Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Colocado por: jd_Só uma pergunta, que tipo de instalação tem em casa, monofásica ou trifásica?

    Obrigado jd.

    Ainda não tenho instalação feita. Estou a construir.
  2.  # 22

    Colocado por: jd_


    Obrigado, então no pior caso a bomba irá consumir 6,15kW, isso dará 11A sensivelmente, considerando um cos(fi), de 0,8( não vem indicado assumi este valor, que é o mais comum).

    O fabricante, se reparar no fim da tabela aconselha para esta bomba trifásica um disjuntor de 20A, isto deve-se na minha opinião ao pico de corrente inicial gerado quando a bomba entra em funcionamento.

    Tendo em conta este cenário, 10,35kVA, pode não chegar, devido ao arranque da bomba, em funcionamento maximo os 15A por fase chegam.

    Se fosse uma bomba com características semelhantes mas monofásica, como a 16cv3 iria ter no maximo em arrefecimento os mesmos 6,15kW, mas 33A sensivelmente, dai o fabricante aconselhar um disjuntor de 40A.
    Neste caso 10,35kVA chegariam pois teria um total de 45A.
    Mesmo em funcionamento maximo em frio ainda teria 12A, para o resto da casa,o que pode chegar ou não, depende dos equipamentos que tiver, como já referi.

    Também, não iria ter a bomba sempre neste valor, isto era o cenário com o maior consumo possivel.

    Espero ter ajudado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:sergio_pintas

    Ou seja, o melhor é optar pela monofásica.
    • jd_
    • 6 abril 2017 editado

     # 23

    Não pode é optar pela monofásica e ter instalação trifasica, porque isso iria obriga-lo a ter que contratar uma potência enorme sem necessidade, só mesmo pela bomba.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: sergio_pintas
    • ik
    • 6 abril 2017

     # 24

    Meta monofásica!

    Não existe nenhuma vantagem em usar uma trifásica, nem sei porque equaciona isso, está a ser mal aconselhado
    • jd_
    • 7 abril 2017

     # 25

    Ainda não vi ninguém aconselhar a bomba trifásica...

    Não sei onde foi buscar isso, se foi por aquilo que eu disse, sempre me referi às bombas inseridas numa instalação, penso que descrevi bem as duas situações.
  3.  # 26

    Colocado por: jd_Ainda não vi ninguém aconselhar a bomba trifásica...

    Não sei onde foi buscar isso, se foi por aquilo que eu disse, sempre me referi às bombas inseridas numa instalação, penso que descrevi bem as duas situações.


    Penso que o IK se está a referir ao facto de eu dizer que os instaladores aconselham-me colocar trifásica.
    Concordam com este comentário: jd_
    • jd_
    • 7 abril 2017

     # 27

    Só, por curiosidade, qual é a diferença de preço entre ums e outra?
  4.  # 28

    È apenas a minha opinião, eu deixei toda a instalação em trifásico para o caso de um dia precisar de trifásico para alguma maquina ou algo do género,
    por outro lado não coloquei nenhum equipamento com tensão trifasica.

    Estou melhor servido com monofasico, ( atenção que eu tive trifásico algum tempo depois de terminar a obra)
  5.  # 29

    Colocado por: jd_Só, por curiosidade, qual é a diferença de preço entre ums e outra?

    Mais ou menos 500 euros.
    • jd_
    • 7 abril 2017 editado

     # 30

    Colocado por: matrixÈ apenas a minha opinião, eu deixei toda a instalação em trifásico para o caso de um dia precisar de trifásico para alguma maquina ou algo do género,
    por outro lado não coloquei nenhum equipamento com tensão trifasica.

    Estou melhor servido com monofasico, ( atenção que eu tive trifásico algum tempo depois de terminar a obra)


    Uma instalação trifásica, não obriga a que se tenha nada em trifásico, o exemplo disso são os prédios, a coluna é trifásica e depois as fases são distribuídas pelos varios andares, e cada andar tem uma instalação monofasica.

    E mesmo numa moradia, tudo depende das potências em causa, tem de ser visto caso a caso.

    Mas o melhor, é sempre deixar as coisas de modo a que mesmo que não seja preciso agora, se algum dia for necessário, estar tudo apto para se fazer as alterações.

    Ter em atenção aos diâmetros dos tubos, escolha da portinhola, é preferivel sobredimensionar agora, do que partir tudo mais tarde. É que agora não custa muito, e mais tarde, fica caro.
    Saber a PMA (potência máxima admissível), para saber até onde pode ir mais tarde, sem necessidade de certificação.

    Mas fale com quem lhe fizer o projecto, para ter em atenção essas situações. Normalmente já se tem, mas se alertar é melhor.
  6.  # 31

    Eu tenho o mesmo dilema
    a questão é que uma máquina monofásica de 6.15kva consome 26A (sem contar com os cos fi)

    caso não te chegue a potência contratada vais ter de subir para 13.8kva, mas trifásico, pois a EDP não fornece 13.8kva mono.

    Deste modo vais ter apenas 20A por fase, que que não é suficiente na fase de maior consumo da máquina, o que raramente acontece, ….mas acontece

    A minha questão é se esse consumo de 6.15kva será com as resistências de descongelamento, pois caso fosse e essas resistências pudessem ser ligadas a outra fase o problema estaria resolvido, mas para isso era necessário alguém que perceba do assunto para explicar.
    • TZW
    • 7 abril 2017 editado

     # 32

    Colocado por: trivialEu tenho o mesmo dilema
    a questão é que uma máquina monofásica de 6.15kva consome 26A (sem contar com os cos fi)

    caso não te chegue a potência contratada vais ter de subir para 13.8kva, mas trifásico, pois a EDP não fornece 13.8kva mono.

    Deste modo vais ter apenas 20A por fase, que que não é suficiente na fase de maior consumo da máquina, o que raramente acontece, ….mas acontece

    A minha questão é se esse consumo de 6.15kva será com as resistências de descongelamento, pois caso fosse e essas resistências pudessem ser ligadas a outra fase o problema estaria resolvido, mas para isso era necessário alguém que perceba do assunto para explicar.

    Ao passar o contrato para trifásico teria que ter uma maquina com alimentação trifasica que na mesma potencia 6,15 ficaria +/- 6,15/3=2 por fase.
    Para mono contrata 10,35kva.
    • jd_
    • 7 abril 2017 editado

     # 33

    Colocado por: trivialEu tenho o mesmo dilema
    a questão é que uma máquina monofásica de 6.15kva consome 26A (sem contar com os cos fi)

    caso não te chegue a potência contratada vais ter de subir para 13.8kva, mas trifásico, pois a EDP não fornece 13.8kva mono.

    Deste modo vais ter apenas 20A por fase, que que não é suficiente na fase de maior consumo da máquina, o que raramente acontece, ….mas acontece

    A minha questão é se esse consumo de 6.15kva será com as resistências de descongelamento, pois caso fosse e essas resistências pudessem ser ligadas a outra fase o problema estaria resolvido, mas para isso era necessário alguém que perceba do assunto para explicar.


    Será mesmo necessário uma bomba com esta potência?
    • jd_
    • 7 abril 2017

     # 34

    Colocado por: TZW
    Ao passar o contrato para trifásico teria que ter uma maquina com alimentação trifasica que na mesma potencia 6,15 ficaria +/- 6,15/3=2 por fase.
    Para mono contrata 10,35kva.


    As contas não se fazem assim...
  7.  # 35

    Colocado por: sergio_pintasERLQ016cw1 + EHSXB16P50A

    ou

    ERLQ014cw1 + EHSXB16P50A

    tem resistencias electricas?
    (não tem de fabrica)
    qual a potencia das mesmas?
    nas configurações de fabrica e para a sua localização è obrigatório a inclusão das mesmas, por via de configuração e mediante algumas condições muito especificas podem ser dispensadas,

    mas estranhamente na outra versão é proposta a versão com 9Kw de resistências.

    Colocado por: sergio_pintasERHQ016BW1 + EHBX16C9W

    ou

    ERHQ014BW1 + EHBX16C9W

    quando existe uma versão com resistência de 3Kw (EHBX16C3V).

    como é óbvio se precisar dos 9 Kw tem que ser trifásico.
    Concordam com este comentário: jd_
    • TZW
    • 7 abril 2017 editado

     # 36

    Colocado por: jd_

    As contas não se fazem assim...

    Sim, também podia ser 4+1+1 ou etc, era só para o homem perceber que numa maquina trifasica os circuitos são divididos o melhor possível pelas 3 fases. Para a mesma potencia da monofásica o consumo somando as 3 fases pode nem ser o mesmo, não estou a analisar nada em concreto.
    Concordam com este comentário: jd_
  8.  # 37

    Colocado por: jorgealvesEHSXB16P50A
    precisa da serpentina auxiliar para ligar ao quê?
    • jd_
    • 7 abril 2017

     # 38

    Era só para não ficarem a pensar, que num sistema trifásico basta dividir a potencia por 3 e têm-se a potencia por fase, basta fazer as contas para verem que não é assim...

    Mas percebi e intenção, e sim numa maquina trifasica, a potencia por fase é igual, porque são cargas equilibradas, tirando alguma excepção...
  9.  # 39

    Colocado por: jorgealvesprecisa da serpentina auxiliar para ligar ao quê?

    Para ligar um recuperador a lenha por exemplo.
  10.  # 40

    Colocado por: jorgealvestem resistencias electricas?
    (não tem de fabrica)
    qual a potencia das mesmas?

    Um dos instaladores aconselha, o outro diz que não é preciso. Vai-se lá entender
 
0.0241 seg. NEW