Iniciar sessão ou registar-se
  1. Se lhe acrescentassem 1 quarto, será que nao ficava por menos de 100k?
  2. Nao deixa de ser uma casa de férias, uma casa para habitação permanente teria outras necessidades.
  3. Quão diferente precisaria a casa de ser para transformar-se em habitação permanente?
    Cozinha maior, e espaço de estudo talvez?

Este excelente exemplo mede 8,49 × 8,49m. Um quadrado com 72m² portanto. Se os dois pátioszitos fossem espaços interiores, será que não era já suficiente para acomodar essas diferenças entre casa de férias ou habitação permanente?
    Seria a tal casa mínima do RGEU (72m² para um T2).
    Claro que é preciso cumprir as acessibilidades (coisa que este exemplo não parece cumprir de todo)... mas pouco mais aumentaria...
  4. Mantendo-se T2, provavelmente esses 72m2 seriam suficientes, precisamente aproveitando a área dos pátios para dar mais área a alguns espaços.

Para ser um T3 acho que falta mais que apenas adicionar um quarto, havendo mais pessoas mais área é necessária nos espaços comuns, provavelmente uma segunda wc, um sofa maior, uma mesa maior ou pelo menos espaço para poder abrir…
  5. Colocado por: DR1982Mantendo-se T2, provavelmente esses 72m2 seriam suficientes, precisamente aproveitando a área dos pátios para dar mais área a alguns espaços.

Para ser um T3 acho que falta mais que apenas adicionar um quarto, havendo mais pessoas mais área é necessária nos espaços comuns, provavelmente uma segunda wc, um sofa maior, uma mesa maior ou pelo menos espaço para poder abrir…

Certo, mas essa diferença seria de quantos metros quadrados?

Mais 12 para o quarto, mais 4 para uma segunda WC, mais 4 para a cozinha, mais 4 para cada sala... 28m²? Mais os 72m²...

100m² (sendo que o mínimo pelo RGEU são 91m² para um T3).

Mas mesmo que fossem 120 ou 130m² (praticamente o dobro desta sem os pátios)...
    ...provavelmente chegaria para a família "comum"...
    Concordam com este comentário: DR1982
  6. Colocado por: N Miguel Oliveira

Certo, mas essa diferença seria de quantos metros quadrados?

Mais 12 para o quarto, mais 4 para uma segunda WC, mais 4 para a cozinha, mais 4 para cada sala... 28m²? Mais os 72m²...

100m² (sendo que o mínimo pelo RGEU são 91m² para um T3).

Mas mesmo que fossem 120 ou 130m² (praticamente o dobro desta sem os pátios)...
    ...provavelmente chegaria para a família "comum"...
    Concordam com este comentário:DR1982
    claro que sim, se áreas desperdiçadas 100m2 chegam para muita coisa.

Alias, as casas com 20 ou 30 anos na minha zona é o que têm…
    Podem é ter uma grande garagem no RC ou divisões repetidas, só isso
  7. Não é que eu discorde dos cavalheiros mas é engraçado ler esta discussão depois de passar umas horas a ver casas em Hong Kong, Taipei, e Manila onde famílias de 5 vivem felizes em menos de 30 metros quadrados. A necessidade de espaço é uma coisa muito pessoal e gostava que o mínimo não fosse tão regulamentado.
    Concordam com este comentário: N Miguel Oliveira, imo
  8. zemvpferreira

só para chatear, vivem felizes na realidade deles, na forma de sociedade deles, os indios da amazónia tambem vivem felizes na sua cabana.
    O nosso regulamento a meu ver até já define um minimo muito considerável.
    tambem não percebo tanta celeuma, por exemplo basta projetar um quarto com 15 m2 e duas janelas e depois apos a licença dividir em dois e ai até podemos ter um T2 passar a T3 :)
    Em todo o caso penso que o problema dos custos não passa por ter uma casa com 100m2 ou uma de 120m2, os custos entre uma e outra fazendo bem as contas não são os 20m2 que vão ser relevantes nos custos, é claro que nos tais orçamentos ao m2 cai-se logo no lugar comum : ah são mais 20K ; ah são mais 30k, o que em rigor não é.
  9. Colocado por: marco1Em todo o caso penso que o problema dos custos não passa por ter uma casa com 100m2 ou uma de 120m2, os custos entre uma e outra fazendo bem as contas não são os 20m2 que vão ser relevantes nos custos, é claro que nos tais orçamentos ao m2 cai-se logo no lugar comum : ah são mais 20K ; ah são mais 30k, o que em rigor não é.
    certo, ha area barata e area cara, esses 20m2 podem custar menos de 20k ou muito mais…
  10. Nessas casas (as do Pé do Monte) não se sente a falta de espaço interior, pois o que não falta é espaço e ocupações no exterior.
  11. Já tinha partilhado este imovel por cá, ainda em fase de construção... Afinal é uma unidade de saúde.
    https://www.google.com/maps/@41.0707934,-8.4014122,3a,34.3y,272.66h,85.53t/data=!3m6!1e1!3m4!1sC4OyhjswUSYhGNGDsrt8Aw!2e0!7i16384!8i8192?entry=ttu
  12. Colocado por: RUIOLINessas casas (as do Pé do Monte) não se sente a falta de espaço interior, pois o que não falta é espaço e ocupações no exterior.
    la está, porque são casas de férias, usam-se se calhar com bom tempo, é diferente de dias de chuva a 4 ou 5 dentro de casa…
  13. Colocado por: DR1982nao consigo perceber bem o objetivo desse poleiro :)

Assim de repente tem uma só explicação. Vista rio.. Ainda assim não sei se justifica o investimento tendo em conta que ainda é longe e a orientação não é a ideal.
  14. humm
    bonito design, mas penso que será algo para passar apenas umas pequenas férias, não estou a ver 5 pessoas ou mesmo 3 conseguirem levar uma vida ali dentro tão arrumadinha, alias não há espaço para ter quase nada.
  15. Colocado por: marco1humm
    bonito design, mas penso que será algo para passar apenas umas pequenas férias, não estou a ver 5 pessoas ou mesmo 3 conseguirem levar uma vida ali dentro tão arrumadinha, alias não há espaço para ter quase nada.
    5 pessoas num T2 será sempre uma aventura, mas sim concordo que é uma casa de férias, embora para quem não seja de acumular muita tralha e com alguma imaginação ao aproveitar os espaços da para um casal com 1 filho…
    Deve ser a meu ver o que atualmente permitem os tão falados 100k
    Estas pessoas agradeceram este comentário: AMG1
    • AMG1
    • 27 outubro 2023
    Para arrumação sempre podem construir o tradicional barraco no fundo do terreno que vai crescendo ao longo do do tempo...

0.2874 seg. NEW