Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      GMCQ
    • 11 abril 2017 editado

# 41

Emad é mais um percalço na sua construção e de fato é de lamentar o que aconteceu. Agora é bola para a frente e tratar dessa certificação.

Quero frisar NOVAMENTE que tal descoordenação e desresponsabilização entre especialidades não deveria acontecer no meio profissional. E para variar é sempre o "mesmo" a pagar a fatura...!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: emad
    •  
      damned
    • 11 abril 2017 editado

# 42

Colocado por: marco1os únicos serviços que a meu ver no espaço urbano são corretamente exigidos são a água canalizada e a eletricidade ( que pode dispensar o gás) e claro o sistema de esgotos.
    admito que fazer casas para vender seja obrigatório mas numa casa privada de habitação unifamiliar penso que não deveria ser obrigatório.

A lenga lenga é sempre a mesma "um dia pode vender".

Somos obrigados a fazer casas para "os possíveis outros", acontece o mesmo com as acessibilidades... casas de banho assim e assado. Tamanhos mínimos para quartos... Painéis solares (ou equiv.). Gás etc... ITED, fibras, etc.

Os lobbies são para se proteger. Há que garantir tacho.

Também não me entra na cabeça, porque se estou a fazer uma casa, é porque quero "ao meu gosto", com as minhas necessidades, se quero um quarto de 8m2 porque me chega, não me deviam obrigar a fazer um com mínimo de 10.5m2 ou o raio que parta essa malta.

Ah e tal, e se um dia vender? Ora bem, se a pessoa quer comprar, compra, se não quer comprar, compra outra casa qualquer! COMO TUDO O RESTO.

As casas como vemos no Japão(ex.) com utilização excepcional do espaço útil, cá não são possíveis. Temos mesmo de fazer casas para os outros.

É compreensível regras a nível de arquitectura exterior (sobre tudo em zonas típicas), ordenamento, segurança/engenharias, agora o que vai dentro da casa de casa um... devia ser MUITO mais livre do que é nesta bandalheira de terra onde anda tudo à procura de uma assinatura, esteja feito como estiver.

emad,

Boa sorte com isso, é ****, mas... é mais do mesmo. Ciclo vicioso.
    Concordam com este comentário: Schlüter-Portugal, emad, skypt, Joao Dias, CMartin, treker666
  1.  # 43

A câmara exige instalaçao de gás. Fui obrigado a isso apesar de duvidar que o gás alguma vez chegue aquela rua . Havia uma forma que era pedir a não instalação a explicar a remota de probabilidade de ser servido por gás naquela zona e que depois os serviços camarários após avaliação decidiam , mas oficiosamente disseram-me que ia perder tempo .
    Tudo na minha casa é eléctrico.
    Concordam com este comentário: emad, 21papaleguas
    •  
      GMCQ
    • 11 abril 2017

# 44

Colocado por: enf.magalhaesA câmara exige instalaçao de gás. Fui obrigado a isso apesar de duvidar que o gás alguma vez chegue aquela rua . Havia uma forma que era pedir a não instalação a explicar a remota de probabilidade de ser servido por gás naquela zona e que depois os serviços camarários após avaliação decidiam , mas oficiosamente disseram-me que ia perder tempo .

Será que caminhamos para habitações 0% de gás?
    •  
      damned
    • 11 abril 2017 editado

# 45

Colocado por: enf.magalhaesA câmara exige instalaçao de gás. Fui obrigado a isso apesar de duvidar que o gás alguma vez chegue aquela rua . Havia uma forma que era pedir a não instalação a explicar a remota de probabilidade de ser servido por gás naquela zona e que depois os serviços camarários após avaliação decidiam , mas oficiosamente disseram-me que ia perder tempo .
    Concordam com este comentário:emad

Essa é outra. O portugal não é igual para todos, uns tem o Portugal de famalicão, outros tem o Portugal da Trofa, outros o de Lisboa... Eu na Trofa pedi isenção de protejo de gás, e não tive qualquer problema! Não vou ter qualquer instalação de gás.

Argumentação? Zona rural. Serviu...
    Concordam com este comentário: enf.magalhaes, emad, Anonimo06082021
  2.  # 46

eu cá estou fartinho do gás

em minha casa faço a vida normal em termos de utilização de eletricidade sem andar sempre a controlar e acho que o que pago é razoável, já o raio do gás...é preciso uma atenção ao tempo dos banhos etc, se se abusa um pouco é cá uma porrada na fatura que até doi.
    ah e a água vai pelo mesmo caminho, mas ai até se compreende de certa forma.
    mas o gás não pois a eletricidade é uma alternativa.
    Concordam com este comentário: damned
  3.  # 47

O emad vai ter esquentador só para AQS?
    Se for só para isso, deixe-lhe uma sugestão: painel termodinâmico. Garante lhe água quente durante todo o ano.
  4.  # 48

Colocado por: marco1Quero frisarNOVAMENTEque tal descoordenação e desresponsabilização entre especialidades não deveria acontecer no meio profissional

A coordenação das várias especialidades é uma das responsabilidades do DT. Ora como todos sabemos, esta é uma figura que raramente existe nas nossas obras.
    Em algumas situações, esta é uma tarefa quase que assumida pela fiscalização, quando aqui e ali vai emitindo uns alertas para isto e para aquilo.
    Gerir uma obra e as suas diversas empreitadas requer para além de alguns conhecimentos técnicos, tempo e disponibilidade. Coisa que nem sempre o DO tem, e os diversos intervenientes estão disponíveis para gastar.
    Por outro lado, ainda temos muitos intervenientes (picheleiro, carpinteiro, …) que não sabem nem querem trabalhar em equipa, cada um gere o trabalho à sua maneira olhando apenas para o seu pequeno umbigo. Umbigo esse que corre o risco de um dia acabar cheio de cotão, ultrapassado por outros que conseguem ver mais além.
    Concordam com este comentário: emad
    • emad
    • 11 abril 2017

# 49

Colocado por: 21papaleguasO emad vai ter esquentador só para AQS?
    Se for só para isso, deixe-lhe uma sugestão: painel termodinâmico. Garante lhe água quente durante todo o ano.

Sim. Esquentador só para AQS.
    • VXMC
    • 11 abril 2017

# 50

Emad complicações acontecem e tão perto de terminar ainda lhe foi calhar mais essa na "rifa". Não desanime e bola prá frente! Agora é só um pintelho!
    •  
      GMCQ
    • 11 abril 2017

# 51

Colocado por: zedasilva
    A coordenação das várias especialidades é uma das responsabilidades do DT. Ora como todos sabemos, esta é uma figura que raramente existe nas nossas obras.
    Em algumas situações, esta é uma tarefa quase que assumida pela fiscalização, quando aqui e ali vai emitindo uns alertas para isto e para aquilo.
    Gerir uma obra e as suas diversas empreitadas requer para além de alguns conhecimentos técnicos, tempo e disponibilidade. Coisa que nem sempre o DO tem, e os diversos intervenientes estão disponíveis para gastar.
    Por outro lado, ainda temos muitos intervenientes (picheleiro, carpinteiro, …) que não sabem nem querem trabalhar em equipa, cada um gere o trabalho à sua maneira olhando apenas para o seu pequeno umbigo. Umbigo esse que corre o risco de um dia acabar cheio de cotão, ultrapassado por outros que conseguem ver mais além.
    Concordam com este comentário:emad

Isso era duas marteladas no mindinho e direito a amputação do membro! 😠

Zé vc que é fiscal vê muitas coisas desse género? E normalmente os culpados vêm à tona? E o empreiteiro responsabiliza-se?
  5.  # 52

Colocado por: GMCQZé vc que é fiscal vê muitas coisas desse género?

Sim! Especialmente em obra onde há especialidades da responsabilidade do DO

Colocado por: GMCQE normalmente os culpados vêm à tona?

Raramente! Na maioria dos casos o custo e o tempo para averiguar a culpa é superior ao custo da reparação. Isto quando a reparação é possível, muitas vezes o DO assume que tem ali um "cancro" e pronto.

Colocado por: GMCQE o empreiteiro responsabiliza-se?

Tá bem abelha!
    Concordam com este comentário: emad, GMCQ
    • LeaR
    • 11 abril 2017 editado

# 53

emad, porra de chatice homem!!

entreguei há pouco a arquitectura... mas se há coisa feita (ou não feita) nas especialidades, é precisamente a isenção de projecto de gás. e pelo mesmo motivo do damned... suspeito que nunca venha a passar nesta vila serrana...

não sei como vai descalçar a bota, mas eu talvez optasse para anular a instalação interior e fizesse uma exterior.

boa sorte!
  6.  # 54

Colocado por: emad
    Roco na parede?

Eu não faço ideia de como é a sua casa, mas entre rebentar um soalho (que depois de remendado nunca fica igual) ou abrir um roço na parede, passar novo tubo por lá e voltar a fechar o roço, não será preferível?
    • emad
    • 11 abril 2017 editado

# 55

Paredes em pladur. Neste caso o tubo de gás nao pode passar na parede.
  7.  # 56

Colocado por: GMCQE o empreiteiro responsabiliza-se?

Os empreiteiros só podem e devem ser responsabilizado quando sao eles a gerir a obra. Se é o DO a subcontratar depois a atribuição de responsabilidades é muito mais complicado.
    Concordam com este comentário: zedasilva, GMCQ, Mk Pt
    • emad
    • 11 abril 2017

# 57

8.  # 58

Se for o empreiteiro a gerir tudo são mais 70K + IVA a mais ... nah .... mais vale sub-contractar.
  9.  # 59

Colocado por: enf.magalhaesSe for o empreiteiro a gerir tudo são mais 70K + IVA a mais

Um suponha-mos.
    Eu peço orçamento ao enfermeiro para dar uma injeção a um puto de 5 anos.
    O seu preço são 3€ incluindo material.
    Eu aceito porque não sei dar injeções. Contudo, porque sou fiscal e tb não sei fazer mais porra nenhuma tento negociar o seguinte:
    3€ pagos em prestações, mas o enfermeiro tem que convencer o puto que aquilo não dói nada, que vai ter que esfregar um pouco de álcool mas isso tb não dói nada, que lhe vai enfiar uma agulha no rabo mas isso tb não dói nada, que afinal está a doer mas ele é um gajo forte e não vai chorar, que ele está a chorar mas isso tb não faz mal que os grandes tb choram, que afinal o pontapé que ele deu no tabuleiro das agulhas não foi muito boa ideia, que se volta a fazer o rabo duro leva 3 calduços até arrota, que se deixe de mer…das que ainda tem mais 7 injeções para dar naquele dia, que se fosse seu filho já tinha enfardado, que afinal deveria era ter ido para empreiteiro que esse é que a sabem toda, que daqui a bocado o puto engole a seringa com agulha e tudo, que afinal só conseguiu injetar metade do liquido, que tb não faz mal que naquele puto não há doença que vingue, que agora vai demorar 15 minutos a arrumar a estrumeira toda que o puto fez no consultório.
    Resposta do enfermeiro:
    Pois, mas se for assim é mais caro!
  10.  # 60

Analisando bem o seu caso, ocorre-me isto.

https://www.youtube.com/watch?v=E9VhD4SccSE
    Concordam com este comentário: emad

0.0388 seg. NEW