Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

In other news: duas coisas que não estou a gostar nada na Rebel passados 30km de experiência:

- está a largar um cheiro a óleo queimado que nem é bom. É normal em motas novas?

- O raio dos travões não travam! Em comparação à Honda CB 500 da escola de condução, a minha não trava nada. Só abranda! Isto tbem é normal em motas novas?
  2.  # 2

em motas e carros novos... Tens de usar ;)
    Concordam com este comentário: AlexMontenegro
    • NBA
    • 30 junho 2026

# 3

Quando uma mota é nova, o motor e o sistema de escape vêm com resíduos de óleos de montagem, lubrificantes de fábrica e até tintas protetoras aplicadas nas peças metálicas. Quando ligas a mota e o motor aquece, esses óleos e ceras começam a evaporar e a queimar devido às altas temperaturas. É normal sentir um cheiro intenso, e por vezes algum fumo branco muito leve a sair da zona do motor nos primeiros 50 a 150 km. O cheiro deverá desaparecer gradualmente à medida que estas substâncias são completamente queimadas. A Honda Rebel 500 que adquiriste tem um sistema de travagem novo em folha. Tanto os discos de travão como as pastilhas têm superfícies totalmente lisas que precisam de ganhar o seu "acamamento" ou assentamento. Nos primeiros 100 a 200 km, as pastilhas novas ainda não assentam perfeitamente nos discos, resultando numa área de contacto menor e numa travagem menos eficaz. A mota da escola de condução tem milhares de quilómetros, o que significa que o sistema já foi todo rodado, assentou perfeitamente e responde com um toque imediato. Durante os primeiros 150-200 km, evita travagens bruscas de emergência, a não ser que seja estritamente necessário. O processo exige que faças travagens suaves e progressivas para que o material das pastilhas se molde e crie o atrito ideal com o disco.
    Se ao fim de 200-300 km o cheiro a óleo persistir ou sentires que a travagem continua sem força (o manípulo está esponjoso e vai até ao punho sem resistência), vai a quem te vendeu a mota porque poderá existir ar no circuito de travagem ou precisar de uma simples afinação
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, pedrovil
  3.  # 4

Colocado por: NBAQuando uma mota é nova, o motor e o sistema de escape vêm com resíduos de óleos de montagem, lubrificantes de fábrica e até tintas protetoras aplicadas nas peças metálicas. Quando ligas a mota e o motor aquece, esses óleos e ceras começam a evaporar e a queimar devido às altas temperaturas. É normal sentir um cheiro intenso, e por vezes algum fumo branco muito leve a sair da zona do motor nos primeiros 50 a 150 km. O cheiro deverá desaparecer gradualmente à medida que estas substâncias são completamente queimadas. A Honda Rebel 500 que adquiriste tem um sistema de travagem novo em folha. Tanto os discos de travão como as pastilhas têm superfícies totalmente lisas que precisam de ganhar o seu "acamamento" ou assentamento. Nos primeiros 100 a 200 km, as pastilhas novas ainda não assentam perfeitamente nos discos, resultando numa área de contacto menor e numa travagem menos eficaz. A mota da escola de condução tem milhares de quilómetros, o que significa que o sistema já foi todo rodado, assentou perfeitamente e responde com um toque imediato. Durante os primeiros 150-200 km, evita travagens bruscas de emergência, a não ser que seja estritamente necessário. O processo exige que faças travagens suaves e progressivas para que o material das pastilhas se molde e crie o atrito ideal com o disco.
    Se ao fim de 200-300 km o cheiro a óleo persistir ou sentires que a travagem continua sem força (o manípulo está esponjoso e vai até ao punho sem resistência), vai a quem te vendeu a mota porque poderá existir ar no circuito de travagem ou precisar de uma simples afinação
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas

Agradeço o esclarecimento.

Lá vou eu dar umas voltas a dar mais espaço ainda pros carros da frente, porque realmente não tenho confiança nenhuma nos travões.
    Se travasse com a força que estou a travar agora na minha, na CB da escola, acho que dava um pinote XD
  4.  # 5

O que descreves é o que acontece quando colocas pastilhas novas, como o NBA bem descreveu tens de usar os travões com suavidade e daqui a uns quilómetros está tudo diferente. Também consegui passar no exame a semana passada 😁. Boas voltas
  5.  # 6

Ou então em zonas com segurança dás uns apertos nas manetes da travão para acamar mais rápido. E atenção aos pneus novos com goma que deslizam nas curvas com facilidade provocando desiquilíbrios. Boas curvas!
  6.  # 7

Entrei agora no Tópico das motas: tenho uma honda 650 que uso diariamente, transformada cá pelo rapaz para parecer uma Ducati Sport Classic monoposto, mais uma Ninja 900 (a ultima das grandes kawa a carburadores, sem eletronica nenhuma, "fazes um erro e mata-te logo" como diz um amigo meu, e ainda uma Yamaha 125 2t de 1970 que estou a recuperar. Além disso mais umas coisas pequenas das quais a mais significativa é uma Honda Minitrail de 73 (essa tenho-a na sala, atrás do televisor) :)
  7.  # 8

- O raio dos travões não travam! Em comparação à Honda CB 500 da escola de condução, a minha não trava nada. Só abranda! Isto tbem é normal em motas novas?

Só abranda?? Isso não é normal, mota nova ou não mota nova... Aconselho levar a moto ao stand que a vendeu e comunicar-lhes o que se passa.
  8.  # 9

Colocado por: Eduardo G.Só abranda?? Isso não é normal, mota nova ou não mota nova... Aconselho levar a moto ao stand que a vendeu e comunicar-lhes o que se passa.

Depende...

As vezes com a inexperiencia e natural ter este tipo de sensacoes. E o ABS, e o tipo de pastilhas, as bombas pode parecer comparando com outras motas que a mota 'abranda' em vez de travar e provavelmente a intencao e mesmo essa. Para impedir travagens bruscas. E um bocado como os aceleradores. Numa mota antiga nao e incomum encontrar aquelas que o acelerador parece que tem duas posicoes, ligado e fechado. Numa nova com a eletronica e tudo mais suave.

Nao deve ser o caso certamente, mas eu quando meti pastilhas brembo de pista na minha tambem foi uma diferenca grande pois a diferenca de performance a 'frio' e 'quente' e como do dia para a noite

0.9603 seg. NEW