Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 881

Colocado por: gil.alvesDR… não há omeletas sem ovos.
    A VMC é o mínimo que conseguirás ter.
    Estanque sem perdas precisas dela.
    Se te pões a inventar com grelhas e extractores e afins é inventar.
    Vais acabar com patologias, problemas de qualidade de ar ou com necessidades que te vão levar a um AC ou outro qualquer tipo.
    Claro que não ha a solução ideal, terá de se pesar tudo.
    De um lado o necessário para garantir estanqueidade e VMC e seus gastos.
    Do outro o consumo adicional na climatizaçao.
    Assumindo que com grelhas, caixilharia menos estanque e estratores se garante a qualidade do ar e evitam-se patologias.

Acho que pode haver lugar para ambas as soluções, dependendo de tipo de DO
  2.  # 882

Colocado por: ricardo.rodriguesHumm, e também diz que é obrigatória instalação certificada de gás. Mesmo que nunca venha a usar gás canalizado...

Pois. E também se obriga a instalação de bidé mesmo em casa de pessoas sem pernas. Posso igualmente concluir que a nossa legislação sísmica esta mal reformulada?

Não é correcto usar um mau exemplo de uma lei para por em causa toda a questão térmica associada à ventilação.

Faz todo o sentido no nosso clima continuar-se a optar pela ventilação natural. Quem quiser por VMC que meta, mas se esperem poupar dinheiro em climatização ao fim dos 365 dias, recomendo-vos irem buscar um banquinho para não criarem varizes.
  3.  # 883

Colocado por: NostradamusFaz todo o sentido no nosso clima continuar-se a optar pela ventilação natural

Concordamos em discordar.

Isto não tem tanto a ver com poupança energética mas sim o conforto e com a real eficácia da renovação do ar.

Eu sei bem o desconforto decorrente do buraco para ventilação na parede da cozinha. Seguramente não vou querer esse desconforto na sala e nos quartos em minha casa.

Ah, e não entrem em "cantigas", porque se não sentem desconforto, garantidamente, é porque não estarão a realizar 0,5 renovações do volume de ar por hora (muito longe disso).

(e a filtragem do ar insuflado também poderá ser relevante para a saúde de alguns ocupantes... mas isso já é cherry on top)
    Concordam com este comentário: gil.alves
  4.  # 884

Eu nao percebo como ainda se pode comparar ventilaçao natural com mecanica 24h por dia.
    Certo é que é bom abrir as janelas 15a20 min por dia, mas nunca renova ar em condiçoes, sobretudo nos casarões como se faz ca por portugal.
    Concordam com este comentário: Sasapo
  5.  # 885

Colocado por: marcocarEu nao percebo como ainda se pode comparar ventilaçao natural com mecanica 24h por dia.
    Certo é que é bom abrir as janelas 15a20 min por dia, mas nunca renova ar em condiçoes, sobretudo nos casarões como se faz ca por portugal.
    temos de ver as coisas um pouco mais longe na minha opinião.
    Então se o pessoal se queixa de não ter dinheiro para pagar os gastos de climatizaçao acho bem que se reduzam as necessidades, certo, mas enfiar uma máquina que em caso de avariar limpa 2 ou 3 mil euros ao bolso dos DO será a solução ?
    Será dessa forma que se baixam os encargos com a habitação ?
  6.  # 886

Colocado por: ricardo.rodriguesAh, e não entrem em "cantigas", porque se não sentem desconforto, garantidamente, é porque não estarão a realizar 0,5 renovações do volume de ar por hora (muito longe disso).
    sente-se desconforto sim, eu tenho extração de rodar nos wc’s e mesmo com AC ligado 24h dia nos dias mais frios tenho de fechar um bocadito as grelhas senão ninguém aguenta
  7.  # 887

Colocado por: DR1982mas enfiar uma máquina que em caso de avariar limpa 2 ou 3 mil euros ao bolso dos DO será a solução ?

VMC a avariar uma vez a cada 5 anos. Improvável, mais AC a funcionar 20% do ano a gerar um excesso de consumo de 40€/mês durante 2.5meses, +90€ de filtros/ano
    Em 5 anos: 3550€

Casa não eficiente.
    Solução de AC a trabalhar 80%do ano, assumindo apenas os mesmos 40€/mês extra e uma manutenção bienal de 500€
    Em 5 anos: 3000€…

Agora vê lá bem as contas aos benefícios… e aos exageros de uma máquina a cada 5 anos, e qualidade do ar… conforto térmico…

Só mesmo as pessoas experiênciando uma casa estanque/passiva e uma solução completa é que dava para explicar….

Penny wise, pound fool…
    Abr.
    Bom ano malta..,
  8.  # 888

Colocado por: gil.alves

VMC a avariar uma vez a cada 5 anos. Improvável, mais AC a funcionar 20% do ano a gerar um excesso de consumo de 40€/mês durante 2.5meses, +90€ de filtros/ano
    Em 5 anos: 3550€

Casa não eficiente.
    Solução de AC a trabalhar 80%do ano, assumindo apenas os mesmos 40€/mês extra e uma manutenção bienal de 500€
    Em 5 anos: 3000€…

Agora vê lá bem as contas aos benefícios… e aos exageros de uma máquina a cada 5 anos, e qualidade do ar… conforto térmico…

Só mesmo as pessoas experiênciando uma casa estanque/passiva e uma solução completa é que dava para explicar….

Penny wise, pound fool…
    Abr.
    Bom ano malta..,
    falta ai o consumo da VMC, limpeza de condutas da VMC e o custo para ter uma casa estanque.

Assim como 500€ de manutenção de AC de 2 em 2 anos é exagero, eu tenho AC e volta e meia lavo os filtros e pronto.
  9.  # 889

Colocado por: DR1982temos de ver as coisas um pouco mais longe na minha opinião.
    Então se o pessoal se queixa de não ter dinheiro para pagar os gastos de climatizaçao acho bem que se reduzam as necessidades, certo, mas enfiar uma máquina que em caso de avariar limpa 2 ou 3 mil euros ao bolso dos DO será a solução ?

Mas como ja disse noutro topico,para a realidade construtiva portuguesa,em que as casas nao sao estanques, uma vmc simples hygro,com entradas de ar auto regulaveis nas janelas e esta a andar. Um bom recuperador de calor e nao ha desconforto nenhum.
    Na minha casa em frança com paredes de 5cm de estrutura de madeira,com la de vidro,parede de tijolo burro em paramento, com 40anos, vmc hygro, e aquecimento com uma salamandra a lenha de 12kw, estava impecavel nos meus 130m2! Mesmo com semanas a fio abaixo dos -5 e minmas de -15°, os aquecedores electricos dos quartos nunca foram ligados (nos dormimos bem com 17°e uma boa colcha) mesmo as 3 crianças nunca se queixaram de terem frio ou sentirem correntes de ar devido a vmc.
    Mas pronto depende do nivel de conforto das pessoas...
    Mas gastava 600€ de lenha isso sim, a aqueczr de fim de outubro ate abril
  10.  # 890

Colocado por: DR1982falta ai o consumo da VMC, limpeza de condutas da VMC e o custo para ter uma casa estanque.

Assim como 500€ de manutenção de AC de 2 em 2 anos é exagero, eu tenho AC e volta e meia lavo os filtros e pronto.

Vocé a construir em betao nao tem trabalho nenhum a ficar estanque, o betao faz o trabalho todo, so precisa de preocupar com as janelas e tubagens.
    Com etics o reboco interior em gesso é que trata disqo mas mais dificimente
    Com isolaçao interior e gesso cartonado entao ai é que sao elas! É preciso caixas elzctricas estanques, membranas e fitas em todo lado.
  11.  # 891

Colocado por: marcocar

Vocé a construir em betao nao tem trabalho nenhum a ficar estanque, o betao faz o trabalho todo, so precisa de preocupar com as janelas e tubagens.
    Com etics o reboco interior em gesso é que trata disqo mas mais dificimente
    Com isolaçao interior e gesso cartonado entao ai é que sao elas! É preciso caixas elzctricas estanques, membranas e fitas em todo lado.
    Os meus últimos comentários, são sobre arquiteturas em geral, não era sobre o meu projeto.

Comentei sobre o facto de que a tendência é cada vez mais tornar as casas estanques, dependentes de máquinas, e não sei até que ponto esse é o caminho a seguir…
  12.  # 892

Colocado por: Pickaxe
    Mas o regulamento Português diz que se deve privilegiar a ventilação natural nas casas.
    Concordam com este comentário:Nostradamus

Isso apenas significa que as janelas tem de ter possibilidade de abrir (não serem fixas) alguém privilegia acordar a meio da noite para ventilar o quarto?
  13.  # 893

Colocado por: DR1982temos de ver as coisas um pouco mais longe na minha opinião.

Por essa ordem de ideias não coloque fogão em casa, é prever uma lareira à antiga que assim nunca corre o risco de avariar.
  14.  # 894

Colocado por: Sasapo
    Por essa ordem de ideias não coloque fogão em casa, é prever uma lareira à antiga que assim nunca corre o risco de avariar.
    se acha que é uma boa comparação, ok.
    • Sasapo
    • 2 janeiro 2023 editado

# 895

Colocado por: DR1982se acha que é uma boa comparação, ok.

Também pode usar a comparação recuperador de calor vs ar condicionado ou bomba de calor, fogão de sala nunca avaria e a manutenção é de borla. Na era da tecnologia estar com medo de avarias... Não faríamos nada na vida.

P.s. coloquei vmc no apartamento, melhor decisão que podia ter tomado, até roupa seco dentro de casa sem ter ar saturado.
  15.  # 896

Colocado por: Sasapo
    Também pode usar a comparação recuperador de calor vs ar condicionado ou bomba de calor, fogão de sala nunca avaria e a manutenção é de borla. Na era da tecnologia estar com medo de avarias... Não faríamos nada na vida.

P.s. coloquei vmc no apartamento, melhor decisão que podia ter tomado, até roupa seco dentro de casa sem ter ar saturado.
    Mas também acho que o AC ou recuperador de calor são em termos gerais a melhor escolha, “qualquer um” instala, repara, em caso de substituição fica mais barato, etc etc
  16.  # 897

Colocado por: DR1982“qualquer um” instala,

Pago-te um jantarinho para me vires reparar um dos meus AC multisplit mural 😅
  17.  # 898

Colocado por: gil.alvesSó mesmo as pessoas experiênciando uma casa estanque/passiva e uma solução completa é que dava para explicar….

Isto é o game changer. Um DO passar por ambas as experiências antes de tomar uma decisão (claro com base no seu orçamento, etc).

Um DO é bombardeado com informação e se passasse por ambas as experiências seria mais fácil. Por exemplo, nunca experienciei uma casa com vmc duplo fluxo. Talvez se tivesse tido oportunidade de fazer um test drive (será que há mercado para isto? AirBnb ou assim eheh) teria ponderado doutra forma.
  18.  # 899

Colocado por: Beto1980
    Pago-te um jantarinho para me vires reparar um dos meus AC multisplit mural 😅
    ainda bem que pus as aspas.
    Se fosse uma bc e prh estavas bem pior :)
    Concordam com este comentário: Beto1980
  19.  # 900

Colocado por: Zé MeirinhoIsto é o game changer. Um DO passar por ambas as experiências antes de tomar uma decisão (claro com base no seu orçamento, etc).
    Ora aí está um modelo de negócio... A brincar que o possas dizer...

0.4231 seg. NEW