Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    Colocado por: Anonimo06082021santosvieira

    não complique....simplifique.


    Bond, a pergunta até me parece simples e de resposta imediata: um sistema de baixa temperatura tem sempre maior autonomia que um sistema de alta temperatura, pela simples razão que ambos deixam de ter autonomia quando a inércia atinge a temperatura a que trabalham...

    Se tem radiadores que trabalham a 70º, a autonomia do depósito existe enquanto tiver 70º ou mais... se trabalhar a 40º, a autonomia é todo o campo de temperaturas acima de 40º... isto parece-me fácil de assumir. O resto ficará ao critério do instalador, mas isto parece-me mais ou menos fácil de assumir sem grandes compromissos.
    Concordam com este comentário: santosvieira
    • obp
    • 22 janeiro 2021 editado

     # 82

    Boa tarde,

    Passado todo este tempo, estive fora bastante tempo, volto aqui para dar feedback do sistema.

    Mês de Janeiro fez bastante frio, já levo com cerca de 600kw Gastos.
    Nos dias mais frios, não estava a conseguir ter a temperatura de conforto pretendida. Fiz uma alteração da temperatura mínima de impulsão de 39º para 42º, aí já consegui os resultados pretendidos.

    Mais logo coloco aqui o histórico diário do mês de Janeiro.
    • obp
    • 22 janeiro 2021

     # 83

    Bem resumo do sistema:
    - Casa na zona de Leiria
    - 150m2 aquecidos
    - Construção com cerca de 22 anos
    - Isolamento com parede dupla e Wallmate
    - Vidros Duplos

    1º investimento em 2017 de 12600€ (com outros trabalhos extra efetuados na casa):
    - Kit Solar Tisun constituído por 2 Painéis e acumulador FS/1R
    - Bomba calor Vaillant 11kw (115/2)
    - 81 elementos + 2 Toalheiros

    2º Investimento em 2020 de 2400€ (Aqui também tem outros trabalhos extras)
    - 6 Paineis Suntech 275w
    - 1 Inversor SMA SunnyBoy 1.5
    - Estrutura inclinada no telhado


    Investimento Total de 15000€.
    Infelizmente os valores que tenho têm algum trabalho extra da casa e não consigo precisar quando custou ao certo, mas considero esses valores como referência para o sistema Total.

    Temperaturas pedidas:
    Dia: 20º
    Noite 19º

    AQS: 48º

    Temperaturas de impulsão:
    Min: 39º (Atualmente meti a 42º*)
    Máx: 55º

    *Inicialmente tinha uma temperatura mínima de impulsão de 39º, nestes dias mais frios notava não tinha tanto conforto como pretendia. Decidi alterar a Imp. Min. Para 42º e ficou resolvido.


    Consumos de Janeiro (kw):
    01Jan- 22.97
    02Jan- 23.39
    03Jan- 30.97
    04Jan- 27.85
    05Jan- 29.32
    06Jan- 31.01
    07Jan- 32.60
    08Jan- 24.01
    09Jan- 34.32
    10Jan- 33.42
    11Jan- 32.23
    12Jan- 30.65
    13Jan- 26.03
    14Jan- 23.96
    15Jan- 17.31
    16Jan- 19.21
    17Jan- 19.64
    18Jan- 20.03
    19Jan- 20.95
    20Jan- 17.34
    21Jan- 13.58

    Neste momento estou com uma média diária de 26.82kw
    Tem vindo a descer bastante, fruto de não ter estado tão frio como no início do mês.


    Resumindo:
    Continuo contente com o sistema e está dentro do que esperava.
    Tentarei manter atualizado com valores mensalmente, visto ser uma solução que não aparece muitas vezes por aqui (BC Baixa temperatura + Radiadores e toalheiros).
  2.  # 84

    Obrigado pelo feedback obp.

    Essa bomba não é de alta temperatura? Pensei que sim.
    Tambem esotu para colocar Vaillant,
    Neste caso tenho 2 orçamentos, um para a vaillant arotherm 11kW(que penso que seja igual à sua), e outra para a vaillant arotherm plus 11.6kW (são mais 1000€).
    Na sua opinião compensa os 1000€ a mais? é que ainda dá para bastante luz..

    A minha casa é na zona de fátima, são 71 elementos e 1 radiador wc, a casa tem 130m2.
    • obp
    • 24 janeiro 2021

     # 85

    Esta bomba faz no máximo 63º.

    Sei quem "recentemente" lançaram uma nova versão da BC, e tem melhorias... agora se vale os 1000€ de diferença, não sei. É comparar as fichas técnicas.
    Tente negociar alguma coisa a ver se conseguem baixar. Assim sempre ficava com algo maus actual.
  3.  # 86

    A nova faz 75°..
    Pois tenho de ver se compensa a diferença.
    Acha que a sua trabalha no máximo muito tempo?
    • obp
    • 26 janeiro 2021

     # 87

    Não, pelo que tenho visto so vai aos 48º quando faz AQS de resto anda nos 42º e os 46º
  4.  # 88

    Colocado por: obpBem resumo do sistema:
    - Casa na zona de Leiria
    - 150m2 aquecidos
    - Construção com cerca de 22 anos
    - Isolamento com parede dupla e Wallmate
    - Vidros Duplos

    1º investimento em 2017 de 12600€ (com outros trabalhos extra efetuados na casa):
    - Kit Solar Tisun constituído por 2 Painéis e acumulador FS/1R
    - Bomba calor Vaillant 11kw (115/2)
    - 81 elementos + 2 Toalheiros

    2º Investimento em 2020 de 2400€ (Aqui também tem outros trabalhos extras)
    - 6 Paineis Suntech 275w
    - 1 Inversor SMA SunnyBoy 1.5
    - Estrutura inclinada no telhado


    Investimento Total de 15000€.
    Infelizmente os valores que tenho têm algum trabalho extra da casa e não consigo precisar quando custou ao certo, mas considero esses valores como referência para o sistema Total.

    Temperaturas pedidas:
    Dia: 20º
    Noite 19º

    AQS: 48º

    Temperaturas de impulsão:
    Min: 39º (Atualmente meti a 42º*)
    Máx: 55º

    *Inicialmente tinha uma temperatura mínima de impulsão de 39º, nestes dias mais frios notava não tinha tanto conforto como pretendia. Decidi alterar a Imp. Min. Para 42º e ficou resolvido.


    Consumos de Janeiro (kw):
    01Jan- 22.97
    02Jan- 23.39
    03Jan- 30.97
    04Jan- 27.85
    05Jan- 29.32
    06Jan- 31.01
    07Jan- 32.60
    08Jan- 24.01
    09Jan- 34.32
    10Jan- 33.42
    11Jan- 32.23
    12Jan- 30.65
    13Jan- 26.03
    14Jan- 23.96
    15Jan- 17.31
    16Jan- 19.21
    17Jan- 19.64
    18Jan- 20.03
    19Jan- 20.95
    20Jan- 17.34
    21Jan- 13.58

    Neste momento estou com uma média diária de 26.82kw
    Tem vindo a descer bastante, fruto de não ter estado tão frio como no início do mês.


    Resumindo:
    Continuo contente com o sistema e está dentro do que esperava.
    Tentarei manter atualizado com valores mensalmente, visto ser uma solução que não aparece muitas vezes por aqui (BC Baixa temperatura + Radiadores e toalheiros).


    Esse investimento é recuperado em quê , 30/40 anos !!! Ar condicionado para aquecimento/arrefecimento + termossifão/termoacumulador para aqs fazia a festa com 5000 eur.
    • Djmh
    • 26 janeiro 2021

     # 89

    Boas, sabem dizer qual é a esperança média de vida de uma bomba de calor?
    Obrigado
  5.  # 90

    Colocado por: obpNão, pelo que tenho visto so vai aos 48º quando faz AQS de resto anda nos 42º e os 46º


    Já percebi a diferença da sua e da nova, a nova é de alta temperatura, como tenho radiadores de alumínio e são para alta temperatura devo ter que optar pela nova.
    Os seus radiadores são de baixa temperatura logo a bomba que tem enquadra-se.
    • obp
    • 26 janeiro 2021

     # 91

    Colocado por: 1pedro2Esse investimento é recuperado em quê , 30/40 anos !!! Ar condicionado para aquecimento/arrefecimento + termossifão/termoacumulador para aqs fazia a festa com 5000 eur.


    Acho que esses 30/40 anos estão bem longe do esperado, não sei, mas o tempo o dirá...

    Em relação aos AC, para MIM não é viável. Independentemente do tipo de AC (não digo todos, porque não experimentei todos) não me dou nada bem.
    A tipologia da casa, também não permite ter AC em todas as divisões, a não ser que fizesse tetos falsos e andasse a passar condutas.

    O investimento nos fotovoltaicos é um extra que não é apenas para a BC mas também para a casa, visto que estão sempre pessoas em casa.


    Com isto não estou a dizer que fiz ou mau ou um bom investimento. Foi uma opção dentre de muitas possíveis que escolhi, estava disposto a pagar esse valor para ter o conforto, que para mim, era o que pretendia.

    Voltava a fazer outra vez? Pelo menos até à data de hoje, digo que Sim.

    Vamos ver o comportamento/Consumo/durabilidade ao longo do tempo e veremos.

    Coloquei aqui os investimentos e tentarei mensalmente colocar os gastos ou despesas do material/consumo mesmo para se chegar a alguma conclusão.
    • obp
    • 26 janeiro 2021 editado

     # 92

    Colocado por: nightshadeJá percebi a diferença da sua e da nova, a nova é de alta temperatura, como tenho radiadores de alumínio e são para alta temperatura devo ter que optar pela nova.
    Os seus radiadores são de baixa temperatura logo a bomba que tem enquadra-se.


    Os meus radiadores também são de alumínio tradicionais. Marca Kaldo se não estou em erro.
    Na altura estive a ver as fichas técnicas de um radiador de baixa temperatura com este modelo e a diferença com delta 30 não era muita.
    Acho que nas discussões aí para trás tinha falado alguma coisa sobre isso.
  6.  # 93

    Colocado por: obp

    Os meus radiadores também são de alumínio tradicionais. Marca Kaldo se não estou em erro.
    Na altura estive a ver as fichas técnicas de um radiador de baixa temperatura com este modelo e a diferença com delta 30 não era muita.
    Acho que nas discussões aí para trás tinha falado alguma coisa sobre isso.


    Tinha ficado com a ideia que tinha radiadores de baixa temperatura, então os seus são o de alta correto?
    • obp
    • 26 janeiro 2021

     # 94

    Colocado por: nightshadeTinha ficado com a ideia que tinha radiadores de baixa temperatura, então os seus são o de alta correto?


    Sim são.
    • obp
    • 3 fevereiro 2021

     # 95

    Mês de Janeiro:
    Aquecimento e AQS: 723kw
    Média por dia: 23.32kw
  7.  # 96

    obp AQS quantos banhos por dia em média?
    Pode enviar um link/referência para um desses radiadores de baixa temperatura?
    • obp
    • 3 fevereiro 2021

     # 97

    Em média 3 banhos por dia.
    Os radiadores que tenho, são radiadores tradicionais.
    São da radiatori2000 modelo Kaldo
    • obp
    • 3 fevereiro 2021

     # 98

    O valor que apresentei foi tirado do contador dedicado à BC
    No dia 7 de Janeiro adquiri um Shelly EM e realmente os consumos são diferentes.
    De certeza que o contador dedicado deve estar a contar o que os Fotovoltaicos estão a produzir.

    BC
  8.  # 99

    Colocado por: obpOs radiadores que tenho, são radiadores tradicionais.

    Certo, não tinha visto que já tinha referido isso acima.

    Tem a bomba ligada 24h/dia certo? É ela que controla a temperatura de impulsão entre os 42 e 55 para manter os 20º é isso?
    • obp
    • 3 fevereiro 2021

     # 100

    Colocado por: ruimiguelfCerto, não tinha visto que já tinha referido isso acima.

    Tem a bomba ligada 24h/dia certo? É ela que controla a temperatura de impulsão entre os 42 e 55 para manter os 20º é isso?


    Sim, a trabalhar 24h
    20º dia e 19º noite

    Normalmente tenho a 39 e 55, mas devido ao frio de Janeiro aumentei a mínima para os 42º.
    Vou deixar uns tempos nos 42º para ver o impacto que tem nos consumos.
 
0.0280 seg. NEW