Iniciar sessão ou registar-se
    • JBS
    • 15 outubro 2009

     # 1

    No caso, pretendo saber a avaliação patrimonial das finanças que têm sido feitas a apartamentos T3.

    Não a avaliação bancária.

    Cumprimentos.
  1.  # 2

    Eu percebi...
  2.  # 3

    Colocado por: JBSNo caso, pretendo saber a avaliação patrimonial das finanças que têm sido feitas a apartamentos T3.

    Não a avaliação bancária.

    Cumprimentos.


    Isso depende das areas dos apartamentos mas anda entre os €100.000 e os 130.000. Não esquecer que é avaliação para efeitos de IMI. Se for para IMT, tem que ser o valor da escritura e nunca pode ser inferior ao valor das finanças, pois se for tem o ajuste de contas mais tarde.

    Pode também consultar o Portal das Finanças no menu serviços em Avaliação de predio Urbano, fornecer alguns elementos e obtem o valor tanto exacto quanto os valores que fornecer.

    Bom dia,
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JBS
  3.  # 4

    Colocado por: JBSBom dia, alguém me poderá dizer qual é a avaliação patrimonial que as finanças têm feito aos apartamentos T3 no Jardim da Amoreira?

    Obrigado!


    A minha foi avaliada pelo banco 27 000 euros acima do que me custou...por um lado é bom mas por outro vou pagar mais IMI daqui a 5/6 anos! Eu pesno que a maioria das casas são muito boas! Já agora o apartamento da cozinha vermelha penso que já não tinha parqueamento porque tinha sido vendido!!! Será??
    • JBS
    • 16 outubro 2009

     # 5

    Gongash, o IMI é calculado sobre o valor patrimonial que as Finanças atribuem à sua fracção e não sobre o valor que o banco atribuíu na avaliação - esse é para efeito do crédito habitação.

    A questão dos lugares de garagem faz-me confusão porque penso que saíu uma lei há algum tempo que obriga os edificios a terem um nº de lugares de garagem mínimo consoante a tipologia do apartamento a que respeitam. Acho que para T1 tinham de ter 1 lugar, para T2 e T3 tinham de ter 2 lugares e para T4 tinham de ter 3 lugares. Alguém confirma?
  4.  # 6

    Sim, estava a fazer confusão. Esta avaliação é boa porque me valoriza a casa (e me orgulha!) mas só saberei quanto vou pagar de IMI aquando da avaliação das finanças. Em relação aos lugares de garagem só sei que actualmente os apartamentos novos têm de ter pelo menos parqueamento. Quantos por número de assoalhadas não sei.
  5.  # 7

    Gongash,

    Quanto aos apartamentos de cozinha vermelha, os que me refiro, existe um parqueamento por cada apartamento.

    Existem mais casas com cozinhas vermelhas (um bocado diferentes, mas vermelhas), que podem ou não ter parqueamento.

    Quanto à questão do nº de parqueamentos de acordo com o nº de divisões, não sei.. nunca ouvi falar de tal lei. Mas vi muitas casas, até t3's, com apenas um lugar de parqueamento, e os projectos são aprovados na mesma. Por isso não me parece. O que sei é que em certos locais (sobretudo cidades) é obrigatório a construção de parqueamentos, mas nunca ouvi que tal obrigação tivesse a ver com o núm. de lugares vs núm. de assoalhadas.
  6.  # 8

    Viva!

    Estou a pensar mudar de casa e gostei bastante do ambiente do Jardim da Amoreira. Achei, no entanto, que os preços ultrapassam um pouco os acabamentos que vi e ressenti-me de certas coisas como, por exemplo, tentarem vender-me parqueamento para 2 carros quando obviamente que não é possivel manobrá-los na garagem e, mesmo que fosse, as portas não abririam para poder sair dele; ou então colocarem máquinas de boas marcas na cozinha e depois equiparem a casa com tomadas e interruptores baratos de má qualidade. Como encontrei este forum, resolvi pedir a vossa ajuda!

    Ando a pesquisar aqueles arredores (ali num raio mais ou menos de 3km) e não consigo entender se o preço por m2 na urbanização está abaixo ou acima da média da zona. Alguém tem essas contas mais ou menos feitas?

    Os apartamentos usados com pouca idade nos arredores conseguem vender-se a preços parecidos com os novos? Desvalorizaram ou não?

    Há alguma tipologia a ser vendida com os preços mais "esticados", ou seja, há negócios melhores para T1/T2 ou T3/T4?

    Penso que hoje em dia é naive continuar-se a pensar na compra dum apartamento como um investimento garantido, mas pelo menos era interessante que as casas "médias" não desvalorizassem. Parece-me que há gente (construtures e imobiliárias, quando interessados em vender casas novas) a pensar que a crise já terminou quando, na verdade, o desemprego vai aumentar, os juros vão subir, o preço da energia e dos combustiveis também, e a inflacção de bens essenciais, os impostos vão subir também para pagar o defice... as pessoas não vão estar mais desafogadas para comprar casas num futuro próximo! Na vossa opinião aqueles valores vão aguentar-se no futuro?

    Obrigado a todos!
    •  
      FD
    • 19 outubro 2009

     # 9

    Colocado por: eljotatentarem vender-me parqueamento para 2 carros quando obviamente que não é possivel manobrá-los na garagem e, mesmo que fosse, as portas não abririam para poder sair dele

    A sério? :)

    Colocado por: eljotaNa vossa opinião aqueles valores vão aguentar-se no futuro?

    Os preços não irão baixar. O que se passa é que as casas custam pouco mais do que há uns anos. O que em Lisboa é caro é o terreno.
    Os terrenos urbanizáveis são escassos e quando existem estão nas mãos de apenas alguns. E esses alguns conhecem quase todos os construtores e funcionam mais ou menos como a cosa nostra - ninguém se mete no caminho dos outros, há limites e zonas próprias.
    Aqui nas zonas de Sintra, Oeiras e Cascais é sintomático. Um grande urbanizador é dono, já há umas dezenas de anos (porque na altura foi visionário), de grandes parcelas de terreno. Ficaram "abandonadas" - a valorizar entenda-se - durante anos até que se venderam todos os apartamentos novos que estavam por vender. Quando há falta de apartamentos novos na zona, urbaniza-se uma nova parcela. Com esta cadência, em que equilibram a oferta com a procura, o preço dos terrenos nunca baixa e o preço das casas sobe de acordo com a inflação, a mão de obra, os novos materiais, métodos de construção e equipamentos da moda (ar condicionado, caixilharia, etc.).
    Como estes urbanizadores e construtores têm muito cash flow (muito dinheiro), raramente têm necessidade de realizar dinheiro rapidamente (entenda-se: baixar o preço). Por isso, é natural ver casas novas à venda que foram construídas em 2003, 2004 e 2005. Ou seja, algumas estão à venda há mais de 6 anos.
    Por isso, arrisco dizer que será muito difícil os preços baixarem. O mercado é controlado por poucos e esses poucos, preferem esperar a baixar preços.

    Quanto à valorização, tudo é possível mas, acredito que tal só aconteça quando dois ou três factores estiverem conjugados:
    -> baixo preço inicial de venda (exemplo: Parque Colombo perto do Centro Comercial, para quem conhece, onde há uns 8 ou 9 anos se venderam num fim de semana entre outros, T1 a 45 mil euros)
    -> zona de potencial valorização (construção de equipamentos, rodovias, etc. - Alcochete por exemplo)
    -> ordenamento e qualidade da construção e envolvente (Parque das Nações por exemplo)
    Todas as restantes casas, que não cumpram o acima indicado, na minha humilde opinião, não valorizarão tão cedo (como aconteceu até agora) e a valorizar, será sempre por um valor inferior ao da inflação. E, ao contrário do que antigamente se passava, existe o sério risco de desvalorização.

    O Jardim da Amoreira, do que conheço, valorizará razoavelmente a muito longo prazo e tal dependerá em muito do que a Câmara ou os habitantes fizerem da urbanização. Basta que a tal parcela B se torne algo "indesejado" para que o potencial de valorização seja substancialmente penalizado. Mas, verdade seja dita, com esta relação de preço/qualidade/localização não conheço mais nenhuma urbanização na zona da Grande Lisboa. Ali na Damaia, mesmo junto ao IC19, vendem T2 a 200.000€...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eljota
    • luisvv
    • 19 outubro 2009 editado

     # 10

    Os preços não irão baixar. O que se passa é que as casas custam pouco mais do que há uns anos. O que em Lisboa é caro é o terreno.


    Nominalmente, talvez não. (e mesmo assim, não tenho a certeza), mas em termos reais, é quase inevitável.

    Os últimos 2 anos demonstraram que o aperto na concessão de crédito tem efeitos imediatos na capacidade de escoamento do imobiliário. No entanto, o aperto foi relativamente suave, porque rapidamente os juros começaram a descer e aliviaram temporariamente os endividados, pelo que boa parte dos portugueses nem tem noção do que vem por aí.

    Sem querer ser pessimista, os próximos anos vão ser dramáticos nesse aspecto - assim que houver sinais sólidos de recuperação na Europa, os juros vão por aí acima para conter a inflação, e aí sim vamos sentir a pancada com força, mesmo que a coisa corra relativamente bem.

    Na prática, vai haver mais casas despejadas à força no mercado e menos capacidade para comprar - maioritariamente casas recentes, na periferia das grandes cidades, com empréstimos a 100% e com períodos de carência de juros, etc. A pressão do valor da dívida dos vendedores limitará a queda dos preços nominais, mas o valor real vai cair.

    Assim, tirando produto de grande qualidade e localização em zonas nobres, tudo o resto vai sofrer e muito.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eljota
  7.  # 11

    Colocado por: eljotaNa vossa opinião aqueles valores vão aguentar-se no futuro?

    O Jardim da Amoreira, do que conheço, valorizará razoavelmente a muito longo prazo e tal dependerá em muito do que a Câmara ou os habitantes fizerem da urbanização. Basta que a tal parcela B se torne algo "indesejado" para que o potencial de valorização seja substancialmente penalizado. Mas, verdade seja dita, com esta relação de preço/qualidade/localização não conheço mais nenhuma urbanização na zona da Grande Lisboa. Ali na Damaia, mesmo junto ao IC19, vendem T2 a 200.000€...


    ...realmente preocupa-me a história da parcela B, se calhar por ao longo dos anos já ter gasto alguma da reserva de optimismo com que todos nascemos. Raramente há boas surpresas quando se falam nestas "maravilhas", daí só as fazerem no fim e nunca antes das urbanizações estarem vendidas. Imaginem tentar vender aqueles terraços (baixos, ainda por cima, e voltados a poente) se a parcela B já estivesse edificada... Antes destas coisas verem a luz do dia é sempre tudo muito bonito e perfeitinho, no papel não há gente "sui generis", mas depois a realidade trás consigo alterações de planos e problemáticas nas quais não pensamos (ou preferimos ignorar) agora e lá se vai a utopia (com o dinheiro+juros) pelo cano. Esperemos que não!

    E quanto à parcela A, ou lá como se chama a àrea onde está actualmente um estaleiro, ou lá o que é, alguém sabe qual é o destino da mesma?!

    Também já ouvi falar algures em piscinas, mas na planta não aparece nada, não deve ser ali. Gosto muito da praça central, abrigada do vento, mas não encontro um parque infantil, o que é curioso (pela ausencia) numa urbanização que deve ser habitada por gente nova (leia-se com filhos). Um jardim digno do nome também não encontro. Temo é que aquelas pequenas zonas verdes decorativas que fazem entre alguns lotes, e em baixo perto das moradias, sirvam apenas de WC para cães, como em muitos outros sitios. Sabem se os condominios estão a fazer regulamentos limitando a presença de cães nos prédios?

    Hoje em dia fala-se muito em democracia participativa, mas as pessoas pouco se mexem e não se unem. Acham que faz sentido uma associação de moradores?

    Muito obrigado a todos(as)!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NFerreira
  8.  # 12

    Boas!

    Para quem achar útil, deixo uma fotografia da urbanização com a indicação dos lotes.

    Cumprimentos!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: FD, Ruipedroj, NFerreira, Gongash, dd
      JardimDaAmoreira.jpg
  9.  # 13

    ...
    realmente preocupa-me a história da parcela B, se calhar por ao longo dos anos já ter gasto alguma da reserva de optimismo com que todos nascemos. Raramente há boas surpresas quando se falam nestas "maravilhas", daí só as fazerem no fim e nunca antes das urbanizações estarem vendidas. Imaginem tentar vender aqueles terraços (baixos, ainda por cima, e voltados a poente) se a parcela B já estivesse edificada... Antes destas coisas verem a luz do dia é sempre tudo muito bonito e perfeitinho, no papel não há gente "sui generis", mas depois a realidade trás consigo alterações de planos e problemáticas nas quais não pensamos (ou preferimos ignorar) agora e lá se vai a utopia (com o dinheiro+juros) pelo cano. Esperemos que não!


    Viva !

    Eljota
    Realmente a reserva de optimismo não deixou nem uma gotinha!...
    Amigo veja as coisas pelo aspecto positivo. Entaõ a urbanização ainda está incompleta, terá 20% do total de habitantes se tanto???.. e voce ja está a pensar nos equipamentos sociais todos a funcionar, há que ter alguma calma! Quando isso estiver tudo pronto concerteza já não haverá casas para venda, até la vive-se na espectativa e com algum optimismo.
    Posso informar com conhecimento de causa que esses terraços a poente estão a ser muito procurados. os lotes 17 e 18 vão ser postos à venda brevemente e todos os fins de semana há futuros compradores a saber quando podem ver. Eu não vendo, sou moradora e falo com vendedores e construtores que são meus clientes, também não me pergunte porquê, porque nem gosto de terraços no r/c ou 1º andar.

    Ainda não consegui entender o fantasma da parcela B, acho que talvez a ansiedade e a insegurança faz com que isso seja o papão do Jardim da Amoreira. Eu continuo a achar que esse empreendimento vai dar prestígio ao bairro, evitando antes que seja um bairro fantasma em vez do fantasma do bairro. Há algo que me diz que será assim e vamos deixar de especulações criadas apenas pelos moradores e futuros moradores do Jardim.
    Devemos acompanhar o desenrolar do projecto sempre com atenção, obter informação o mais exacto possível em vez especular.


    Bom dia;
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eljota
    •  
      FD
    • 20 outubro 2009

     # 14

    Colocado por: ifnunesAinda não consegui entender o fantasma da parcela B

    Eu quando comprei a minha casa tinha vista para um belo descampado com vacas, cavalos e rebanhos. Do lado oposto da urbanização tinha uns prédios estranhos (diferentes na arquitectura) que, segundo o vendedor, eram de construção económica, de uma cooperativa.
    Resultado? O descampado passou a auto estrada e a linha de muito alta tensão e a construção económica passou a habitação social.
    Fui enganado? Não sei. Fui defraudado? Fui. Sou culpado? Sim e não.

    Não quero estragar o negócio a ninguém, nem desvalorizar a casa de ninguém mas, quero que entendam que, como diz o eljota, não deve existir espaço para dúvidas ou incertezas numa escolha destas. As pessoas devem estar devidamente informadas (erro que eu, inocentemente, cometi quando comprei a minha casa) para poderem tomar as suas decisões na posse de todos os dados e condicionantes. Só assim poderão ser responsabilizados pelas suas decisões.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eljota
  10.  # 15

    Resultado? O descampado passou a auto estrada e a linha de muito alta tensão e a construção económica passou a habitação social.
    Fui enganado? Não sei. Fui defraudado? Fui. Sou culpado? Sim e não.


    Boas!

    Penso que até agora ninguem está a ser enganado.
    A deliberação tal como está no projecto foi aprovada na CMO em 2006. Como disse e para nosso interesse, teremos que acompanhar o projecto e possíveis alterações que vierem a acontecer para agir, se for caso. As coisas não vão surgir assim na escuridão da noite..., só não se informa quem não está interessado, é mais facil ir na conversa de construtores e vendedores..., eu já não caio nessa! Se fosse por aí, lá estava o Jardim com parque infantil e as piscinas...., Exactamente por ver aquele rectangulo ali tão certinho é que fui em busca de mais informações e onde achei que era o local certo.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: eljota
  11.  # 16

    elJota, muito obrigado pelo esquema dos lotes, é muito util.

    Se não se importa irei utilizar no site do jardim utilizado pelos moradores, com um link aqui para o forum da casa

    http://sites.google.com/site/jardimdaamoreira/esquema-de-loteamento

    Bem hajam :)
  12.  # 17

    Colocado por: RuipedrojelJota, muito obrigado pelo esquema dos lotes, é muito util.

    Se não se importa irei utilizar no site do jardim utilizado pelos moradores, com um link aqui para o forum da casa


    Boas! Claro que podem usar. Editei a foto ontem à noite e espero não me ter enganado em nenhum número. Posso alterar a imagem se entretanto houver correcções a fazer. Já conhecia o site que indica, só não me inscrevi porque (ainda?) não sou morador.
  13.  # 18

    Como disse e para nosso interesse, teremos que acompanhar o projecto e possíveis alterações que vierem a acontecer para agir, se for caso. As coisas não vão surgir assim na escuridão da noite..., só não se informa quem não está interessado, é mais facil ir na conversa de construtores e vendedores..., eu já não caio nessa!


    Viva! Foi por isso que referi a ideia duma associação de moradores (não politizada). Vivi numa urbanização onde muita falta fez a união das pessoas. Sempre que conseguimos organizar alguma gente para pressionar a CM/JF tivemos sucesso, mas as exigencias maiores exigiam uma força que a preguiça e falta de interesse das pessoas pelo seu próprio património nunca conseguiu reunir.
  14.  # 19

    Viva!

    Quem me pode dizer, para quem vai do Jardim da Amoreira para Lisboa de manhã pela IC22 + Calçada de Carriche até ao Lumiar, qual é a espectativa em termos de transito versus horas a que se sai de casa? Há alternativas melhores de percurso? (o único teste que já fiz foi sair às 7:35 para estar no cimo da Calçada às 7:55, mas não sei se é o normal ou como é a outras horas, por exemplo saindo às 8:00)

    Quais são os problemas de ir para o Metro de Odivelas ou Sr. Roubado? Há transportes e quanto se demora? Consegue-se ir de carro ou há horas negras para se circular? O estacionamento no Metro esgota-se? Ir de autocarro para Lisboa é alternativa ao Metro?

    A espectativa do alargamento da A8 é que os problemas vão agravar-se, certo?

    Muito obrigado a todos(as)!
  15.  # 20

    Jardim da Amoreira, Jardim da Radial? Eis a questão;

    Pois mas sabem, em todos os locais de urbanizações bonitas, existem quase sempre bairros sociais, dizem (eles), para não haver discriminação! O inconveniente de comprar casa antes de tudo estar completo, é que depois acontece como nas colinas do Cruzeiro. Em que quem comprou no inicio, hoje debate-se com o problema de ter blocos de cimento, como paisagem...

    Eu tenho um T2, para vender na Urbanização Quinta da Memória, defronte do metro do Sr. Roubado, é de 2004, o prédio.Tem tudo e mais alguma coisa, (aspiração central, som ambiente, persianas eléctricas, aquecimento central, suite com hidromasagem, box para dois carros, etc, etc.) peca por uma coisa: Não tem vista para a frente, nem varandas. Tem janelões, dizem que é o que está agora na moda. E também para não levar com o "lixo" do vizinho em cima da cabeça... =) e ali os preços, ui são de fugir a sete pés...
 
0.0498 seg. NEW