Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.

    O meu apartamento, data de construção 99, comprado usado a uns anos, tinha e tem uma fenda entre a parede da sala (tinta) e a da marquise (tejoleira).
    Na altura, foi picada a fenda até ao tijolo, e preenchida com cimento, depois massa de acabamento com aquela fita que parece uma rede.
    (Na altura não percebia nada, e foi o pintor que assim sugeriu...)
    O que é certo é que ao fim do 2º ano voltou a rachar, e está igual.
    Com tempo frio, fecha e quase não se nota, no calor fica como as fotos a seguir tiradas hoje aqui no Porto.

    Como posso e devo corrigir isto? Ou não têm volta a dar... Que materiais etc devo usar?
    Já me falaram em massas elasticas da CIN mas será que no meu caso resultará?

    As ultimas duas fotos são ao lado da janela na correia dos estores, também com fendas tipo zebrado...
      IMG_20170412_125013.jpg
      IMG_20170412_125004.jpg
      IMG_20170412_124914.jpg
  2.  # 2

    mais fotos

    A fenda desce pela parede na diagonal, e continua paralela ao chão por baixo da janela...
      IMG_20170412_125059.jpg
      IMG_20170412_125051.jpg
      IMG_20170412_125041.jpg
  3.  # 3

    mais

    1ª- foto da fenda que sobe por trás da fita do estore...
    2º Foto das ceramicas na marquise (do outro lado da parede com a fenda) com o azulejo estalado.
    azulejos esses que já na altura foram substituídos os partidos...
    3º foto geral...
      IMG_20170412_125330_HDR.jpg
      IMG_20170412_125257_HDR.jpg
      IMG_20170412_125126.jpg
  4.  # 4

    Isso é a casa a mover-se por acção térmica. Como disfarçar isso, desconheço...
  5.  # 5

    Colocado por: ClioIIIsso é a casa a mover-se por acção térmica. Como disfarçar isso, desconheço...


    Pois, isso já tinha compreendido, agora gostava mesmo de saber se existe "solução" ou tenho que viver com isto.. :(
  6.  # 6

    forra com papel parede ou VESCOM, olhos que não veem coração que não sente... :)
  7.  # 7

    Colocado por: riscosVESCOM


    Obrigado,

    Mesmo que optasse por uma solução assim, o papel ou essas telas não iam rasgar ou enrugar com a dilatação?
  8.  # 8

    Estas fendas na diagonal não prevem coisa boa, foi a estrutura que cedeu, agora só ocultando com gesso cartonado.
  9.  # 9

    Colocado por: joao2Estas fendas na diagonal não prevem coisa boa, foi a estrutura que cedeu, agora só ocultando com gesso cartonado.


    Obrigado,
    O andar já têm 17 anos. Já estava assim quando comprei a 7 anos.

    O que quer dizer com "não prevem coisa boa" ??? Não me diga que pode "descolar" a frente do prédio???
  10.  # 10

    Nao tenha medo que em principio a casa não cai, mas se a reparar outra vez volta a aparecer
  11.  # 11

    Colocado por: hnogueiraMesmo que optasse por uma solução assim, o papel ou essas telas não iam rasgar ou enrugar com a dilatação?


    O vescom não de certeza. o papel tem de ser um papel grosso e de preferência com relevo
    • TZW
    • 12 abril 2017

     # 12

    Dê dois saltos bem dados no meio da laje e diga se fez um efeito colchão.
  12.  # 13

    Colocado por: TZWDê dois saltos bem dados no meio da laje e diga se fez um efeito colchão.



    Não sei se isso é pergunta séria ou se está a ser irónico quanto a minha preocupação. :)

    De qualquer das maneiras, e respondendo a sua pergunta, saltando e pinchando na laje, no meio nos cantos, e tentando abanar a parece em questão parece-me bem solido.
    Acho que a fenda não vai crescer mais do que está, do lado direito da janela é outra habitação e não têm nada disto.

    Agora gostava de saber se existe produtos que solucionavam isto, uma vez que quem aplicou a massa e rede na altura por vezes podia não ser o indicado para a situação.
    • TZW
    • 12 abril 2017 editado

     # 14

    Era só para ver se a fendilhação seria derivada da flexão da laje de cima porque pela foto parecia cisalhamento, acho que é esse o termo...
    É o ultimo piso?
  13.  # 15

    Colocado por: TZWcisalhamento



    Ok, mas se assim fosse eu não teria que ter fendas/rachadelas no tecto?

    Sim sou o ultimo piso, e o telhado não sei o termo, mas não é telha, é placa, revestida a roofmate, rede e cascalho(godo)... Já agora qual o termo correcto?
    • TZW
    • 12 abril 2017 editado

     # 16

    Colocado por: hnogueira


    Ok, mas se assim fosse eu não teria que ter fendas/rachadelas no tecto?

    Não obrigatoriamente, por vezes o que acontece é que a laje de cima é frágil e antes de atingir a flecha maxima, levantaram o tijolo e selaram no topo com argamassa, logo quando há flexão da laje de cima a parede também tem que dobrar e normalmente estala e o tijolo fica desalinhado porque não aguenta a compressão. Não sei se percebeu, não sei se expliquei da melhor forma e os termos não são os melhores. Veja se consegue um arquiteto aqui do fórum, eles normalmente definem melhor a questão.

    https://pt.wikipedia.org/wiki/Tens%C3%A3o_de_cisalhamento
  14.  # 17

    É assim como na foto, a chaminé na foto é mesmo por cima da sala, onde têm a parede com a rachadela.
    A janela onde continua a rachadela das fotos anteriores, é a esquerda desta foto cerca de 3m.
      IMG_20141218_131827.jpg
  15.  # 18

    Penso que entendi o que disse.

    Ou seja a laje continua "rija" e esta parede com a fenda e a parede da janela é que "cedem" com as mudanças de temperatura.. Ou seja quanto a isso nada feito, certo?

    Continua a questão, existe algum produto tipo massa que consiga acompanhar esta "dilatação" ? ou só mesmo pladur ou tela na parede?

    Obrigado a todos desde já.
    • TZW
    • 12 abril 2017

     # 19

    Colocado por: hnogueiraÉ assim como na foto, a chaminé na foto é mesmo por cima da sala, onde têm a parede com a rachadela.
    A janela onde continua a rachadela das fotos anteriores, é a esquerda desta foto cerca de 3m.
      IMG_20141218_131827.jpg

    Se tem acesso ao telhado/laje por cima da sua habitação, faça o teste dos saltos e se possível com alguém a observar as fendas.
    Este teste não sei se pode ser considerado mas também não deveria fazer mal a um edifício.
    • TZW
    • 12 abril 2017 editado

     # 20

    Colocado por: hnogueiraPenso que entendi o que disse.

    Ou seja a laje continua "rija" e esta parede com a fenda e a parede da janela é que "cedem" com as mudanças de temperatura.. Ou seja quanto a isso nada feito, certo?

    Continua a questão, existe algum produto tipo massa que consiga acompanhar esta "dilatação" ? ou só mesmo pladur ou tela na parede?

    Obrigado a todos desde já.

    Se for por cisalhamento penso que a solução é abrir ranhura no topo da parede, fazer o fecho com poliuretano ou algo flexível. A laje do telhado por norma é mais frágil que a de piso. Não é muito usual dilatações tão grandes por ação do calor/frio, digo eu que nunca vi por esse motivo tanta contração/distensão.

    http://techne.pini.com.br/engenharia-civil/129/artigo286458-3.aspx
 
0.0252 seg. NEW