Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

É o termo que os gabinetes de arquitectura colocam nos orçamentos que dão.
  2.  # 82

Da Póvoa a Gaia serão 30 km. Mais perto só se for o filho do dono do café da zona
  3.  # 83

O melhor .é aquele que oferece maior/ melhor opções ao DO, santos ao pé da porta não fazem milagres....
    Concordam com este comentário: rancarvalho
  4.  # 84

Colocado por: MrcsMglhsEngraçado como algumas pessoas preferem escolher um Arq. da zona, para acompanhar mais a obra, enquanto outras preferem escolher um Arq. "premiado", independentemente de onde seja.
    Neste caso, é um gabinete da Póvoa para realizar uma obra em Gaia...não tem receio disso?

Podia até ter escolhido um arquitecto que mora uma rua acima, caso este não tivesse carregado nos valores.

Quando me propus escolher o arquitecto não foi por proximidade ou sequer pelo melhor preço.
    Ponderei e tive várias opções não foi o primeiro que apanhei;
    um amigo dum amigo: fez um preço descomunal, iria fazer em part-time propos 4 visitas por ano porque já tem um emprego fixo e não tive acesso a qualquer portfolio de obra realizada;
    um arquitecto que trabalha numa empresa de construção conceituada, com obra feita a titulo particular, que iria desenvolver o projecto em part-time porque ja tem um emprego fixo, mora uma rua acima mas apresentou um valor 3000 euros mais caro;
    um gabinete de arquitectura do fórum, muito prestável e a quem teria todo o gosto de entregar a obra mas ficou também acima dos valores;
    O Arq. Sousa Lopes das Caldas da Rainha, do qual ja conhecia algumas das obras e tinha referencias pois tem feito várias obras no norte, gosto bastante do seu trabalho mas ficou tambem acima dos valores;
    uma arquitecta de Gondomar que esteve no terreno 5 min e disse logo 10 mil euros+Iva, ficou logo excluída;
    um gabinete de arquitectura do Porto com preços razoáveis mas que não tinha referências ficou até ao final da escolha mas exclui por não ter referencias;
    um desenhador conhecido que até hoje não apresentou sequer proposta e ja passou quase um mês ;
    Um gabinete de arquitectura do Porto do qual tenho boas referências e que exclui por ter apresentado uma proposta elevada;
    O Arq escolhido foi o que me apresentou uma proposta global muito boa ( com projecto, especialidades, caderno de encargos e mapa de Quantidades ) dentro dos valores que tinha em mente, do qual tenho as melhores referências pois tem feito trabalhos para uma empresa de construção de média dimensão, que é detida por um amigo de escola, cujos projectos vão de encontro ao que procuro e que "também por acaso têm sido premiados".
    Medo de que o arquitecto seja de longe da obra? Quem tem que acompanhar a obra é o fiscal, eu e as entidades publicas que devem dizer que está em conformidade. Mas se calhar devia meter uma cama para o arquitecto dormir na obra?!?
  5.  # 85

Colocado por: zeuzaOu então pode não incluir acompanhamento de obra...

Incluiu acompanhamento da obra, com 3 visitas mensais.
    •  
      GMCQ
    • 15 abril 2017

# 86

Isso de ser de longe não quer dizer nada! Então só porque o homem mora a meio minuto da minha casa quer dizer que ele será a minha primeira e única escolha? Então e se ele for um granda nabo? Ou se pedir mundos e fundos pelos projetos, ou se simplesmente nao for com a cara dele e não me transmitir confiança? Será que o devo contratar à mesma, só porque da minha casa vejo a casa dele?

Humm... Acho que o rancarvalho fez uma boa escolha.
  6.  # 87

Atenção, nunca foi minha intenção dizer que não fez a opção certa, só achei mesmo caricato como há pessoas que pensam de forma diferente, pois já temos visto pessoas que chegam cá e procuram (até nos assuntos) arquitectos especificamente da zona, por exemplo "Arquitecto em Viseu", "Arquitecto de Coimbra".
    Acho que ambas as pessoas estão certas, porque ambas sabem o que procuram porque já foi ponderado e o que querem já é mesmo isso!
  7.  # 88

Colocado por: MrcsMglhsAtenção, nunca foi minha intenção dizer que não fez a opção certa, só achei mesmo caricato como há pessoas que pensam de forma diferente, pois já temos visto pessoas que chegam cá e procuram (até nos assuntos) arquitectos especificamente da zona, por exemplo "Arquitecto em Viseu", "Arquitecto de Coimbra".
    Acho que ambas as pessoas estão certas, porque ambas sabem o que procuram porque já foi ponderado e o que querem já é mesmo isso!

Nesta fase ninguém poderá dizer que tomou a decisão certa, só lá mais para o final é que poderei dizer: bendito ou maldito arquitecto.

Isto só agora começou e só depois do levantamento topográfico poderei sentar-me com o arquitecto e definir claramente o que posso e devo fazer no terreno de forma a tambem manter o orçamento dentro dos limites.

O terreno é desnivelado e a minha ideia passa por fazer cave+garagem, res do chão para áreas comuns e 1 andar para zona privativa. Mas fui assolado com a questao orçamental. Como não pretendo uma mansão, as zonas de habitação não devem ultrapassar os 200 metros, com 50 para cave+garagem. O terreno é de forma retangular e a Sul tem vista mar, pelo que ficara em varanda a sul. Com 325 metros e uma área de implantação de 160 metros seria possível desenhar uma cave+garagem e as áreas de habitação ( 2 quartos + 1 suíte com closet ) no res do chão, baixando os metros de construção e aumentando à qualidade?
    São dúvidas que irei por em cima da mesa quando reunir com o arquitecto e questões às quais ele vai ter que dar resposta com números.
  8.  # 89

O que pretende enquanto programa é razoável. E conte com pelo menos 700€ por metro quadadro e não terá demasiadas surpresas. No seu caso, prevejo um custo a partir dos 140mil euros.
  9.  # 90

Colocado por: nunogouveiaO que pretende enquanto programa é razoável. E conte com pelo menos 700€ por metro quadadro e não terá demasiadas surpresas. No seu caso, prevejo um custo a partir dos 140mil euros.

Quando diz o que pretendo é a 1 solução: cave mais 2 ou a 2 solução: cave + 1?

É que a meu ver 1 solução a nível de aproveitamento do terreno e de forma a manter uniforme em todos as divisões a vista a sul é a mais equilibrada, pois desta forma poderia ter todas as divisões com vista mar e as áreas de circulação e de serviço a Norte.
  10.  # 91

Ambas são viáveis. Verá que com algumas reuniões com o arquiteto, a solução correta irá emergir naturalmente.
  11.  # 92

A primeira opção terá forçosamente uma área maior, sendo que caixa de escadas, cave enterrada e uma laje adicional implicam forçosamente custos adicionais em relação a uma solução de cave + 1. Não quero ter uma solução mais equilibrada e depois ter que aplicar materiais mais rafeiros, especialmente no que diz respeito à segurança e isolamento.

A minha ideia actual é:
    Cave: lavandaria e garagem para 2 carros
    RC: a sul cozinha + sala de jantar e divisão para a sala de estar através de recuperador de dupla face - a norte escritório + WC + hall e caixa de escadas
    1 piso: a sul 3 quartos, sendo 1 suíte c/closet - a norte caixa de escadas, áreas de circulação e WC de serviço aos 2 quartos.
    Como solução de aquecimento/arrefecimento vou usar A/C e recuperador a lenha, pois não irei necessitar de ligar mais do que 15 a 30 dias dias no ano.
  12.  # 93

Foto do terreno

Terreno
  13.  # 94

Alguém me explique porque não consigo postar fotos?

Mesmo muito inferiores a 5MB aparece a informação c:\fakepath ?
    • emad
    • 25 abril 2017 editado

# 95

Se as fotos forem feias o filtro não deixa postar.
  14.  # 96

Como assim feitas? Said fotos retiradas do telemovel.
  15.  # 97

Descarrega uma App para downsize das fotos e depois é só colocar aqui. Também me acontecia o mesmo
  16.  # 98

Eu tenho este
      Screenshot_20170425-121208.png
  17.  # 99

bem fixe,

a sua escolha de arqº, pela forma como a fez parece bem. Fossem muitos assim.
    quanto ao resto vamos aguardar e ver como corre.

boa sorte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rancarvalho
  18.  # 100

Vou acompanhar :)
    Interessante o canto, o declive e vista :) Como também o interesse do Dono da Obra :)

0.0305 seg. NEW