Iniciar sessão ou registar-se
    • Aveb
    • 25 fevereiro 2017 editado

     # 1

    Alguém sabe alguma coisa sobre a obrigatoriedade de elevadores terem uma linha telefonica associada, para segurança?? Não é um número para ligar, é uma ligação direta.. numa empresa minha conhecida exigiram.. será essencial também num condomínio habitacional?
  1.  # 2

    Acho que sim... mas penso que só em novas instalações. Pode ser GSM.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Aveb
  2.  # 3

    Colocado por: AvebAlguém sabe alguma coisa sobre a obrigatoriedade de elevadores terem uma linha telefonica associada, para segurança?? Não é um número para ligar, é uma ligação direta.. numa empresa minha conhecida exigiram.. será essencial também num condomínio habitacional?


    Meu estimado, creio estar a referir-se ao sistema de comunicação bidireccional que garante a segurança do passageiro em situações de emergência e que permite a comunicação bidireccional rápida e fiável entre o passageiro no interior da cabina e o agente do centro de atendimento ao cliente. Essa comunicação fica, geralmente, ligada à central de emergência da EMA responsável pelo equipamento em questão, e permite que a pessoa encarcerada na cabina consiga de uma forma autónoma pedir ajuda a quem possa efectivamente prestar assistência nessa circunstância.

    Neste concreto, importa atentar que com a publicação do Decreto-Lei nº 295/98, que transcreveu as normas europeias de segurança de ascensores contempladas na directiva 95/16/CE, passou a ser obrigatório, para todos os elevadores colocados em marcha após 1 de Julho de 1999, a existência de um sistema de comunicação bidireccional da cabina do ascensor para o exterior. Acresce ressalvar que a funcionalidade das comunicações bidireccionais nos elevadores instalados depois de Junho de 1999 não é sempre igual. Para os elevadores instalados depois de Junho de 2004, o Despacho 10500 / 2004 da Direcção-Geral de Geologia e Energia já prevê o cumprimento da EN 81-28 de 2003, o que obriga, entre outras coisas, que as comunicações bidireccionais sejam testadas de 72 em 72 horas.

    Desta sorte, se o seu elevador é anterior à data da publicação deste diploma lega, não é obrigado a possuir este sistema, porém, nada obsta a que a assembleia delibere no sentido de equipar a cabine com este sistema de segurança. No entanto, tenho ouvido comentários de que uma percentagem muito significativa das linhas telefónicas instaladas nas cabinas dos elevadores encontra-se inoperacional por falta de pagamento do serviço...
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Luis K. W., reginamar, Aveb
  3.  # 4

    Por acaso sabem-me dizer para que serve a chave do elevador em concreto? Numa escola com 3 elevadores é possível bloquear um elevador, para que não seja utilizado sem o desligar eletricamente? obrigado
  4.  # 5

    Depende da chave? e o que esta controla.
    Meta fotos do local que a chave acciona.
  5.  # 6

    neste momento não tenho fotos, pelo que experimentei, a chave apenas faz abrir a porta, ou seja roda-se a chave e abre a porta do elevador, penso que não existe mais nenhuma. Querer bloquear um elevador com chave ou outro mecanismo é legal num local publico?
  6.  # 7

    A plataforma elevatoria que apliquei numa escola, tem CHAVE, só quem usar uma chave é que pode utilizar a plataforma (elevador).
    O elevador na maior parte dos casos existe por questões de cumprir a legislação de acessibilidades ( pessoas com mobilidade condicionada)... O seu acesso deve ser restrito/ condicionado. ainda mais numa escola. Senão bem que pode vir orçamento para os custos de operação.
    Se fizer falta, tem de pedir a chave ao responsável.
    Portanto depende da situação.
  7.  # 8

    mas numa plataforma entende-se que haja uma chave para fazer subir ou descer a plataforma, mas estamos a falar de um elevador normal, numa escola e alguém quer ter uma chave para o elevador ser usado só quando for necessário. A unica chave existente, serve para apenas abrir a porta
  8.  # 9

    Colocado por: joedualmarA unica chave existente, serve para apenas abrir a porta

    Estamos a falar do mesmo.
    Uma chave para inibir a utilização do elevador ou não?
    É preciso uma chave para os botões de chamada funcionarem, certo?
  9.  # 10

    estou a pensar que existe no local uma solução destas:
    só com a chave na posição "ON" é que o botão de chamada vai funcionar.
    É o que previ como opção na instalação de uma plataforma vertical numa escola ( existe também para elevador)
      Capturar.JPG
  10.  # 11

    neste caso, todos os pisos tem o botão de chamada, a chave ao que parece apenas serve para, num caso de emergência abrir a porta. Mas a minha pergunta, continua a ser a mesma, num edificio escolar existe 2 elevadores em lugares opostos, é possível bloquear um deles, ou não?
  11.  # 12

    Sim, porque não haveria de ser possivel. ainda para mais se um deles possibilitar o acesso a todos os pisos de igual modo do que o que ficará inactivo.
    É uma questão de gestão interna de operações.
    em termos de emergencia os elevadotres não são considerados, excepto se o mesmo for um elevador prioritário para bombeiros ( não em parece que seja o caso )
    Colocado por: joedualmara chave ao que parece apenas serve para, num caso de emergência abrir a porta.

    Então está-se a referir á chave de emergencia de abertura de portas, em caso de emergencia. Isso nada tem a haver com inibição do elevador.

    Se não expor concretamente o que tem instalado e o que pretende fazer, não consigo ajudar objectivamente.. andamos aqui ás voltas....

    No seu caso qual é a entidade que explora o estabelecimento? publica? privada?
  12.  # 13

    publica, a parque escolar! Neste momento pelo conhecimento que tenho existe apenas uma chave, a tal que faz abrir a porta em caso de emergência, mais nenhuma. Estão instalados 2 elevadores que são usados, segundo as normas internas, por deficientes e por professores!, e estão proibidos de ser usados à restante comunidade escolar, mas alguém quer que um dos elevadores seja usado apenas por deficientes e quer ter em sua posse uma chave para bloquear o dito elevador... Não havendo mais nenhuma chave isto é possível, sem desligar o elevador da corrente elétrica?
  13.  # 14

    Colocado por: joedualmarNeste momento pelo conhecimento que tenho existe apenas uma chave, a tal que faz abrir a porta em caso de emergência, mais nenhuma.

    Como é que sabe que a chave é para abrir a porta em caso de emergência? Normalmente em caso de emergência não se utiliza o elevador!!

    Colocado por: joedualmarmas alguém quer que um dos elevadores seja usado apenas por deficientes

    Acho que é o mais sensato, professores e alunos devem utilizar as escadas.
  14.  # 15

    Desencarceramento de pessoas ;), é para isso que serve a chave de "emergencia" das portas de elevador ;)
  15.  # 16

    Colocado por: Pedro BarradasDesencarceramento de pessoas ;), é para isso que serve a chave de "emergencia" das portas de elevador ;)

    Isso são aquelas triangulares, mas acho que não era disso que estávamos a falar, mas sim daquelas do post 10, que permitem a utilização do elevador apenas a quem tem chave.
  16.  # 17

    Colocado por: PicaretaIsso são aquelas triangulares, mas acho que não era disso que estávamos a falar, mas sim daquelas do post 10, que permitem a utilização do elevador apenas a quem tem chave.

    Certíssimo, mas eu ainda não cheguei a entender em concreto de que tipo de chave estamos a falar...
  17.  # 18

    vamos lá ver se nos entendemos, a chave existente é uma chave normal, não é triangular, eu experimentei-a e ela faz abrir as portas do elevador, só isso mais nada. A minha pergunta é a mesma, existe alguma maneira de bloquear/desactivar um elevador? Todos sabemos que em caso de emergência deve-se usar as escadas
  18.  # 19

    tipo chave yale
  19.  # 20

    neste caso concreto, como inibir o elevador não existindo mais nenhuma chave. Apenas gostava de saber só isso, nada mais, é dificil
 
0.0185 seg. NEW