Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia! Como é a primeira vez que escrevo, queria dar os parabens às pessoas responsaveis por este forum.

    Como estou a iniciar a construçao de uma casa, e como nao sou da area, vou fazendo varias pesquisas na internet para me documentar sobre os assuntos relacionados com a construçao.
    A grande duvida que tenho é se devo utilizar o capoto ou o sistema tradicional no revestimento da casa. Tenho obtido várias opinioes, muito divergentes e por isso nao consigo tomar uma decisao (sendo esta opçao determinante na construçao da casa)
    Deste modo, gostaria de pedir opinioes sobre este assunto, nomeadamente as vantagens e desvantagens deste sistema, preços para aplicaçao do material, se conhecem habitaçoes com alguns anos onde tenha sido feito a aplicaçao do material e outras dicas que me possam ajudar.

    Cumprimentos
    Ricardo Santos
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2008

     # 2

    Olá e bem vindo! :)

    Há alguma informação aqui.

    O que é que considera, para efeitos de comparação, "tradicional"?
  2.  # 3

    Para mim o tradicional é parede dupla com o isolamento entre os tijolos e o revestimento por fora com cimento.

    Mas no meu caso vou fazer parede dupla com Wallmate no interior e estou na duvida de colocar o "capotto" no exterior. Penso que o Wallmate já fará um bom isolamento mas várias pessoas aconselharam-me a colocar o "capotto". Também já ouvi dizer que com o capotto e a parede dupla sao um desperdicio ou um exagero. Mas é como referi no primeiro comentário: as opinioes sao muito divergentes.
    Por outro lado tenho duvidas quanto à resistencia do "capotto", nomeadamente em relaçao às intemperies, aos pequenos estragos que possa sofrer e acima de tudo a durabilidade do material.
    • FLR
    • 18 fevereiro 2008

     # 4

    Wallmate e capotto não. O capotto é um sistema (ETICS) que inclui o isolamento (poliestireno) e o reboco armado pelo exterior, para um acabamento final. Uma boa solução é parede dupla, com caixa de ar mas sem wallmate, e capotto por fora. A parede dupla é na mesma útil, tanto por razões térmicas e acústicas, como para abrir roços na parede para tubagens, ou para encastrar tomadas. Se não houvesse parede dupla, estaríamos a fazer isso na única parede da casa, criando pontes térmicas, pontos de entrada de humidade, e correndo o risco de ter que abrir buracos em vigas e pilares, que normalmente coincidem com a parede exterior principal. Ou seja, a parede interior da parede dupla é como uma "caixa" pelo interior, que permite este tipo de intervenções sem condicionar o invólucro principal da casa.

    Quanto à resistência às intempéries, o sistema está testado e não apresenta problemas, desde que fornecido por empresas decentes. Estragos a impactos mecânicos, o caso já é diferente. Não será má ideia aplicar um lambrim em pedra, por exemplo, até determinada altura, para proteger o sistema de pontapés e impactos semelhantes.
  3.  # 5

    ola. vou a começar a construir uma casa terrea e gostava de saber se meter o sistema capotto não é necessario pôr aquecimento na casa.
  4.  # 6

    bom dia,
    pois eu tambem estou com essa duvida estive a falar com a arquitecta em relação aos dois metodos de construção, ela sugere o capotto eu tenho um pouco de receio porque em termos de orçamento deverá ser mais caro e depois acho que nem todos os construtores estam á vontade com este tipo de construção. Aguardo a Vossas opiniões. Outra dúvida é nas coberturas planas tradicional vs invertida ...??? obrigada
    •  
      FD
    • 21 abril 2008

     # 7

    Colocado por: rui jorgeola. vou a começar a construir uma casa terrea e gostava de saber se meter o sistema capotto não é necessario pôr aquecimento na casa.

    Se a casa ficar no Sahara não precisa de aquecimento, é verdade. Fora de brincadeira, como deve perceber, isso é daquelas coisas que é difícil dizer, porque primeiro nem diz onde fica a casa... :)
    Mas eu, pelo que aqui tenho lido, nunca diria categoricamente que uma casa construída com este tipo de isolamento, não precisa de aquecimento - tal afirmação depende de muitos factores.

    Colocado por: rita diasbom dia,
    pois eu tambem estou com essa duvida estive a falar com a arquitecta em relação aos dois metodos de construção, ela sugere o capotto eu tenho um pouco de receio porque em termos de orçamento deverá ser mais caro e depois acho que nem todos os construtores estam á vontade com este tipo de construção. Aguardo a Vossas opiniões. Outra dúvida é nas coberturas planas tradicional vs invertida ...??? obrigada

    Se eu estivesse a construir casa agora, preferia investir na estrutura base e poupar em tudo o resto. Com isto quero dizer que vai gastar mais agora com este tipo de isolamento mas, no futuro, a energia dispendida para aquecer ou arrefecer a casa será muito menor. E não sei se anda muito atenta, mas o custo da energia não tem tendência a descer com o passar do tempo... ;)
  5.  # 8

    Boa Noite
    Afinal o que é o "capotto" , como se aplica? quais o pros e contras ?? , ja é acabamento ?
    Alguem me explica ???
    cumprimentos virtuais
    vir2al
  6.  # 9

    Colocado por: FLRWallmate e capotto não. O capotto é um sistema (ETICS) que inclui o isolamento (poliestireno) e o reboco armado pelo exterior, para um acabamento final. Uma boa solução é parede dupla, com caixa de ar mas sem wallmate, e capotto por fora.

    Eu diria: ETICS e parede dupla não. Qual a função da parede dupla se o ETICS estiver no exterior? Engrossar a parede exterior e roubar espaço útil à construção

    A parede dupla é na mesma útil, tanto por razões térmicas e acústicas, como para abrir roços na parede para tubagens, ou para encastrar tomadas.

    Pelas razões térmicas existem as placas EPS, pelas razões acústicas tem que se preocupar é com os envidraçados não com as paredes, os roços serão abertos no tijolo 22, sem qualquer problema.

    Se não houvesse parede dupla, estaríamos a fazer isso na única parede da casa, criando pontes térmicas, pontos de entrada de humidade, e correndo o risco de ter que abrir buracos em vigas e pilares, que normalmente coincidem com a parede exterior principal. Ou seja, a parede interior da parede dupla é como uma "caixa" pelo interior, que permite este tipo de intervenções sem condicionar o invólucro principal da casa.


    A alvenaria tem uma influência mínima na questão térmica (as placas de EPS são no mínimo 20 vezes mais isolantes que a alvenaria), a existência de roços não tem nada a ver com o aparecimento de humidades, até se pretende que a envolvente exterior seja permeável ao vapôr de água, mas isto leva-nos à explicação do que é o ponto de orvalho/vapôr... basta "googlar" e informarem-se sobre o assunto.
    Na minha opinião, para o sistema ETICS, a melhor solução será parede simples, em alvenaria 22 e placas EPS de 6 a 8cm, com isolamento semelhante na cobertura (a construção completamente isolada na sua envolvente exterior). De longe a melhor solução técnica disponível, os custos serão um pouco superiores (não muito) mas com vantagens claras em termos de economia e conforto. Não nos esqueçamos que uma casa é um bem que será usufruído por muitos e largos anos.
  7.  # 10

    Boas,

    Tenho uma duvida relativamente ao capotto, aliás 2:

    1. se colocar capotto no piso 1 e outro revestimento no piso 0 (ardósia) o capotto perde a sua eficácia?
    2. com capotto no revestimento exterior é ou não necessário colocar o wallmate? E se não for necessário e assumindo o capotto apenas no piso 1, colocaria wallmate no piso 0 e no piso 1 não?

    Obrigado pela ajuda.
    Cumprimentos,
  8.  # 11

    Pode e deve colocar o revestimento de ardosia por cima do CAPOTTO (ETICS) com as devidas precauções técnicas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raquel.jma
  9.  # 12

    Obrigado Sr. Pedro,

    Mas isso é mesmo necessário? Colocar capotto na casa toda e depois ardósia no piso 0 vai exponenciar o orçamento ou não?... Jesus.. até me dá uma cuisinha rium quando penso ;)) tem ideia do valor que gastaria por m2 de capotto? Queria já com côr.

    E quanto ao wallmate? Não seria necessário colocar na casa toda?
    Muito obrigado.
  10.  # 13


    Na minha opinião, para o sistema ETICS, a melhor solução será parede simples, em alvenaria 22 e placas EPS de 6 a 8cm, com isolamento semelhante na cobertura (a construção completamente isolada na sua envolvente exterior). De longe a melhor solução técnica disponível, os custos serão um pouco superiores (não muito) mas com vantagens claras em termos de economia e conforto. Não nos esqueçamos que uma casa é um bem que será usufruído por muitos e largos anos.


    Antes de mais obrigado a todos pois este site tem permitido aprender imenso, que sou realmente um ignorante nestas matérias.

    Estou com uma duvida, fala colocar placas EPS 6/8 cm, onde são colocadas no interior das paredes, dado que por fora é o ETICS ou colocadas somente na cobertura - telhado?

    Obrigado a Todos.
    • naar
    • 14 novembro 2009

     # 14

    Boas,

    ETICS - Sistema de isolamento pelo exterior:

    http://www.weber.com.pt/revestimento-e-renovacao-de-fachadas/apoio-ao-projecto/desenhos-de-pormenor.html

    EPS - Esferovite

    http://futureng.wikidot.com/eps

    O ETICS é o sistema, é comercializado por várias marcas; O EPS são as placas de isolamento que são colocadas pelo exterior.

    Veja aqui como é aplicado por exemplo:

    http://www.construlink.com/Homepage/2003_GuiaoTecnico/Ficheiros/gt_395_construlink_17_12_02_2007.pdf

    Cump.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Ana1973
  11.  # 15

    boa noite,

    vou iniciar a construção duma casa este ano e estou indeciso sobre o sistema de isolamento a utilizar. ouvi dizer muito bem sobre o sistema "capotto" (isolamento pelo exterior), mas também ouvi dizer mal, nomeadamente que começa a deteriorar-se com facilidade.

    a casa que vou construir é rústica e tem moldura á volta das janelas e portas, assim como barra em azul. O reboco que a minha mulher gostava de aplicar é "á costa da colher". Se aplicar o sistema capoto, as barras, molduras e reboco á costa da colher, é possível?

    qual é a resistência ás intempéries e ao choque?

    qual o acréscimo de preço esperado para este isolamento, versus a parede dupla com wallmate?
    obrigado,
    nl
  12.  # 16

    Colocado por: canadosboa noite,

    vou iniciar a construção duma casa este ano e estou indeciso sobre o sistema de isolamento a utilizar. ouvi dizer muito bem sobre o sistema "capotto" (isolamento pelo exterior), mas também ouvi dizer mal, nomeadamente que começa a deteriorar-se com facilidade.

    a casa que vou construir é rústica e tem moldura á volta das janelas e portas, assim como barra em azul. O reboco que a minha mulher gostava de aplicar é "á costa da colher". Se aplicar o sistema capoto, as barras, molduras e reboco á costa da colher, é possível?

    qual é a resistência ás intempéries e ao choque?

    qual o acréscimo de preço esperado para este isolamento, versus a parede dupla com wallmate?
    obrigado,
    nl


    Não é Canados de Alenquer, ou é?
  13.  # 17

    sim. canados de alenquer...

    conhece? pode ajudar a esclarecer-me?

    obrigado,
    nl
  14.  # 18

    Colocado por: canados O reboco que a minha mulher gostava de aplicar é "á costa da colher". Se aplicar o sistema capoto, as barras, molduras e reboco á costa da colher, é possível?


    Caro canados, o isolamento pelo exterior que menciona("capotto") é denominado por sistema ETIC`s. Se fizer uma breve pesquisa aqui no Fórum da Casa, rapidamente encontrará informação válida acerca deste sistema.

    Em relação a "...as barras, molduras e reboco á costa da colher..." pode ser mais específico?

    O sistema ETIC`s é caracterizado por materiais próprios e regras de aplicação específicas. Isolamento térmico(Eps), cola apropriada, rede fibra vidro, primário, acabamento final à cor...opiniões divergentes em relação à fixação mecânica("buchas") do isolamento térmico. Existem outros elementos constituintes do sistema(perfis de arranque, pingadeiras, perfis de aresta, etc).



    Colocado por: canados
    qual é a resistência ás intempéries e ao choque?


    Resistência às intempéries é boa quando respeitadas as regras de aplicação do sistema escolhido. Em relação ao choque, tem de ser mais específico.



    Colocado por: canados

    qual o acréscimo de preço esperado para este isolamento, versus a parede dupla com wallmate?


    A comparação de preços entre os diferentes métodos de isolamento térmico não é tão redutora ao ponto de compararmos apenas o investimento inicial. O senhor deverá aprofundar as vantagens e desvantagens do sistema ETIC`s e depois tomará uma opção em consciência.
    A procura de um profissional(projectista, arquitecto, engenheiro,etc) poderá elucida-lo acerca do melhor método para o seu caso em particular.

    Cumprimentos.
  15.  # 19

    Bom dia,

    Alguém me sabe dizer quais as melhores marcas de sistema ETIC´S e uma estimativa de preços por m2 depois de aplicado??

    Cumprimentos
  16.  # 20

    Colocado por: Rui A. B.Bom dia,

    Alguém me sabe dizer quais as melhores marcas de sistema ETIC´S e uma estimativa de preços por m2 depois de aplicado??

    Cumprimentos


    Eu já me andei a informar e tenho estes dados

    Marcas: Weber, MAPEI, Viero, CIN, STO....

    Na zona centro, os preços andam a volta 25,00/35,00 € (depende da marca e do produto de acabamento) com EPS 100/ 50mm, Rede 160 gr, perfis, cantoneira em alumínio.
 
0.0205 seg. NEW