Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas.
    Tentei trocar ideias num outro tópico já aberto mas acabei por não obter resposta nenhuma.

    No fórum acho que já foi discutido praticamente tudo sobre PRE e PRH. E quando pensamos em instalar Anonimo18072022A, o PRE ressalta à vista pela instalação muito mais barata... mas por custos de funcionamento muito altos.
    O que queria aqui discutir seria o que será mais vantajoso com soluções mais recentes?

    Instalar PRE + painéis fotovoltaicos c/ baterias AGM ou OPzS (lítium pode parece não compensar tanto) ou PRH + bomba de calor?
    Ou, assim que estiver disponível, PRE + Tesla Powerwall 2 (14Kwh).

    A instalação do PRE pelo que li custa 1/5 do PRH.
    E entre investir 7mil euros na bomba de calor + reservatório ou 7mil euros num kit de painéis fotovoltaicos de 7500wh + baterias!!

    Em teoria parece-me melhor o PRE + painéis. Ou até o mais recente piso radiante AHT + painéis (talvez).
    Aliás, ao preço de instalação de PRH+bomba calor+reservatório... é capaz de ficar ao mesmo preço do PRE+ 2 Tesla Powerwall (2x 14kwh) + 10-12 painéis.

    Mas não faço ideia se isto é viável para quem só está a considerar o Anonimo18072022A como sistema de aquecimento. Alguém com experiência sobre isto?

    Daria para funcionar Off-grid durante todo o ano ... e em meses de sol até vender electricidade à rede! Não?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PauloPaixão
  2.  # 2

    Com este tempo aquecia a casa com os painéis?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, jorgealves
  3.  # 3

    Não. Mas fazendo as contas no fim do ano penso que poderá compensar ... e se vendesse energia à rede nos meses de verão ainda daria lucro no fim das contas todas. Não?
    É que preço de instalação do PRH é tão alto que dá para instalar um sistema com muitos Kwh pelo preço equivalente.

    Ainda me atrevia a dizer (sem qualquer experiência) que tendo como referência o preço de instalação do PRH, teria um retorno ao fim de 20 anos. Pelo mesmo preço (e fazendo as contas no fim do ano e não ao fim do dia) conseguia instalar um PRE + painéis FV, ter um custo mensal muito reduzido e ainda rentabilizar o investimento em metade dos anos.
    Concordam com este comentário: NPRP
  4.  # 4

    Normalmente quando há sol não precisavamos aquecer a casa.
  5.  # 5

    Tem razão. Por isso é que disse que nos meses de sol daria para vender energia à rede, pois não seria gasta no aquecimento.
    Mas os painéis também funcionam no inverno. Pelo menos o meus solares térmicos funcionam! E pelo que li, os Fotovoltaicos também.

    Alguém com experiência em sistemas semelhantes?!
  6.  # 6

    qual o valor que tem calculado para vender à rede?
  7.  # 7

    Sinceramente não calculei nada. Procurei valores reais de quem vende energia à rede a 0.09cents/kw. No caso dum sistema como o que referi, o preço de venda acho que ronda os 0.05cents/kw (a definir todos os anos). A EDP vende-nos energia a 0.16 cents/kw
    É 1/3 do preço. Mas a minha questão não é se compensa vender energia à rede.

    Eu quero instalar Anonimo18072022A. É ponto assente. Falta ver se será PRE ou PRH. E pelo mesmo preço de instalação, penso que conseguirei ser autónomo (mesmo que não dê lucro no fim do ano) com a opção que referi de PRE + painéis + baterias.
    Mas ainda assim, penso que nos meses de mais sol darão para ter lucro na venda de energia à rede, compensando gastos no inverno.
  8.  # 8

    Acho que neste momento não se fazem novos contratos para vender electricidade à rede.
    Quem vende vai continuar a vender agora quem ainda não vende e quer instalar paineis fotovoltaicos para vender energia não consegue, apenas pode consumir o que produz e daí a lógica do armazenamento da energia em baterias quando esta está a ser produzida e é consumida.
  9.  # 9

    Obrigado C. Lobo.
    Não consigo encontrar essa informação.
    Como soube? Ou sabe se a celebração de contratos irá ser retomada?
  10.  # 10

    Da última vez que analisei a questão de vender energia à rede o valor pago era tão insignificante que desisti. Faz sentido o autoconsumo maioritariamente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
  11.  # 11

    Obrigado Callinas.
    Tem razão. E penso que praticamente toda as pessoas que fizerem essa análise chegarão a essa conclusão.
    Mas a minha questão não é se é rentável vender energia à rede com um kit de autoconsumo "normal" (normalmente com um máximo de 1,5kw).

    A minha questão é: pelo mesmo preço de instalação, penso que conseguirei ser autónomo (mesmo que não dê lucro no fim do ano) com a opção que referi de PRE + painéis + baterias.
    Ou seja, o investimento é para fazer por causa da instalação do piso radiante. O PRH só me trará custos. O PRE com baterias (28kw se forem duas tesla powerwall 2) e 10-12 painéis poderá ter custos muito baixos ou até alguns lucros.
    A vantagem seria poder vender energia à rede. A quantidade de Kw que dá para vender à rede nos meses de sol com 12 painéis é diferente da capacidade de venda com 2, 4 ou 6 painéis.
    O valor pago pela EDP é 1/3 do que é cobrado a nós em regime simples. Não ficarei rico como a EDP... mas, reforço, o investimento seria o mesmo da instalação de PRH... mas com retorno!

    Se houver alguém aqui pelo fórum com experiências nesta área (que eu não tenho) ajudaria bastante. Até porque escapa-nos sempre qualquer coisa.
  12.  # 12

    Colocado por: kanoystaSinceramente não calculei nada.


    em conceito a ideia parece interessante, na prática.... faça as contas, realistas, com eficiências, orientação real da instalação, etc... depois avalie.

    E se em cima disso colocar uma análise financeira - ROI - se calhar vai ver que ainda é cedo (maturidade da tecnologia) para valer realmente a pena em grande escala - com as condições actuais.
  13.  # 13

    "Sinceramente não calculei nada. Procurei valores reais de quem vende energia à rede..."
    eh eh.
    Pois pensei o mesmo. Em teoria, fazendo contas a todos os w e kwh... etc. Por isso é que pensei em procurar ajuda de alguém que não os vendedores :D

    Mas até podia ainda por mais lenha na fogueira. É que adicionando um ou dois aerogeradores domésticos, poderia ainda tornar as coisas mais interessantes no inverno.
  14.  # 14

    Nao sei se já apresentou a localização da obra (se sim peço desculpa), mas não irá precisar de arrefecimento?
  15.  # 15

    Colocado por: Schlüter-PortugalNao sei se já apresentou a localização da obra (se sim peço desculpa), mas não irá precisar de arrefecimento?


    As baterias?
  16.  # 16

    Colocado por: kanoysta

    As baterias?


    Não, vocês na casa?
  17.  # 17

    Ah. lol
    À partida não. À partida :D
  18.  # 18

    Colocado por: kanoystaAh. lol
    À partida não. À partida :D


    Porque pelo que li equaciona bomba de calor para o prh (que faz mais sentido quando estamos perante aquecimento + refrigeração) e o pre apenas faz aquecimento
  19.  # 19

    Colocado por: Schlüter-Portugal
    Porque pelo que li equaciona bomba de calor para o prh (que faz mais sentido quando estamos perante aquecimento + refrigeração) e o pre apenas faz aquecimento


    Sim. Não estou a equacionar precisar de arrefecimento. Pelo menos até ver.
  20.  # 20

    Colocado por: kanoysta

    Sim. Não estou a equacionar precisar de arrefecimento. Pelo menos até ver.


    Tem gás natural?
 
0.0248 seg. NEW