Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde a todas as pessoas que me leiam e que me podem ajudar
    Sou imigrante a 28 anos
    Minha màe vivia na casa dela com o meu irmào mais novo e a companheira dele.Essa companheira maltratava a minha màe au ponto de agredi-la ;Devido a uma queixa e a ajuda da gnr pus minha màe nun lar em Març 2016.Esse meu irmào nunca contribui para despesas do lar e viveu nessa casa gratuitamente durante 19 anos sem contribuiçào alguma .2 meses depois o sairam da casa..Infelizmente esse lar nào se ocupava da saude dela e acabou pour falecer em Agosto 2016.
    Hoje somos 4 herdeiros todos irmàos
    Esse tal irmào mais novo quer voltar a ir viver para a casa da minha maé com a sua compaheira
    Fiz parte aus meus irmàos que nunca estaria dacordo que a companheira voltasse a viver na casa que era da minha màe
    A minha pergunta é:
    Eles tem direito de entrar e ir viver nessa casa?
    Que posso fazer?Por favor aconseilhem-me .Ajudem-me
    Obrigado
  2.  # 2

    Vá a um advogado.

    Se a casa era da sua mae e se herdaram todos a casa, têm todos os mesmos direitos sobre o imóvel. O cabeça de casal faz a administração ordinária do bem.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pinto de Sousa
  3.  # 3

    Eu tambem estou de acordo consigo, nao deixaria ir para la alguem que eu nao gostasse.
    E como uma parte da casa é sua, está no seu direito de nao querer. E ninguem o obriga a deixar o seu irmao e a tal senhora irem para la, nem mesmo que eles paguem uma renda, voce nao quer, nao quer ! , e está no seu direito. E como é de todos em partes iguais, ele tambem esta no direito de ir para la, mas voce tambem esta no direito de nao querer que ele vá. E ficam empatados e nao se sai disso. E nao vejo outra solucao que nao seja a casa ficar fechada sem ninguem, ou arrendarem a casa a outras pessoas e dividirem a renda, ou venderem a casa e dividirem o dinheiro.
    E atencao que NAO pode ser o cabeca de casal da heranca, normalmente o irmao mais velho (mas pode ser qualquer outra pessoa nomeada como cabeça de casal da heranca), a decidir o assunto.
    Se o caso se arrastar, a minha sugestao é fazer-se socio da Associacao de Proprietarios, ha varias veja na internet, e eles ajudam-no em todo o processo com valores mais acessiveis sendo que estao muito bem dentro destes assuntos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pinto de Sousa
  4.  # 4

    Boa tarde obrigado as pessoas que me responderam
    Mas o casa està a ser complicado
    Estou a sentirme rodeada de le lobos e perder todas as minhas forças e a minha couragem
    Mas mais uma vez agradeço
    Concordam com este comentário: Anonimo88
  5.  # 5

    Pinto de Sousa, nesse caso sugiro que leia de novo o meu ultimo paragrafo, nem que os contacte por email, em que país está, e em que zona é a casa de sua mãe
  6.  # 6

    Boa tarde
    Sim estou a tentar entrar em contacto
    Li e compreendi bem a sua mensagem Obrigado Anonimo88
  7.  # 7

    O que o Sr. Pinto de Sousa tem que fazer é arranjar um advogado em condições. Essas associações não fazem nada e se for preciso cobram o mesmo ou mais que um advogado. Porque se for preciso ir para tribunal a questão da gratuitidade do apoio juridico vai ao ar. Costuma ser só para consulta, mas não conheço. Quem se inscrever que veja os termos. E é necessário ressalvar que o sr. não é proprietário de nada nessa questão. A herança ainda se encontra vaga, não existiu determinação de parte ou direito.
  8.  # 8

    Rsilva essa é a sua opiniáo, outros terao uma opiniao diferente, por isso sugeri essa associacao, como tenho sugerido outras para outros temas. È o trabalho deles do dia a dia pelo que estao mais que habituados a este tipo de situacoes, e sem duvida que as consultas sao mais economicas ! Quanto a ir a tribunal, nao tive essa experiencia por isso nao posso comentar mas decerto que aconselharao e tomarao as accoes necessarias antes de chegar a essa fase que pode nao ser necessaria.
    Nao é obrigatorio utilizar uns serviços para sempre, muitas vezes ate serve so para um esclarecimento correcto do que fazer e por vezes é muito mais simples do que pensamos, logo um peso que sai de cima. Depois se quiser pode contratar um advogado em qualquer outro lado, mas eles tambem os tèm lá.

    Quanto a heranca eu penso que Pinto de Sousa tem 1/4 da casa, embora a parte seja indeterminada, por isso é proprietario mesmo que os papeis ainda nao estejam nos nomes dos herdeiros.
  9.  # 9

    Proponha ao seu irmão ele comprar-lhe a sua parte, e não faça preço-família. Se é é emigrante há tantos anos, e naturalmente já tem a vida estabelecida no estrangeiro, 1/4 de casa é um trambolho. Livra-se de chatices, dá uma lição, e ao mesmo tempo não briga com o irmão (não está a tirar-lhe direitos, antes pelo contrário, está a "cede-los").
    Se quiser a casa, faça uma proposta de compra aos seus irmãos.
    Em qualquer decisão que tomar, DEVE ir a um advogado.
    Concordam com este comentário: imo
  10.  # 10

    Deep Blue, eu parece-me que Pinto de Sousa nao quer que o irmao e a mulher vao viver para a casa que foi da mae deles, e que os ultimos trataram mal. Se trataram mal a propria mae, tambem porque razao hao-de manter boas relacoes entre irmaos ?! Parece que a amizade de irmaos aqui nao existe, e como tal nao ha razao para cedencias.
  11.  # 11

    Boa tarde a todos e todas.E obrigado a todos vocés de vossas opinioés .E sempre bon ter opinioés de pessoas que estào habituados e que conhecem(ou nào conhecem)mas opinions e ideias sào sempre bem vindas Pour isso obrigado a todos.Mas o Anonimo88 tem razào .Nào à amizade nem respeito;;Pessoas sem escruspulos(desculpem meus erros ortograficos)
    Mas nào é facil saber a verdade.O meu irmào mais velho tinha isto tudo planegado jà a mais de 20 anos
    Sempre soube e sempre disse a minha irmà E agora foi ou vai ser tudo concluido.Sim estou no estrangeiro vivo bem a minha vida mas é so isso que tenho Nào tenho bens nem casa pourque fugi de portugal com 2 filhos e sempre vivi e trabalhei para mim e meus filhos.Ganhava sozinha e gastava sozinha.Estou ainda em tribunal com o lar que deixou morrer a minha màe e assumo tudo sozinha
    Mais uma vez obrigado
  12.  # 12

    Pinto de Sousa, desejo-lhe boa sorte e felicidades, algum conselho disponha no que se me refere !
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pinto de Sousa
  13.  # 13

    Boa gostaria se me podessem ajudar
    Nachi e sempre vivi num quintal com o meu pai e o meu onde por parte deles existem mais herdeiros....em 30anos ou mais nunca nenhum dos herdeiros apareceu ou fez algo por este quintal....o meu pai faleceu a 5anos ele tomava conta do meu tio assim fiquei eu a cargo dele....a 3anos juntei me tenho dois filhos e devido a inumeras falta de condicoes um vesinho cedeu me uma casa para morar e assim aos poucos vou fasendo algumas melhorias consuante posso....agora faleceu o meu tio qual eu tomava conta.....ou seja que direito tenho eu perante este terreno?? Visto que agora esta tudo aparecer..... eu tenho a escritura e a papelada que existe pois ja tem muitos anos...esta tudo em nome da minga avo....
  14.  # 14

    Há quem náo escreva muito bem, nada bem mesmo, mas sabe usar a internet....será como os bébés que ainda náo falam e já usam o comando da tv ?
    Concordam com este comentário: Pinto de Sousa
  15.  # 15

    Boas tardes anónimo 88 esqueceu o assento..... não vim aqui a procura de um curso de português mas sim de uma ajuda se possivel.....Visto não estar disponível para ajudar, guarde esses comentários para sim... desde já obrigado
  16.  # 16

    Pinto de Sousa, se não existe nem amizade ou respeito, tente resolver o assunto a bem e livrar-se de todos os pontos de relacionamento. Volto a dizer, vá a uma consulta com advogado e veja o que pode fazer. Se a tal mulher foi cruel, e o sei irmão manhoso, não os deixe levar a sua avante. Mas lembre-se, com o passar do tempo o número de herdeiros aumenta, e se é agora proprietária de 1/4 de uma casa, os seus filhos vão ser donos de 1/8, e os seus netos de ainda menos.
    O seu irmão vai sempre ser dono da casa, e com conflitos só ganha dores de cabeça e perde dinheiro.

    casaquintal, tem direito ao terreno na mesma proporção em que é herdeiro. Dono é dono, esteja longe ou perto. E se nestes 30 anos nunca lhe pediram rendas ou levantaram problemas, até teve bastante sorte. E se está no nome da sua avó também não é nada mau. É simples, faça a habilitação de herdeiros, compre a parte aos outros, venda a sua parte ou pague-lhes renda.
    E já agora, nos nossos dias não ter condições e gerar 2 filhos em 3 anos filhos é de uma egoísta irresponsabilidade.
    Concordam com este comentário: Obras em casa, Mk Pt
  17.  # 17

    Uma pessoa faz uma ergunta falam mil coisa que nada tema ver!!Quem falou que não tenho condições para os meus filhos falei k a casa onde vivia tinha poucas condições e que estou a preparar para vir a morar
  18.  # 18

    Ora, veio para aqui com a cantilena da pobrezita contando com que tivessem pena de si e lhe dissessem as palavras mágicas com que ficasse dona da totalidade do terreno. De que estava à espera?! E ainda por cima com uma história tão maaaall contada? Isso pode ter resultado é com o seu vizinho. Eu até diria que o homem está a fazer a cama onde se vai deitar, mas pela sua atitude já se vê que quando ele der por ela vai ficar é sem a cama.
  19.  # 19

    :) boas tardes também para si.
  20.  # 20

    Boa noite gostaria de saber se alguém me pode ajudar em dar uma informação
    é o seguinte!
    sou casado, e não tenho filhos, meu filho faleceu, á 4 anos e deixou-me 2 netos, eu fiz um testamento que á minha morte ou da minha esposa, o que é meu passa para a minha esposa e o que é da minha esposa passa para mim, a minha pergunta é a seguinte, mesmo com testamento feito os meus netos teem direito a alguma parte dos meus bens após a morte de um de nós.
    desde já o meu obrigado pela ajuda que me possam dar.
 
0.0196 seg. NEW