Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    ola fiz um emprestimo ao banco com outra pessoa para construir casa ainda em solteira e o registo da casa fico em meu nome anos mais tarde casei me com essa pessoa com bens a adequirir, de quem é a casa
    obrigada
    • zeto
    • 21 fevereiro 2017

     # 2

    se comprou antes de casar e com bens adequiridos a casa é sua,
    • zeto
    • 21 fevereiro 2017

     # 3

    Colocado por: Anonimo16062021
    Do banco:-))

    Sim é sempre do banco caso não cumpra as regras
  2.  # 4

    Não é nada do banco.
    Tem é uma hipoteca a favor do banco.

    " Na verdade, quando os particulares celebram o contrato de compra e venda e mútuo com hipoteca do imóvel tornam-se logo proprietários do imóvel.

    Deste modo, ao contrário do que se possa pensar, a propriedade da casa adquire-se não no final do empréstimo (normalmente estes empréstimos têm a duração de 20, 30, 40 anos, dependendo do que foi convencionado) mas sim logo no momento em que foi celebrado o contrato.

    Ora, no momento em que é celebrada a escritura é necessário proceder ao registo da propriedade da casa não só para que se dê publicidade da nova situação jurídica do imóvel, mas também para que o proprietário possa opor perante terceiros a propriedade do imóvel (segurança e certeza jurídica).

    Com efeito, tal como se procede ao registo da transmissão de propriedade do imóvel também se deve proceder ao registo da própria hipoteca junto da Conservatória de Registo Predial respetiva. O caso do registo da hipoteca é até um pouco diferente do caso do registo da transmissão do imóvel uma vez que, se a hipoteca não for registada, não chega sequer a existir.

    Daí que, no final do empréstimo, quando os particulares procedem ao reembolso da totalidade do montante em dívida (capital e juros) o Banco deve emitir o documento de distrate de hipoteca para que os particulares possam proceder ao cancelamento de hipoteca do bem.

    No momento do distrate de hipoteca, o imóvel deixa de estar onerado com a hipoteca."

    Fonte : http://www.advogadosinsolvencia.pt/mapa/distrate-de-hipoteca
  3.  # 5

    Paula
    Em que nome està a casa na escritura e na caderneta predial e nas finanças ?
  4.  # 6

    Colocado por: CMartinEm que nome està a casa na escritura e na caderneta predial e nas finanças ?

    Colocado por: paula carvalhoo registo da casa fico em meu nome

    Paula,
    Consulte o registo da casa (Conservatória do Registo Predial). ESSE é que indica quem é o proprietário.
    Aparentemente é você.
  5.  # 7

    emprestimo com outra pessoa? casa em seu nome? acho estranho......
    Concordam com este comentário: marco1
  6.  # 8

    Colocado por: loverscoutemprestimo com outra pessoa? casa em seu nome?
    É possível.
    A escritura de compra e venda pode ser feita em nome de uma pessoa, e a escritura de empréstimo com hipoteca pode ser feito em nome de duas.
    Para o banco, interessa que as pessoas responsáveis pelo pagamento do empréstimo tenham rendimento suficiente para o fazer. Se são ou não são proprietárias do imóvel hipotecado, não interessa nada.
  7.  # 9

    Mutuo para construção feito pelos dois, e com os dois a pagar o emprestimo?
    De quem era o terreno onde construiram?
  8.  # 10

    Colocado por: Luis K. W.É possível.
    A escritura de compra e venda pode ser feita em nome de uma pessoa, e a escritura de empréstimo com hipoteca pode ser feito em nome de duas.
    Para o banco, interessa que as pessoas responsáveis pelo pagamento do empréstimo tenham rendimento suficiente para o fazer. Se são ou não são proprietárias do imóvel hipotecado, não interessa nada.


    tudo é possivel.....

    nao se trata de uma questão de rendimentos, mas sim a garantia de um emprestimo pelo qual é responsavel, nao estar em seu nome....os bancos nao costumam aceitar isto, porque para todos os efeitos estar la o nome da outra pessoa ou nao estar é igual.....em caso de incumprimento primeiro vai o imovel á vida.....só e só se nao for suficiente é que poderá ir a mais patrimonio, caso exista.
  9.  # 11

    Colocado por: Luis K. W.

    Se são ou não são proprietárias do imóvel hipotecado, não interessa nada.


    oh luis isto nem parece seu..... entao o banco aceita como garantia uma coisa que nao é minha?
  10.  # 12

    Colocado por: loverscoutem caso de incumprimento primeiro vai o imovel á vida
    Não.
    Em caso de incumprimento, primeiro vai o seu rendimento à vida.
    (hoje em dia é mais difícil que o imóvel-casa-de-habitação da família vá à vida)

    Colocado por: loverscouto banco aceita como garantia uma coisa que nao é minha?
    Claro que aceita! Desde que o legítimo proprietário ofereça essa coisa como "colateral", qual o problema ?
    (E não estou a falar de cor. É por experiência)

    No fundo, é como o papel que tem um fiador. Ele *dá como garantia* os seus rendimentos e património para um *empréstimo em que não recebe nada*.
  11.  # 13

    o terreno é meu, nas finanças sou eu, caderneta predial sou eu, na escritura tenho de confirmar
    obrigada pela aguda
    • size
    • 22 fevereiro 2017

     # 14

    Colocado por: paula carvalhoo terreno é meu, nas finanças sou eu, caderneta predial sou eu, na escritura tenho de confirmar
    obrigada pela aguda


    Qual escritura ? Então não se tratou da construção de uma casa nesse seu terreno ?

    Convém verificar na Conservatória em que nome, ou nomes, foi registada a casa.
  12.  # 15

    Colocado por: paula carvalhonas finanças sou eu, caderneta predial sou eu
    Nas Finanças, e na Caderneta Predial, é o mesmo.
    O que INTERESSA é o que está na Certidão da Conservatória do Registo Predial!
    Já lho disse lá em cima, Paula.
  13.  # 16

    Quem pagou o terreno , ou ja era seu antes de pedir o emprestimo para a construcao da casa ?
    E quem esteve a pagar ao banco o emprestimo para construcao da casa desde o inicio do emprestimo ate ao seu casamento ?
  14.  # 17

    Colocado por: Anonimo88Quem pagou o terreno , ou ja era seu antes de pedir o emprestimo para a construcao da casa ?
    E quem esteve a pagar ao banco o emprestimo para construcao da casa desde o inicio do emprestimo ate ao seu casamento ?
    Em primeira instância, não interessa para nada "quem pagou". Até pode ter sido o pai Natal.

    O que importa é em nome de quem está a propriedade registada na Conservatória do Registo Predial!
  15.  # 18

    Pronto, está escrito, esta escrito....quer dizer, registado....mas e a parte moral do assunto, nao interessa para nada ? Eu acredito no Pai Natal....e se o Pai Natal tiver andado a pagar metade do emprestimo do terreno e metade do emprestimo da casa, tambem deveria ser dele...mas como nao esta escrito...nao interessa para nada ?!
    Faz-me lembrar uma historia de uns namorados e de um euromilhoes...so estava em nome de um, mas os dois tinham dado o dinheiro, e como é que ficou ?
  16.  # 19

    Colocado por: Anonimo88Pronto, está escrito, esta escrito....quer dizer, registado....mas e a parte moral do assunto, nao interessa para nada ? Eu acredito no Pai Natal....e se o Pai Natal tiver andado a pagar metade do emprestimo do terreno e metade do emprestimo da casa, tambem deveria ser dele...mas como nao esta escrito...nao interessa para nada ?!
    Faz-me lembrar uma historia de uns namorados e de um euromilhoes...so estava em nome de um, mas os dois tinham dado o dinheiro, e como é que ficou ?

    Andaram os 2 a pao e agua uns bons anos por causa da ganancia dos pais dela. No final acho que a decisão foi dividirem o dinheiro...
    Concordam com este comentário: Anonimo88
  17.  # 20

    pois....foi o moralmente correcto.....apesar do boletim so estar em nome de um ! :)
 
0.0216 seg. NEW