Iniciar sessão ou registar-se
    • Ecnf
    • 20 abril 2026

# 1

Colocado por: TyrandeFez em que zona do país o exame de condução?

Já agora, faz-se o exame na rua normal (ou seja, no trânsito normal) ou é em local à parte?

Trás-os-montes, Mirandela. O exame é feito no trânsito normal mas no meu caso as minhas aulas sempre foram noutra localidade então as últimas 2 aulas foram dadas de manhã antes do exame para ter uma ideia dos percursos possíveis. A parte de fazer os 8 e a inversão de marcha é feita numa parte mais tranquila, normalmente ruas calmas ou parques de estacionamento. Antes de começar a parte do exame de andar na mota o examinador pede para levar a mota pela mão durante uns metros e pede para fazer a verificação da parte elétrica da mota. Depois fazem algumas perguntas relacionadas com a mota, matéria do código do exame de mota. no meu caso perguntou sobre o transporte de passageiros quais os requisitos e só depois começa a condução.
  1.  # 2

Bem, exame teórico feito, com nenhuma errada.
    Venha a condução :)
    Concordam com este comentário: larkhe
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AlexMontenegro, ClioII, pedrovil, Oliveirafabio
  2.  # 3

Colocado por: TyrandeAcabei por comprar a Rebel.
    A CBR500 era linda e rebaixada ficava mesmo perfeita pra mim.
    A questão da bagagem pesou na altura de a levar pra casa.

Quando já não precisar de "levar a casa às costas", vendo a Rebel e vou buscar a CBR. É msm linda a mota.
    Concordam com este comentário:AlexMontenegro
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Casa da Horta

Já experimentou a rebel 500? O que acha?
    A minha tem dado tantos problemas que estou a ponderar trocá-la e esse modelo estaria numa eventual lista...
  3.  # 4

Não dava mais para aguentar a minha velha FZ6. 20 anos e 112 mil km, quase todos feitos nos primeiros 8 (antes do nascimento dos filhos). Andou bem, andamos por todo o lado. Fomos a Faro e Góis religiosamente durante 8 anos, fomos a concentrações em Espanha, fizemos viagens de 6 horas quase sem parar, andamos horas debaixo de chuva intensa, fomos a festivais ganhar 2 cm de pó, fizemos um Lés a lés, acampamos na Serra da Estrela com 6 graus negativos, tanto coisa! Tratou-me bem e tratei-a bem. Agora já não dava mais. Nunca sabia quando pegava à primeira. Passava 4 semanas comigo e duas na oficina, fartei-me de gastar dinheiro com ela este ano. Não dava mais.

Troquei-a por esta Kawasaki Eliminator 500. Gosto dela. Nota-se a evolução que aconteceu em 20 anos. Tudo muito certinho, afinadinho, fácil, funcional. Até faz médias e tudo. E diz a mudança engrenada! Claro que eu sei contar até 6, mas tantas vezes desejei, na velha, ter essa informação no tablier. Gosto dela. Vou sentir falta dos 95 cv na autoestrada, mas para a vida que lhe dou agora (casa-escolas-trabalho-casa) serve na perfeição.

Tirei esta foto enquanto era bonita. Ontem montei-lhe a top case e agora até tenho vergonha de a mostrar!
      1780991484795.jpg
  4.  # 5

Essas motas ficam bonitas com as malas dos lados, não com top case , sò é pena no meio do transito
    Concordam com este comentário: Casa da Horta
  5.  # 6

Colocado por: Casa da HortaEliminator
    Bons kms. A mota que não faça juz ao nome.
    Umas malas em pele laterais fica bem melhor que top-case.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Casa da Horta
  6.  # 7

Têm os 2 razão. Só que as malas laterais da Givi para este modelo não dão para capacetes integrais. Muito menos as de pele, apesar de serem lindíssimas.

Para mim e para a utilização atual, preciso de poder guardar 2 capacetes integrais na mota. Daí ter montado o bacamarte da V58 da Givi e com isso ter estragado a beleza da mota.
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
  7.  # 8

Tem que ser feitas as malas em pele por medida e agarram nos parafusos das abas .
  8.  # 9

Colocado por: tmd.ppTem que ser feitas as malas em pele por medida e agarram nos parafusos das abas .

Há alguém a fazer malas por medida em Portugal, que encaixe nos suportes da Givi?
  9.  # 10

Eu acho que tem de ser uns soportes proprios que andem com as malas e prendam na furaçao da mota . os suportes da givi ou outras marcas ficam uns rectanglos feiosos na mota quando não tem as malas montadas .
    na amazon vendem malas em pele de muitos formatos
  10.  # 11

Colocado por: Casa da Horta
    Já experimentou a rebel 500? O que acha?
    A minha tem dado tantos problemas que estou a ponderar trocá-la e esse modelo estaria numa eventual lista...

Não.

Está parada em casa.
    Como ainda não tenho carta, nem seguro consigo ter para a mota XD
    (mas já sei conduzir!)

Espero que seja em breve a estreia.
    Concordam com este comentário: ClioII
  11.  # 12

Colocado por: TyrandeEspero que seja em breve a estreia.

Vai ser e vai gostar. Fui ver uma Rebel 500 usada com poucos km e absolutamente imaculada. Andei só uns metros para ver o equilíbrio e a questão da caixa/embraiagem, mas deu para perceber que está top. Gostei do trabalhar, do barulho do motor, da leveza. Vai gostar dela. Só ficaria apreensivo com a subida da A8 quando se sai da crel em direção a Mafra. Essa subida é tramada para carros e motas com pouca alma. Aí vai desejar ter mais que os 50 cv.

Acabei por me decidir por esta nova de stand. Com a retoma da minha, o preço final ficou pouco acima do valor da Rebel usada.
  12.  # 13

Colocado por: TyrandeEstá parada em casa.
    E cometeu o descaramento de não colocar aqui uma foto?!
  13.  # 14

Vi hoje esta mota com aspecto intressante é pena só ser 125 cc
    https://www.motonline.com.br/noticia/esportiva-retro-mini-uma-moto-chinesa-que-voce-precisa-ver/
  14.  # 15

Comecei as aulas de condução com uma Honda CB 125.
    Agora estou na Honda CB 500.
    Pra semana vou começar na CB 650.

Uma coisa que me preocupou na CB 500 é que parece borrar-se toda na AE.
    Não sei se é por ser mota de escola de condução e estar sempre acostumada a andar dentro da cidade a 50km/h, mas na aula que a levei para a AE uns kms, eu bem rodava o punho, mas ela pra chegar aos 100, upa upa.
    Ou então sou eu que não sei puxar pela mota XD

Fiquei preocupada porque a minha Rebel 500 tem o mesmo motor.
    E eu gostaria de dar 120 na AE sem estar a esganar a mota.
    • Ecnf
    • 13 junho 2026

# 16

Colocado por: TyrandeComecei as aulas de condução com uma Honda CB 125.

Não sei se é por ser mota de escola de condução e estar sempre acostumada a andar dentro da cidade a 50km/h, mas na aula que a levei para a AE uns kms, eu bem rodava o punho, mas ela pra chegar aos 100, upa upa.

Posso lhe dizer que no outro dia fui testar a nova Honda GB350 tanto em cidade como depois na AE e atingiu facilmente os 120 km/h aliás velocidade máxima neste modelo, uma vez que é 350 de cilindrada. A mota é linda e gostei bastante do andamento.
  15.  # 17

Colocado por: TyrandeComecei as aulas de condução com uma Honda CB 125.

E quantos anos terá essa CB500? E manutenções? Como está a transmissão? As motas de aprendizagem não são um barómetro, se até a minha PCX facilmente chegava ao 100. Só têm de ser bem tratadas...

Vi uma GB350 ontem e a mota é linda!

Agora uma Kawasaki Terminator com topcase Givi 58 realmente é melhor não mostrar... ;)
  16.  # 18

Alguém sabe da para baixar a suspensão da mt 450?
  17.  # 19

Colocado por: Reduto26Alguém sabe da para baixar a suspensão da mt 450?

Algumas marcas têm kits de rebaixamento disponíveis no stand e particularmente suspensão com curso mais curto. Melhor contactar o stand e verificar disponibilidade.
  18.  # 20

Como é que faço para saber se a mota que dei à retoma (a PCX acidentada) já foi passada para o nome do stand que me comprou?
    Já fui ver no Portal da Finanças e já não aparece lá.

Algum outro lugar onde posso verificar?

0.8331 seg. NEW