Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde foristas!

    Venho mais uma vez pedir a vossa opinião/conselho sobre qual o melhor sistema.
    Depois de varios orçamentos pedidos, optei por colocar PRH (180m2) da RDZ/Callefi com passo de 15cm (geral) e passo menor junto às zonas envidraçadas, só para aquecimento, que será alimentado por um recuperador da ALBICALOR de 24 kw, deposito de Inercia de 400lts e apoio de uma Bomba de calor de 11kw (Mitsubishi ou Daikin), esta parte ainda nao decidi.
    As minhas duvidas são:
    O solar termico proposto pelo instalador foi de dois paineis com apoio de uma BC apenas para as AQS com deposito de 300lts.
    (Conheço um caso com esta instalaçao e fala muito bem dela)
    Este sistema é eficiente?
    Ou vale a pena investir numa solução com tubos de vácuo (20 ou 30 tubos), que poderão dar algum apoio ao PRH (tenho lido alguns bons comentários sobre esta solução.... e sei que é uma das que o Sr. Jorge Alves mais apoia)

    Alguém com sistemas semelhantes que possa dar algum feedback?
  2.  # 2

    Colocado por: Marco Piresdeposito de Inercia de 400lts


    Colocado por: Marco Piresuma Bomba de calor de 11kw


    Colocado por: Marco Piresuma BC apenas para as AQS com deposito de 300lts
    portanto vai ter 2 depositos e 2 bombas de calor,

    quando pode ter somente um único deposito e uma única bomba de calor sendo mais eficiente para ambas as necessidades sem preocupações com a qualidade da agua nem com ânodos nem manutenções em duplicado.
  3.  # 3

    Eu fiz essa mesma questão ao Eng e ele a razão que me deu para ter duas bombas de calor foi de que a BC para aquecimento (11kw) era potencia a mais para apoiar as AQS, dizendo que era mais eficiente ter apenas uma bomba de calor para o aquecimento e outra apenas para as AQS de cerca de 2.5 kw (acho que é esta a potencia). A nivel de valores a diferença é de 600€ (entre ter apenas os paineis solares para aqs ou os paneis com a BC para aqs).
  4.  # 4

    Colocado por: Marco Piresfoi de que a BC para aquecimento (11kw) era potencia a mais para apoiar as AQS
    portanto e usando as palavras dele aquece mais depressa, isso é mau?? Eu acho que não, mas são opções individuais.
  5.  # 5

    Colocado por: Marco PiresA nivel de valores a diferença é de 600€ (entre ter apenas os paineis solares para aqs ou os paneis com a BC para aqs).
    para ter esta diferença é porque estamos a falar de equipamentos "gama de entrada", em comparação com equipamentos e soluções TOP.
  6.  # 6

    A sua opinião é a de que deva ter apenas um depósito (prh e aqs) de cerca de 800lts, e apenas uma bomba de calor que fará apoio às duas situações, e os tubos de vácuoque farão as aqs e algum apoio ao prh?

    Mas tendo apenas um deposito misto, a bomba de calor não trabalhará mais para ter os 800lts sempre à temperatura mais elevada(que serão as aqs). Peço desculpa se a minha pergunta parecer disparatada.
  7.  # 7

    Colocado por: Marco PiresA sua opinião é a de que deva ter apenas um depósito (prh e aqs) de cerca de 800lts, e apenas uma bomba de calor que fará apoio às duas situações, e os tubos de vácuoque farão as aqs e algum apoio ao prh?
    com 500 litros é mais adequado,

    Colocado por: Marco PiresMas tendo apenas um deposito misto, a bomba de calor não trabalhará mais para ter os 800lts sempre à temperatura mais elevada(que serão as aqs).
    dependendo do deposito, o ideal é a bomba somente fazer apoio a metade do deposito, mas se quiser pode ter a 3\4 ou á totalidade, o deposito é o mesmo só muda a localização da sonda.
  8.  # 8

    Colocado por: jorgealvesara ter esta diferença é porque estamos a falar de equipamentos "gama de entrada", em comparação com equipamentos e soluções TOP

    A BC para aqs é da WERTEC (W08 com e serpentinas)
  9.  # 9

    Colocado por: jorgealvescom 500 litros é mais adequado,

    Um deposito de 500lts misto, com duas serpentinas?
    E a BC faria o apoio a metade do deposito (porque apenas a metade? Esta parte não percebi. )

    E em relação aos tubos de vácuo, os mesmos fazem mesmo apoio ao prh ou é irrelevante?
  10.  # 10

    Colocado por: Marco Piresporque apenas a metade?
    para não consumir muito e ter uma resposta mais rapida.

    Colocado por: Marco Piresos mesmos fazem mesmo apoio ao prh ou é irrelevante?
    dependendo como é obvio da radiação solar mas dão apoio efectivo ao aquecimento.
  11.  # 11

    Colocado por: jorgealvescom 500 litros é mais adequado,

    dependendo do deposito, o ideal é a bomba somente fazer apoio a metade do deposito, mas se quiser pode ter a 3\4 ou á totalidade, o deposito é o mesmo só muda a localização da sonda.

    Essa sonda apenas controlará a bomba de calor, certo? O recuperador poderá aquecer o deposito na sua totalidade, é isso?
    Para uma cadeira a pelets com estes mesmos m2, também acha que são melhor os 500 litros de depósito? Isto não implicará mais painéis solares?
  12.  # 12

    Colocado por: sergio_pintasEssa sonda apenas controlará a bomba de calor, certo?
    para fazer o apoio ás AQS

    Colocado por: sergio_pintasO recuperador poderá aquecer o deposito na sua totalidade, é isso?
    o recuperador aquece sempre a totalidade do deposito.

    Colocado por: sergio_pintasPara uma cadeira a pelets com estes mesmos m2, também acha que são melhor os 500 litros de depósito?
    depende da caldeira.

    Colocado por: sergio_pintasIsto não implicará mais painéis solares?
    depende do sistema a instalar mas mais painéis que o quê??e como?
  13.  # 13

    Colocado por: jorgealvesdepende do sistema a instalar mas mais painéis que o quê??e como?

    Para um depósito maior não é necessário ter mais painéis solares? Isto passando de um depósito de 300 l (que é solução do Marco Pires) para um depósito de 500l.

    Colocado por: jorgealvesdepende da caldeira.

    Quais são as variáveis?
  14.  # 14

    Colocado por: sergio_pintasIsto passando de um depósito de 300 l (que é solução do Marco Pires)


    Colocado por: Marco Piresdeposito de Inercia de 400lts
    +

    Colocado por: Marco Piresdeposito de 300lts
    portanto seriam 700 litros, eu aconselhei um único de 500 litros.
  15.  # 15

    Colocado por: sergio_pintasQuais são as variáveis?
    potencia, modulação, acessorios, uso, etc,etc, etc
  16.  # 16

    Colocado por: jorgealvespara não consumir muito e ter uma resposta mais rapida.

    Se percebi bem... esse deposito unico tem duas serpentinas (com duas temperaturas diferentes ou a temperatura é igual em todo o depósito? Porque a temperatura do prh é diferente da temp das Aqs... como é feita essa gestão?
  17.  # 17

    Colocado por: Marco PiresPorque a temperatura do prh é diferente da temp das Aqs
    não esquecer que o recuperador deve trabalhar perto dos 90ºC, o radiante dev trabalharm entre 25ºC e 45ºC e as AQS nos 50ºC.

    Colocado por: Marco Pirescom duas temperaturas diferentes ou a temperatura é igual em todo o depósito?
    o deposito terá inicialmente uma temperatura mais elevada no topo, pelo recuperador todo ele será aquecido á temp do recuperador, a bomba só fará apoio á metade superior e o solar fará a todo o volume, obviamente que tem de existir gestão electronica ou termostactica destas temp e controle electronico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Marco Pires
  18.  # 18

    Tenho que conversar com o instalador e colocar estas situações. .. tendo neste momento tubagens e pré instalações para duas bombas de calor (aqs e aquecimento) e dois depositos separados, há algum problema se optar por apenas um deposito?
  19.  # 19

    Colocado por: Marco PiresTenho que conversar com o instalador e colocar estas situações

    Colocado por: Marco Pireshá algum problema se optar por apenas um deposito?
    ele pode é não saber como fazer.
  20.  # 20

    O ter dois depositos separados e duas bombas de calor é errado ou simplesmente é menos eficiente? Ao ter apenas uma BC não preisarei de mais potência na mesma para compensar o apoio das AQS?
 
0.0210 seg. NEW