Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 241

    existem soluções de PRH que fazem arrefecimento.
  2.  # 242

    Colocado por: VitorjosAqui vieram os custos de aquisição da bomba de calor e do gasto em energia/mês... O que não me convence de todo.

    Os consumos não o convencem?
    É isso?
  3.  # 243

    Colocado por: VitorjosOlá, vou construir moradia na zona de Viseu e uma das minhas maiores duvidas neste momento passa pelo de climatização a escolher.
    A ideia inicial era colocar recuperador a lenha na sala (isto é ponto assente, pois tenho alguma lenha e gosto do conforto) e ligá-lo ao piso radiante colocando pré instalação de AC.
    Vieram logo dizer que piso radiante sem bomba de calor NEM PENSAR!
    Aqui vieram os custos de aquisição da bomba de calor e do gasto em energia/mês... O que não me convence de todo.
    Partimos pra desistir do piso radiante passar logo para AC. Mas queríamos aproveitar o calor do recuperador.
    Então falaram-nos nos VCs, onde poderíamos ligar o recuperador aproveitando o calor no Inverno e ao mesmo tempo ter uma solução para fazer frio no Verão...
    Ainda não sei custos desta solução, pelo que gostava desde já de saber a vossa opinião.
    Obrigado


    Sou de Viseu e tenho recuperador de calor com piso radiante hidráulico. Estou mais que satisfeito. Excedeu as expectativas.

    No futuro quando já não tiver capacidade de ir à lenha, então sim coloco bomba de calor. Para já, recuperador de calor a alimentar o prh é mais do que suficiente.

    E em relação ao arrefecimento, a verdade é que abrir as janelas à noite tem sido mais do que suficiente. As noites vão frescas.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Axe, Diogo Vasques
  4.  # 244

    Colocado por: david_C

    Sou de Viseu e tenho recuperador de calor com piso radiante hidráulico. Estou mais que satisfeito. Excedeu as expectativas.

    No futuro quando já não tiver capacidade de ir à lenha, então sim coloco bomba de calor. Para já, recuperador de calor a alimentar o prh é mais do que suficiente.

    E em relação ao arrefecimento, a verdade é que abrir as janelas à noite tem sido mais do que suficiente. As noites vão frescas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:Diogo Vasques


    Também ando à volta do aquecimento para a casa que vou começar a construir em breve, e se para já a principal ideia está no PRH com bomba de calor para o PRH e AQS, os orçamentos que tenho recebido não me estão a convencer. Ainda não desisti, ainda espero alguns orçamentos para ver se chega perto do valor máximo que pretendo gastar, se não chegar tenho que passar para outra opção.

    E a outra opção que andava a ver era mesmo esta, recuperador de calor (que vamos ter instalado, se bem que um de 2 faces que é o que me está a deixar reticente), ligado ao PRH. A minha dúvida é, isto mantém o PRH ligado todo o dia? Só faz fogueira à noite e resulta bem, ou faz fogueira mais vezes durante o dia?

    Se me puder dar umas luzes para ir estudando o assunto agradecia.
  5.  # 245

    Colocado por: tiagooliveira20Ainda não desisti, ainda espero alguns orçamentos para ver se chega perto do valor máximo que pretendo gastar, se não chegar tenho que passar para outra opção.

    Anda à espera de ser enganado...
  6.  # 246

    Colocado por: tiagooliveira20

    Também ando à volta do aquecimento para a casa que vou começar a construir em breve, e se para já a principal ideia está no PRH com bomba de calor para o PRH e AQS, os orçamentos que tenho recebido não me estão a convencer. Ainda não desisti, ainda espero alguns orçamentos para ver se chega perto do valor máximo que pretendo gastar, se não chegar tenho que passar para outra opção.

    E a outra opção que andava a ver era mesmo esta, recuperador de calor (que vamos ter instalado, se bem que um de 2 faces que é o que me está a deixar reticente), ligado ao PRH. A minha dúvida é, isto mantém o PRH ligado todo o dia? Só faz fogueira à noite e resulta bem, ou faz fogueira mais vezes durante o dia?

    Se me puder dar umas luzes para ir estudando o assunto agradecia.


    O meu é de Dupla Face. É o ADF Calida 100 duo.
    Está ligado a um depósito de inércia de 500 litros.
    Ligo o Recuperador às 19, e deixo de pôr lenha lá para as 22/23 consuante a temperatura.
    Este recuperador tem de estar numa área muito generosa, porque ele debita imenso calor. O meu Rés do chão fica a 21/22 graus passados 1/2 horas. O piso trabalha muito pouco para o Rés do chão, trabalha é para o 1o andar. E quando me levanto de manhã está mais quente do que quando me deitei. Mas ele não trabalha 24 horas. A inércia da casa tem de fazer o resto, é claro que a temperatura vai descer ao longo do dia, mas não desce muito, por isso é que acender o lume por 3 horas às vezes é suficiente.

    A casa tem de estar bem isolada. E olhe que mesmo de inverno não há dia que não ventile a casa durante algumas horas.
    Concordam com este comentário: jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: NPRP
  7.  # 247

    Colocado por: david_C

    O meu é de Dupla Face. É o ADF Calida 100 duo.
    Está ligado a um depósito de inércia de 500 litros.
    Ligo o Recuperador às 19, e deixo de pôr lenha lá para as 22/23 consuante a temperatura.
    Este recuperador tem de estar numa área muito generosa, porque ele debita imenso calor. O meu Rés do chão fica a 21/22 graus passados 1/2 horas. O piso trabalha muito pouco para o Rés do chão, trabalha é para o 1o andar. E quando me levanto de manhã está mais quente do que quando me deitei. Mas ele não trabalha 24 horas. A inércia da casa tem de fazer o resto, é claro que a temperatura vai descer ao longo do dia, mas não desce muito, por isso é que acender o lume por 3 horas às vezes é suficiente.

    A casa tem de estar bem isolada. E olhe que mesmo de inverno não há dia que não ventile a casa durante algumas horas.



    E não se nota as serpentinas do aquecimento das águas nele?

    A minha casa é de R/Ch apenas, as salas onde ele vai estar têm 37m2 de um lado e 24m2 do outro.

    Colocado por: sergio_pintas
    Anda à espera de ser enganado...


    Se assim acha. Nem falei em valores e já é essa a conclusão a que chega.
  8.  # 248

    Existem instaladores por aqui que fazem phr aquecimento e frio na ordem dos 15k a 20k. Depende das areas e maquinas inseridas.
    Se pretende esta solução por 10k facilmente pode ser enganado.
  9.  # 249

    Colocado por: tiagooliveira20
    Se assim acha. Nem falei em valores e já é essa a conclusão a que chega.

    É só um alerta. Não leve a mal.
    Sempre que lhe aparecer um orçamento mt abaixo da média desconfie sempre. Não há milagres.
  10.  # 250

    Colocado por: tiagooliveira20


    E não se nota as serpentinas do aquecimento das águas nele?

    A minha casa é de R/Ch apenas, as salas onde ele vai estar têm 37m2 de um lado e 24m2 do outro.



    Se assim acha. Nem falei em valores e já é essa a conclusão a que chega.


    Que serpentinas? a que é que se refere?

    O aspecto ficou assim:
      67661571_2075640532541635_785203271059898368_n.png
  11.  # 251

    Colocado por: sergio_pintas
    É só um alerta. Não leve a mal.
    Sempre que lhe aparecer um orçamento mt abaixo da média desconfie sempre. Não há milagres.


    Sim, eu sei disso. Mas não estou à procura de orçamentos a baixo da média, só estou a ver o melhor preço que consigo, se fica próximo daquilo que pretendo gastar, se ficar muito acima desisto dessa opção.



    Colocado por: david_C

    Que serpentinas? a que é que se refere?

    O aspecto ficou assim:
      67661571_2075640532541635_785203271059898368_n.png


    Depois de mandar a mensagem estive à procura e vi que fui erradamente informado por um instalador de bombas de calor. Quando lhe falei que se o preço fosse fora do meu orçamento que iria ponderar o recuperador com aquecimento das águas, ele disse-me que os de duas faces ficavam feios com as serpentinas lá dentro, mas já vi que nem se vêm. Ele deu a entender que se viam as serpentinas do aquecimento das águas, e sendo em vidro dos 2 lados não havia chapa para disfarçar como há nos de 1 face só.

    Esse recuperador parece enorme, assim é normal mandar muito calor.

    Obrigado
    • NPRP
    • 28 agosto 2019

     # 252

    Colocado por: david_C

    Que serpentinas? a que é que se refere?

    O aspecto ficou assim:
      67661571_2075640532541635_785203271059898368_n.png

    Caro David,
    Agradeço antes de mais a sua partilha neste assunto PRH - RC. Também ando às voltas a estudar estes assuntos na procura da melhor decisão a tomar. Tenho algumas questões as quais lhe peço esclarecimentos adicionais:
    Qual a área total da sua casa na qual tem instalado o PRH?
    Porque diz que o aquecimento está mais orientado para o piso 1, quartos? Consegue essa orientação como? Por termostatos nos quartos?
    Quanto gasta de lenha num inverno? Consegue quantificar?
    Consegue quantificar o custo de aquisição total RC+PRH+Inércia?
    Consegue mais tarde passar a ter BC ao invés do RC como fonte primária?
    Obrigado pela atenção,
    • Rsac
    • 7 setembro 2019

     # 253

    Boa tarde

    Acompanho o forum já há muito tempo, chegou o dia em preciso de opiniões/aconselhamento.
    Vou construir moradia na Charneca Caparica, R/C com +/- 80m2 e 1º piso com 80m2, o que aconselham para climatização?
    A construção vai ser com sistema etics 80mm no exterior e no interior em Pladur, janelas e portas oscilo batentes e estores térmicos.
    Estava a pensar deixar a pré-instalação de AC, colocar AC no piso 1 e no R/C colocar PRH com Bomba de calor.
    Bomba de calor pode ser ligada a painéis solares? Bomba de calor também dá para AQS?
    Conseguem dizer-me mais ou menos para que valores anda a instalação do PRH?
    Obrigado pela ajuda que me possam dar.
    Sem mais de momento
    • SrR
    • 7 setembro 2019

     # 254

    Ao escolher penso que seja melhor optar por uma solução igual para ambas as áreas , ou só AC ou PRH
    Concordam com este comentário: Pedro Azevedo78, damned, NPRP, jorgealves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Rsac
 
0.0459 seg. NEW