Colocado por: gil.alvesDR… não há omeletas sem ovos.Claro que não ha a solução ideal, terá de se pesar tudo.
A VMC é o mínimo que conseguirás ter.
Estanque sem perdas precisas dela.
Se te pões a inventar com grelhas e extractores e afins é inventar.
Vais acabar com patologias, problemas de qualidade de ar ou com necessidades que te vão levar a um AC ou outro qualquer tipo.
Colocado por: ricardo.rodriguesHumm, e também diz que é obrigatória instalação certificada de gás. Mesmo que nunca venha a usar gás canalizado...
Colocado por: NostradamusFaz todo o sentido no nosso clima continuar-se a optar pela ventilação natural
Colocado por: marcocarEu nao percebo como ainda se pode comparar ventilaçao natural com mecanica 24h por dia.temos de ver as coisas um pouco mais longe na minha opinião.
Certo é que é bom abrir as janelas 15a20 min por dia, mas nunca renova ar em condiçoes, sobretudo nos casarões como se faz ca por portugal.
Colocado por: ricardo.rodriguesAh, e não entrem em "cantigas", porque se não sentem desconforto, garantidamente, é porque não estarão a realizar 0,5 renovações do volume de ar por hora (muito longe disso).sente-se desconforto sim, eu tenho extração de rodar nos wc’s e mesmo com AC ligado 24h dia nos dias mais frios tenho de fechar um bocadito as grelhas senão ninguém aguenta
Colocado por: DR1982mas enfiar uma máquina que em caso de avariar limpa 2 ou 3 mil euros ao bolso dos DO será a solução ?
Colocado por: gil.alvesfalta ai o consumo da VMC, limpeza de condutas da VMC e o custo para ter uma casa estanque.
VMC a avariar uma vez a cada 5 anos. Improvável, mais AC a funcionar 20% do ano a gerar um excesso de consumo de 40€/mês durante 2.5meses, +90€ de filtros/ano
Em 5 anos: 3550€
Casa não eficiente.
Solução de AC a trabalhar 80%do ano, assumindo apenas os mesmos 40€/mês extra e uma manutenção bienal de 500€
Em 5 anos: 3000€…
Agora vê lá bem as contas aos benefícios… e aos exageros de uma máquina a cada 5 anos, e qualidade do ar… conforto térmico…
Só mesmo as pessoas experiênciando uma casa estanque/passiva e uma solução completa é que dava para explicar….
Penny wise, pound fool…
Abr.
Bom ano malta..,
Colocado por: DR1982temos de ver as coisas um pouco mais longe na minha opinião.
Então se o pessoal se queixa de não ter dinheiro para pagar os gastos de climatizaçao acho bem que se reduzam as necessidades, certo, mas enfiar uma máquina que em caso de avariar limpa 2 ou 3 mil euros ao bolso dos DO será a solução ?
Será dessa forma que se baixam os encargos com a habitação ?
Colocado por: DR1982falta ai o consumo da VMC, limpeza de condutas da VMC e o custo para ter uma casa estanque.
Assim como 500€ de manutenção de AC de 2 em 2 anos é exagero, eu tenho AC e volta e meia lavo os filtros e pronto.
Colocado por: marcocarOs meus últimos comentários, são sobre arquiteturas em geral, não era sobre o meu projeto.
Vocé a construir em betao nao tem trabalho nenhum a ficar estanque, o betao faz o trabalho todo, so precisa de preocupar com as janelas e tubagens.
Com etics o reboco interior em gesso é que trata disqo mas mais dificimente
Com isolaçao interior e gesso cartonado entao ai é que sao elas! É preciso caixas elzctricas estanques, membranas e fitas em todo lado.
Colocado por: Pickaxe
Mas o regulamento Português diz que se deve privilegiar a ventilação natural nas casas.
Colocado por: DR1982temos de ver as coisas um pouco mais longe na minha opinião.
Então se o pessoal se queixa de não ter dinheiro para pagar os gastos de climatizaçao acho bem que se reduzam as necessidades, certo, mas enfiar uma máquina que em caso de avariar limpa 2 ou 3 mil euros ao bolso dos DO será a solução ?
Será dessa forma que se baixam os encargos com a habitação ?
Colocado por: Sasapose acha que é uma boa comparação, ok.
Por essa ordem de ideias não coloque fogão em casa, é prever uma lareira à antiga que assim nunca corre o risco de avariar.
Colocado por: DR1982se acha que é uma boa comparação, ok.
Colocado por: SasapoMas também acho que o AC ou recuperador de calor são em termos gerais a melhor escolha, “qualquer um” instala, repara, em caso de substituição fica mais barato, etc etc
Também pode usar a comparação recuperador de calor vs ar condicionado ou bomba de calor, fogão de sala nunca avaria e a manutenção é de borla. Na era da tecnologia estar com medo de avarias... Não faríamos nada na vida.
P.s. coloquei vmc no apartamento, melhor decisão que podia ter tomado, até roupa seco dentro de casa sem ter ar saturado.
Colocado por: DR1982“qualquer um” instala,
Colocado por: gil.alvesSó mesmo as pessoas experiênciando uma casa estanque/passiva e uma solução completa é que dava para explicar….
Colocado por: Beto1980ainda bem que pus as aspas.
Pago-te um jantarinho para me vires reparar um dos meus AC multisplit mural 😅
Colocado por: Zé MeirinhoIsto é o game changer. Um DO passar por ambas as experiências antes de tomar uma decisão (claro com base no seu orçamento, etc).Ora aí está um modelo de negócio... A brincar que o possas dizer...