Colocado por: 21papaleguas
Qdo não há luz consegue cozinhar.
Já me aconteceu.
Qdo a minha filhota nasceu, para aquecer o leite para ela beber, pus um fervedor cheio de água dentro do recuperador de calor, para ferver a água de modo a aquecer o leite.
Colocado por: Anonimo06082021
portanto,o melhor retorno que existe é guardar o dinheiro!!
Colocado por: emadJames vamos falar de gás.
Se investisse 5000€ para colocar radiadores e caldeira a gás e gastasse 300€ por mês durante 4 meses por ano, precisava de quase 13 anos para recuperar o investimento de PRH com BC para valores de 20k.
E isto estou a tirar por cima. Porque se calhar com uma casa bem.isolada, 200€ ou 250€ por mês de gás era muito para aquecimento.
Mas isto são contas de ignorante. Porque se tivesse possibilidade de colocar os dois sistemas em condições exactamente iguais, conseguia ter a certeza. Como não tenho, paciência.
Edit. Eu estou a falar de valores de consumo. Não de poupanças.
Colocado por: VCACComo por exemplo o quê Miguel?Não é possível criar um sistema auxiliar? O calinas aqui à tempos falava em algo assim, do género, a luz ia abaixo e ligava-se uma espécie de gerador, para que não faltasse a luz.
É que a minha casa vai ser quase toda "eléctrica" (excepto o apoio às AQS)... Se me faltar a electricidade, essa "pequena coisa", estou na m***a 😉
Quer dizer...Estou a pensar em fazer um forno de lenha.. mas tirando isso só me estou a lembrar de um gerador para me desenrascado quando falta a electricidade por um largo período de tempo... Quer dizer...Não sei se com aquilo das UPS dava para desenrascar...Aço que há um "colega nosso de construção" se não me engano o callinas que vai ter em alguns circuitos.
Tem outras sugestões?
Colocado por: Miguel Pinto
4 meses não... Seria um inverno catastrófico... Tem de acrescentar no mínimo mais 1 mês...
4 meses não... Seria um inverno catastrófico... Tem de acrescentar no mínimo mais 1 mês...
Colocado por: GMCQNão é possível criar um sistema auxiliar? O calinas aqui à tempos falava em algo assim, do género, a luz ia abaixo e ligava-se uma espécie de gerador, para que não faltasse a luz.
Colocado por: GMCQ
Ou vcs ganham todos mta bem ou eu mta mal (ou então tou vesgo), 250€ de gás? Num mês????
Colocado por: GMCQNão é possível criar um sistema auxiliar? O calinas aqui à tempos falava em algo assim, do género, a luz ia abaixo e ligava-se uma espécie de gerador, para que não faltasse a luz.
Colocado por: emad
Quem não tem certezas dos resultados das BC sou eu.
Vocês vem para aqui à procura de certezas e resultados que não são comparáveis. E depois acreditam que as modas é que são solução.
Colocado por: emad
E se a diferença de consumos fosse de 200€ por cada mês de consumo de aquecimento, demorava quase 20 anos a recuperar.
São números. Mas eu sou suspeito.
Colega... Tudo isto são opiniões k variam de pessoa para pessoa...
Mas uma coisa aqui afirmo, para mim não há nada mais confortável k um PRH... E ainda bem k inventaram as BC...
Tenho estado em casas de familiares e amigos com o mesmo sistema, e até á data não há 1k não esteja contente, tanto em conforto como em custos mensais...
No valor da estalacao também paga o conforto, como o de um sofá... Tem de ser bonito e confutáveis e k se aguentem uns anos...
Aquilo bem feito, quase k nem no botão precisa de carregar para trabalhar!!!!!
Colocado por: jorgferrEspero não chocar ninguém mas para mim pagar mais de 75 euros de luz já é um pesadelo quanto mais gastar 150 ou 200 mesmo que em 4 ou 5 meses por ano
Colocado por: emadBem nem toda a gente tem invernos de zero graus....em Lisboa ligo um radiador a óleo umas horas e chega bem. Até pode não acreditar mas nao é preciso usar casacos cá em casa no inverno
No inverno vai aquecer a casa com o sol?
Colocado por: jorgferrBem nem toda a gente tem invernos de zero graus....em Lisboa ligo um radiador a óleo umas horas e chega bem. Até pode não acreditar mas nao é preciso usar casacos cá em casa no inverno
Colocado por: alexpExacto, os meus pais em Viseu usam essencialmente o fogão de lenha de dia e caldeira a gasóleo á noite. Se a casa nao fosse só com parede simples de 15 nem do aquecimento a gasóleo precisavam
Cada um tem a sua noção de conforto.