Iniciar sessão ou registar-se
    • wd
    • 4 abril 2017

     # 1

    Bom dia.

    Eu fiz obras numa loja e agora tenho que adquirir mais sinais de emergência. A minha pergunta é se posso utilizar os que já tinha apesar de os mesmos não estarem conforme a lei (não têm indicação do fabricante nem da intensidade luminosa nos vários tempos).

    É que se puder reutilizar os que tenho ainda poupo uns bons €€.
  1.  # 2

    Penso que tudo depende se vai ter nova "inspeção" ou não.
    Se tiver tudo vai ter de estar com a nova legislação!
    • wd
    • 4 abril 2017

     # 3

    Não tenho inspeção dado que foram obras de escassa relevância segundo a CM. No entanto, a inspeção pode passar em qualquer altura.
  2.  # 4

    Isso custa entre 5 a 11 € cada.

    Se são do tipo fotoluminescente, não me preocuparia muito com isso.
    Basta ter como sinalização o seguinte:
    entre 2 a 3m de altura o sinal do extintor. o sinal referente ao tipo de agente extintor não tem caracter obrigatório, pois esta informação está constante do corpo do extintor.

    entre 2 a 3m de altura, o sinal de botoneira, se tiver

    a 1,50m, a planta de emergencia, se for obrigatório... dá-me a sensação que no seu caso não é. Qual a área da mesma?
    Sinailização da Central de incendios, se tiver.
    sinalização do corte geral de energia/ quadro electrico.

    Nas saidas, se for uma coisa pequena, basta o autocolante translucido colado na armadura permanente. Senaõ tem de meter um aplaca fotoluminescente com a indicação de saida ( pictograma com seta) e de dimensão adequada, também aplicado entre os 2 a 3m de altura.


    Os extintores, no minimo de 2 tem de estar colocados a menos de 2.00m de uma armadura de emergencia. Se a loja for pequena, digamos que duma ponta á outra for inferior a 15m, é concveniente que ambos os extintores esteja colocados juntos, e perto da botoneira, saida.
    Os extintores no caso de uma pequena loja deverão ser do tipo ABC 6kg, e CO2, 2kg., isto para um aloja pequena, sem riscos especiais... pois poderá ser conveneiente aplicar outro tipo de agente extintor, por exemplo de Agua aditivada....

    Já tem as meddias de autoprotecção? , isso é que dá uma multa do caraças!!!

    Cumprimentos.
  3.  # 5

    Colocado por: Pedro BarradasNas saidas, se for uma coisa pequena, basta o autocolante translucido colado na armadura permanente. Senaõ tem de meter um aplaca fotoluminescente com a indicação de saida ( pictograma com seta) e de dimensão adequada, também aplicado entre os 2 a 3m de altura.


    Já não é permitido colar autocolantes sinalizadores às armaduras.
  4.  # 6

    Colocado por: rjmouraJá não é permitido colar autocolantes sinalizadores às armaduras.

    É permitido sim, nas 1ª Categorias de Risco de Incêndio, desde que não prejudiquem a eficácia das mesmas.

    Aqui estou a presumir que será uma 1ª CRI.
  5.  # 7

    Tambem tenho a ideia que ja nao é permitido os autocolantes, não se esqueça dos blocos autonomos e não autonomos.
    • wd
    • 4 abril 2017

     # 8

    Colocado por: Pedro BarradasIsso custa entre 5 a 11 € cada.

    Qual fabricante? Procurei na sinalux mas não têm loja online. Entretanto vi a Aman mas como não tenho como comparar ...

    Colocado por: Pedro Barradasentre 2 a 3m de altura o sinal do extintor

    Eu tenho este mas o problema é que não tem o fabricante nem a indicação da eficácia na própria placa.

    Colocado por: Pedro Barradaso sinal referente ao tipo de agente extintor não tem caracter obrigatório

    Tinha a ideia que seria obrigatório dado que vejo essas placas praticamente em todo o lado.

    Colocado por: Pedro BarradasQual a área da mesma?

    150m2 mas nem toda é de acesso público

    Colocado por: Pedro BarradasSinailização da Central de incendios, se tiver.
    sinalização do corte geral de energia/ quadro electrico.

    Sim e sim.

    Colocado por: Pedro BarradasNas saidas, se for uma coisa pequena, basta o autocolante translucido colado na armadura permanente. Senaõ tem de meter um aplaca fotoluminescente com a indicação de saida ( pictograma com seta) e de dimensão adequada, também aplicado entre os 2 a 3m de altura.

    Já tenho na lista.

    Colocado por: Pedro BarradasOs extintores no caso de uma pequena loja deverão ser do tipo ABC 6kg, e CO2, 2kg

    Tenho.

    Colocado por: Pedro BarradasJá tem as meddias de autoprotecção? , isso é que dá uma multa do caraças!!!

    Penso que sim mas tenho de verificar isso.
  6.  # 9

    Colocado por: Pedro BarradasÉ permitido sim, nas 1ª Categorias de Risco de Incêndio, desde que não prejudiquem a eficácia das mesmas.


    Reafirmo. Mas como é obvio, deve-se aplicar as fotoluminescentes. Mas seguindo o rigor da lei, é como eu indico.
    em relação á iluminação de segurança, os blocos autónomos do tipo permanentes, ser a indicar a saida/ou nas proximidades dos meios de 1ª intervenção.... se houver caminhos verticais e/ ou horizontais de evacuação, idem...

    De resto são armaduras não permanetes.. se forem necessárias, em complemento ás Permanentes, de modo a garantir os lux minimos do Regulamento Tecnico, de modo a grantor a iluminação de segurança e de balizagem necessária.
    • wd
    • 4 abril 2017

     # 10

    Colocado por: Pedro Barradasentre 2 a 3m de altura o sinal do extintor

    Existe alguma diferença importante entre ter o pictograma do extintor ou o pictograma e a seta?
  7.  # 11

    Existe, , pois a zona com a seta não conta para efeitos da area de visualização...
    Nos meus projectos só meto sinaletica exclusivamente com pictograma... Os que tem setas, somente se for para indicar que o meio de 1ª intervenção está para ali escondido nalgum outro lugar menos visivel, portanto sinalização complementar.
  8.  # 12

    Colocado por: wdQual fabricante? Procurei na sinalux mas não têm loja online. Entretanto vi a Aman mas como não tenho como comparar ...


    Empresas de equipamentos de segurança Incendios vendem material SINALUX. Já contactou a empresa que faz a manutenção dos seus extintores, da iluminaão de emergencia e do SADI? Essa gente vende disso. Os contratos de manutenção destes equipamentos e sistemas são obrigatórios, e tem de ser realizados por empresas registadas na ANPC para efectuar manutenção.. ou seja não pode ser o electricista da esquina.... ( pode áté pode , mas tem de estar registado na ANPC)

    A SINALUX, tem a melhor sinalectica do mercado. O resto é conversa.
  9.  # 13

    Ando a usar uns blocos que posso por autonomo ou nao autonomo retirando simplesmente um jumper, sao bastante praticos, amanha a ver se consigo dizer a marca.
    Em relacão as placas regra geral meto nas minhas obras a 2,10m do chao, tanto nas botoneiras como nos extintores.
    Os extintores meto a 1,20m e a placa com a referencia do tipo de extintor a um palmo logo a cima.
    • wd
    • 5 abril 2017

     # 14

    Colocado por: Pedro Barradas
    A SINALUX, tem a melhor sinalectica do mercado. O resto é conversa.

      Pelo que vi, a Sinalux ainda não tem a sinalização conforme o ISO 7010 ao contrário da Aman. Porque é que acha a Aman uma má marca? Pelo que vi também ela cumpre com a legislação.
    •  # 15

      sobre a ISO 7010. Leia aqui:
      http://www.sinalux.eu/pt/artigos-tecnicos/sinalux-news-27-mar-13/novos-pictogramas-iso-7010/

      PS: sinceramente os pictograma da ISO 7010, do meu ponto de vista acho-os menos elucidativos e com um mau design... mas pode ser uma falta de hábito.
      Pelo que pode ler, os relativos a SCIE, não se encontram em vigor em PT.
    •  # 16

      Boa tarde,

      Onde diz que não é permitido o autocolante no bloco autónomo?

      Já pesquisei na legislação mas não encontro nada referente a este tema.
    •  # 17

      Portaria 1532/2008
    •  # 18

      Foi nesse que procurei e o artigo 114 é que faz referência aos blocos mas não diz nada sobre autocolantes e placas. Consegue ser mais específico sff?

      Obrigado e peço desculpa pelo incómodo.
    •  # 19

      Sinalização de segurança 112º.... não é no art. 114. tem de cruzar as informações constantes de diverso articulado para chegar a uma conclusão.
    •  # 20

      Nem se aplica a questão da 1ª categoria de risco. Isto é um estabelecimento industrial e está categorizado como UT XII e 2ª categoria, ou seja, nem se inclui na alínea que referiu. A engenheira que fez o PEI disse que podia ter autocolantes nas vias de evacuação e não nas saídas mas com 99,9% de certeza isso está mal porque não é isso que diz a lei.
      Concordam com este comentário: Pedro Barradas
     
    0.0179 seg. NEW