Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

    Colocado por: BricoleiroO meu testemunho hoje:
    14 graus na rua, 15 dentro de casa.
    Gasto em aquecimento: zero.

    Esses relatos que se leem aqui de temperaturas negativas fora e 20 graus dentro de casa só com 2 cavacas são de bradar aos céus! :)

    Bricoleiro vejo o fórum unicamente como partilha de informação/experiências. A minha área profissional não se cruza com nada que diga respeito à construção de casas, quer à venda de equipamentos para a casa. Logo se consultasse os tópicos que fui criando aquando da construção da minha casa, perceberia a minha maneira de estar aqui no fórum. Estas suas dúvidas são legítimas de quem não conhece melhor que a construção típica portuguesa de há uns anos atrás (felizmente tem melhorado). Como foi dito pelo Alex, se não olhar ao investimento feito em isolamento, mais tarde receberá em volta esse investimento. Posto isso, é esse retorno que estou a ter no investimento que fiz em isolamento (10cm étics, 16cm lã vidro no teto e ainda 3cm antes da telha). A fonte de calor foi colocada a medo (uma vez que tive que instalar pre nas wc e corredor de acesso aos quartos e preinstalação de ac em toda a casa), mas revelou-se mais que suficiente. As 3 cavacas por dia mantém-se. A temperatura interior a variar entre 20° e 22 mantém-se. A temperatura exterior está noite subiu muito.
    Tenho tanta confiança neste consumo de lenha durante o inverno que não tenho stock além dos 3m3 comprados este verão.
    Agora se não acredita é problema seu, não ponha é em causa a minha honestidade porque aí já me toca...
    Concordam com este comentário: Pedro_Rof, alexp, jorgealves, psferreira2013, Ricardo Al, leandro_m
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexp, master_chief
  2.  # 422

    Colocado por: nandogonca
    Bricoleiro vejo o fórum unicamente como partilha de informação/experiências. A minha área profissional não se cruza com nada que diga respeito à construção de casas, quer à venda de equipamentos para a casa. Logo se consultasse os tópicos que fui criando aquando da construção da minha casa, perceberia a minha maneira de estar aqui no fórum. Estas suas dúvidas são legítimas de quem não conhece melhor que a construção típica portuguesa de há uns anos atrás (felizmente tem melhorado). Como foi dito pelo Alex, se não olhar ao investimento feito em isolamento, mais tarde receberá em volta esse investimento. Posto isso, é esse retorno que estou a ter no investimento que fiz em isolamento (10cm ética, 16cm lã vidro no teto e ainda 3cm antes da telha). A fonte de calor foi colocada a medo (uma vez que tive que instalar pre nas ações e corredor de acesso aos quartos e preinstalação de acordo em toda a casa), mas revelou-se mais que suficiente. As 3 cavacas por dia mantém-se. A temperatura interior a variar entre 20° e 22 mantém-se. A temperatura exterior está noite subiu muito.
    Tenho tanta confiança neste consumo de lenha durante o inverno que não tenho stock além dos 3m3 comprados este verão.
    Agora se não acredita é problema seu, não ponha é em causa a minha honestidade porque aí já me toca...
  3.  # 423

    Encontrei este topico e vou deixar o meu conributo.
    A minha casa com temperaturas de 12 graus durante o dia e 2 a 4 durante à noite mantem-se nos 14 a 15 graus sem qualquer aquecimento.
    Isso é bom ou mau? Tenho capoto de 6 cm e pladur por dentro. E tenho algumas janelas grandes no piso rc.
    Tenho pré instalação de radiadores e AC. Ainda não decidi o que meter. Para já vou aquecendo com recuperador de calor e mantenho a casa com temperaturas de 17 e 20. Se abrir as portas todas mantenho 17. Se fechar o rc, mantenho 20.
    Tenho aproveitamento do calor para os 3 quartos. Nos wcs uso uns aquecedores eléctricos.
    Será bom?
    Mas gasto duas toneladas de lenha por inverno.
    São cerca de 200€ por ano.
    Para já não tenho sentido necessidade de investir em AC ou radiadores. A solução de radiadores será uma alternativa para no futuro ligar a caldeira a gás natural.
  4.  # 424

    Colocado por: SirruperA minha casa com temperaturas de 12 graus durante o dia e 2 a 4 durante à noite mantem-se nos 14 a 15 graus sem qualquer aquecimento.


    Sem nenhuma fonte de aquecimento e se essas temperaturas se mantiverem durante algum tempo do é possível casa estar mais quente que a temperatura máxima exterior de estiver sol e tiver bons ganhos solares pelos vidros!
    Senão, sem sol, é impossível.
  5.  # 425

    Calor humano...
  6.  # 426

    Frigorífico
  7.  # 427

    Colocado por: nandogoncaBricoleiro vejo o fórum unicamente como partilha de informação/experiências.


    Como também partilho da sua ideia e lendo o seu testemunho gostava de saber como faz a ventilação da sua casa?

    Nestes dias mais rigorosos tendo como temperatura maxima exterior 15º e dentro de casa 20º, apenas abrindo as janelas em oscilo batente durante 20/30 minutos a temperatura dentro de casa cai logo para uns 16/17º.

    Tem o mesmo problema?
  8.  # 428

    Colocado por: papacurvas

    Como também partilho da sua ideia e lendo o seu testemunho gostava de saber como faz a ventilação da sua casa?

    Nestes dias mais rigorosos tendo como temperatura maxima exterior 15º e dentro de casa 20º, apenas abrindo as janelas em oscilo batente durante 20/30 minutos a temperatura dentro de casa cai logo para uns 16/17º.

    Tem o mesmo problema?

    Não tenho ventilado... Nos dias que está sol e estou em casa, baixo os estores e oscilo a janela. Desta forma cria um tipo de radiador no Estor (cinza antracite). E ventila um pouco. Mas pela minha experiência, não é 20 minutos que arrefecem uma casa. Ela se estiver com 20° constantes, esses 20 minutos, rapidamente a casa por inércia vai repor a temperatura.

    O meu maior problema é a humidade. Tenho 2 desumidificadores nas wc que se usa nos banhos, e ficam ligados depois dos banhos, algumas horas. Vou controlando a humidade e tento manter a casa nos 60%.
  9.  # 429

    Colocado por: SirruperTenho aproveitamento do calor para os 3 quartos. Nos wcs uso uns aquecedores eléctricos

    Como aproveita esse calor? Tem condutas de ar quente?
    Eu nas wc como não ligou o PRE elas andam com temperaturas de 18,5° a 19° , o que para a criançada molhada dos banhos acho pouco. Basta ligar um termo entulhados 5 minutos na wc, que fica confortável para os banhos.
  10.  # 430

    Colocado por: papacurvas

    Como também partilho da sua ideia e lendo o seu testemunho gostava de saber como faz a ventilação da sua casa?

    Nestes dias mais rigorosos tendo como temperatura maxima exterior 15º e dentro de casa 20º, apenas abrindo as janelas em oscilo batente durante 20/30 minutos a temperatura dentro de casa cai logo para uns 16/17º.

    Tem o mesmo problema?

    Depende da casa e características.
    Eu desisti da vmc. Tenho uma coisa parecida para renovar o ar na despensa lavandaria e WC que são espaço interiores. sem janelas, bem como para cumprir regularmento.
    Depois abro 10 minutos às janelas para renovar o ar. O ar frio dá outro ambiente à casa. Neste período de tempo a temperatura diminui 1 a. 2 graus no máximo, mesmo estando na rua 8 a 10 graus. Fechando as janelas, em instantes se perde a sensação de frio e rapidamente o PRH repõe a temperatura. 15 a 20 minutos para arejar a casa é demais.
  11.  # 431

    Colocado por: SirruperTenho pré instalação de radiadores e AC. Ainda não decidi o que meter. Para já vou aquecendo com recuperador de calor e mantenho a casa com temperaturas de 17 e 20. Se abrir as portas todas mantenho 17. Se fechar o rc, mantenho 20.
    Tenho aproveitamento do calor para os 3 quartos. Nos wcs uso uns aquecedores eléctricos.
    Será bom?
    Mas gasto duas toneladas de lenha por inverno.
    São cerca de 200€ por ano.

    200€/ano a meu ver não é nada.
    Do que conta nem sei porque ainda pensa em investir em mais alguma coisa. Mantenha o RC fechado, 20ºC é uma temperatura já muito confortável para o comum dos mortais.
  12.  # 432

    Colocado por: papacurvasNestes dias mais rigorosos tendo como temperatura maxima exterior 15º e dentro de casa 20º, apenas abrindo as janelas em oscilo batente durante 20/30 minutos a temperatura dentro de casa cai logo para uns 16/17º.

    Qual é o tipo de aquecimento? Tem paredes em gesso cartonado ?
  13.  # 433

    Colocado por: nandogonca
    Bricoleiro vejo o fórum unicamente como partilha de informação/experiências. A minha área profissional não se cruza com nada que diga respeito à construção de casas, quer à venda de equipamentos para a casa. Logo se consultasse os tópicos que fui criando aquando da construção da minha casa, perceberia a minha maneira de estar aqui no fórum. Estas suas dúvidas são legítimas de quem não conhece melhor que a construção típica portuguesa de há uns anos atrás (felizmente tem melhorado). Como foi dito pelo Alex, se não olhar ao investimento feito em isolamento, mais tarde receberá em volta esse investimento. Posto isso, é esse retorno que estou a ter no investimento que fiz em isolamento (10cm étics, 16cm lã vidro no teto e ainda 3cm antes da telha). A fonte de calor foi colocada a medo (uma vez que tive que instalar pre nas wc e corredor de acesso aos quartos e preinstalação de ac em toda a casa), mas revelou-se mais que suficiente. As 3 cavacas por dia mantém-se. A temperatura interior a variar entre 20° e 22 mantém-se. A temperatura exterior está noite subiu muito.
    Tenho tanta confiança neste consumo de lenha durante o inverno que não tenho stock além dos 3m3 comprados este verão.
    Agora se não acredita é problema seu, não ponha é em causa a minha honestidade porque aí já me toca...
    Concordam com este comentário:jorgealves,alexp,psferreira2013,Pedro_Rof
    Estas pessoas agradeceram este comentário:alexp

    Não meto em causa o que é, meto em causa uma diferença de mais de 20 graus entre exterior e interior tal qual como li, não tenho acompanhado os seus tópicos, comentei apenas do que li atrás.
    Não acredito em soluções milagreiras e subscrevo um coment de outro utilizador atrás também: é tudo muito bonito mas quando esta mesmo frio é preciso aquecer mesmo.
    Não se esqueça que quanto mais isolamento tiver mais resistência tem às condições externas, no entanto é uma questão de dias/ tempo para acumular e depois mais dificil é também o retorno.
  14.  # 434

    Colocado por: Bricoleiro
    Não meto em causa o que é, meto em causa uma diferença de mais de 20 graus entre exterior e interior tal qual como li, não tenho acompanhado os seus tópicos, comentei apenas do que li atrás.
    Não acredito em soluções milagreiras e subscrevo um coment de outro utilizador atrás também: é tudo muito bonito mas quando esta mesmo frio é preciso aquecer mesmo.
    Não se esqueça que quanto mais isolamento tiver mais resistência tem às condições externas, no entanto é uma questão de dias/ tempo para acumular e depois mais dificil é também o retorno.


    Tenho uma estação meteorológica no exterior que grava todas as informações exteriores e interiores. No início de dezembro houve dias seguidos com temperaturas negativas no exterior. As temperaturas interiores variam dos 22° quando o recuperador funciona e os 20° no final do dia seguinte. O calor gerado pela queima é todo aproveitado, quer pela gestão da entrada de oxigénio, quer pelo ventilador de 400m3, quer pelo excelente isolamento das condutas de ar (a mais longa com 9metros). A lenha também influencia, e aprendi que pinho não me serve (queima rápido demais), este ano só Carvalho e eucalipto, tendo o Carvalho uma queima lentíssima. A forma como se queima também se revelou uma mais valia (upside down fire). Todas estas variáveis mais as já explicadas, resultam neste reduzido consumo. É normal que se houver semanas seguidas de temperatura exterior perto dos 0° e dias sem sol, para aproveitamento, é normal que seja necessário aumentar a queima. De lembrar que já moro nesta casa há quase 5 anos e conheço as suas limitações no verão e mais valias no inverno. No início comprava 5m3 de lenha, rapidamente verifiquei que 3m3 chegam e sobram. Se quiserem mais informações da instalação da fonte de calor é consultar os tópicos que criei para a construção da minha casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC
  15.  # 435

    Colocado por: nandogoncaEla se estiver com 20° constantes, esses 20 minutos, rapidamente a casa por inércia vai repor a temperatura.


    Como a sua tem ETICS talvez consiga essa inércia que fala eu com paredes simples tenho sempre de voltar a climatizar para chegar aos valores pretendidos.



    Colocado por: callinas15 a 20 minutos para arejar a casa é demais.

    Como começou por falar depende da casa, características e principalmente de como é feita essa ventilação.



    Colocado por: alexpQual é o tipo de aquecimento? Tem paredes em gesso cartonado ?

    Ac ainda não totalmente montado, sem paredes em gesso cartonado.
  16.  # 436

    Colocado por: nandogonca

    Tenho uma estação meteorológica no exterior que grava todas as informações exteriores e interiores. No início de dezembro houve dias seguidos com temperaturas negativas no exterior. As temperaturas interiores variam dos 22° quando o recuperador funciona e os 20° no final do dia seguinte. O calor gerado pela queima é todo aproveitado, quer pela gestão da entrada de oxigénio, quer pelo ventilador de 400m3, quer pelo excelente isolamento das condutas de ar (a mais longa com 9metros). A lenha também influencia, e aprendi que pinho não me serve (queima rápido demais), este ano só Carvalho e eucalipto, tendo o Carvalho uma queima lentíssima. A forma como se queima também se revelou uma mais valia (upside down fire). Todas estas variáveis mais as já explicadas, resultam neste reduzido consumo. É normal que se houver semanas seguidas de temperatura exterior perto dos 0° e dias sem sol, para aproveitamento, é normal que seja necessário aumentar a queima. De lembrar que já moro nesta casa há quase 5 anos e conheço as suas limitações no verão e mais valias no inverno. No início comprava 5m3 de lenha, rapidamente verifiquei que 3m3 chegam e sobram. Se quiserem mais informações da instalação da fonte de calor é consultar os tópicos que criei para a construção da minha casa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:ATTC

    Consegue ter 20 graus no interior com temperaturas negativas no exterior, sem aquecimento?!
  17.  # 437

    De momento usamos isto:
    https://www.worten.pt/i/c5f45852cdc7137ba07aed4f6dd6e5c1f6ccdf5f.jpg
    os classicos termoventiladores
    aquilo afirma que consome uns 2000W no máximo
    pesquisando no google sobre como calcular os consumos encontrei uma formula que me indica que este termoventilador em 12 horas de funcionamento gasta 6 kw/dia, no final do mês terá um grande peso no total

    Indo à questão que me surgiu depois de ler algumas coisas deste tópico, e visto ter "supostamente" uma pré-instalação de AC, um AC para aquecer um quarto com uns 10m2, quanto é que custará?
  18.  # 438

    Colocado por: Bricoleiro
    Consegue ter 20 graus no interior com temperaturas negativas no exterior, sem aquecimento?!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:alexp


    Que parte é que não percebe?


    Colocado por: nandogoncaAs temperaturas interiores variam dos 22° quando o recuperador funciona e os 20° no final do dia seguinte
  19.  # 439

    Colocado por: Bricoleiro
    Consegue ter 20 graus no interior com temperaturas negativas no exterior, sem aquecimento?!

    Nesta casa habitada, sem dúvida que consigo passar um dia sem ligar o recuperador mesmo havendo temperaturas negativas no exterior... Não sei qual é o seu espanto... Já esteve dentro de uma casa convenientemente isolada durante o inverno?
    Agora se essa temperatura se mantiver negativa por vários dias, aí como é normal tenho que dar um aquecimento a casa. Mas não preciso de gastar balurdios para a manter nos 20°.
    E estamos a falar de temperatura destes dias de dezembro. Negativas à noite, e sol de dia. Por exemplo hoje a casa está nos 21°, sem ter ligado o recuperador, lá fora chove, mas estão 11° , como é óbvio, nem liguei o recuperador. Outro exemplo da qualidade da lenha e da instalação, ontem liguei o recuperador por volta das 23h00, com 3 cavacas (2 de Carvalho e 1 eucalipto), durou a noite toda a queimar e quando sai de casa para o almoço, por volta das 12h00, ainda tinha brasa e o ventilador ainda a bombar. Na minha instalação não me interessa ter uma chama enorme e muito calor, é preferível queima lenta por muito tempo.
  20.  # 440

    Colocado por: master_chiefos classicos termoventiladores
    aquilo afirma que consome uns 2000W no máximo
    pesquisando no google sobre como calcular os consumos encontrei uma formula que me indica que este termoventilador em 12 horas de funcionamento gasta 6 kw/dia, no final do mês terá um grande peso no total

    Não sei que contas fez mas um aparelho desses consome 2Kw por hora. Por isso se o ligar 12h vai gastar não 6 mas sim 24kw...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: master_chief
 
0.1214 seg. NEW