30 da Europa

informação já com um par de anos
    •  
      aacc
    • 6 março 2017

# 138

Colocado por: nmex2

só uma? estava a pensar pelo menos em duas

Sines
  18.  # 139

A Central Termoelétrica do Pego é a central a carvão mais moderna em operação na Península Ibérica.
    Possui dois grupos geradores de energia elétrica, cada um equipado com um gerador de vapor, um grupo turbina-alternador e um transformador principal.
    O seu equipamento principal são as caldeiras, os moinhos de carvão, as turbinas, os alternadores e o sistema principal de comando.

https://www.tejoenergia.com/pt/central
  19.  # 140

Colocado por: skypt

Qt está a custar estes aerogeradores e as baterias +- ?

Tem Links para melhor avaliar, sff ?

Obr

É um pouco como tudo. Há para vários preços e podem diferir bastante.

Mas dando alguns exemplos de compras em Portugal. Um aerogerador de 1000w consegue-se por 700eur:
    https://www.olx.pt/anuncio/aerogerador-24v-1000w-3-ps-diametro-2-25-IDA0ePw.html#454f55466a

As baterias de lítio, sendo sempre a opção mais cara, podem custar cerca de 450€/Kwh
    https://loja.solarimpact.pt/Solar-Fovoltaico/baterias/litio

Neste momento iria para a axitec ou LG Chem. A LG Chem acaba por ser mais versátil.
    A opção pela Tesla ou Sonnen acaba por ser mais cara. Mas as capacidades também são outras.

Para os interessados, alguns destes produtos conseguem-se comprar mais baratos fora do país.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: skypt

0.0343 seg. NEW