Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Se não consta nas finanças já foi transferida. Pode pedir uma confirmação ao IMT mas penso que tem que pagar uns 5€ para saber quem comprou.
  2.  # 2

Hoje foi a primeira aula com a mota "de gente grande".

Saltar de uma CB 500 pra uma CB 650, bem...Não pensei que a diferença fosse tanta.
    A aceleração da bicha é uma coisa que não estava à espera.
    Não me admira que muita gente morra em cima daquilo.

Só de tocar no punho do acelerador ela já quer ir embora sozinha XD
  3.  # 3

Então se forem os clássicos chaços das escolas com +10 anos e pneus carecas é normal que ela queira ir embora....não deixa saudades
    • LVM
    • 19 junho 2026

# 4

Boa tarde

Comprei recentemente uma moto e tenho uma dúvida.
    Quem faz viagens longas e não dispensa GPS, compram aparelhos para instalar nas motas ou compram um bom fixador para o tlm e usam os seus gps ?
  4.  # 5

Compre um GPS! O telemóvel dá para desenrrascar em situações pontuais mas depois vem a chuva, a trepidação, o sobreaquecimento, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: LVM
  5.  # 6

Colocado por: TyrandeComo é que faço para saber se a mota que dei à retoma (a PCX acidentada) já foi passada para o nome do stand que me comprou?
    Já fui ver no Portal da Finanças e já não aparece lá.

Algum outro lugar onde posso verificar?

Tem cópia da declaração de venda, assinada pelo stand? Espero que sim porque conheço cada filme...
  6.  # 7

Colocado por: LVMBoa tarde

Comprei recentemente uma moto e tenho uma dúvida.
    Quem faz viagens longas e não dispensa GPS, compram aparelhos para instalar nas motas ou compram um bom fixador para o tlm e usam os seus gps ?

Tive um Garmin, com suporte da RAM e respetivo carregador mas depois sem atualizações aquilo vai ficando obsoleto. Comprei um suporte Quadlock com anti-vibrações pelo que só utilizo o telemóvel e como é à prova de água, não tenho problema. Em modelos mais sensíveis à água, existem bolsas onde insere o telemóvel e fica estanque.

Se for caso de viagens mais frequentes e com mais Km, investia num GPS mas os bons são caros e requerem instalação...
  7.  # 8

Utilize um telemovel velho qualquer ,descarregue um mapa do googlemaps ofline que são válidos por um ano e utilze esse mapa .um telemóvel velho com androide que já não use
  8.  # 9

Colocado por: psergio57Compre um GPS! O telemóvel dá para desenrrascar em situações pontuais mas depois vem a chuva, a trepidação, o sobreaquecimento, etc...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:LVM

Eu comprei um suporte de telemóvel de 20 paus na Decathlon e uso com o telemóvel. Já lá vão 3 anos e 0 problemas.
    Só não dá pra usar com chuva (mas há suportes que dão)
  9.  # 10

Reutilizei o meu primeiro GPS, um Garmin de 2010+-, que permite ter mapas openstreet.
    Ou seja, mesmo estando desactualizado nos mapas oficiais garmin, eles podem ter mapas gratuitos da OpenStreet, que é na pratica idêntico ao google maps ou similar. A geo localização GPS funciona 100%.
    No meu caso pessoal, até foi um bónus porque prefiro o algoritmo da Garmin na sugestão de rotas em vez do google maps dos telemóveis android.

Depois comprei um quadlock (verdadeiro nada dos chineses, porque não vale a pena poupar 20€ nisto) e adaptei este GPS antigo ao guiador da mota ligado também ao isqueiro 12V debaixo do banco (opção na mota). Simples e eficaz. Liga e desliga apenas com a chave da ignição.
    Fica sempre na mota mas também raramente deixo a mota sem vigilância ou a deixo várias horas paradas no mesmo local exterior.

Atenção que há modelos de telemóveis modernos, que quando ficam "presos" aos guiadores das motas e bicicletas, acabam por estragar o acelerómetro e outros sensores nas câmaras fotográficas.
  10.  # 11

Uma pergunta rápida:

Já tenho carta de condução (carro) há mais de 20 anos, mas obviamente que a carta de mota (se passar no exame :) ) vai ser de 2026.
    Quando for fazer o seguro da Rebel 500 lá de casa, vão me contar a data da carta de mota em específico, ou da carta "geral"?

É que se contarem o da carta da mota, acho que vou levar uma talochada no seguro que até vou andar de lado :/
  11.  # 12

Dígamos que há meditadores que fazem pela data mais antiga mesmo para ficar mais em conta. Mas deve ser feito pela data da categoria. Nem sei se não dará problemas com caso de sinistro
  12.  # 13

Deve ser feita pela data da categoria e não se esqueça que em caso de informação errada, o seguro poderá saltar fora das responsabilidades por isso não arrisque mesmo que ande de lado com a talochada.
  13.  # 14

Colocado por: TyrandeÉ que se contarem o da carta da mota, acho que vou levar uma talochada no seguro que até vou andar de lado :/

Por outro lado, já não é uma adolescente de córtex pré-frontal ainda em desenvolvimento (leia-se: inconsciente).
    Julgo que isso pesará mais do que a idade da carta de condução.
    Mas não há nada como fazer umas simulações.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  14.  # 15

Exame de condução feito, com sucesso...

Amanhã é a estreia da minha menina ☺️
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ClioII
  15.  # 16

Colocado por: TyrandeExame de condução feito, com sucesso...

Amanhã é a estreia da minha menina ☺️

Muito bem! Será uma estreia 5 estrelas com toda a certeza.
  16.  # 17

Afinal já não vai ser hoje. A agência de seguros está fechada 😅
  17.  # 18

Colocado por: TyrandeExame de condução feito, com sucesso...
    Partilhe aí a experiência. Fácil, difícil, uma fantochada?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  18.  # 19

Colocado por: BelhinhoPartilhe aí a experiência. Fácil, difícil, uma fantochada?

Fiz em 1994... Na altura achei um a fantochada... O mais chato/ estupido foi ter o examinador pedido para fazer uma manobra em 8 numa ladeira!
    PS: Já tinha a mota quase à 6 meses (Uma Suzuki DR 350) que utilizava somente em zonas rurais... Antes tive uma motorizada (uma Suzuki TS50). portanto já tinha algum histórico de condução ;)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Belhinho
  19.  # 20

Colocado por: BelhinhoPartilhe aí a experiência. Fácil, difícil, uma fantochada?
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Foi regular. Nem muito fácil, nem muito difícil. Tive sorte de apanhar uma examinadora mto calma, muito profissional, com instruções bem claras. Tive sorte também de ter me calhado o percurso da Expo, que até é pacífico

O coitado do puto que foi depois de mim chumbou em 200m. (Passou direto no primeiro semáforo vermelho).

Não obstante, estava bastante nervosa. Logo no início do exame, com a mota desligada, o raio do neutro não entrava. É que nem eu nem o instrutor estávamos a conseguir por em N. Já tinhamos reclamado na escola (durante o decorrer das aulas) que o neutro às vezes fazia aquilo. A nota foi à oficina (de acordo com o que me foi dito) e não encontraram nada. Mas estava um horror naquele dia.

Edite: fiquei agradavelmente surpreendida que não ouvi falar das famosas "cunhas" pra passar, como tanto se falava há 20 anos atrás. Espero que essa "prática" tenha mesmo acabado. Era simplesmente uma aberração.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Barradas, Belhinho

0.0400 seg. NEW