Iniciar sessão ou registar-se
    • AMG1
    • 25 março 2025

# 1

Gosto muito do conceito subjacente à ideia de "cidade que coze cidade", até pela diversidade da envolvente, mas sacrifica a densidade. Não se pode ter tudo!
    Ainda assim, algumas ideias interessantes.

https://amensagem.pt/2025/03/25/aeroporto-lisboa-casas-jardins-estudantes-propostas/
  1.  # 2

Colocado por: AMG1Gosto muito do conceito subjacente à ideia de "cidade que coze cidade", até pela diversidade da envolvente, mas sacrifica a densidade. Não se pode ter tudo!
    Ainda assim, algumas ideias interessantes.

https://amensagem.pt/2025/03/25/aeroporto-lisboa-casas-jardins-estudantes-propostas/

Finalmente Lisboa poderá ter arranha-céus?
    Ou a mentalidade tamanha e a falta de uma economia real propulsora será um impedimento?
  2.  # 3

Não fazem qualquer falta. Pode-se perfeitamente conseguir densidade com prédios de 3/4 andares desde que o espaço público, o estacionamento, as vias de circulação sejam bem pensadas. Tokyo é denso como o raio e é maioritariamente composto de edificações pequenas. Se alguma coisa a parte de Ginza, onde estão os arranha-céus, é pouco densa e despopulada por causa das enormes avenidas. Preferia de longe que usassem o espaço para fazer mais Alvalade, melhor.
  3.  # 4

Colocado por: Palhavaarranha-céus

O mal é a falta de visão. Há 40mil opções de trabalhar para termos maior densidade sem necessidade de ter arranha-céus.
    Mas por aqui parece tabú, fala-se em maior densidade ou em apartamentos mais pequenos, e aparecem logo fotografias de São Paulo ou Hong Kong. Parece que não há meio termo possível.
  4.  # 5

Colocado por: marco1ver o corte :)
    isto é que foi vontade :) faz-me pensar no caso do Fresias, impressionante.
    https://www.archdaily.com.br/br/1027665/casa-beusi-calvi-ceschia-vigano-architetti-associati/67beef50ab520e00015b007b-villa-beusi-calvi-ceschia-vigano-architetti-associati-site-sections?next_project=no

Afinal há mais loucos que eu, aliás bem mais loucos 🫣.
    Não fossem algumas víboras que por aqui andam, veria como está a ser feita. Neste momento não me sinto com capacidade para lidar com comentários de fel. 😉
  5.  # 6

Colocado por: N Miguel OliveiraO mal é a falta de visão.
    E de lei.
    Na rua onde moro 4 torres de apartamentos iguais, brancos ou bege vá, agora uma das torres anda a ser renovada, pintadinha de amarelo. Escusado sera dizer que está um encanto.
    No outro dia andava por ai um topico de alguém que achava normal estacionar a mota no corredor do predio, outro que se queixava que os vizinhos do ultimo andar ocuparam o sotao com quartos ou adegas salvo erro…
    Até programas de televisao ja ha a retratar a vida num predio em Portugal :)
  6.  # 7

O melhor é arranhacéus para se poder ter um central-park!

Não vale a pena outra forma de urbanização numa grande cidade.

Quem quer baixa densidade que vá para o campo.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Central_Park
    Concordam com este comentário: palmstroke
      Manhattan02_ST_07_crop.JPG
  7.  # 8

Colocado por: zemvpferreiradensidade com prédios de 3/4 andares

🤮

Andar e caminhar distâncias enormes até encontrar qualquer coisa.
    Um café, uma loja ou o transporte...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: lmcaet
  8.  # 9

Colocado por: DR1982E de lei.

Densidade não se resume a construir em altura. Também se aplica a casas, aos lotes, à distância da porta de casa à estação de autocarro, à escola ou ao trabalho.

Na verdade, leis até temos muitas, talvez seja esse o problema.
  9.  # 10

Colocado por: PalhavaNão vale a pena outra forma de urbanização numa grande cidade.

Em Portugal, não há nenhuma grande cidade.
  10.  # 11

Colocado por: N Miguel Oliveira

Em Portugal, não há nenhuma grande cidade.

A Amadora conta?
    Hahahahaha
  11.  # 12

Colocado por: Palhava

A Amadora conta?
    Hahahahaha

Nem Lisboa é uma grande cidade em nenhum continente, quanto mais...
    Talvez se ficasse no Ártico...

Não necessitamos de arranha-céus, necessitamos é de deixar de associar o tema da densidade demográfica exclusivamente com isso.
  12.  # 13

Colocado por: Palhava

🤮

Andar e caminhar distâncias enormes até encontrar qualquer coisa.
    Um café, uma loja ou o transporte...
    Estas pessoas agradeceram este comentário:lmcaet

Parece que alguém nunca foi a Tokyo
  13.  # 14

Colocado por: zemvpferreira

A realidade portuguesa é bem diferente. Não há transportes públicos eficientes.
  14.  # 15

15.  # 16

https://istoedinheiro.com.br/a-iconica-torre-da-capsula-nakagin-de-toquio-sera-demolida/

Li que iam guardar um apartamento-cápsula para colocar num museu.
    Não sei se o edifício já foi abaixo.
      torre.jpg
  16.  # 17

Colocado por: zemvpferreira

Screenshot_2025-03-26-20-38-09-76_6012fa4d4ddec268fc5c7112cbb265e7~2.jpg
  17.  # 18

E esta hein!??
      IMG_20250326_214151.jpg
  18.  # 19

Colocado por: PalhavaE esta hein!??

Qual é a surpresa?
    Agora compare a população duma de doutra... e saca daí a densidade populacional das duas...

A juntar a isso, compare os m2 de escritórios, serviços e comercio. Isto porque em Manhattan muitos dos edificios não são residenciais. Os trabalhadores vem de fora da "ilha"... Parece-me que em Lisboa o rácio residencial/comercial é maior...

Quantas vivendas tem Manhattan? Talvez nenhuma...

Mas porque é que vamos sempre aos extremos nestes exemplos?... Tokyo, NYC, São Paulo, Hong Kong?... há mais vida além disso.
  19.  # 20

Havia um filme, "O milagre da rua 8".
    Não sei se vou conseguir encontrar alguma coisa na NET.

https://pt.m.wikipedia.org/wiki/*batteries_not_included

Não sei se é real ou não.
    Ficou um prédio minúsculo ao pé das torres.
    Moradias não sei.
    Mas há townhouses muito interessantes que às vezes aparecem nos Properties brothers e afins.

0.9680 seg. NEW