Iniciar sessão ou registar-se
    • *cc
    • 19 maio 2017

     # 81

    Foi quando que plantou?
    • HFR
    • 22 maio 2017

     # 82

    As zonas mais desenvolvidas têm 2 meses.
    As outras podem ter 1 mês a 1 mês e meio. Conforme ia arranjando guias, ia plantando !
    • *cc
    • 22 maio 2017

     # 83

    Também plantei a 2 meses mas não estão tão desenvolvidas
    • sbcnv
    • 23 maio 2017 editado

     # 84

    Colocado por: HFROlá a todos.
    Tenho uma porção de terreno a direito, quase rectangular, com cerca de 80m2 que foi alisado e neste momento so tem tela anti-ervas por cima.
    Estando na dúvida entre colocar "bago de arroz" para aplicar relva artificial ou colocar areia adequada a para relva natural, gostaria de arranjar mais argumentos para colocar a relva natural. Já algumas coisas li, mas tenho dúvidas quanto ao tipo de relva natural a escolher.

    A zona terá boa iluminação e calor (muito, no verão) excepto num dos cantos, entre os dois anexos dos vizinhos, que devido à altura, não apanha quase luz no inverno, mas já receberá alguma luz e sombra quente no verão.

    Já ouvi falar de :
    - Semente (Festuca arundinacea)
    - Kukuyo
    - Grama brasileira
    - Escalracho. Os meus pais tiveram escalracho durante muitos anos e pareceu-me ser muito resistente. Plantaram várias peças e ele foi-se alastrando para os lados, sendo que de x em x centímetros criavam novas raízes.
    - Mistura de Grama brasileira + Festuca arundinacea ?


    Gostaria que fosse :
    - De baixa manutenção (no máximo, cortar de 15 em 15 dias no verão. Ou mais...se possível, hehe). No Inverno, de tempos em tempos.
    - Pouco ou moderado consumo de água. "Tolerante" à gestão de água. Não me importo de regar todos os dias um pouco à noite. Já o faço noutra pequena zona de jardim com muitas plantas.
    - Resistente a pragas ou daninhas

    Não me importo de esperar um pouco mais que cresça e/ou que fique ligeiramente amarelada no Inverno, desde que não fique realmente com mau aspecto nesses meses, pois sei que na primavera por norma torna a ficar verde.

    Da vossa experiência, qual a que me recomendariam ?

    Eu sei que relva natural dá trabalho. Só queria mesmo a opção menos trabalhosa e consumidora de água, mas que seja relativamente resistente.

    Obrigado!



    Por semente nao é fragil. Nomeadamente a Festuca sobretudo se for do tipo TTTF. Alias, é usada nos EUA nos desportos devido à sua resistência ao pisoteio.

    É uma relva com folha fina e bastante bonita. Depende do visual que quiser, é uma relva que regra geral, é para manter mais alta.

    Relativamente a regar.... regar a noite está fora de questão! Nao regue a noite! Está a incentivar o crescimento de doenças de fungo, dado que a relva fica muito tempo molhada/humida.

    Regue 1x por semana de forma prolongada, idealmente, antes do sol nascer, assim dá tempo para a agua penetrar no solo sem evaporar, e ao mesmo tempo passado um par de horas ja existe sol para começar a secar a superfície da relva. No verão costumo ter a rega programada para 1 hora antes do nascer do sol e rego 30-40 minutos - o suficiente para 20-25 mm.

    TTTF tem este aspecto:
    relva

    A nivel do tempo de ter a relva fechada, mesmo optando por semente, a festuca em 6 semanas ja fica bem matura... a fotografia acima, a relva tem 6-7 semanas apos ter semeado. Mas durante as primeiras 4 semanas convém ter cuidado com pisoteio e nao ser muito agressivo.

    Outro tipo de cultivares, como PRG por exemplo em 7-14 dias fica com o piso coberto e atinge maturidade em 3-4 semanas. São relvas que não propagam no entanto... o melhor será fazer uma mistura por exemplo TTTF com PRG e KBG, sendo que KBG propaga através de rizomas, no entanto é mais lenta no crescimento e precisa alguma manutençao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: coisasdacasa
    • HFR
    • 26 maio 2017 editado

     # 85

    Esse TTTF tem optimo aspecto e parece ter folha resistente !! Até poderia pensar em fazer mistura com o escalracho, mas receio fazer asneira.

    Tenho regado todos os dias. Ou de manhã, pelas 7, ou ao final da tarde pelas 19.
    Rego cerca de 5 minutos.

    A cada dia que passa, as guias parecem devorar mais e mais terreno em todas as direcções. A folha está bem verde e com aspeto nutrido.

    Quando já estiver bem crescidinha, vou alterar a rega para dia sim, dia não, e assim sucessivamente até regar apenas umas 2 vezes por semana.

    Rego à mão :-)
  1.  # 86

    Colocado por: sbcnv


    Por semente nao é fragil. Nomeadamente a Festuca sobretudo se for do tipo TTTF. Alias, é usada nos EUA nos desportos devido à sua resistência ao pisoteio.

    É uma relva com folha fina e bastante bonita. Depende do visual que quiser, é uma relva que regra geral, é para manter mais alta.

    Relativamente a regar.... regar a noite está fora de questão! Nao regue a noite! Está a incentivar o crescimento de doenças de fungo, dado que a relva fica muito tempo molhada/humida.

    Regue 1x por semana de forma prolongada, idealmente, antes do sol nascer, assim dá tempo para a agua penetrar no solo sem evaporar, e ao mesmo tempo passado um par de horas ja existe sol para começar a secar a superfície da relva. No verão costumo ter a rega programada para 1 hora antes do nascer do sol e rego 30-40 minutos - o suficiente para 20-25 mm.

    TTTF tem este aspecto:
    //=d.offsetWidth&&0>=d.offsetHeight)a=!1;else{c=d.getBoundingClientRect();var f=document.body;a=c.top+("pageYOffset"in window?window.pageYOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollTop);c=c.left+("pageXOffset"in window?window.pageXOffset:(document.documentElement||f.parentNode||f).scrollLeft);f=a.toString()+","+c;b.b.hasOwnProperty(f)?a=!1:(b.b[f]=!0,a=a<=b.g.height&&c<=b.g.width)}a&&(b.a.push(e),b.c[e]=!0)}p.prototype.checkImageForCriticality=function(b){b.getBoundingClientRect&&q(this,b)};h("pagespeed.CriticalImages.checkImageForCriticality",function(b){n.checkImageForCriticality(b)});h("pagespeed.CriticalImages.checkCriticalImages",function(){r(n)});function r(b){b.b={};for(var d=["IMG","INPUT"],a=[],c=0;c=a.length+e.length&&(a+=e)}b.i&&(e="&rd="+encodeURIComponent(JSON.stringify(t())),131072>=a.length+e.length&&(a+=e),d=!0);u=a;if(d){c=b.h;b=b.j;var f;if(window.XMLHttpRequest)f=new XMLHttpRequest;else if(window.ActiveXObject)try{f=new ActiveXObject("Msxml2.XMLHTTP")}catch(k){try{f=new ActiveXObject("Microsoft.XMLHTTP")}catch(v){}}f&&(f.open("POST",c+(-1==c.indexOf("?")?"?":"&")+"url="+encodeURIComponent(b)),f.setRequestHeader("Content-Type","application/x-www-form-urlencoded"),f.send(a))}}}function t(){var b={},d=document.getElementsByTagName("IMG");if(0==d.length)return{};var a=d[0];if(!("naturalWidth"in a&&"naturalHeight"in a))return{};for(var c=0;a=d[c];++c){var e=a.getAttribute("data-pagespeed-url-hash");e&&(!(e in b)&&0=b[e].o&&a.height>=b[e].m)&&(b[e]={rw:a.width,rh:a.height,ow:a.naturalWidth,oh:a.naturalHeight})}return b}var u="";h("pagespeed.CriticalImages.getBeaconData",function(){return u});h("pagespeed.CriticalImages.Run",function(b,d,a,c,e,f){var k=new p(b,d,a,e,f);n=k;c&&m(function(){window.setTimeout(function(){r(k)},0)})});})();pagespeed.CriticalImages.Run('/mod_pagespeed_beacon','https://forumdacasa.com/discussion/47963/5/relva-natural-o-que-escolher/','RLUqK6vQLm',true,false,'ihfYmjH5qnU'); //]]>relva

    A nivel do tempo de ter a relva fechada, mesmo optando por semente, a festuca em 6 semanas ja fica bem matura... a fotografia acima, a relva tem 6-7 semanas apos ter semeado. Mas durante as primeiras 4 semanas convém ter cuidado com pisoteio e nao ser muito agressivo.

    Outro tipo de cultivares, como PRG por exemplo em 7-14 dias fica com o piso coberto e atinge maturidade em 3-4 semanas. São relvas que não propagam no entanto... o melhor será fazer uma mistura por exemplo TTTF com PRG e KBG, sendo que KBG propaga através de rizomas, no entanto é mais lenta no crescimento e precisa alguma manutençao



    Bastante interessante este post.
    Sabe dizer onde arranjar semente dessa TTTF?
    Concordam com este comentário: 21papaleguas
    • sbcnv
    • 26 maio 2017 editado

     # 87

    vou fazer um topico separado com todas as dicas que conheco ...

    tttf e festuca ... e' um tipo de relva desenvolvido de forma a folha ser fina e do estilo de campo de relvado.

    TTTF = Turf Type Tall Fescue
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Tyrande
    • HFR
    • 28 junho 2017 editado

     # 88

    Aqui está a relva, fotos tirada ontem !

    https://drive.google.com/open?id=0B7QqUhYAtDF9OEtEeWk0akVYNzg

    https://drive.google.com/open?id=0B7QqUhYAtDF9SE8zRjc2VHFFQm8

    https://drive.google.com/open?id=0B7QqUhYAtDF9SUxqN3BTYlpITVE

    https://drive.google.com/open?id=0B7QqUhYAtDF9cFBGQ0dubVRZaXc

    Algumas zonas já fecharam, outras quase e uma outra está um pouco mais atrasada, pois foi plantada
    e re-plantada posteriormente, já que as primeiras guias não pegaram.

    Também noto algumas zonas com um verde mais escuro e outras mais claro. É normal ? Eu rego e adubei tudo por igual. As mais claras têm folha mais dura.

    Mesmo assim, de mês para mês nota-se grande evolução.

    Até já lhe dei um pequeno corte apenas para nivelar a zona mais desenvolvida e tornar o aspecto mais uniforme em todo o terreno. Confesso, foi só uma desculpa pois o que eu queria era testar o corta-relva ! :)

    Na verdade, creio que até tenha que mandar afiar a lamina, apesar de ser nova. Passados 2 ou 3 dias, notam-se algumas folhas com uma "tirinha castanha" no topo, onde foram cortadas, enquanto noutras ficaram bem e nada se nota. É suposto a lamina estar tão afiada como uma faca? É que eu seguro-a com a mao e nota-se que a ponta que corta é fininha com a inclinação para o corte, mas ligeiramente "arredondada". Ou seja, não é como uma lamina normal.
  2.  # 89

    sim afiar a lamina... quanto aos diferentes verdes da relva... isso eh porque sao tipos diferentes de relva. O verde flurescente e' POA trivialis
    • HFR
    • 28 junho 2017

     # 90

    Tenho dois escalrachos diferentes? Ora xiça... E agora? Aquilo há de misturar-se certo? As tantas já não dou por nada. Mas a escura é melhor...
    É suposto afiar as lâminas? É que já me basta ter as rodas ligeiramente desalinhadas fugindo o corta relvas um pouco para a esquerda. Nada do outro mundo, só notável se o empurrar numa superfície a direito, tipo chão. Mas é mais uma coisinha para reclamar...
  3.  # 91

    Poa trivialis nao e' escalracho... 'e um outro tipo de erva/relva. Pelo menos eh o que me parece pela cor:




    Quanto a lamina sim... bem afiada... tipo uma faca de talho quase. O corte quanto mais "limpo" melhor porque nao stressa a relva e evita a invasao de fungos pela tal zona acastanhada
    • HFR
    • 28 junho 2017

     # 92

    Mas eu plantei tudo sendo escalracho, com as guias. Não tenho ervas daninhas. Será que essa zona tem apanhado menos água? Veio tudo do mesmo sítio...
    Quanto às lâmina, tenho que fazer isso..
  4.  # 93

    Colocado por: HFRTenho dois escalrachos diferentes? Ora xiça... E agora? Aquilo há de misturar-se certo? As tantas já não dou por nada. Mas a escura é melhor...
    É suposto afiar as lâminas? É que já me basta ter as rodas ligeiramente desalinhadas fugindo o corta relvas um pouco para a esquerda. Nada do outro mundo, só notável se o empurrar numa superfície a direito, tipo chão. Mas é mais uma coisinha para reclamar...

    Tem que mandar alinhar a direcção...:-)
    • HFR
    • 29 junho 2017 editado

     # 94

    Pois, não é um desvio enorme, mas desvia-se. Se o empurrar em chão liso, ao fim de 1 metro ou 2 começa a desviar um pouquito para a esquerda. Isto é normal acontecer ?
    O vendedor aceita recolher o corta-relva sem custos para mim, enviar para a Alemanha, para o fabricante analisar e se aceitar, entregarem-me outro.
    A questão, é se vai para lá, não aceitam ou ainda me dão outro em pior estado. E nisto arrisco-me a perder um mês, com o artigo a viajar para lá e para cá.

    É que fora disso, trabalha impecavelmente, pega sempre à primeira ou segunda sem esforço.

    Já retirei as rodas e tentei dar uns "toques" nos pinos de ferro onde elas encaixam, mas aquilo é tão duro que nem torceu.

    Não sei bem que fazer. Se calhar não é assim um problema tão grande.
  5.  # 95

    A zona do meu jardim que pretendo arrelvar é argilosos.
    Disseram-me para plantar são Carlos, pois seria mais adequada.
    Como posso saber se será a mais adequada?
    • HFR
    • 30 junho 2017 editado

     # 96

    A "grama" São Carlos é muito bonita. Quase foi a minha escolha.

    O meu terreno também era argiloso - e muito. Não sei se a relva se dará bem num terreno tão argiloso, mas no meu caso, removi cerca de 15cm de altura de barro com escavadora e coloquei terra normal para cultivo. No nivel em que ficou a zona barrenta (cerca de 15cm abaixo do nível actual), ainda tenho valas de drenagem com brita e geotextil tipo esqueleto, para a zona esquerda e direita do terreno, com um tubo PCV comum central que leva o excesso de água para a saída dos pluviais.

    O barro tem uma vantagem de preservar bem a agua, mas também encharca e não drena muito bem. Faz lama. Para além disso fica duríssimo no verão. Pelo menos o meu era assim. Mas eu via ali barro de todas as cores.

    O meu escalracho (Grama Bermudas?) pegou muito bem com a terra nova.

    Outros entendidos poderão dar a sua opinião... :)
    • HFR
    • 11 julho 2017 editado

     # 97

    Apenas para atualizar, entretanto removi a lamina da máquina, e com uma lixadora vibratória e uma lixa 240 passei igual numero de vezes de um lado e de outro (espero nao ter desiquilibrado a lamina em peso).

    As zonas cortantes ficaram bem mais afiadas, quase em bico e não tão arredondadas. Tentei manter o mesmo ângulo e acho que consegui.

    Há que testar agora :-)
    • HFR
    • 20 julho 2017

     # 98

    Teste feito. Corta muito bem e já não vejo relva "desfiada" !!!

    Vamos ver como fica o aspecto ao fim de 2-3 dias, dado que da ultima vez amarelou ligeiramente devido ao tal "desfiar" da parte superior da relva.
    • HFR
    • 26 julho 2017

     # 99

 
0.0326 seg. NEW