Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde, gostaria de saber se alguém tem informações sobre o seguinte: sou proprietário de um T2 e com o aumento da família e a falta de espaço estou a pensar adquirir o T1 existente ao lado, ou em alternativa comprar apenas a divisão do referido apartamento.
    É possível? O que é que implica? Que tipo de despesas irei ter com esta operação, além da obra propriamente dita? Obrigado
    • size
    • 11 fevereiro 2017

     # 2

    Desde que a fração se situe no mesmo prédio em propriedade horizontal e seja contígua, é possível a junção. Não é possível transaccionar divisões.

    Implica que, depois de adquirir a fração, terá que fazer as obras de adaptação internas e outorgar uma escritura de alteração do Titulo Constitutivo do prédio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nrjorge17
  2.  # 3

    a size falou certo--tal &qual.
  3.  # 4

    Obras de adaptação internas? As únicas que vejo são levantar uma parede no corredor e alterar a origem da corrente elétrica na divisão! Há mais do que isso?
    E relativamente a despesas burocráticas? Alguém tem ideia dos custos e quem intervém nestas questões? Obrigado
  4.  # 5

    Colocado por: Nrjorge17E relativamente a despesas burocráticas?

    O melhor é não fazer nada relativamente a isso, no futuro pode sempre vender apenas um dos apartamentos, ou deixar dois apartamentos como herança.
  5.  # 6

    O T1 não é meu! A intenção é só comprar a divisao encostada à fim de aumentar o meu T2 para T3. Obrigado
    • size
    • 11 fevereiro 2017

     # 7

    Colocado por: Nrjorge17Obras de adaptação internas? As únicas que vejo são levantar uma parede no corredor e alterar a origem da corrente elétrica na divisão! Há mais do que isso?
    E relativamente a despesas burocráticas? Alguém tem ideia dos custos e quem intervém nestas questões? Obrigado


    Então, se unificar duas frações numa só, não será oportuno ter que suprimir algumas divisões ?
    Vai ficar com 2 cozinhas, 3 ou 4 casas de banho, 2 salas, etc. ?

    Quanto a despesas não disponho dessa experiência.
  6.  # 8

    Colocado por: Nrjorge17O T1 não é meu! A intenção é só comprar a divisao encostada à fim de aumentar o meu T2 para T3. Obrigado

    Ou compra tudo ou não compra nada, ..... para comprar apenas um quarto, é uma carga de trabalhos, que o melhor é esquecer.
  7.  # 9

    Aqui está. A fração L é o T2 que já tenho. A ideia era juntar a J3. Obrigado
      IMG_1435.JPG
  8.  # 10

    Pois, mas o orçamento é limitado e o dono do T1 está disposto a vender a divisão. Óbvio que comprar todo o T1 era o ideal. Obrigado
  9.  # 11

    sise

    não sei se concordo, a junção pode não ser necessária.

    e ainda que em ultima analise pode sempre meter um projeto de alterações, repare que já poderá ter havido casos em que por exemplo uma fração de um espaço comercial adquiriu parte da área de outro espaço comercial no mesmo prédio.

    no entanto a sugestão do picareta é a correta penso eu.
    • size
    • 11 fevereiro 2017

     # 12

    Colocado por: Nrjorge17Pois, mas o orçamento é limitado e o dono do T1 está disposto a vender a divisão. Óbvio que comprar todo o T1 era o ideal. Obrigado


    Então, esqueça, porque não é possível transaccionar uma divisão dessa fração autónoma.
  10.  # 13

    Colocado por: sizeEntão, esqueça, porque não é possível transaccionar uma divisão dessa fração autónoma.

    possível é,....dá é muito trabalho.
  11.  # 14

    Pois o trabalho não me assusta, apenas os vários intervenientes sugadores...
  12.  # 15

    Colocado por: Nrjorge17apenas os vários intervenientes sugadores...

    Quem?
  13.  # 16

    Os que tratam da parte burocrática da coisa...
  14.  # 17

    Colocado por: Nrjorge17Os que tratam da parte burocrática da coisa...

    Ok, já que não quer pagar a quem lhe trate do assunto, esqueça.
  15.  # 18

    Entendeu mal... finanças, câmaras, arquitetos e engenheiros... todos querem uma fatia... sempre bem grande! Não levem a mal
  16.  # 19

    ouviu isso onde??

    olhe de borla é que não fazem com certeza.
    isto é como tudo, até como comprar uma casa, tudo tem um preço.

    sabe que para anexar ( comprar uma divisão), tem de fazer uma alteração ao projeto do prédio, não há volta a dar.
    pode é pedir vários orçamentos e comparar.
    é claro que a burocracia que isso impõe é realmente atroz mas é a que é igual para todos.
  17.  # 20

    Obrigado a todos pelos esclarecimentos.
    Para já vou saber junto das entidades locais o que preciso. Depois vejo se valerá a pena todo o trabalho e despesa.
 
0.0202 seg. NEW