Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 18 fevereiro 2008 editado

     # 1

    Estava eu a ver as notícias do dia, relacionadas principalmente com a chuva e as inundações, curiosamente depois de se falar disso mesmo no programa da Maria Elisa ontem na RTP1, e dei com esta notícia:

    "Mau tempo: Cerca de 200 carros submersos em garagem em Alcântara"

    Para quem não é de Lisboa ou não conhece este empreendimento, foi, aquando da sua comercialização, um dos mais caros da capital. Era mesmo muito fácil comprar casas de 2 assoalhadas por pouco menos de 300.000€.

    E hoje, depois da chuvada de ontem, dou com esta notícia. Como é que é possível, pergunto eu, que coisas destas aconteçam em edifícios com pouco mais de 3~4 anos? Como é que é possível que não existam planos de emergência, como em tempos falei aqui?

    Mas a surpresa, ainda não a tinha visto. Pesquisei por Alcântara-Rio no Google e fiquei surpreso com o primeiro resultado. As histórias são muitas e muito más, insonorização deficiente, desrespeito pela propriedade, abandono de áreas comuns, empresas de administração de condomínios faltosas ou até fraudulentas, isto tudo, num empreendimento dito de luxo onde seria, se calhar, de esperar que tal não acontecesse.
    Falo eu mal da minha casa e vejo isto, onde pessoas que gastaram centenas de milhares de euros, vêem um investimento feito numa obra em pleno século XXI de... PATOS BRAVOS! Inqualificável quanto a mim.

    Lisboa, 18 Fev (Lusa) - Cerca de 200 carros ficaram hoje debaixo de água depois de a garagem do edifício "Alcântara-Rio", em Lisboa, ter ficado inundada devido às fortes chuvas que caíram na capital portuguesa esta madrugada.

    A garagem daquele edifício fica situada num segundo piso subterrâneo e cerca das 12:00 a altura da água cobria parte das janelas dos veículos.

    Os moradores concentravam-se junto à entrada da garagem à espera que os bombeiros conseguissem criar condições para retirarem os carros.

    "Estão cerca de 200 carros submersos. Às 08:15 já a água dava pelo joelho e em dez minutos ficou pela altura da cintura. Estamos a aguardar que os bombeiros ajudem para podermos tirar os carros", disse à agência Lusa uma moradora.

    De acordo com a mesma moradora, há ainda "receio" de que a situação piore porque "dão chuva para a tarde".

    Além da garagem, também os estabelecimentos comerciais que existem ao redor do edifício ficaram inundados.

    Uma outra moradora e proprietária de uma escola de formação naquele edifício teve prejuízos a duplicar.

    "Tenho dois carros na garagem e a escola toda inundada e estou desde as oito e tal da manhã a tentar falar com as seguradoras, mas passam de uma extensão para outra. Somos ignorados", afirmou.

    "É desolador quando pensamos que temos seguros, que temos assistência, que temos um país e não temos nada. Não sabemos a quem nos dirigir", acrescentou.

    Por seu lado, um outro morador afirmou que o edifício foi construído "em cima de um caudal de água", pelo que "é normal que isso (a inundação) aconteça".

    No edifício "Alcântara-Rio" existem cerca de 160 apartamentos.

    Enquanto os moradores passaram a manhã à espera que os bombeiros conseguissem retirar as águas, os proprietários e empregados dos estabelecimentos comerciais arregaçaram mangas e calças e trataram de tirar a água das lojas e limpar os espaços exteriores.

    As fortes chuvas que caíram esta madrugada provocaram inundações em vários pontos da cidade de Lisboa e obrigou também ao corte de várias estradas.
    Concordam com este comentário: Mikel C
  1.  # 2

    Caro FD, por mais lamentável que seja, é esta a realidade do nosso "lindo" país. Quanto mais cara é a casa, menor é o grau de rigor e exigência dos clientes, e ao mesmo tempo, mais fácil é de vender.

    O meu falecido avô dizia uma coisa bem verdadeira...

    "O pobre esforça-se por encontrar um bom compromisso, luta para ter as coisas bem feitas e esforça-se para que se mantenham em bom estado. O rico... Quando estrgar compra outro."

    Repara, estamos em época de crise bem profunda, o custo real de vida sobe a cada dia, cada vez sobra mais mês no final de cada ordenado... E quais são as casas que mais depressa se vendem? E quais os segmentos automóveis que registam maiores subidas de vendas?

    É triste, mas a cada ano que passa, o ciclo repete-se. Começam as chuvas, e Lisboa pára, por falta de manutenção, por erros no dimensionamento das condutas de águas. E ninguém faz nada para mudar o país! É inadmíssivel que se comprem casas sem qualidade, casas que ao fim de 2 anos têm rachas na estrutura onde cabe um dedo, é absolutamente inadmissível que os regulamentos fiquem escondidos atrás dos cheques dos subornos! Há legislação, no entanto os empreiteiros baldam-se, os construtores desculpam-se com os empreiteiros e o desgraçado do engenheiro ou do arquitecto responsável pela obra é que leva com tudo em cima. É suposto haver sistemas de bombagem para remoção de águas pluviais, é suposto haver manutenção nos sistemas, é suposto aprender-se com os erros... Mas todos os anos a história se repete... Seremos todos um povo de gente limitada intelectualmente? Não há uma alma iluminada que veja que os custos que há em manutenções preventivas, são inferiores aos custos de reparação???

    Desculpem o testamento, mas revolta-me ver estas coisas... Ainda mais a apatia dos moradores que em vez de reclamarem por o edifício não estar de acordo com as normas em vigor e processarem o construtor, se limitam a dizer "esperamos que os bombeiros tirem a água para tirar os carros"...
    Concordam com este comentário: Mikel C
  2.  # 3

    Ao que sei algumas das viaturas custam mais do que muitos imóveis.
    Um conhecido meu tem uma amiga que mora na zona que se queixava que tinha um Bentley, um Mercedes, um Range Rover e um Porche dos quais apenas consegui salvar o Range Rover...

    Uma coisa é certa se têm €s podem aplicá-los em processos de toda a ordem. Porque falha o arquitecto, falha o construtor, falha o fiscalizador e falha a autarquia. Aquela é uma zona propícia para que aquilo aconteça e o facto de nos últimos anos ter faltado chuva não quer dizer que pelo menos uma ou duas vezes por Inverno 'normal' não aconteça.

    Ao menos que tivessem colocado um sistema para tornar as garagens estanques se necessário fosse.
  3.  # 4

    mad_zzzb, o arquitecto pode não ter culpa no cartório. O arquitecto faz o projecto e (de certeza que) pensa nessas situações. De certeza que o projecto continha sistemas de bombagem de água instalados no piso inferior das garagens, de certeza que tinha continha condutas devidamente dimensionadas... E por outro lado, quase de certeza que o empreiteiro não fez a instalção tal como estava dimensionada no projecto. Se o construtor/empreiteiro implementou o sistema como estava no projecto, há ainda outra variável... Manutenção. Quantas e quantas vezes os moradores não abdicam das manuteões da infra-estrutura (elevadores, extintores, sistemas de bombagem de águas) apenas porque a prestação do condoínio sobe 10 ou 15€ por mês...
  4.  # 5

    É nesta altura que quem "poupa" dinheiro nos seguros, faz contas à vida...

    Coisas da Casa
  5.  # 6

    sofia disse:
    comprei 2 lugares de estacionamento no empreendimento alcantara rio á 10 meses para o carro que o meu pai me deixou, que infelizmente faleceu, para estar mais protegido de qualquer dano. com a cheia fiquei com o carro completamente inundado,a parte electrica foi para a ´´SUCATA´´,nunca mais é carro! o seguro não cobre os danos, agora quem é responsável? todos vão tentar livrar-se. o maior culpado é a camÂra de lisboa que aprovou o projecto. A empresa responsável pela manutenção é outra! as bombas não funcionaram, teve que ser os bombeiros a tirar a aguá para podermos tirar os carros ao fim de 24 horas!! e agora? NÃO HÁ NADA QUE PAGUE O VALOR SENTIMENTAL QUE TENHO PELO CARRO!!!. NO QUE DEPENDER DE MIM E ESPERO QUE TODAS AS PESSOAS QUE TINHAM LÁ OS CARROS PENSEM O MESMO, TEMOS QUE PROCESSAR COLECTIVAMENTE OS RESPONSÁVEIS POR ESTA SITUAÇÃO. SE NADA FOR FEITO, ´FICAMOS COM OS PREJUIZOS E COM UMA GARAGEM PARA O VERÃO!
  6.  # 7

    Anónimo disse:
    Ficaria com "pena" se acontecesse a pessoal da classe média! ou baixa mas a a vcs... apenas espero que com o dinheiro e influências que tenham... cheguem rapidamente aos responsáveis... pois se acontecesse a pessoas humildes e com poucas posses... a culpa morreria solteira
    • Junglas
    • 25 fevereiro 2008 editado

     # 8

    Para evitar coment´rios menos felizes, sugiro á administração do fórum que limite o acesso á colocação de posts. Apenas utilizadores registados deveriam poder colocar comentários.

    Em relação ao sucedido, o que é que aqueles que têm mais posses têm a ver com o facto da câmara de lisboa não fazer manutenção ás infra-estruturas que lhe competem ?

    Nao sou rico, tanto que comprei casa bem longe das zonas nobres, todos os meses me vejo aflito para suportar todas as despesas, mas sinceramente, congratularem-se pelo infortúnio alheio? Apenas porque têm mais posses? Mas que raio de mentalidade é esta, Meu Deus!!!!

    Há aqui culpa da câmara, e culpa da empresa que faz a manutenção dos sistemas de bombeamento. Se por acaso os condóminos negligenciaram as manutenções, acho que têm que arcar com as consequências. Agora se os condóminos têm tudo em dia, porque raio é que uma qualquer pessoa que nem coragem tem para se identificar, vem para aqui atirar umas "bujardas" para o ar?

    Há malta que não se enxerga...

    Como diz o outro "Estudasses para não seres parvo todos os 365 dias do ano!"
  7.  # 9

    electromecanico disse:
    Não restam duvidas se houvesse um contrato de manutenção programada e outro de corretiva o problema não tinha atingido esse triste cenario, assim o condominio tem de imediato fazer um reprojecto á instalação de bombagem e adequar sistemas de retenção de águas.
  8.  # 10

    Colocado por: Anónimosofia disse:
    comprei 2 lugares de estacionamento no empreendimento alcantara rio á 10 meses para o carro que o meu pai me deixou, que infelizmente faleceu, para estar mais protegido de qualquer dano. com a cheia fiquei com o carro completamente inundado,a parte electrica foi para a ´´SUCATA´´,nunca mais é carro! o seguro não cobre os danos, agora quem é responsável? todos vão tentar livrar-se. o maior culpado é a camÂra de lisboa que aprovou o projecto. A empresa responsável pela manutenção é outra! as bombas não funcionaram, teve que ser os bombeiros a tirar a aguá para podermos tirar os carros ao fim de 24 horas!! e agora? NÃO HÁ NADA QUE PAGUE O VALOR SENTIMENTAL QUE TENHO PELO CARRO!!!. NO QUE DEPENDER DE MIM E ESPERO QUE TODAS AS PESSOAS QUE TINHAM LÁ OS CARROS PENSEM O MESMO, TEMOS QUE PROCESSAR COLECTIVAMENTE OS RESPONSÁVEIS POR ESTA SITUAÇÃO. SE NADA FOR FEITO, ´FICAMOS COM OS PREJUIZOS E COM UMA GARAGEM PARA O VERÃO!


    Cara Sofia,

    Antes de mais, tenho pena pelo sucedido. Que seguro não cobre os danos e porque? O do carro / o do condominio?

    Cumprimentos,
  9.  # 11

    Colocado por: raquel.jma
    Colocado por: Anónimosofia disse:
    comprei 2 lugares de estacionamento no empreendimento alcantara rio á 10 meses para o carro que o meu pai me deixou, que infelizmente faleceu, para estar mais protegido de qualquer dano. com a cheia fiquei com o carro completamente inundado,a parte electrica foi para a ´´SUCATA´´,nunca mais é carro!o seguro não cobre os danos, agora quem é responsável? todos vão tentar livrar-se. o maior culpado é a camÂra de lisboa que aprovou o projecto. A empresa responsável pela manutenção é outra! as bombas não funcionaram, teve que ser os bombeiros a tirar a aguá para podermos tirar os carros ao fim de 24 horas!! e agora? NÃO HÁ NADA QUE PAGUE O VALOR SENTIMENTAL QUE TENHO PELO CARRO!!!. NO QUE DEPENDER DE MIM E ESPERO QUE TODAS AS PESSOAS QUE TINHAM LÁ OS CARROS PENSEM O MESMO, TEMOS QUE PROCESSAR COLECTIVAMENTE OS RESPONSÁVEIS POR ESTA SITUAÇÃO. SE NADA FOR FEITO, ´FICAMOS COM OS PREJUIZOS E COM UMA GARAGEM PARA O VERÃO!


    Cara Sofia,

    Antes de mais, tenho pena pelo sucedido. Que seguro não cobre os danos e porque? O do carro / o do condominio?

    Cumprimentos,


    Tanto quanto sei, estes problemas estão já ultrapassados - pelo menos no que toca aos elevadores, a seguradora assumiu o pagamento das reparações.
  10.  # 12

    o que me faz confusão é como alguem compra garagens ao nivel da agua...e por esse preço...pelo menos ficaram com o carro lavado.
  11.  # 13

    Há comentários perfeitamente infelizes, que não trazem qualquer valor à discussão. Se o objectivo é fazer humor, que se troque o nome de Forumdacasa.com para Forumdagracejola.com!

    Relativamente a esta situação, interessa-me saber que desenvolvimentos teve desde as cheias, se as seguradoras se chegaram à frente ou não. Também tenho a garagem no -1 do prédio onde habito, no entanto está bem acima do nível do RIo Tejo (Montijo mais precisamente), mas fico sempre preocupado quando chove porque a intensidade tem sido maior e a manutenção dos sistemas de esgotos públicos é o que se sabe. Não me espanto nada de ficar a ver ruas completamente alagadas naquela localidade, sempre que a precipitação é mais intensa...agora será que as seguradoras cumprem?

    E os carros e estabelecimentos perto do viaduto do eixo-norte/sul em Lisboa, que também ficaram danificados pela chuva intensa? Foi mesmo do elevado caudal de água ou de um escoamento mal projectado?

    Cumprimentos
  12.  # 14

    Colocado por: ramiguel
    Relativamente a esta situação, interessa-me saber que desenvolvimentos teve desde as cheias, se as seguradoras se chegaram à frente ou não.

    Segundo indicação da ThyssenKrupp, a seguradora pagou para cima de 100.000Eur de reparação dos elevadores.


    Também tenho a garagem no -1 do prédio onde habito, no entanto está bem acima do nível do RIo Tejo (Montijo mais precisamente), mas fico sempre preocupado quando chove porque a intensidade tem sido maior e a manutenção dos
    sistemas de esgotos públicos é o que se sabe.

    Fala a experiência, no Montijo a CM é bastante prestável - no Inverno de 2006, p.ex, num dia de chuvas muito intensas que provocaram inundações em algumas garagens na Cova da Loba/Colinas do Oriente, em menos de 40 minutos tivemos os serviços da CM a ajudar no desentupimento das caixas e na bombagem das águas..


    agora será que as seguradoras cumprem?


    Apesar da má fama, as seguradoras cumprem geralmente ao milímetro os contratos que celebram. O problema é quando o cliente não se preocupa em saber quais as condições do seguro - é inacreditável a quantidade de gente que acha que uma seguradora é uma espécie de tia rica que está lá para pagar tudo e mais alguma coisa.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ramiguel
  13.  # 15

    Colocado por: luisvv
    Colocado por: ramiguel
    Relativamente a esta situação, interessa-me saber que desenvolvimentos teve desde as cheias, se as seguradoras se chegaram à frente ou não.

    Segundo indicação da ThyssenKrupp, a seguradora pagou para cima de 100.000Eur de reparação dos elevadores.


    -Então e as seguradoras dos carros? Os que tinham seguros contra todos os risco accionam e ficam satisfeitos? Não há responsabilidade civil neste caso, para aqueles que tinham seguros contra terceiros? Não se trata de um fenómeno anormal?
  14.  # 16

    Colocado por: ramiguel
    -Então e as seguradoras dos carros? Os que tinham seguros contra todos os risco accionam e ficam satisfeitos? Não há responsabilidade civil neste caso, para aqueles que tinham seguros contra terceiros? Não se trata de um fenómeno anormal?


    E o sinistro será imputável ao seguro dos carros, ou ao seguro do prédio ? E quais eram as coberturas de cada seguro ?
  15.  # 17

    Ao andar a pesquisar alguns temas do forum kual o meu espanto kuando me deparo com esta noticia! vivi alguns anos nessa zona e só kero acrescentar o seguinte,apesar de o meu ramo não ser a construção civil,eu vi esses prédios desde os chamados cabocos até as sras andarem a dar os ultimos retokes,as limpezas. durante toda a construção posso dizer k acompanhei de perto,por dentro e por fora, até estar pronto a habitar esse condominio de luxo,k na minha humilde opinião de luxo não tem nada!! Ainda este natal lá estive,dentro de umas dessas casas,meu primo também caiu nessa cantiga,hoje,actualmente, está desejoso de a vender! Um bom ano!!
  16.  # 18

    Fico sempre lixado quando atribuem estas questões ao empreiteiro. Isto porque resulta de enorme desconhecimento da realidade da construção, e em pormenor, deste tipo de empreendimento.
    Vou falar da minha experiência, que decerto se aplica a este projecto. Normalmente os projectos têm qualidade, mas não são perfeitos, e ás vezes pecam por o projectista da especialidade ser mal pago, ter pouco tempo para o fazer, não ser envolvido no projecto global, haver inexperiência e não haver um coordenador com experiência e historia para colmatar as falhas da restante equipa.
    Depois temos o cliente (promotor) que tenta poupar em tudo. Tudo de tudo. Neste caso uma válvula de maré de qualidade decerto custa menos de 500euros e não permite a entrada de água exterior da rede municipal. Um poço de bombagem mais pessimista, com maior capacidade, mais caro é certo, poupa a vida das bombas e compensa em caso de enxurradas. Mas é caro e ocupa espaço.
    O empreiteiro executa um projecto, dado por um cliente, respeitando um projecto, acompanhado por uma fiscalização do dono de obra, e pelos projectistas. Aonde pode um empreiteiro fazer batotice com tanta "policia"? Por outro lado, para que vale fazer batotice num assunto destes, pois se existe especialidade onde os empreiteiros investem é nas Águas e Esgotos, normalmente um erro implica sempre enormes prejuízos.

    Mas os proprietários finais são os grandes responsáveis. Primeiro porque compram um produto que não fazem o menor esforço por o conhecer a fundo, averiguado o seu correcto valor. E atenção, que para quem não tem conhecimentos, existem inúmeras empresas e técnicos, disponíveis para apoiar.
    Depois, e quanto mais caro o imóvel pior, demitem-se da sua responsabilidade como co-proprietarios das zonas comuns. É ver o numero de pessoas que aparece nas reuniões de condomínio. Até parecem as eleições nacionais, todos têm opinião e criticas, na altura de votas ninguém aparece, mais valia estarem calados.
    Na totalidade das obras que executei, os clientes nunca quiseram fazer contratos de manutenção dos equipamentos electromecânicos. Alguns até as desligam por causa do consumo de energia. Depois as coisas acontecem.
    A culpa é só de quem comprou e não viu o que fez, não quis saber, ou não manteve.

    A CML ou o Estado, não tem nada a ver com estas responsabilidades. A legislação aponta sempre, que os responsáveis pelos projectos são os projectistas, da execução o empreiteiro, e de tudo o atrás escrito, o promotor.

    Não me recordo de alguém reclamar este acontecimento ao promotor?
    Sim, e aqui há muito a dizer. Quantas vezes o promotor é uma empresa que apenas existe para a obra, desaparecendo com a responsabilidade logo que as vendas estejam consumadas. Ou é uma empresa de fachada, representada por um advogado, sem qualquer quadro técnico ou historia na construção.
    Aqui é que as coisas deviam ser mudadas. Os promotores deviam ser obrigado a existirem, a terem quadros técnicos. Devia-se motivar o culto da marca, "eu comprei uma casa da BMW, que duram muito e têm boas prestações" algo deste género.

    Ainda falam do pato-bravo... o pato bravo foi o melhor construtor. Pois a sua profissão era construir, pelo que o bom nome na praça era importante, e com os erros melhorava as obras futuras. APenas não se lhes pode dar a liberdade de serem arquitectos...

    boa sorte, conheço um dos proprietários, que quando falamos do assunto entre nós, ele sabia exactamente onde as coisas falharam
  17.  # 19

    ngo504
    Não. O PatoBravo não tinha como profissão construir.

    O patobravo era, geralmente, um COMERCIANTE (o merceeiro lá do bairro) que contratava um pedreiro, construia um prédio camuflando as ilegalidades com generosas prendas a carradas de funcionários da Câmara, tinha o escritório num bolso e a tesouraria noutro, e que conseguia nunca pagar impostos sobre os lucros do empreendimento.

    O patobravo é que é/era o tal que - desde que as coisas começaram a apertar - mostra(va) com orgulho a quantidade de cartões de Nº Identificação de Pessoa Colectiva, que mais parece um baralho de cartas. Era um cartão (i.e., uma empresa) para cada prédio. Quando acabavam as vendas, acabava-se logo com a empresa...
  18.  # 20

    Sou proprietário e é pena que os mesmos que para aqui vieram discutir os problemas do Condominio Alcantara Rio não venham agora reconhecer que o empreendimento melhorou substancialmente a sua segurança desde então.

    Como podem comprovar pela foto, foi instalada uma comporta de acção hidraulica automatica(não necessita de energia electrica), que já foi testada com sucesso diversas vezes desde então. O problema principal não é do condominio, que foi prémio Valmor em 2004, mas da configuração topográfica das ruas que o circundam (problema comum a todo o bairro). Acresce que os esgotos não são limpos durante meses, ficando entupidos numa situação de chuva forte (o que não é só problema de Alcantara, mas de toda a cidade de Lisboa, so que este bairro fica numa cota muito baixa).

    Desde o incidente de 2008, para além da instalação da comporta, que tornou o condominio um dos imóveis locais com menor risco de inundação, foram tomadas medidas no sentido de reforçar as bombas de extracção e a sua manutenção e funcionamento permanente. Também se salvaguardou um procedimento de envio dos elevadores para o R/C.

    Acresce que é um condominios seguro, para isso contribuindo a presença do Consulado de Angola.

    Infelizmente, a ultima mensagem deste forum datava de 2009 e a má imagem do condominio tem predominado na net!
    Concordam com este comentário: Carlossilva4
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Carlossilva4
      fotoComporta.JPG
 
0.0242 seg. NEW