Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: jorgealvesou a 1\4 ou a 3\4, aquece o que quiser nunca fazendo apoio á totalidade do deposito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sergio_pintas

    Penso que isto é uma boa solução para quem tem recuperador a água. Depósito de inércia grande (500 l ou 800 l), sendo que mais tarde pode integra uma BC ou outro equipamento qualquer com a tal sonda ao meio do depósito. Depois, depósito para AQS ligado a painéis solares com apoio do recuperador E/ou outro equipamento. O ideal é que este deposito de aqs seja higienizado
    Certo Jorge?
  2.  # 62

    Colocado por: Anonimo06082021se tem bom isolamento e boa caixilharia...chega!
    este ano chegou a -7ºC, se por acaso estiver 2 ou 3 dias com temperaturas entre 0ºC e -7ºC, com os ciclos contínuos de descongelação não vai sobrar nada para o aquecimento, claro que pode nesses dias completar com o recuperador se existir.
    Concordam com este comentário: Skinkx, Marco Pires
  3.  # 63

    Colocado por: sergio_pintasDepósito de inércia grande (500 l ou 800 l),


    Colocado por: sergio_pintasDepois, depósito para AQS ligado a painéis solares com apoio do recuperador E/ou outro equipamento. O ideal é que este deposito de aqs seja higienizado
    deposito único com serpentina higiénica.
  4.  # 64

    Colocado por: jorgealves

    deposito único com serpentina higiénica.

    Jorge e relativamente à questão que coloquei noutro post:
    Se o depósito está a trabalhar para o piso eabsorver todo o calor, corro o risco de não ter aqs para tomar banho, isto tendo em conta que não tenho o recuperador ligado nem outra fonte de calor.
  5.  # 65

    Colocado por: Anonimo06082021

    pode ligar o recuperador directo sem acumulador.


    Mas não aproveitar o Recuperador para AQS é desperdiçar potência....penso que se for bem dimensionado com 400Lt possa conseguir ter um solução boa.

    Obrigado pela ajuda James
  6.  # 66

    Colocado por: jorgealvesdeposito único com serpentina higiénica.

    Quantos litros? (para 180 m2 de prh e 4 pessoas)
  7.  # 67

    Colocado por: jorgealvescada tecnico tem uma abordagem diferente ao mesmo tema, ambos podem estar certos e ao mesmo tempo errados


    Isto realmente é verdade e cada vez fico mais confuso...

    1º - O recuperador vou ter( porque tenho alguma lenha), a duvida aqui é a potência do mesmo
    2º Deposito de inercia vou ter também (misto ou separado das aqs? e qual o volume?
    3º BC para aquecimento tb vou ter (qual a potência? Fazer apoio ou não às AQS?)
    4º BC para AQS (será necessario ou não faz sentido nenhum?)
    5º Solar térmico (Paineis planos ou tubos de vácuo?) ; A ideia era que fizessem algum apoio ao PRH

    Parece fácil mas não é...
  8.  # 68

    Colocado por: Anonimo06082021
    eu atrás disse,que a energia deve ser acumulada/guardada e não desperdiçada.

    um acumulador é das peças mais importantes num sistema!!
    Concordam com este comentário:ricardo33020

    Então quanto maior melhor, é isso? Também temos de ter em conta que o depósito perde energia.
  9.  # 69

    Ó James esse é o seu ponto de vista. Para alguns as suas soluções são fracotas.
    Ou não vivemos numa sociedade onde se precisa de um carro para nos deslocarmos pequenos km diariamente, e ainda assim se compram audis a6 em detrimento de um A1 ou até um clieo?!
  10.  # 70

    Colocado por: sergio_pintas
    Jorge e relativamente à questão que coloquei noutro post:
    Se o depósito está a trabalhar para o piso eabsorver todo o calor, corro o risco de não ter aqs para tomar banho, isto tendo em conta que não tenho o recuperador ligado nem outra fonte de calor.
    já eu lhe respondi a prioridade é feita normalmente para as aqs
  11.  # 71

    Colocado por: Marco Pires

    Isto realmente é verdade e cada vez fico mais confuso...

    1º - O recuperador vou ter( porque tenho alguma lenha), a duvida aqui é a potência do mesmo ok
    2º Deposito de inercia vou ter também (misto ou separado das aqs? e qual o volume? Ok
    3º BC para aquecimento tb vou ter (qual a potência? Fazer apoio ou não às AQS?) Ok
    4º BC para AQS (será necessario ou não faz sentido nenhum?) excluía
    5º Solar térmico (Paineis planos ou tubos de vácuo?) ; A ideia era que fizessem algum apoio ao PRH tubo
    s vácuo

    Parece fácil mas não é...


    No seu lugar usava o depósito com apoio resistência, pelas tópicos que se veem por aqui os tubos de vácuo são mt bons mm no inverno é mesmo assim ainda tem o Recuperador.

    Resumindo o que irá gastar na suposta bomba de calor da para ligar a resistência durante uns anos para aquecer água.

    Espero não o ter confundido ainda mais....também foi uma confusão definir no meu caso é mesmo assim não estou segura daquilo que penso usar :)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Pires
  12.  # 72

    Colocado por: sergio_pintasEntão quanto maior melhor
    depende do que considerar melhor, quanto maior mais energia pode acumular mas mais energia precisa para aquecer, não é uma escolha facil.
  13.  # 73

    Colocado por: Marco Pires1º - O recuperador vou ter( porque tenho alguma lenha), a duvida aqui é a potência do mesmo
    2º Deposito de inercia vou ter também (misto ou separado das aqs? e qual o volume?
    3º BC para aquecimento tb vou ter (qual a potência? Fazer apoio ou não às AQS?)
    4º BC para AQS (será necessario ou não faz sentido nenhum?)
    5º Solar térmico (Paineis planos ou tubos de vácuo?) ; A ideia era que fizessem algum apoio ao PRH
    na minha opinião e considerando alguma contenção orçamental tem esta solução:

    recuperador com 17Kw uteis
    deposito misto de inercia com AQS instantanea 400 litros de capacidade
    bomba de calor reversivél 8Kw a fazer aquecimento e apoio a metade do deposito, (obriga a ligar recuperador todos os dias em que as temp ext baixarem aos 0ºC)
    solar termico com colector com 50 tubos de vacuo,

    com orçamento mais folgado:
    recuperador com 25Kw uteis
    deposito misto de inercia com AQS instantanea 800 litros de capacidade
    bomba de calor reversivél 11 Kw a fazer aquecimento e apoio a metade do deposito,
    solar termico com colector com 80 tubos de vacuo,

    mas existem muitas mais possibilidades,
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Pires
  14.  # 74

    Apenas não entendo o porquê de usar bomba de calor e não prever arrefecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
  15.  # 75

    Colocado por: jorgealvesna minha opinião e considerando alguma contenção orçamental tem esta solução:

    recuperador com 17Kw uteis
    deposito misto de inercia com AQS instantanea 400 litros de capacidade
    bomba de calor reversivél 8Kw a fazer aquecimento e apoio a metade do deposito, (obriga a ligar recuperador todos os dias em que as temp ext baixarem aos 0ºC)
    solar termico com colector com 50 tubos de vacuo,

    com orçamento mais folgado:
    recuperador com 25Kw uteis
    deposito misto de inercia com AQS instantanea 800 litros de capacidade
    bomba de calor reversivél 11 Kw a fazer aquecimento e apoio a metade do deposito,
    solar termico com colector com 80 tubos de vacuo,


    Sr. Jorge,com tantos tubos de vácuo não terei problemas no verão para dissipar a energia?

    Faz sentido este esquema:
    - recuperador com por exemplo 17 ou 20 kw
    - Deposito de inercia misto com AQS instantanea de 500lts
    - BC de 11kw a fazer aquecimento e apoio a metade do deposito
    - Menos tubos de vácuo (30 por exemplo)
  16.  # 76

    Colocado por: Schlüter-PortugalApenas não entendo o porquê de usar bomba de calor e não prever arrefecimento.


    porque ainda não fiquei convencido o arrefecimento através do PRH, além dos problemas de condensação que me falam...espero não me vir arrepender...
    Mas mesmo que seja só para aquecimento, acha que não faz sentido o uso de uma BC?
  17.  # 77

    Colocado por: Marco PiresBoa tarde foristas!

    Venho mais uma vez pedir a vossa opinião/conselho sobre qual o melhor sistema.
    Depois de varios orçamentos pedidos, optei por colocar PRH (180m2) da RDZ/Callefi com passo de 15cm (geral) e passo menor junto às zonas envidraçadas, só para aquecimento, que será alimentado por um recuperador da ALBICALOR de 24 kw, deposito de Inercia de 400lts e apoio de uma Bomba de calor de 11kw (Mitsubishi ou Daikin), esta parte ainda nao decidi.
    As minhas duvidas são:
    O solar termico proposto pelo instalador foi de dois paineis com apoio de uma BC apenas para as AQS com deposito de 300lts.
    (Conheço um caso com esta instalaçao e fala muito bem dela)
    Este sistema é eficiente?
    Ou vale a pena investir numa solução com tubos de vácuo (20 ou 30 tubos), que poderão dar algum apoio ao PRH (tenho lido alguns bons comentários sobre esta solução.... e sei que é uma das que o Sr. Jorge Alves mais apoia)

    Alguém com sistemas semelhantes que possa dar algum feedback?

    Colega veja o tópico Soalho maciço com piso radiante hidraulico,Depois da página 52.... Pode ajudar..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Pires
  18.  # 78

    Colocado por: Marco Pires

    porque ainda não fiquei convencido o arrefecimento através do PRH, além dos problemas de condensação que me falam...espero não me vir arrepender...
    Mas mesmo que seja só para aquecimento, acha que não faz sentido o uso de uma BC?


    Faz sempre sentido, mesmo só para aquecimento.

    A questão não é essa. Usando bc (visto que vai fazer o investimento) pode fazer arrefecimento, desde que o prh esteja dimensionado para o efeito
  19.  # 79

    Colocado por: Schlüter-PortugalFaz sempre sentido, mesmo só para aquecimento.

    A questão não é essa. Usando bc (visto que vai fazer o investimento) pode fazer arrefecimento, desde que o prh esteja dimensionado para o efeito


    neste momento já tenho as caixas de colectores colocadas e o gesso nas paredes e estão a colocar o betão para "tapar" os tubos da pichelaria e electricidade... ainda vou a tempo se optar por colocar arrefecimento?

    O passo previsto mesmo só para aquecimento é de 15cm.
  20.  # 80

    Colocado por: Marco Pirestantos tubos de vácuo não terei problemas no verão para dissipar a energia?
    os que instalo não precisam de dissipar nada pois não produzem a mais,

    se forem dos chineses até deitam fumo.

    Colocado por: Marco Pires- Menos tubos de vácuo (30 por exemplo)
    30 tubos num deposito de 500 ou 800 litros é para somente ter aqs por via solar somente no verão.

    Colocado por: Marco Piresalém dos problemas de condensação que me falam
    devo ser um nabo, pois de todas as que apliquei nenhuma provocou condensação.
 
0.0279 seg. NEW