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  1.  # 21

    Boas

    Falta de precisão da minha parte (falar é mais fácil que escrever); deveria ter dito "neste caso e em casos iguais" e não "em casos deste tipo".

    cumps
    José Cardoso
  2.  # 22

    Boas

    off topic:

    Mesmo correndo o risco de ser trucidado pelo Paulo Correia. :-)

    Ao contributo que ele dá a este forum, bem pode ir trucidando de vez em quando. Além disso a vingança serve-se fria: um dia ele vai descair e não vamos perdoar :-)

    cumps
    José Cardoso
    • VM
    • 29 maio 2009

     # 23

    Viva!

    Colocado por: PauloCorreiaCobertura
    Remoção da existente
    corte de uma faixa com 50cm das paredes exteriores
    Execução de lintel (em betão ou a consolidação do coroamento) de travamento em todo o perímetro para travamento
    execução de nova estrutura em madeira
    revestimento em telha cerâmica com isolamento térmico e subtelha


    Esse corte de 50cm é em todas as paredes incluindo as empenas?

    É que ainda estou a tentar perceber concretamente o que é um lintel de coroamento :-)



    Colocado por: PauloCorreiaInteriores
    Evitar ao máximo retirar paredes. São elas que aguentam o edifico
    Reparar os rebocos, substituindo os onde necessário
    Idem para os pavimentos.
    Idem para os tectos. Aqui geralmente opta-se por tectos falsos, para passar tubagens, caso os tectos não sejam trabalhados
    Substituição integral das redes eléctrica, águas e esgotos, gás etc


    Como pode ver pelas fotos que coloquei a seguir, as paredes interiores já estão elas próprias descoladas das exteriores e elas so seguram a lage do tecto que presumo eu era com barrotes a vista e depois como caia muito lixo foi forrado por baixo com platex ou algo parecido, isto já década de 60. e que tera que se removida pois a madeira por cima não esta la em muito bom estado.

    Não há rede de agua nem esgotos a casa não tem wc isso é mais um dos motivos para optar pela demolição das paredes interiores, e também as divisões com apenas 8 m2.

    Colocado por: j cardoso1 - Mesmo com a execução de um lintel de coroamento para receber a laje, pelas fotografias expostas a parede não me parece em condições de receber essas cargas de modo eficiente.
    2 - Em face das medidas indicadas, a laje teria de vão cerca de 7,0 m. A carga seria exagerada principalmente tendo em conta o o aspecto que referi anteriormente pelo que teria de dividir o vão da laje para valores aceitáveis.
    3 - Para isso teria de fazer uma viga, o que implica fazer pilares e respectivas sapatas.
    tendo isto em consideração, penso que o melhor caminho é o já indicado por Paulo Correia.
    Boa sorte


    Pois esse vão de 7 metros tambem já me foi dito que era um bocado grande, mas ao efectuar divisoes novas seria relativamente fácil colocar uns pilares e fazer a tal viga, penso eu :-)

    Cumps
  3.  # 24

    Penso que ideal seria uma mistura de betão e madeira (assim ficamos todos contentes)...:)))
  4.  # 25

    Colocado por: j cardosoAlém disso a vingança serve-se fria: um dia ele vai descair e não vamos perdoar :-)

    Há sim? Fria? hummm, cá vos espero. (quem ganhar paga o almoço)

    Colocado por: vasco tomePenso que ideal seria uma mistura de betão e madeira (assim ficamos todos contentes)...:)))

    #&%$#$&/=)(%#!!#&()#&%$#$&/=)(%#!!#&()#&%$#$&/=)(%#!!#&()#&%$#$&/=)(%#!!#&()#&%$#$&/=)(%#!!#&()

    Colocado por: VMEsse corte de 50cm é em todas as paredes incluindo as empenas?

    Só nas empenas.

    Supus que fosse outro tipo de prédio. Pelas fotografias, não sei se será economicamente viável recuperar essa habitação. Não tendo qualquer valor arquitectónico e atendendo ao estado em que está, se calhar demolia isso tudo e refazia de novo e nessa altura faria uma estrutura tradicional em betão (sim, não sou fundamentalista e há situações em que é realmente mais indicado)

    Pede uma licença para remodelação (para evitar a aprovação e as chatices habituais nas câmaras), monta um andaime com rede dupla (para esconder isso), manda abaixo e refaz rapidamente. Guarda as cantarias e volta a colocá-las, substituindo a partida. No final ninguém vai dar pela diferença. Se quiser ser ainda mais fino, parte a cobertura e as paredes interiores e depois, por azar, só por azar, as paredes exteriores caíram, a máquina encostou-se, o nabo do manobrador é azelha.....

    Colocado por: j cardosoPS: sou autor de projectos de estrutura e gosto de trabalhar com betão armado, mas muitas das vezes não é a melhor solução e muito menos em casos deste tipo.

    O problema para mim é mais a compatibilidade de materiais e não se pode ou deve, misturar materiais que sabemos que dão problemas e rapidamente e é precisamente o papel dos projectistas, procurarem a melhor solução
    • VM
    • 29 maio 2009

     # 26

    Viva!

    Colocado por: PauloCorreiaSupus que fosse outro tipo de prédio. Pelas fotografias, não sei se será economicamente viável recuperar essa habitação. Não tendo qualquer valor arquitectónico e atendendo ao estado em que está, se calhar demolia isso tudo e refazia de novo e nessa altura faria uma estrutura tradicional em betão (sim, não sou fundamentalista e há situações em que é realmente mais indicado)

    Pede uma licença para remodelação (para evitar a aprovação e as chatices habituais nas câmaras), monta um andaime com rede dupla (para esconder isso), manda abaixo e refaz rapidamente. Guarda as cantarias e volta a colocá-las, substituindo a partida. No final ninguém vai dar pela diferença. Se quiser ser ainda mais fino, parte a cobertura e as paredes interiores e depois, por azar, só por azar, as paredes exteriores caíram, a máquina encostou-se, o nabo do manobrador é azelha.....


    È sempre uma ideia, mas gosto mais da segunda opção do azelha do manobrador :-) é que com os vizinhos que tenho passados 20 minutos estavam ca os fiscais da câmara.

    Mas para demolir teria que ter muito cuidado pois as paredes das empenas (laterais) são comuns a adega e uma cozinha que esta a direita. A ir para a demolição, removeria também as parede laterais ou só a da frente e de trás?

    Já agora qual seriam aproximadamente os custos associados a demolição e a fazer novo uma casa deste tipo, ela tem medidas exteriores de 8.60 X 7.35?

    Cumps
  5.  # 27

    Colocado por: VMÈ sempre uma ideia, mas gosto mais da segunda opção do azelha do manobrador :-) é que com os vizinhos que tenho passados 20 minutos estavam ca os fiscais da câmara.

    às vezes, elas caem sozinhas :):):)

    Colocado por: VMMas para demolir teria que ter muito cuidado pois as paredes das empenas (laterais) são comuns a adega e uma cozinha que esta a direita. A ir para a demolição, removeria também as parede laterais ou só a da frente e de trás?

    Se os vizinhos são manhosos, não mexa nas paredes laterais, passa-lhe um pano de tijolo em frente e esquece-as (enterram-se). A viga de betão resolve o resto dos problemas

    Colocado por: VMJá agora qual seriam aproximadamente os custos associados a demolição e a fazer novo uma casa deste tipo, ela tem medidas exteriores de 8.60 X 7.35?

    A demolição integral é bem mais barata que a demolição parcelar. Uns 3000€ devem resolver isso. O resto serão os custos normais. Se não se esticar uns 45.000€ devem chegar
    • VM
    • 29 maio 2009

     # 28

    Viva!

    Colocado por: VMe os vizinhos são manhosos, não mexa nas paredes laterais, passa-lhe um pano de tijolo em frente e esquece-as (enterram-se). A viga de betão resolve o resto dos problemas


    Os vizinhos são manhosos era em relação a vinda dos fiscais, as paredes laterais são minhas.

    Colocado por: PauloCorreiaA demolição integral é bem mais barata que a demolição parcelar. Uns 3000€ devem resolver isso. O resto serão os custos normais. Se não se esticar uns 45.000€ devem chegar


    45.000€ isso pelas minhas contas de leigo da ai 700 e tal euros M2 isso não é um bocado puxado? Ou eu estou a fazer mal as contas?

    Cumps
  6.  # 29

    Colocado por: VM
    45.000€ isso pelas minhas contas de leigo da ai 700 e tal euros M2 isso não é um bocado puxado? Ou eu estou a fazer mal as contas?

    e? se acha que se faz por 450€, esteja à vontade, mas essa é uma guerra que não me meto. É apenas a minha opinião, outras existem aqui no fórum, cabe-lhe a si escolher a que gosta mais :)

    Colocado por: VMOs vizinhos são manhosos era em relação a vinda dos fiscais, as paredes laterais são minhas.

    Eu sei que sim, mas se lhes tocar, os vizinhos, são afirmar que tudo o que estiver partido lá em casa (e dev ser muito), é culpa sua e portanto, terá de lhes pagar as reparações. cuidado com os vizinhos, são piores que as ex mulheres a sacar dinheiro
  7.  # 30

    Colocado por: PauloCorreia
    Eu sei que sim, mas se lhes tocar, os vizinhos, são afirmar que tudo o que estiver partido lá em casa (e dev ser muito), é culpa sua e portanto, terá de lhes pagar as reparações. cuidado com os vizinhos, são piores que as ex mulheres a sacar dinheiro




    Nestas situações há sempre que precaver..! Nada melhor que falar com a fiscalização para efectuarem uma visita às casas vizinhas para fazerem um registo (filmado ou fotografado) do estado exterior e interior das casas vizinhas e informar os vizinhos da mesma visita! Quem permitir a visita muito bem, quem não permitir depois não pode aproveitar para se queixar que ficou com rachas aqui ou acolá pois não tem como provar de que elas não existiam!


    http://dynamic444.blogspot.com/
    • VM
    • 30 maio 2009

     # 31

    Viva!

    Colocado por: PauloCorreiae? se acha que se faz por 450€, esteja à vontade, mas essa é uma guerra que não me meto. É apenas a minha opinião, outras existem aqui no fórum, cabe-lhe a si escolher a que gosta mais :)


    Bem 450€ M2 também não, mas ai uns 600€ acho que já seria bem razoável :-)

    Colocado por: PauloCorreiaEu sei que sim, mas se lhes tocar, os vizinhos, são afirmar que tudo o que estiver partido lá em casa (e dev ser muito), é culpa sua e portanto, terá de lhes pagar as reparações. cuidado com os vizinhos, são piores que as ex mulheres a sacar dinheiro


    Bem quanto a isso não há crise as casas ao lado são minhas :-)

    Bem vou então estudar as alternativas, e os valores das mesmas, pra decidir o que fazer.

    Cumps
  8.  # 32

    Colocado por: VMmas ai uns 600€ acho que já seria bem razoável :-)

    Também não digo que não se consiga, desde que não gaste muitos mimos. Repare que têm uma área pequena o que lixa as contas todas. Se tivesse mais 50% de área, se calhar gastava + 20% em dinheiro, o que daria outro valor m2
    • VM
    • 1 junho 2009 editado

     # 33

    Viva!

    Bem parece que vou ter que optar pelo reconstrução, sei que o ideal seria novo mas tenho que fazer o que posso fazer de momento.

    Mas se possível queria uma opinião sobre o melhor acabamento para as paredes exteriores mas pelo interior.

    A alternativas são:

    Remover o reboco antigo completamente, deixar secar e aplicar um reboco a base de cal hidráulica?

    A aplicação de pladur com isolamento esferovite ou outro, a ir para esta solução removeria também o reboco antigo ou aplicava directamente sobre ele?

    Construção de uma parede em tijolo com isolamento de esferovite ou outro, e a mesma duvida se a ir para esta solução removia o reboco antigo ou aplicava directamente como esta?

    Já agora outra duvida o revestimento das paredes pelo exterior o ideal seria também um reboco a base de cal hidráulica, ou ai já poderia aplicar um reboco normal?

    Mais uma questão esse reboco a base de cal hidráulica já existe em saco pronta a aplicar? Ou teria que ir para uma
    mistura feita em obra?
    Encontrei este link abaixo com um pdf, as misturas que são referidas nele seriam as indicadas?

    Link Cal hidráulica.
  9.  # 34

    Colocado por: VMe aplicar um reboco a base de cal hidráulica?

    Não é cal hidráulica, mas cal aérea ou hidratada. Melhor ainda, tem rebocos de cal em sacos próprios para o que quer, tipo o Reabilita RBA01, da Secil Martingança, a Lena® 822 - Argamassa de reposição de rebocos antigos (sem cimento) e a Lena® 860 - Argamassa de consolidação de alvenarias antigas da DBF (Grupo Lena)

    Colocado por: VMA aplicação de pladur com isolamento esferovite ou outro, a ir para esta solução removeria também o reboco antigo ou aplicava directamente sobre ele?

    remova e aplique reboco novo caso se revele necessário, porque as paredes parecem precisar de alguma consolidação

    Colocado por: VMA aplicação de pladur com isolamento esferovite ou outro, a ir para esta solução removeria também o reboco antigo ou aplicava directamente sobre ele?

    Construção de uma parede em tijolo com isolamento de esferovite ou outro, e a mesma duvida se a ir para esta solução removia o reboco antigo ou aplicava directamente como esta?

    Pladur e não encoste a estrutura dp pladur, senão a o salitre destroi-a

    Colocado por: VMJá agora outra duvida o revestimento das paredes pelo exterior o ideal seria também um reboco a base de cal hidráulica, ou ai já poderia aplicar um reboco normal?

    Nessas paredes não se aplicam rebocos de cimento ou de cal hidráulica, seja onde for

    Colocado por: VMMais uma questão esse reboco a base de cal hidráulica já existe em saco pronta a aplicar? Ou teria que ir para uma
    mistura feita em obra?

    Poe optar pelas duas soluções, mas não o aconselho. Os pedreiros e os encarregados, encarregar-se~ão de destruir a argamassa.

    Colocado por: VMEncontrei este link abaixo com um pdf, as misturas que são referidas nele seriam as indicadas?

    Nem pense sequer
    • VM
    • 6 julho 2009

     # 35

    Viva!

    Depois de algum tempo estou de volta, estive a tentar a assentar a ideias e a tentar decidir o que seria melhor.

    Colocado por: PauloCorreiaNão é cal hidráulica, mas cal aérea ou hidratada. Melhor ainda, tem rebocos de cal em sacos próprios para o que quer, tipo oReabilita RBA01, da Secil Martingança, aLena® 822 - Argamassa de reposição de rebocos antigos (sem cimento)e aLena® 860 - Argamassa de consolidação de alvenarias antigasda DBF (Grupo Lena)


    Depois destes conselhos, tentei entrar em contacto com os fornecedores, para também ver o que podia arranjar, mas aqui na minha zona o que seria mais fácil para mim seria uma solução com estes produtos: Argamassa de Encasque , este seria aplicado na regularização das paredes e correcção de fissuras, e primeira camada de reboco, tanto interior como exterior (claro que todo o reboco antigo será removido até ao osso), serviria também de acabamento no exterior. Para acabamento no interior pretendia colocar esta solução: Argamassa de Cal Hidráulica , é curioso que estes produtos dizem que a cal utilizada é a hidráulica, supostamente a que não se deveria utilizar, mas os outros produtos referidos pelo Paulo Correia apenas dizem que são a base de cal não especificando de que tipo.

    O que acha o Paulo Correia, ou alguém que conheça os produtos em causa da solução que pretendo utilizar? Será preferivel ir para a solução da Secil ou da Lena em vez da Cimpor?

    Cumps
  10.  # 36

    VM.. essa argamassa de encasque, além de Cal hidraulica, contem cimento... não é recomendada para o seu caso...
    A Argamassa 822, da Lena (que eu desconhecia...) parece-me adequada ao tipo de intervenção, deverá depois ser complementada, com a pintura de silicatos...não necessita ser da Lena (Lena880)... tem outras Marcas, CIN, NITIN, etc...
    A 860 ou a de encasque, tem ligante hidraulico.. só deverá utilizar se for necessário consolidar a parede ( se tiver problemas estruturais relevantes)

    O grande problema de utilização de ligantes hidraulicos (cal hidraulica e/ ou Cimento) é a quantidade de sais que vamos incorporar nessa alvenaria, bem como a incompatibilidade que essas argamassas tem com suporte de alvenaria ordinária... pois são demasiado rigidos...
    • VM
    • 6 julho 2009

     # 37

    Viva!

    Colocado por: Pedro BarradasVM.. essa argamassa de encasque, além de Cal hidraulica, contem cimento... não é recomendada para o seu caso...
    A Argamassa 822, da Lena (que eu desconhecia...) parece-me adequada ao tipo de intervenção, deverá depois ser complementada, com a pintura de silicatos...não necessita ser da Lena (Lena880)... tem outras Marcas, CIN, NITIN, etc...
    A 860 ou a de encasque, tem ligante hidraulico.. só deverá utilizar se for necessário consolidar a parede ( se tiver problemas estruturais relevantes)

    O grande problema de utilização de ligantes hidraulicos (cal hidraulica e/ ou Cimento) é a quantidade de sais que vamos incorporar nessa alvenaria, bem como a incompatibilidade que essas argamassas tem com suporte de alvenaria ordinária... pois são demasiado rigidos...


    Pois quando falei com a engenheira da Lena ela também me disse que a 822 seria o suficiente, a 860 seria só no caso de o suporte precisar mesmo de ser consolidado e então nesse caso o reboco também deveria ser armado com rede.

    Se houver mais sugestões, estou cá para as ouvir.

    Cumps
 
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