Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Ora como estou em mãos com um artista que quer meter mais ferro num pilar que a minha casa toda, pergunto, para um pilar de suporte de um telheiro com 9 por 3 m, com seis pilares de suporte e com placa superior, de quanto deveria ser a espessura dos ferros (4 ferros ao alto) armados num pilar? Alguém tem ideia?
    • eu
    • 27 maio 2009

     # 2

    8 mm ?
  2.  # 3

    Eu podia lhe dizer que 4 ferros de 12 ou 16 mm dão. Mas isto é a olho porque não estou a ver tudo. O telheiro apoia nos seis pilares, onde estão os pilares em que posição? O telheiro apoia só nos pilares ou no prédio ao lado tambem? se pusesse um desenho ajudava.
    • pilav
    • 27 maio 2009 editado

     # 4

    4 de 10 com estribos de 6com afastamento de 15 isto com...... " receita de cozinha" tipo " toma pois fez-me bem á dor de dentes"
    Claro que vai encontarar aqui o Forum informação .
  3.  # 5

    Aqui está um draft da coisa...
      telheirochurrasco.jpg
  4.  # 6

    Boas

    Supondo que a cobertura é não utilizável e pilares de 20x20 cm, serão 4 ferros de 12 mm com estribos de ferro de 6 afastados 15 cm

    Cumps
    José cardoso
  5.  # 7

    obrigado pelo feedback, isso ja me dá argumentos para acalmar o demo do ferro! :)
  6.  # 8

    Concordo com o j cardoso...
    • arki
    • 11 junho 2009

     # 9

    Preciso do parecer de um engenheiro, é muito urgente.
    Tenho um moradia unifamiliar que já fez as fundações (de um dia para o outro fez cofragens colocou as armaduras e betonou).
    Acontece que a aplicação das armaduras não estava de acordo com o projecto. Para remediar o empreiteiro apresentou a solução de
    encastrar uma armadura nova na sapata tal como ilustro na imagem em anexo. No meu entender está tudo mal na mesma e talvez esteja
    a piorar a situação. Agradecia um parecer sobre este metodo que nunca ouvi falar. esta situação acontece em todos os pilares da casa.
      correção de pilares.jpg
  7.  # 10

    Não sou Eng., mas pela minha experiencia 16 ferros de 16mm no pilar de uma vivenda,..... nossa senhora.

    Mas se está assim no projecto tem que respeitar....

    1- Não coloque bucha quimica para fazer soldar o ferro no buraco tem que ser com resina epoxy propria para esse efeito (orçamentei um trabalho com esse material na semana passada)

    2- o pilar deveria nascer logo dentro da sapata.
  8.  # 11

    Boas

    Subscrevo o que foi dito por vasco tomé.
    Fale com o autor do projecto da estrutura em relação à falta de armadura superior: é o maior problema que aí tem
    Boa sorte

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 12

    Boas

    Bem tentei mas não aguento sem perguntar o seguinte:
    - A fiscalização não fiscalizou?
    - O director técnico da obra não dirigiu?
    - Ou o empreiteiro betonou sem avisar?

    cumps
    José Cardoso
    • arki
    • 11 junho 2009

     # 13

    J cardoso

    Bem, o director técnico sou eu, no entanto foi como eu disse isto tudo aconteceu de uma tarde para a manhã seguinte , quando cheguei lá, ja estava betonado sem me avisar previamente,
    com exepção de um pilar, que foi onde eu vi que as sapatas não tinham armadura superior, e os pilares estavam com ferro de 12 e não com 16 como assinala o projecto.
    A furação e posterior colocação da armadura de 16 com bucha quimica foi a solução do construtor depois de eu lhe chatear a cabeça. No entanto a solução não me convençe nada.
    Ainda por cima um dos pilares estava mal orientado , vai daí o sr. construtor e pimba corta o pilar e coloca-o no sentido correcto mas mais uma vez com furação da sapata e bucha quimica.
    O meu receio é que esta historia da bucha quimica está aplicada nos 7 pilares da casa ou seja todos. As armaduras superiores tb não estão aplicadas em nenhuma das sapatas.
    Estou deveras preocupado com a situação. é normal fazer esta "colagem" com bucha quimica? Não deveria estar amarrado á armadura da sapata?
    Vasco ... fale-me mais sobre essa resina epoxy?
    toda a ajuda é bem vinda.
  10.  # 14

    Vou fazer uma ampliação de uma moradia, em que um terraço vai se transformar em quarto.


    Vou retirar o pavimento e a betonilha, ficando a placa à vista, despois vou abrir os tais buracos (um para cada ferro do pilar) com 20cm de profundidade e colocar esse produto, resina epoxy Hilti HIT-HY 50 penso que seja este o nome correcto, link:

    http://www.hilti.nu/holcom/modules/prcat/prca_product.jsp?OID=10248&CATE_OID=-24092

    Deve falar com o técnico que fez o projecto...
  11.  # 15

    Colocado por: arkié normal fazer esta "colagem" com bucha quimica? Não deveria estar amarrado á armadura da sapata?

    Não tem problema nenhum a selagem do varão com bucha química, embora o nome esteja incorrecto para a situação, que é antes uma selagem. Essas ancoragens são perfeitamente normais e no seu caso, nem sequer utilizaria bucha química, porque é muito cara, mas selagem com grout.

    Uma bucha química não é mais do que um conjunto constituído por um cartucho pré doseado de resina epoxy, onde depois se mergulha um varão, que no seu caso é um varão de um pilar. Fizemos recentemente 6000 ancoragens dessas com 80cm.

    Não é por ai que têm problemas, mas isso não lhe resolve o problema da armadura superior. Para isso, existe um solução, mas é cara. faz uns furos na perimetria da sapata, sela a armadura superior com o mesmo sistema de resina e coloca uma lâmina de betão com uns 10cm. Dependo do tempo de vida do betão da sapata, poderá ter de colar a nova lâmina de betão com resina epoxy o betão antigo.

    Outro problema que aparece nas fotografias, é a furação estar demasiado próxima do outro varão. O ferro precisa de ter uma espessura mínima de recobrimento de betão e a zona entre os varões pode ficar demasiado fragilizada.

    Link em PT

    Temporariamente deixo-lhe aqui a metodologia de execução de uma bucha quimica. Está em formato OpenOffice
    • arki
    • 12 junho 2009 editado

     # 16

    Uma bucha química não é mais do que um conjunto constituído por um cartucho pré doseado de resina epoxy, onde depois se mergulha um varão, que no seu caso é um varão de um pilar. Fizemos recentemente 6000 ancoragens dessas com 80cm.

    Naquele caso não era doseada mais parecia um tubo de silicone com ponteira.
    Ainda assim parece-me demasiado, os pilares estarem presos com essa bucha quimica, essa solução parece-me razoavél para situações pontuais ou para fixar materiais ao betão.
    Mas obrigado Paulo agora estou mais informado sobre as buchas quimicas
  12.  # 17

    Já agora, o que diz o dono da obra sobre semelhante incumprimento do projecto aprovado de estabilidade. Penso que deverá ser alertado para a situação.
  13.  # 18

    Colocado por: arkiNaquele caso não era doseada mais parecia um tubo de silicone com ponteira.

    Sim, certo. Como é bicomponente, aquilo é um doseador. Desde que bem feito, uma bucha quimica agarra qualquer coisa com um poder de fixação brutal. Até já colámos 2 vigas de betão uma à outra
  14.  # 19

    Eu acho que ainda estão a tempo de partir tudo e começar de novo... seria melhor que andar com remendos que terão que servir para toda a vida.
    • eu
    • 17 junho 2009

     # 20

    16 ferros de 16 mm num pilar de vivenda ????? Não acham isto muito estranho?
 
0.0221 seg. NEW