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  1.  # 361

    Colocado por: emadEu bem digo que ser proprietário neste país é para ricos e não para remediados.
    Uma das coisas que mais me custou enquanto proprietário de mota era o que pagava de iuc de mais de 120€/ano. Pagava mais de iuc do que de seguro (90€).
    Uma das coisas que me tem afastado da compra de nova mota é o iuc e mais esta despesa de IPO.
    Para o tempo disponível que hoje em dia tenho, pondero aderir ao rent-a- moto.
    Se em média com despesas com iuc/seguro/manutenção tinha cerca de 500€/ano, é melhor alugar uma mota 5 dias por ano e custa o mesmo e a mota nao desvaloriza e não ocupa espaço em casa.
    E andamos sempre em motas novas.
    Ter mota de grande cilindrada neste país é um luxo.
    Não há pachorra.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,Belhinho,sergioalex


    Lá está o emad com a teoria das desvantagens de se ser proprietário por causa das responsabilidades monetárias que tal acarreta... Se se vir isso apenas por esse prisma (despesas), até pode ter razão... Mas então espero que não tenha nem mulher, nem filhos, porque esses sim, dão uma despesa do caraças!

    Ao invés da solução que preconiza, ser-se proprietário, neste caso duma mota, é poder ter a liberdade de nela se poder andar quando muito bem nos apetece, faça chuva, faça sol, seja dia, seja noite, dia útil ou não!

    O nosso mal é o que a gente ganha, para as despesas que estas coisas implicam...
  2.  # 362

    Colocado por: Belhinho

    Pode ser a mesma necessidade que ter um carro. Passo diariamente, a caminho do emprego, por um motard numa BMW GS800, faça chuva, sol , neve, etc. Faz-me passar vergonha por só saír quando está sol... Um verdadeiro motard.
    Concordam com este comentário:21papaleguas,Vítor Magalhães

    Quando comprei a minha primeira moto (GS500), por opção andei dois anos todos os dias nela, não tinha carro. Para o trabalho, para outras obrigações, para lazer.
    A vida mudou e tive de comprar um carro, deixei de andar todos os dias de moto, infelizmente.
    Hoje não tenho, porque a vida (€€€€) não permite, mas se as condições mudarem, voltarei a ter moto e a fazer dela uso diário.
    Concordam com este comentário: Belhinho
  3.  # 363

    Colocado por: RCF
    Sim, necessidade é que não será, com certeza...


    Se não é necessidade ter mota, ter carro também não será... Eu por exemplo adquiri uma há 15 dias, simplesmente porque fartei do trânsito ao ir de carro.
    Agora tenho mota e carro, duas excentricidades... Nos países onde não há estradas até acredito, agora num onde não há transportes públicos decentes e a malta para ir trabalhar demora 1h de caminho.... Para mim é uma necessidade.
  4.  # 364

    Para mim é uma necessidade ter uma mota e enveredar por uns passeios para recarregar baterias para a rotina do dia a dia.
    Mas... Ainda não tenho a mota :)
    Concordam com este comentário: Castela
  5.  # 365

    A minha é esta: (isenta de IUC) :D

    http://images.motofan.pt/F/0/2/8/_pf_16930.jpg
    • RCF
    • 24 janeiro 2018

     # 366

    Colocado por: NTORIONSe não é necessidade ter mota, ter carro também não será...

    Não adultere o contexto... o que não é necessidade é ter mota de grande cilindrada.
    Concordam com este comentário: Castela, two-rok
  6.  # 367

    Eu acho que a necessidade de ter uma mota de grande cilindrada é igual à de ter moto de baixa cilindrada. Depende sempre do uso e propósito que cada um lhe quer dar.
    Não me via fazer viagens com pendura e bagagem numa PCX, assim como não me via andar a serpentear pelo transito numa GS 1200.

    Se formos resumir tudo então andávamos todos de utilitário económico que tanto dá para fazer 30 kms por dia para ir para o trabalho como 1200 kms num fim de semana para ir de férias.
    Concordam com este comentário: NTORION
  7.  # 368

    Colocado por: branco.valterDT... quando era adolescente era ver os mais velhos com as DT e eu a sonhar em ter uma, depois o Cavaco decidiu complicar a vida ao pessoal e as motas do género ficaram no passado. Bastava ter nascido uns poucos anos...


    De facto foi muito popular nos anos 90.

    Qual foi essa complicação de que fala?
  8.  # 369

    Colocado por: two-rok

    Qual foi essa complicação de que fala?

    O país começou a crescer nos anos 80 (com entrada na CEE) e os portugueses começaram a comprar carro. A maior parte deles sem terem dinheiro..
  9.  # 370

    Colocado por: BelhinhoO país começou a crescer nos anos 80 (com entrada na CEE) e os portugueses começaram a comprar carro. A maior parte deles sem terem dinheiro..


    E foi culpa do homem que gostava de comer bolo-rei?

    Esta mota foi popular precisamente nesses anos 1988-2001.
  10.  # 371

    Em 2000 (quando tinha 20 anos) já não via ninguém na minha terra de mota excepto os mais velhos com as suas Casais e Zundap e os fulanos de vinte e tal/trinta com as bombas compradas com o dinheiro que faziam na construção civil. Aos 21 já tinha carro nas mãos comprado com o meu dinheiro.
  11.  # 372

    Colocado por: branco.valterEm 2000 (quando tinha 20 anos) já não via ninguém na minha terra de mota excepto os mais velhos com as suas Casais e Zundap e os fulanos de vinte e tal/trinta com as bombas compradas com o dinheiro que faziam na construção civil. Aos 21 já tinha carro nas mãos comprado com o meu dinheiro.


    Somos da mesma "casta" (1980). :)
    Comprei o meu primeiro carro, com o meu dinheiro, em 2000, na vespera da vespera de Natal. Nunca tive moto mas sempre vivi algo fascinado com as mesmas.
    Nessa altura ainda se viam muitas cinquentas (Sachs V5 e Fuego, DT 50, Macal M83,etc...) e algumas DTR, sem falar nos "secadores/aspiradores", a questão é que um carro dava para ir com o pessoal para a noite, para ir com a namorada para "cascos de rolha" com conforto, segurança, mas sem aquela sensação de liberdade que sempre associei às motos.

    Hoje em dia as cinquentas estão quase extintas por cá, salvo uma ou outra de pessoal mais velho. Qualquer pessoa compra um carro com 20 anos por 200-500 euros...
    A minha sogra mantém a XF17 dela, para ir trabalhar :)
  12.  # 373

    Colocado por: Vítor MagalhãesSomos da mesma "casta" (1980). :)
    Comprei o meu primeiro carro, com o meu dinheiro, em 2000, na vespera da vespera de Natal. Nunca tive moto mas sempre vivi algo fascinado com as mesmas.
    Nessa altura ainda se viam muitas cinquentas (Sachs V5 e Fuego, DT 50, Macal M83,etc...) e algumas DTR, sem falar nos "secadores/aspiradores", a questão é que um carro dava para ir com o pessoal para a noite, para ir com a namorada para "cascos de rolha" com conforto, segurança, mas sem aquela sensação de liberdade que sempre associei às motos.

    Hoje em dia as cinquentas estão quase extintas por cá, salvo uma ou outra de pessoal mais velho. Qualquer pessoa compra um carro com 20 anos por 200-500 euros...
    A minha sogra mantém a XF17 dela, para ir trabalhar :)


    Também sou dessa colheita. :D

    As 50cc ainda andam por aí, mas é mais restauros e invenções. A minha optei por não alterar muito esteticamente, mas há autênticos abortos que uma vez foram uma DT50. Simplesmente estragam as motas...
    Concordam com este comentário: Vítor Magalhães
  13.  # 374

    Basta aperecer um dia de sol que se vê logo as macal e famel a zumbir
  14.  # 375

    Eu sou de 79, mas é basicamente a mesma coisa..

    Eu todos os anos vou à festa da "Aldeia da Roupa Branca", também conhecida por Charneca, vejo sempre um enorme número de motas e carros que se viam nesses tempos. Tenho que ir ao face para colocar cá.

    Nós por cá estamos todos muito finos, agora eu vejo 125cc de todo o tipo e depois 600cc para cima.
    • emad
    • 25 janeiro 2018

     # 376

    Colocado por: branco.valterEu sou de 79, mas é basicamente a mesma coisa..


    Alto aí. A casta de 70 da 10-0 a de 80.
    A de 80 é só leitinho e iogurtes.
    Concordam com este comentário: larkhe, treker666
  15.  # 377

    Colocado por: emad
    Alto aí. A casta de 70 da 10-0 a de 80.
    A de 80 é só leitinho e iogurtes.


    Naaaaaaaa.... :D
  16.  # 378

    Também sou dessa casta (70)... Se calhar foi por isso que só comprei o meu primeiro automóvel com 28 anos e mota com 29. Teve a vantagem de, até essa altura, ter conseguido amealhar bastante e depois, quando me tornei proprietário, não fiquei a dever a ninguém.
  17.  # 379

  18.  # 380

    os créditos sao uns bichos papões ja toda a gente sabe, mais vale andar de cangalho pago que de bom carro a pagar uma prestação que signifique um esforço mensal baixo, pois claro...

    Ficava tão triste se pudesse pagar confortavelmente um ferari a crédito
 
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