Iniciar sessão ou registar-se
    • rb_
    • 7 março 2017

     # 1

    Boa tarde,

    Tenho uma caldeira a gaz vulcano lifestar ventilada adquirida recentemente (6 meses).

    Assim que ligo a caldeira à tomada, passados 10-15 minutos, o disjuntor geral do apartamento dispara.

    Já chamei a garantia, e o técnico fez um teste que consistiu em retirar a mangeira do gaz (desligou-a da parede), ligar a caldeira à tomada e mal tocou com a mangueira do gaz na bicha do gaz, o quadro disparou.

    Além disso, o técnico mediu com o voltimetro a tensão entre a bicha do gaz e o neutro na tomada e deu-lhe 0.8V - 1V. Segundo ele, isto não pode ser e o problema não é do esquentador mas sim da a coluna do gaz do predio que está ligada à terra.

    Entretanto liguei ao construtor do prédio que me disse que a coluna do gaz estar ligada |a terra é obrigatório por lei.

    Alguém consegue ajudar a descobrir onde está o problema?

    Obrigado.
  1.  # 2

    Colocado por: rb_Segundo ele, isto não pode ser e o problema não é do esquentador mas sim da a coluna do gaz do predio que está ligada à terra.

    Entretanto liguei ao construtor do prédio que me disse que a coluna do gaz estar ligada |a terra é obrigatório por lei.
    o construtor esta correcto poistodas as condutas metalicas têm que estar ligadas á terra de protecção,

    aparentemente tem um problema na sua instalação electrica.
    • rb_
    • 8 março 2017

     # 3

    Olá,

    Obrigado pelo seu comentário.

    Entretanto ontem retirei a ligação à terra presente na tomada.

    Até agora, o quadro não disparou.

    Alguem me sabe dizer se isto é indicativo de algo?
    Já agora, o que perco ao não ter terra na tomada? A terra proveniente da coluna de gaz não será suficiente?

    Obrigado.
  2.  # 4

    Colocado por: rb_Olá,

    Obrigado pelo seu comentário.

    Entretanto ontem retirei a ligação à terra presente na tomada.

    Até agora, o quadro não disparou.

    Alguem me sabe dizer se isto é indicativo de algo?
    Já agora, o que perco ao não ter terra na tomada? A terra proveniente da coluna de gaz não será suficiente?

    Obrigado.


    Pode ser electrocutado por contacto directo na Estrutura da Caldeira, ou por contacto indirecto através da Agua que sai nas torneiras, situação potencialmente perigosa para a vida humana , deve repor o contacto terra imediatamente.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  3.  # 5

    - Ou a coluna de gás tem uma má ligação à terra;
    - Ou a terra da instalação eléctrica está mal executada;
    - Ou está a ver fuga para a terra da instalação eléctrica;
    - Ou uma combinação de duas ou mais anteriores.

    Eu aposto na combinação da 2ª com a 3ª.
    Concordam com este comentário: larkhe
  4.  # 6

    ja experimentou trocar a fase do disjuntor? pode ser que funcione
    •  
      aacc
    • 17 março 2017 editado

     # 7

    Respeitou a polaridade Fase / Neutro, na ligação da caldeira aos 230v ?
 
0.0119 seg. NEW