Colocado por: rsvaluminioQuando os clientes tentam resolver as coisas a bem normalmente as coisas resolven-se, pois não está muitas vezes no custo em resolver o problema, o que é certo é que 1 dos 2 intervenientes vai ter prejuízo sem ter culpa nenhuma, mass eu acho que ninguém gosta de deixar um bom cliente insatisfeito.
Colocado por: rsvaluminio
Isto das garantias é muito complicado, ainda esta semana fui ao talho e o gajo garantiu que a picanha era boa, afinal é dura, para a próxima vou exiguir garantia da vaca por escrito.
Kkkkkk
Colocado por: CMartin
Mau.
Mas que comparação rsv!
Espero que não me esteja a dizer que o cliente não tem direito a exigir qualidade e garantia de obra ?
Ou pior, que não tenha direito a ela por parte dos fornecedores.
Colocado por: Picaretao pessoal das obras não são todos aldrabões, como por aqui querem fazer crer.
Colocado por: TZWDesculpem mas eu vejo assim;
Material-garantia de quem fabrica nos termos legais
Mão de obra-garantias sobre a execução nos termos legais
Preço-Variável e de nenhuma importância para efeitos de garantia
Resumindo, tanto tem que responder pela execução feita de acordo com o combinado o x-que cobra menos como o y-que cobra mais
quanto ao material, é mais ou menos o mesmo, a garantia legal não descreve a marca x ou y, apenas materiais/equipamentos tipo x ou tipo y.
Se conseguirem, expliquem novamente de preferência com um exemplo, como é que uma obra igual(material e rigor de execução) orçamentada com preço diferente pode ter garantias diferentes abaixo do que a lei exige.
Colocado por: CMartinPois. Acho que ninguém quer falar sobre os 6% nas ARU.
Não vamos falar então.
Colocado por: PedroBorgaNão me interpretem mal. Tudo tem garantia. Óbvio. Todos sabemos. O que se espera das coisas, a exigência, é que não é a mesma. Eu não posso exigir que um carro, um sofá, uma TV médios durem tanto, tenham tanta qualidade como um ao dobro do preço e respectiva qualidade. A pessoa que compra MIELE, exemplo, compra robustez e confiança. E paga por isso.
Cabe-me a mim comprador, que não podendo comprar uma MIELE a compare com o resto do mercado e ver o que me é suficiente, o que o meu bolso consegue pagar e as garantias que me dá. E não falo dos 2 anos. Falo da confiança, da exigência, da fiabilidade.
Ou acham que um sofá custa 1.000€ e o outro 2.000€ porque são iguais mas o gajo que vende o de 1.000€ não ganha quase nada e o que vende por 2.000€ ganha uma pipa de massa? Se calhar ganha menos, porque a qualidade é superior.
Cabe-nos a nós consumidores escolher em consciência das limitações e da qualidade/preço, fiabilidade etc...
Colocado por: rsvaluminioem caso de litígios como se prova de quem é a culpa, se determinado defeito é relativo ao mau uso ou a um defeito de fabrico?
Eu nas janelas sei como é mas acreditem que é melhor resolver a bem.
O que eu digo é que o melhor maneira de resolver um problema é evitando o problema de acontecer.
Colocado por: TZWGarantia é a de lei o resto é intuição,
Colocado por: Mk PtColocando em perspectiva esta questão de garantias, há o que se pode chamar de duas 'facções':
A da CMartin que diz que em todas as situações vai ter garantia, sem grandes problemas.
A da Picareta que diz que fazendo adjudicação de diferentes especialidades a pessoas que não tem nada a haver entre si é mais complicado a questão da garantia.
Do lado da CMartin eu diria que parece estar potenciais donos de obra ou outros com pouca ou nenhuma experiência de obra.
Do outro julgo que esteja - pelo menos eu estou - técnicos e outros que realmente têm experiência de obra.
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Uma coisa é haver um empreiteiro responsável por tudo e, 'no máximo' negociar ser o dono de obra a comprar/encomendar algumas coisas (equipamentos, cozinha, acabamentos,..).
Outra é andar a contratar diferentes especialidades e depois perceber se alguns problemas é do pintor ou do estucador, ou do tipo que tapou os roços ou de quem aplicou o gesso cartonado ou de quem aplicou o pavimento, ou do canalizador ou simplesmente do projectista e como não há director de obra a sério ninguém reparar/avisa e executam como está no projecto.. mal feito.
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Numa obra os erros depois das coisas feitas não aparece uma luzinha a piscar para avisar onde está o erro e de quem é a culpa.
Numa obra pequenos erros podem custar facilmente milhares de euros para reparar.
Numa obra não havendo um único elemento a quem se possa imputar resposabilidade, por norma is vários elementos vai empurrar responsabilidades entre si.
Este pesadelo do Emad até parece que pode ter corrido bem, mas por norma os pesadelos numa obra não correm assim tão bem.
Isto não é opinião baseada em achismos ou desconhecimento do que é a lei.
É opinião de quem conhece muito bem a lei, e têm alguma experiência relacionada com construção.
Colocado por: PedroBorga
Quem compra MIELE ou BMW ou chateaux d'ax é pela intuição... Eu diria que é porque: 1º tem orçamento para isso; 2º ayribui um valor acrescido na marca (pela confiança). Não é por querer esbanjar dinheiro de certeza.
Colocado por: emadVocês estão a precisar de musica da boa.
Aqui vai.
https://youtu.be/JS9l_7cJT5I