Iniciar sessão ou registar-se
    • TZW
    • 12 abril 2017

     # 181

    Desculpem mas eu vejo assim;
    Material-garantia de quem fabrica nos termos legais
    Mão de obra-garantias sobre a execução nos termos legais
    Preço-Variável e de nenhuma importância para efeitos de garantia
    Resumindo, tanto tem que responder pela execução feita de acordo com o combinado o x-que cobra menos como o y-que cobra mais
    quanto ao material, é mais ou menos o mesmo, a garantia legal não descreve a marca x ou y, apenas materiais/equipamentos tipo x ou tipo y.
    Se conseguirem, expliquem novamente de preferência com um exemplo, como é que uma obra igual(material e rigor de execução) orçamentada com preço diferente pode ter garantias diferentes abaixo do que a lei exige.
    Concordam com este comentário: CMartin, Tyrande
    • TZW
    • 13 abril 2017

     # 182

    Colocado por: rsvaluminioQuando os clientes tentam resolver as coisas a bem normalmente as coisas resolven-se, pois não está muitas vezes no custo em resolver o problema, o que é certo é que 1 dos 2 intervenientes vai ter prejuízo sem ter culpa nenhuma, mass eu acho que ninguém gosta de deixar um bom cliente insatisfeito.
    Concordam com este comentário:PedroBorga

    É sempre melhor resolver os problemas de uma forma pacifica, mas o cliente nunca deve ficar a perder, se pagou a culpa não é dele garantidamente.
    Já vi um contrato em que salvaguardava x% do valor a pagar só no final da garantia, isso é de lei ou facultativo?
  1.  # 183

    Colocado por: rsvaluminio

    Isto das garantias é muito complicado, ainda esta semana fui ao talho e o gajo garantiu que a picanha era boa, afinal é dura, para a próxima vou exiguir garantia da vaca por escrito.

    Kkkkkk


    Mau.
    Mas que comparação rsv!
    Espero que não me esteja a dizer que o cliente não tem direito a exigir qualidade e garantia de obra ?
    Ou pior, que não tenha direito a ela por parte dos fornecedores.
    • VCAC
    • 13 abril 2017

     # 184

    Abaixo do que a lei exige, julgo que não... Mas acima pode haver quem dê, pode passar por aí a diferença de preço....Por aí e por muitos factores mais...
  2.  # 185

    Colocado por: CMartin
    Mau.
    Mas que comparação rsv!
    Espero que não me esteja a dizer que o cliente não tem direito a exigir qualidade e garantia de obra ?
    Ou pior, que não tenha direito a ela por parte dos fornecedores.


    Fui num instante buscar isto
    Colocado por: Picaretao pessoal das obras não são todos aldrabões, como por aqui querem fazer crer.


    O que me faz dizer: a garantia tem mais, ou acima de tudo, a ver com a formação moral / honestidade / seriedade do profissional do que com o preço que se pagou.
    Um profissional sério dá garantia do seu trabalho sempre.
    Essa é que é essa.
    • TZW
    • 13 abril 2017

     # 186

    Nos biscates é mais isso...mas sem iva na mão de obra!
  3.  # 187

    Colocado por: TZWDesculpem mas eu vejo assim;
    Material-garantia de quem fabrica nos termos legais
    Mão de obra-garantias sobre a execução nos termos legais
    Preço-Variável e de nenhuma importância para efeitos de garantia
    Resumindo, tanto tem que responder pela execução feita de acordo com o combinado o x-que cobra menos como o y-que cobra mais
    quanto ao material, é mais ou menos o mesmo, a garantia legal não descreve a marca x ou y, apenas materiais/equipamentos tipo x ou tipo y.
    Se conseguirem, expliquem novamente de preferência com um exemplo, como é que uma obra igual(material e rigor de execução) orçamentada com preço diferente pode ter garantias diferentes abaixo do que a lei exige.
    Concordam com este comentário:CMartin,Tyrande


    Veja o caso do emad se desse com 2 maretas tinha um bico de obra para resolver e aí não havia garantia que lhe valesse, era todo mundo a empurrar de um lado para o outro é ele é que pagava no final, o picheleiro dizia que tinha colocado os tubos em condições e o carpinteiro dizia que não tinha nada haver com os tubos, e depois quem é que ia se responsabilizar?

    É claro que as garantias de lei são para cumprir isso é básico, mas muito simplesmente para dar garantia real e sem problemas de haver alguém a fugir por exemplo no meu sector que são janelas até 1 Km da costa o tratamento dos perfis teria que ser apropriado e os acessórios também, e digo-lhe 99% não tem.

    Teria que respeitar as medidas máximas dos vãos o que na construção moderna não acontece, tantas coisas que teriam que ser feitas e não são.

    O mal é que muita gente olha para uma casa e pensa que é algo feito em série e totalmente testado e é tudo menos isso.

    Eu no meu caso tenho tudo salvaguardado pois só trabalho com armazéns que me dão garantias a nível de qualidade de material, no caso de haver problemas a garantia que vale é a do armazén pois eu limito-me a seguir o método de fabrico que eles mandam.
  4.  # 188

    Eu pago 6% iva, espero que não seja por estar em ARU que tenha direito a menos garantias.
  5.  # 189

    em caso de litígios como se prova de quem é a culpa, se determinado defeito é relativo ao mau uso ou a um defeito de fabrico?

    Eu nas janelas sei como é mas acreditem que é melhor resolver a bem.

    O que eu digo é que o melhor maneira de resolver um problema é evitando o problema de acontecer.
  6.  # 190

    Pois. Acho que ninguém quer falar sobre os 6% nas ARU.
    Não vamos falar então.
  7.  # 191

    Colocado por: CMartinPois. Acho que ninguém quer falar sobre os 6% nas ARU.
    Não vamos falar então.


    Isto das garantias é mais divertido.
    Concordam com este comentário: CMartin
    • TZW
    • 13 abril 2017

     # 192

    Colocado por: PedroBorgaNão me interpretem mal. Tudo tem garantia. Óbvio. Todos sabemos. O que se espera das coisas, a exigência, é que não é a mesma. Eu não posso exigir que um carro, um sofá, uma TV médios durem tanto, tenham tanta qualidade como um ao dobro do preço e respectiva qualidade. A pessoa que compra MIELE, exemplo, compra robustez e confiança. E paga por isso.
    Cabe-me a mim comprador, que não podendo comprar uma MIELE a compare com o resto do mercado e ver o que me é suficiente, o que o meu bolso consegue pagar e as garantias que me dá. E não falo dos 2 anos. Falo da confiança, da exigência, da fiabilidade.
    Ou acham que um sofá custa 1.000€ e o outro 2.000€ porque são iguais mas o gajo que vende o de 1.000€ não ganha quase nada e o que vende por 2.000€ ganha uma pipa de massa? Se calhar ganha menos, porque a qualidade é superior.
    Cabe-nos a nós consumidores escolher em consciência das limitações e da qualidade/preço, fiabilidade etc...

    Garantia é a de lei o resto é intuição, quando se comprova ao fim de x anos que o produto é superior a outro com a mesma idade, esse modelo já não se vende.
    •  
      GMCQ
    • 13 abril 2017

     # 193

    O emad teve sorte em ter contrado pessoal da "trolhada" como deve ser. Acredito que em muitos casos lavavam todos as mãozinhas e quem vier atrás que feche a porta.
    Concordam com este comentário: TZW
    •  
      Mk Pt
    • 13 abril 2017 editado

     # 194

    Colocando em perspectiva esta questão de garantias, há o que se pode chamar de duas 'facções':

    A da CMartin que diz que em todas as situações vai ter garantia, sem grandes problemas.

    A da Picareta que diz que fazendo adjudicação de diferentes especialidades a pessoas que não tem nada a haver entre si é mais complicado a questão da garantia.

    Do lado da CMartin eu diria que parece estar potenciais donos de obra ou outros com pouca ou nenhuma experiência de obra.
    Do outro julgo que esteja - pelo menos eu estou - técnicos e outros que realmente têm experiência de obra.
    ...................

    Uma coisa é haver um empreiteiro responsável por tudo e, 'no máximo' negociar ser o dono de obra a comprar/encomendar algumas coisas (equipamentos, cozinha, acabamentos,..).

    Outra é andar a contratar diferentes especialidades e depois perceber se alguns problemas é do pintor ou do estucador, ou do tipo que tapou os roços ou de quem aplicou o gesso cartonado ou de quem aplicou o pavimento, ou do canalizador ou simplesmente do projectista e como não há director de obra a sério ninguém reparar/avisa e executam como está no projecto.. mal feito.
    .....

    Numa obra os erros depois das coisas feitas não aparece uma luzinha a piscar para avisar onde está o erro e de quem é a culpa.
    Numa obra pequenos erros podem custar facilmente milhares de euros para reparar.
    Numa obra não havendo um único elemento a quem se possa imputar resposabilidade, por norma os vários elementos vão empurrar responsabilidades entre si.

    Este pesadelo do Emad até parece que pode ter corrido bem, mas por norma os pesadelos numa obra não correm assim tão bem.

    Isto não é opinião baseada em achismos ou desconhecimento do que é a lei.
    É opinião de quem conhece muito bem a lei, e têm alguma experiência relacionada com construção.
    Concordam com este comentário: rsvaluminio, GMCQ
    • TZW
    • 13 abril 2017

     # 195

    Colocado por: rsvaluminioem caso de litígios como se prova de quem é a culpa, se determinado defeito é relativo ao mau uso ou a um defeito de fabrico?

    Eu nas janelas sei como é mas acreditem que é melhor resolver a bem.

    O que eu digo é que o melhor maneira de resolver um problema é evitando o problema de acontecer.

    Concordo, mas a chatice só é do cliente quando surge depois da obra estar pronta, durante a obra, na entrega do serviço pronto ou em teste, por norma quem executou ainda não recebeu o pagamento e por norma só recebe se estiver tudo como combinado. Avarias/falhas depois da obra entregue é igual ao sistema chave na mão.
    • emad
    • 13 abril 2017

     # 196

    Vocês estão a precisar de musica da boa.
    Aqui vai.
    https://youtu.be/JS9l_7cJT5I
    Concordam com este comentário: skypt, TZW
  8.  # 197

    Colocado por: TZWGarantia é a de lei o resto é intuição,

    Quem compra MIELE ou BMW ou chateaux d'ax é pela intuição... Eu diria que é porque: 1º tem orçamento para isso; 2º ayribui um valor acrescido na marca (pela confiança). Não é por querer esbanjar dinheiro de certeza.
    • TZW
    • 13 abril 2017

     # 198

    Colocado por: Mk PtColocando em perspectiva esta questão de garantias, há o que se pode chamar de duas 'facções':

    A da CMartin que diz que em todas as situações vai ter garantia, sem grandes problemas.

    A da Picareta que diz que fazendo adjudicação de diferentes especialidades a pessoas que não tem nada a haver entre si é mais complicado a questão da garantia.

    Do lado da CMartin eu diria que parece estar potenciais donos de obra ou outros com pouca ou nenhuma experiência de obra.
    Do outro julgo que esteja - pelo menos eu estou - técnicos e outros que realmente têm experiência de obra.
    ...................

    Uma coisa é haver um empreiteiro responsável por tudo e, 'no máximo' negociar ser o dono de obra a comprar/encomendar algumas coisas (equipamentos, cozinha, acabamentos,..).

    Outra é andar a contratar diferentes especialidades e depois perceber se alguns problemas é do pintor ou do estucador, ou do tipo que tapou os roços ou de quem aplicou o gesso cartonado ou de quem aplicou o pavimento, ou do canalizador ou simplesmente do projectista e como não há director de obra a sério ninguém reparar/avisa e executam como está no projecto.. mal feito.
    .....

    Numa obra os erros depois das coisas feitas não aparece uma luzinha a piscar para avisar onde está o erro e de quem é a culpa.
    Numa obra pequenos erros podem custar facilmente milhares de euros para reparar.
    Numa obra não havendo um único elemento a quem se possa imputar resposabilidade, por norma is vários elementos vai empurrar responsabilidades entre si.

    Este pesadelo do Emad até parece que pode ter corrido bem, mas por norma os pesadelos numa obra não correm assim tão bem.

    Isto não é opinião baseada em achismos ou desconhecimento do que é a lei.
    É opinião de quem conhece muito bem a lei, e têm alguma experiência relacionada com construção.

    Concordo em parte com o que diz menos nesta questão: não é da responsabilidade de um profissional verificar se tem condições para executar o serviço? Do género, o pintor aceita pintar uma casa com exigência de qualidade no acabamento e garantia, independentemente do estado das paredes, não é da responsabilidade dele verificar se tem condições para o fazer como lhe foi pedido? Uma empresa de decoração vai fixar uns cortinados e prateleiras, não é da responsabilidade da empresa pedir os elementos necessários para garantir uma boa execução e sem danos? Pelo que li, o cliente é que tem que saber quais os dados a fornecer a cada entidade mesmo não sabendo sequer como é que cada serviço vai ser executado.
    Concordam com este comentário: PedroBorga, CMartin, hand
    • TZW
    • 13 abril 2017

     # 199

    Colocado por: PedroBorga
    Quem compra MIELE ou BMW ou chateaux d'ax é pela intuição... Eu diria que é porque: 1º tem orçamento para isso; 2º ayribui um valor acrescido na marca (pela confiança). Não é por querer esbanjar dinheiro de certeza.

    Motivos podem ser imensos...também lhe digo, certamente não estamos todos certos nem errados!
    Concordam com este comentário: PedroBorga
    • TZW
    • 13 abril 2017

     # 200

    Colocado por: emadVocês estão a precisar de musica da boa.
    Aqui vai.
    https://youtu.be/JS9l_7cJT5I
    Concordam com este comentário:TZW,skypt

    Vou até outro tópico que o Emad já puxou de faca!
 
0.0614 seg. NEW