Iniciar sessão ou registar-se
    • obp
    • 24 dezembro 2017

# 541

Colocado por: emadAgora falta saber o que investiu para tudo isso.

Eu tenho de confirmar, porque como já tinha referido a minha instalação levou muita mao-de-obra.
    Mas se não estou em erro BC + Radiador/Toalheiros + Solar + Mao de Obra não ficou por mais de 13000€

Não consigo precisar agora, mas penso que foi 12500/12600€... de qualquer forma mais do que 13000€ n foi de certeza.
    Terça já consigo precisar quanto ficou
    • emad
    • 24 dezembro 2017

# 542

Muito bom.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nasf
  1.  # 543

Colocado por: obp
    Não consigo precisar agora, mas penso que foi 12500/12600€... de qualquer forma mais do que 13000€ n foi de certeza.
    Terça já consigo precisar quanto ficou

Ola Obp também resido na zona de Leiria e gostaria de saber qual a empresa que lhe fez essa instalação de modo a também obter orçamento. Obrigado
  2.  # 544

Agradeço a opinião de um user Nss que na sua situaçao concreta não é suficiente (também era bom saber as suas características térmicas). Já agora algum dos profissionais poderia dar a sua opinião ou formas de optimizar o sistema? Penso que se a energia do depósito não for suficiente, o sistema recorrerá ao backup indo ter consumos mais elevados pois o mais corrente é ter uma resistência como apoio.

Pela minha vida profissional eu basicamente saio de manhã e regresso à noite como muitos portugueses.
    Se na minha habitação optar por PRH com recuperador a água e depósito de inércia, este tem capacidade calorifica acumulada que permita manter o circuito do PRH ininterruptamente para tirar o melhor rendimento do sistema?

Sei que certamente haverá variáveis a ter em conta como o tipo de isolamento da casa e o seu tamanho, o tamanho do depósito, etc.
    •  
      aacc
    • 26 dezembro 2017

# 545

Colocado por: pedromlopesSe na minha habitação optar por PRH com recuperador a água e depósito de inércia, este tem capacidade calorifica acumulada que permita manter o circuito do PRH ininterruptamente

Só terá a haver com a dimensão do depósito de inércia.
    •  
      aacc
    • 26 dezembro 2017

# 546

.
      latento.jpg
  3.  # 547

Colocado por: aacc

Só terá a haver com a dimensão do depósito de inércia.

Acabou de colocar logo de seguida um exemplo de um depósito de inércia onde demonstra que a dimensão é importante, mas que há outras técnicas que permitem optimizar o depósito de inércia.
  4.  # 548

Skinkx pode explicar melhor.
  5.  # 549

Aquele depósito não é apenas água...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedromlopes
    • MNeo
    • 27 dezembro 2017

# 550

A latento é outro campeonato...
  6.  # 551

Alguem tem instalado ventiloconvetores com apoio do recuperador de calor? Tenho um amigo que colocou isso com apoio de bomba de calor e fala bem do aquecimento.

Gasto cerca de 40€ mensais em energia, não me arrependo do aquecimento central a lenha, rapidamente a casa sobe 2/3 graus passado 2/3 horas do inicio da queima.
    • obp
    • 28 dezembro 2017 editado

# 552

Colocado por: emadAgora falta saber o que investiu para tudo isso.

O investimento, foi o que referi em cima.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dedao
    • sbcnv
    • 28 dezembro 2017 editado

# 553

Vou colocar os meus gastos aqui...

Ultima conta foram 64 dolares para consumo de gas natural que e' usado para aquecimento e aguas.

Consumo de 5 600 000 BTUs que e' equivalente a 1641 kWh.

Temperatura diaria durante o periodo de facturacao de +1 C

O consumo anual de gas natural e' de 10 811 kWh ... dos quais uma media de 148 kWh/mensais e' para o aquecimento de aguas - medidos em Julho, no inverno e' capaz de ser ligeiramente mais por a agua ser mais fria - ou cerca de 1780 kWh/anuais para agua.

Temos um termo acumulador de 305 litros a gas natural.

Ha coisa de 3 semanas coloquei isolamento no sotao, por isso a ver se existe alguma melhoria no que toca a aquecimento. E' uma casa antiga, e praticamente a nivel de paredes nao existe isolamento interior nas cavidades.

No maximo, deve ter uma resistencia termica total as paredes de 1.23 W/m2K ou algo do genero, quando deveria ter no minimo 3.7 ...

A ver se o investimento valeu a pena ou nao... de acordo com os calculos, se eu tivesse a temperatura constante durante o dia, valeria muito a pena. O problema e' que como nao estamos em casa durante o dia, usamos termoestato programado para se desligar e so aquecer quando estamos em casa. Ora, nao creio que as diferencas em termos de poupanca vao ser muito significativas, provavelmente nem tem um retorno por ai alem.
    • obp
    • 3 janeiro 2018

# 554

Resumo do mês de Dezembro:

Consumo total: 624Kw
    Valor: 125€
    Média por dia: 20.13kw // 4.02€
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ATTC, GANDAREZ
    • emad
    • 8 janeiro 2018

# 555

Colocado por: emadComo o prometido é devido, apenas voltei para dar o meu testemunho e desmistificar algumas coisas no que diz respeito a gastos e consumos de energia de AQS, dia a dia e aquecimento. Bem a minha solução provisória, não lhe podemos chamar de aquecimento e muito menos central.
    Por cá as noites tem temperaturas mínimas de 1 e 2 graus. Durante o dia ainda vão aos 12 e 13 graus.
    Então cá por casa isto vai assim:
    Na sala uso aquela coisa que queima oxigénio. Ligo aquilo à noite quando chego a casa até às 24h. E a sala vai-se aguentando nos 18 graus, porque deixo as portas semi abertas para renovar o ar.
    Aquilo gasta 25€ aos 30 dias. Nem se dá por aquilo no canto da sala.
    Nos quartos tenho os mikas. E aquilo ligado no minimo aquece o quarto em 30 minutos. E tenho de deixar no mínimo noite toda, caso contrário os quartos ficam tipo estufa. Aquilo tem termóstato e vai ligando e desligando durante a noite e mantendo os dois quartos confortáveis e agradáveis.
    Nos wcs tenho o PRE a ligar na suite as 5h30 até as 7:30h e o wc comum a ligar as 18h até as 20:30h.
    Eu fiz um controlo de consumo energia doméstica de 30€/mês sem aquecimento. Apenas máquina de lavar loiça, microondas, inducao, forno, frigorifico, exaustor, rega, portoes automáticos, arca vertical e luz. Não tenho máquina de lavar roupa para já. A minha santa sogra não tem muito que fazer e eu ajudo-a a entreter-se a lavar e passar. Quem as quer boas que as arranje.
    No mês de Novembro e nos dias de frio tenho tido consumos totais de 20kwts/dia. Quando antes tinha 5 kwts/dia, agora com PRE+mikas aquilo consome mais 15 kwts/dia.
    Resumo. A minha forma provisória e arcaica leva-me 90€ de luz mais 25€ de gás.portanto vou gastar em média 115€ em "aquecimento ".
    Para AQS no verão e com esquentador gasto 30€ de gas de garrafa, no inverno a coisa tem ficado por 40€/mes.
    Não é a solução mais confortável e xpto. Mas não tenho sentido frio em casa, nem desconforto. Confesso que já não durmo de calções nem ando de t-shirt pela casa. Mas a malta não anda a bater o dente. E a casa até se tem portanto +-.
    Investimento:
    - PRE- 1300€
    - mikas=2×50€=100€
    - aquecedor a gas= 125€( há 2 anos atras)
    - esquentador= 450€
    Total= 1975€
    Consumo total de todas as necessidades ao mês e no inverno/ 155€.
    Concluindo. Está abaixo daquilo que eu esperava.
    Não carrego lenha. Não dá para programar com excepção do PRE. Não dá para andar de t-shirt. Não preciso de espaço para guardar lenha, nem para guardar maquinaria pesada de aquecimento central.
    Não tenho necessidades de manutenção de equipamentos.
    Não tenho o calor confortável da lenha pela casa, mas também não tenho a casa mais suja com a cinza.
    Todos os equipamentos, mikas e aquecedor, na primavera voltam à garagem e ficam bem guardados e bem acondicionados. Nao tenho recuperador nem radiadores a estragarem a vista nas estações quentes e amenas.
    Bem, mas tenho 3000€ de pré instalação de AC por condutas investidos nos tectos e a qualquer momento se a ideia mudar, temos o plano B.

Bem o mês de Dezembro foi o que foi.
    Primeiro mês completo de aquecimento eléctrico mais consumo doméstico.
    127€- total da factura com iva e taxas.
    Continua dentro da expectativa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
  7.  # 556

Cá em casa, para aquecer, depois de termos comprado este apartamento tivemos que desumidificá-lo na sua grande parte. Os WC,s chegaram a estar carregados de gotas de água nos tectos, e algumas paredes/tectos, não chegaram a pingar mas notava-se as manchas de água. Antes de comprar um desumidificador, utilizámos um ventilador que faz quente a 2000kw, e foram uns 2/3 dias com aquilo a trabalhar para secar os tectos/paredes.

Comprámos depois um Daitsu 10lts/dia (~220w), para tentar retirar o excesso de humidade que havia, programando o mesmo nos 50%(o ideal é entre os 40 e 60%)mas mesmo assim ainda não saiu tudo, até porque o aparelho ainda não desligou, ao atingir o programado (entretanto.... vamos arejando também, sempre que o tempo permite).

Depois desse trabalho feito, o calor que é emitido pelo recuperador a lenha, aguenta muito mais nas divisões mas este, só é ligado 3x por semana (sex, sáb, e dom). Durante a semana, como é pouco o tempo, liga-se o AC Inverter para aquecer um pouco as divisões.

Nesta contagem que já enviei, entre gás natural e luz, vou ter uma conta, já com impostos, inferior a 90€. Já com tudo contabilizado , incluindo o gasto daquele aquecedor que não estava programado.

Ah, e ainda liguei 2 pedras de aquecimento que estão dentro da parede (1 em cada quarto e a sala tem 2, mas não liguei estas), durante uma noite, em que o consumo deve ter andado nos 10kw (entre as 22h e as 8h, a uma temperatura programada de 18º). Claro que depois já não liguei mais, tal o abuso do consumo dessas pedras.
  8.  # 557

Colocado por: emadPrimeiro mês completo de aquecimento eléctrico mais consumo doméstico.
    127€- total da factura com iva e taxas.

+ 25€ do gás (tem chegado?)
    • emad
    • 9 janeiro 2018 editado

# 558

Colocado por: Pedro Azevedo78
    + 25€ do gás (tem chegado?)

Uma botija chega para o mês todo. Só ligamos a noite e fim de semana.
  9.  # 559

.
    • emad
    • 18 abril 2018 editado

# 560

Com o inicio de uma semana de primavera/verao a casa começa a nao precisar de apoio em termos de aquecimento.
    Ontem os consumos baixaram para 9 kw/dia, quando andavam nos 20kw/dia. Ainda tenho os PRE ligados nos wcs. Amanhã vou desliga-los para ver se voltamos aos 5kw/dia.
    A conta da luz já promete voltar para os niveis agradaveis.
    Concordam com este comentário: zinna
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Miguel Pinto

0.1534 seg. NEW