Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Anda facilmente a 130Km/h mas 170Km/h deve estar no limite desse motor.

Também sou reticente a trocar de telemóvel mas se for o seguro a pagar...

Conheço quem tenha ficado com o carro destruído (Smart 2 lugares) por ter ficado no fim de uma fila de trânsito a sair do Eixo N-S. Um jovem vinha distraído aka telemóvel e não o viu. Se fosse de mota, nem lá estava!

E quando tive um acidente e parti o pé esquerdo, cheguei a ir várias vezes ao Hospital São José de muletas, bota de imobilização e de mota mas só podia me inclinar para a direita.

Colocado por: Tyrande

Sabe qual a velocidade real dela? Na internet tenho lido relatos diferentes.
    Quero algo que faça confortavelmente 120-130km/h na AE.

PS: sim, o telemóvel sobreviveu. LOL. Sou daquelas pessoas que detesta trocar de telemóvel. Quando troco é mesmo porque o antigo "morreu" e não dá mais.

EDIT: nvm, encontrei um vídeo de um gajo a dar-lhe 170. Não tá mal!

Colocado por: Tyrandec
  2.  # 2

Colocado por: TyrandeEu não estou a perceber nada de como fazer a participação ao seguro.
    O meu seguro é da Liberty (que agora foi adquirida pela Generalli Tranquilidade).
    O seguro de quem me bateu é da Allianz.

O meu agente diz que eu tenho de fazer uma participação de terceiros à Allianz.
    Então e o meu seguro? Não tenho de fazer participação de sinistro ao meu?

Que confusão.

Pode fazer participação à sua companhia de seguros mas aguarda que a outra companhia de seguros entre em contacto na esperança que o outro condutor já tenha feita a participação.
  3.  # 3

Colocado por: AlexMontenegro

Pode fazer participação à sua companhia de seguros mas aguarda que a outra companhia de seguros entre em contacto na esperança que o outro condutor já tenha feita a participação.

Ele diz que fez logo no mesmo dia à seguradora dele.
  4.  # 4

É esperar...

Colocado por: Tyrande

Ele diz que fez logo no mesmo dia à seguradora dele.
  5.  # 5

Colocado por: carlosj39Eu acho uma certa piada ao pessoal que tem acidentes sérios de mota e não fica "vacinado', como aconteceu comigo , que não ganhei medo mas perdi o prazer de andar de mota. Comprei depois um carro cabriolet e assim apanho vento na mesma mas com mais segurança.

As motas, por incrível que pareça, podem ser algo mais do que "escape aberto ao fds a lixar o ouvido de toda a gente".

Gosto de motas? Não. São o melhor veículo para distribuição rápida de volumes pequenos? Enquanto não aparecerem os drones, sim

Portanto veículo de trabalho da empresa e vão +50mil km a distribuir em duas rodas
    • LVM
    • 2 março 2026

# 6

Colocado por: AlexMontenegroO melhor para pessoas baixas apesar da Honda ter kits de rebaixamento para instalar em alguns modelos inclusivamente a tão popular NC750, mota ideal para subir de escalão depois de uma PCX

Esta NC750 é a de caixa automática?
    Porque diz que é melhor mota a seguir à PCX?
  6.  # 7

No domingo no programa do RAP mostrou umas cenas giras de um deputado a questionar alguém da ANSR sobre culpa dos "aparelhos digitais" no aumento dos acidentes. E depois aparece um deputado do PS amostrar outro deputado do Chega a gravar um podcast ao volante numa auto estrada.
    No meu tempo de jovem eram os copos e a velocidade as principais causas dos acidentes mortais. De mota morríamos menos porque havia poucas e quase só usadas para diversão.
    Vendi a minha ultima há 3 anos pois já não aguentava com os sustos do carros conduzidos por "APP'S"
  7.  # 8

Colocado por: LVM

Também acho uma boa opção pois é um misto de scooter com mota. Tenho um amigo que têm uma e faz cidade e viagens sem problemas. Penso que é um pouco cara e tenho um parceiro do golfe que tem uma chinesa idêntica e também está satisfeito embora tenha feito um downsize das BMW's. Tudo rapaziada com 70's.
  8.  # 9

Colocado por: LVM

Fácil condução, motor engraçado com potência QB, preço de venda e valores de manutenção simpáticos e com o compartimento de arrumação frontal que faz sempre jeito.
    Concordam com este comentário: pedrovil
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LVM
  9.  # 10

As motas, por incrível que pareça, podem ser algo mais do que "escape aberto ao fds a lixar o ouvido de toda a gente".

Gosto de motas? Não. São o melhor veículo para distribuição rápida de volumes pequenos? Enquanto não aparecerem os drones, sim

Portanto veículo de trabalho da empresa e vão +50mil km a distribuir em duas rodas

Tenho um amigo que tinha uma PCX com escape aberto que fazia mais barulho que Harleys, sempre reclamei com ele e quando viajámos juntos lá punha o DB Killer para me calar e sempre lhe disse que qualquer dia ainda ia ter problemas. Av. Ceuta, OP Stop na Repsol e foram €250.00 de multa, documentos apreendidos com guia que NÃO servia para circular e obrigação de Inspeção em Centro Autorizado para verificação de conformidade. Inspeção que demorou 2 meses a ser marcada, aprendeu logo.
  10.  # 11

Bem, acabei de saber que a peritagem declarou a mota como perda total.
    Quero ver o que vai sair daqui...
    Tou a ver que ainda vou ficar a arder com um acidente que não tive culpa nenhuma.
    Isto porque quero ver o seguro dar-me dinheiro suficiente para comprar outra PCX (caso quisesse outra PCX).
  11.  # 12

Se a companhia da viatura que lhe bateu assumiu a culpa é claro que terão de lhe pagar uma mota nova.

Colocado por: TyrandeBem, acabei de saber que a peritagem declarou a mota como perda total.
    Quero ver o que vai sair daqui...
    Tou a ver que ainda vou ficar a arder com um acidente que não tive culpa nenhuma.
    Isto porque quero ver o seguro dar-me dinheiro suficiente para comprar outra PCX (caso quisesse outra PCX).
  12.  # 13

Colocado por: carlosj39Se a companhia da viatura que lhe bateu assumiu a culpa é claro que terão de lhe pagar uma mota nova.

A minha preocupação é que o valor que me dêm não dê para comprar a mota nova.
    Eles não me vão dar uma PCX nova, quase de certeza.
    Pelo que tenho lido, vão me dar o valor que acham que a mota valia, com desvalorizações anuais.

E preocupa-me que o valor que ofereçam não dê para comprar outra.
  13.  # 14

Colocado por: carlosj39Se a companhia da viatura que lhe bateu assumiu a culpa é claro que terão de lhe pagar uma mota nova.

As seguradores nunca pagam um veiculo novo a não ser que tenham menos de 6 meses, válido também para seguros de danos próprios. Os valores são calculados em função da idade sem considerações por Kms ou estado. Esses valores são recomendados pela ACAP. O valor comercial pode ser aproximado ou não pois depende de múltiplos fatores.
    O melhor negócio é normalmente aceitar o valor que oferecem e ficar com o salvado pois pode sempre fazer mais qualquer coisa com a venda de peças, desde os pneus ao motor.
    Concordam com este comentário: Nunosoares
  14.  # 15

Colocado por: Carvai
    As seguradores nunca pagam um veiculo novo a não ser que tenham menos de 6 meses, válido também para seguros de danos próprios. Os valores são calculados em função da idade sem considerações por Kms ou estado. Esses valores são recomendados pela ACAP. O valor comercial pode ser aproximado ou não pois depende de múltiplos fatores.
    O melhor negócio é normalmente aceitar o valor que oferecem e ficar com o salvado pois pode sempre fazer mais qualquer coisa com a venda de peças, desde os pneus ao motor.

Fdx, uma pessoa vai descansada da sua vida, leva uma pantufada por trás e depois ainda me arrisco a ficar com prejuízo ou ter de andar a desmontar a mota e vender às peças pela distração de alguém...
    Entretanto o gajo que me bateu manda arranjar a frente do carro e já pode continuar com a sua vidinha como se quase não me tivesse matado na auto-estrada (embora não tenha sido de propósito)...
  15.  # 16

Infelizmente num acidente sai-se sempre a perder. Quando andava de mota andava sempre com um olho no burro e outro no c..... porque mesmo tendo toda a razão quem se lixava era eu. Ao contrário do paraquedismo que culpa é sempre da nossa cabecinha.
  16.  # 17

tyrande tem assistencia juridica no seu seguro?

eu começava a ir procurar uns anuncios de PCXs identicas à sua, de preferencia com valor inflacionado e guardava os mesmos. vai servir para rebater a oferta que eles fizerem.
    juntava as faturas de todo o material que se estragou no acidente (inclusive aquele telemovel que estragou), ou orçamento para novos. (eles só pagam o iva com apresentação da fatura).

definia um valor diario por privação de uso, por exemplo 50€, entre o dia do acidente e o dia da proposta de valor, e adicionava um valor por danos psicologicos, devido ao medo que agora tem de andar de mota...

ele normalmente atribuem um valor ao salvado, e voce decide se abdica do salvado por esse valor, ou se fica na posse do salvado mas sem o dinheiro, e vê quanto acha que consegue fazer a vender as peças usadas.
  17.  # 18

Bem, cá estou eu de volta.
    É impressionante a forma como as companhias de seguro tentam espremer ao máximo o Mexilhão.

Fizeram-me um primeira proposta pela perda total da mota (sem assumir ainda a culpa pelo acidente!!!) que foi tão baixa que só podia ser para rir. Recusei pelo motivo óbvio que a mota valia muito mais do que aquilo no mercado.

Passado quase um mês do acidente finalmente deram-se como culpados. Aceitaram aumentar o valor da mota para valor aproximado de mercado (ainda fiquei a perder, porque a mota tinha extras e tinha acabado de fazer a revisão na marca). Mas recusaram pagar despesas de paralisação. Como ao menos ficava com o salvado, a minha esperança é pelo menos tentar o "break even". Ou seja, não perder dinheiro com este acidente. Valor que me querem dar + valor do salvado pelo menos dar para chegar ao montante que conseguiria caso fosse vender a mota antes do acidente.

Não me querem pagar despesas com paralisação. Um mês e meio a ter de andar de transportes públicos, a demorar 4 horas para chegar a casa (quando antes demorava 1h45), ou a ter de apanhar boleia com pessoal e fica tudo com "um tapinha nas costas"?
    Alguém tem experiência em ser indemnizado pelo tempo que ficou privado do bem?
  18.  # 19

Colocado por: TyrandeBem, cá estou eu de volta.
    É impressionante a forma como as companhias de seguro tentam espremer ao máximo o Mexilhão.

Em 1998(!), tive 1 acidente (abalroado num cruzamento por carro), o seguro propôs 50/50... Na altura uma NRG que me tinha custado nova 350contos... Acabaram a pagar 280 contos mais o salvado que rendeu 20 contos... A mota tinha 2 anos, e como já estava a tirar carta de carro n me meti noutra tão depressa.
  19.  # 20

Colocado por: TyrandeBem, cá estou eu de volta.

Fizeram-me um primeira proposta pela perda total da mota (sem assumir ainda a culpa pelo acidente!!!) que foi tão baixa que só podia ser para rir. Recusei pelo motivo óbvio que a mota valia muito mais do que aquilo no mercado.

Passado quase um mês do acidente finalmente deram-se como culpados. Aceitaram aumentar o valor da mota para valor aproximado de mercado (ainda fiquei a perder, porque a mota tinha extras e tinha acabado de fazer a revisão na marca). Mas recusaram pagar despesas de paralisação. Como ao menos ficava com o salvado, a minha esperança é pelo menos tentar o "break even". Ou seja, não perder dinheiro com este acidente. Valor que me querem dar + valor do salvado pelo menos dar para chegar ao montante que conseguiria caso fosse vender a mota antes do acidente.

Não me querem pagar despesas com paralisação. Um mês e meio a ter de andar de transportes públicos, a demorar 4 horas para chegar a casa (quando antes demorava 1h45), ou a ter de apanhar boleia com pessoal e fica tudo com "um tapinha nas costas"?
    Alguém tem experiência em ser indemnizado pelo tempo que ficou privado do bem?

Tyrande, diga que não aceita e que vai para tribunal. Alguém que sofre um acidente sem culpa, nunca pode ficar a perder e pode obrigar a companhia de seguros a pagar a reparação da PCX. Se tiver assistência jurídica accione mas não se esqueça que também representam uma companhia de seguros. Infelizmente tem de lutar pelos seus direitos e informe sempre que vai para tribunal resolver a situação.

0.9558 seg. NEW