Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 181

Colocado por: enf.magalhaesRCF meta nos impostos que se descontam os seguros de saúde e complemento de reforma de depois diga lá qual é a percentagem de retenção .

O complemento para a reforma já faz parte dos descontos. Pode é querer ter um complemento extra, mas isso é o mesmo que se quiser ter um PPR em Portugal.
    Mesmo querendo adicionar os seguros de saúde aos descontos, continua a ser em termos percentuais, menor que em Portugal. Mas também sabe que em caso de emergência, não irá morrer na maca a espera que lhe chamem, ou que não irá morrer por estar mais de 2 anos na fila de espera para ser operado. E isso porque os hospitais públicos na Suíça estão ao mesmo nível, ou talvez melhor, que os hospitais privados em Portugal.
    E sabe que os seus impostos estão a ser bem direccionados. Boas estradas, ruas limpas, escola gratis, cada filho recebe no minimo 200CHF/mês independemente do salario dos pais, etc...
  2.  # 182

Colocado por: RCFOs emigrantes, creio que têm ideia que pagam muitos impostos, porque aqui em Portugal pagavam muito menos. Esquecem-se é que, aqui em Portugal ganhavam mesmo muito muito menos. Não de pode comparar os impostos do ordenado daí com o ordenado que teriam aqui. De uma forma muito genérica, sem apontar casos concretos, direi que aí ganham 4 vezes mais que aqui e pagam 2 vezes mais de impostos.

Certissimo.
    No meu caso particular, vim ganhar quase 3 vezes mais em valores brutos. Após os descontos, fiquei a ganhar quase 4 vezes mais, comparando os salarios liquidos!!
    Depois de pagar as despesas fixas (casa, seguros, garagem, carro, ...) fico com quase o dobro do salário liquido que tinha em Portugal, do qual envio algum para pagar a casa que tenho em Portugal e ainda me sobra algum para poupança e o resto para os gastos normais do mês. Não dá para ficar rico, mas não preciso de contar o dinheiro a ver se chega ao fim do mês. E vai dando para fazer umas fugas de vez em quando para o sul da Alemanha, que é uma zona que gosto bastante para ir passear com a familia.
  3.  # 183

Colocado por: Anonimo16062021Em IRS é mais ou menos um ordenado mensal que paga ao fim do ano para o Estado

Segundo este artigo de 2013, são mais de 5 meses. mas julgo que estão a contabilizar todos os impostos: https://www.publico.pt/2013/05/20/economia/noticia/portugueses-vao-ter-de-trabalhar-ate-4-de-junho-so-para-pagar-impostos-1594922
  4.  # 184

Colocado por: Anonimo16062021
    E segurança social também..
    Mau, entao nao era so um imposto :S aquele que se calcula no site que o vmontalvao publicou ha umas páginas atras?
  5.  # 185

Os hospitais públicos suíços estão ao mesmo nível do que os hospitais privados portugueses? Então em capacidade de resposta e know-how estão abaixo dos hospitais públicos portugueses ????... ( não estou a falar de condições hoteleiras que são melhores nos privados mas sim no que interessa no tratamento ) . Isto revela um desconhecimento da sua própria realidade . Quantas unidades privadas tem cuidados intensivos? Quantas unidades privadas podem fazer trombolise? Quantas tem condições para tratar um EAM com supra de ST? No público o pediatra e as várias especialidades estao no hospital 24h/24h no privado á noite não estão. E um simples RX ou análises de madrugada? No privado tem que se chamar o técnico de casa , no público não.
    Além disso até aos 18 anos paga 0 de taxas moderadoras . E as grávidas igual. Não tem de pagar seguro .
    Claro que no SNS existem imperfeições, houve um corte muito grande no investimento público, mas mesmo assim para uma doença grave eu prefiro os hospitais públicos. Se for uma coisa simples ou sem risco de vida é quer qualidade em termos de ter um quarto com TV e uma cama bonita , aí sim vá ao privado.
  6.  # 186

O que eu me admiro é que existem aqui 3 ou 4 pessoas a viver na Suiça e não conseguem abrir o "Jogo ", ng até agora conseguiu explicar o funcionamento do sistema economico.

ou seja ou estão completamente desintegrados da sociedade e como falaram ai atrás vivem num buraco, ou não tem interesse em divulgar os valores dos impostos e do preço de vida va-se la saber porque( vamos dizer que são muito ricos) Lol.

Sejam mais claros , ou será assim tão dificil de clarificar.?
    Concordam com este comentário: silvacastro
  7.  # 187

Dr1982, recomendo que nas suas férias vá passar uma semana em geneve ( p exemplo) e compare os preços das coisas com o sítio onde vive . Depois tente falar com algum colega/ amigo seu de confiança/sincero que lá esteja que lhe explique as adversidades e as vantagens e tome uma decisão informada .
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  8.  # 188

Sim, acho que o enf.magalhaes tem razão (exceptuando que acho que não tem de ser em Geneve, há muitas localidades a minutos de condução onde pode viver igual, ligeiramente mais barato e com menos confusão, pode ser outro sítio qualquer onde tenha alguém conhecido)

Para a questão do DR1982, de facto tem de pesar muito bem uma vez que já tem trabalho. Entretanto já estamos a discutir Portugal vs. Suíça que é outra coisa :-)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
    • RCF
    • 4 julho 2017

# 189

Colocado por: Anonimo16062021Em IRS é mais ou menos um ordenado mensal que paga ao fim do ano para o Estado

Ora lá está!
    Aí paga um ordenado por ano. Aqui, para esse mesmo ordenado, paga um a cada dois meses e meio, de IRS. Se ao IRS somar a TSU, aqui é um mês para o Estado e outro mês para si, pois juntos vão aos 50% do ordenado.
    • RCF
    • 4 julho 2017

# 190

DR1982

Eu se fosse a si, talvez aceitasse a oportunidade na Suíça. Não quer assentar? Fixar-se num local? Isso também tem um preço e, ainda que de início possa perder dinheiro, ou ganhar menos, com o tempo pode recuperar.
  9.  # 191

Geneve é a solução mais logica para mim, uma vez que estou a viver a cerca de uma hora e meia de lá o mais inteligente da minha parte é ir me inscrever la em algumas empresas, caso receba uma proposta que me agrade vou experimentar como frontalier, nao altero residências nem nada até ver no que dá, ao fim de uns meses ja serei capaz de saber se compensa ou nao, se compensa continuar como frontalier, se compensa mudar me definitivamente para a Suíça ou regressar a França!
  10.  # 192

Colocado por: enf.magalhaesIsto revela um desconhecimento da sua própria realidade . Quantas unidades privadas tem cuidados intensivos? Quantas unidades privadas podem fazer trombolise? Quantas tem condições para tratar um EAM com supra de ST? No público o pediatra e as várias especialidades estao no hospital 24h/24h no privado á noite não estão. E um simples RX ou análises de madrugada? No privado tem que se chamar o técnico de casa , no público não.

Revelo o total desconhecimento com muito gosto, pois felizmente nunca foi preciso recorrer ao Público a não ser uma única vez em que fui ao Amadora-Sintra para ver de uma tendinite. Registei-me às 09:00 da manhã e fui atendido depois das 17:00. Ainda deu tempo para vir almoçar a casa e tudo. Depois disso, jurei para nunca mais.
    Conheço a realidade do Privado, mais propriamente a CUF. Por algumas vezes tive que levar a minha filha às urgências da CUF e sim, têm Pediatria 24hx7. Também foi necessário um Raio-X e não foi necessário chamar ninguém à casa. O técnico estava lá de serviço.
    Acredito que não estejam preparados para tudo, mas felizmente nunca necessitei de saber mais do que aquilo que mencionei acima.
  11.  # 193

Colocado por: larkheou seja ou estão completamente desintegrados da sociedade e como falaram ai atrás vivem num buraco, ou não tem interesse em divulgar os valores dos impostos e do preço de vida va-se la saber porque( vamos dizer que são muito ricos) Lol.

Eu já postei aqui o link para simulação dos impostos. Não quer ver e depois nós é que vivemos num buraco. LOL
  12.  # 194

Colocado por: enf.magalhaesNo público o pediatra e as várias especialidades estao no hospital 24h/24h no privado á noite não estão.

A não ser que estejam em greve para ganhar mais uns euros e muito pouco preocupados que recém nascidos possam morrer.
    E os meus netos nasceram no privado com assistência 24 horas.
    • pmz
    • 4 julho 2017

# 195

Colocado por: larkheO que eu me admiro é que existem aqui 3 ou 4 pessoas a viver na Suiça e não conseguem abrir o "Jogo ", ng até agora conseguiu explicar o funcionamento do sistema economico.

... divulgar os valores dos impostos e do preço de vida va-se la saber porque( vamos dizer que são muito ricos) Lol."

É difícil para mim explicar as várias nuances do sistema Suíço, mas aqui vai uma "pequena" contribuição:
    - relativamente aos impostos, é necessário ter em conta que se pagam impostos a nível federal, cantonal e da comunidade, os quais variam de forma independente e algo autónoma. Chega-se a pagar um imposto/contribuição para a igreja correspondente, caso uma pessoa opte por declarar uma confissão particular. Além disso, paga-se um imposto sobre rendimentos e um sobre bens/fortuna, onde bens líquidos e ilíquidos são contabilizados (dinheiro em contas, títulos, propriedades, arte, veículos, etc). Este imposto é %, muito baixo, mas existe.
    -A nível federal, a carga fiscal é harmonizada para todo o país, mas a nível cantonal e das comunidades chega a haver uma forte competição interna em que o nível de taxação (dos vários impostos) é usado para aliciar empresas e indivíduos mais ricos. Ainda hoje um dos principais jornais de Zurique publicou um artigo sobre os "oásis fiscais" na Suíça (google translate ajuda se tiverem interesse): Artigo e mapa interactivo. Há pessoal que vive em comunidades "amigas dos ricos" e viaja todos os dias para Zurique/Genebra para trabalhar, por ex. Outros, menos abonados, fazem similar dentro da escala deles. Outros vivem onde estão e aceitam/involvem-se para que os impostos sejam bem usados (a "utopia" da democracia directa).
    - como já referiram outros acima, os custos de vida variam muito de acordo com a localização, o estilo de vida e as preferências pessoais. Mas há sem dúvida - na minha opinião - diferenças culturais muito fortes sobre como se usa e demonstra o que se tem (a bicicleta e o fato :). Mas nem tudo é a discrição e "understatement" puritano tampouco.
    - uma característica daqui - grosso modo - é que há muitos custos que são comportados de forma directa e discriminada a título individual, em vez de haver um "imposto geral". Da mesma forma, há bastantes subsídios e comparticipações que cobrem custos com filhos, despesas de saúde, etc. Não é algo arcano, mas é preciso investir o tempo para conhecer o que existe e está disponível já que é responsabilidade individual cumprir e beneficiar do que é devido.
    - quanto a vencimentos, o próprio organismo federal de estatísticas oferece dados qb. E até em inglês :) . Não sei se em inglês, mas há inclusive uma publicação anual com os salários por categoria professional e região, compilados a partir de valores reais (os mesmos usados para os impostos).
    - a classe média existe e não é pequena. Mas há muita variação também. ver aqui e aqui, p.ex.

Boas leituras :)
    Concordam com este comentário: vmontalvao
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vmontalvao, larkhe
  13.  # 196

Colocado por: enf.magalhaes No público o pediatra e as várias especialidades estao no hospital 24h/24h no privado á noite não estão. E um simples RX ou análises de madrugada? No privado tem que se chamar o técnico de casa , no público não..

Tem hospitais privados que tem 24h por exemplo a Cuf Descobertas, no entanto compreendo perfeitamente em Portugal a nivel tecnologico os privados ainda não conseguem chegar ao Publico ( mais soluções ) o problema do Publico passa pelo tempo que demora a conseguirmos algo.

Colocado por: vmontalvao
    Eu já postei aqui o link para simulação dos impostos. Não quer ver e depois nós é que vivemos num buraco. LOL

Peço desculpa não vi.
    De qualquer forma ou viver ai é assim tão complicado ou faltam ai muitos dados porque daquilo que tenho lido não vejo uma situaçao clara.
  14.  # 197

Colocado por: larkheDe qualquer forma ou viver ai é assim tão complicado ou faltam ai muitos dados porque daquilo que tenho lido não vejo uma situaçao clara.

Sim, é um bocado complicado. Demora-se um pouco a entrar no sistema suíço, principalmente vindo de Portugal, mas com o tempo adaptamo-nos (primeiro estranha-se, depois entranha-se).
    Regra geral, digo sempre mais ou menos o mesmo:
    - Para solteiros, venham se conseguirem um salário no minimo de 6000CHF/mês.
    - Para casados, venham se conseguirem um salário no minimo de 8000CHF/mês (total do casal. se for só um a trabalhar, tem que ter esse ordenado, no minimo)
    - Depois é acrescentar 1000CHF/mês por filho

Mas vai depender muito do estilo de vida que pretendem fazer (precisam mesmo do carro?, numero de vezes para refeiçôes fora, ....), da poupança que pretendem fazer, do dinheiro que querem enviar para Portugal (caso queiram por exemplo manter ou comprar casa aí). Enfim, cada caso é um caso, mas não venham às cegas. Já há aqui bastante informação para poderem começar a pensar se compensa ou não emigrarem para a Suíça.
  15.  # 198

O sistema de saúde conheço eu muito bem há já 14 anos .
    1 - uma tendinite não é para ir a uma urgência de um hospital central .
    2- carvai teve assistência 24/24h no privado ? Claro que sim , dos enfermeiros . A partir das 0 h até as 8h a generalidade dos privados tem os pediatras e obstetras a chamada . Ou seja se ou houver algum stress de madrugada tem de esperar 20 a 30 min até eles chegarem .
    Havia um hospital privado que tinha duas unidades separadas por 30 km e eles diziam na publicidade que tinham pediatra 24/24h o que era verdade , só não diziam que a partir das 0h que era um pediatra para as 2 unidades.
    E se as coisas correrem mal e precisarem de intensivos , lá vã o eles para o público ...
    Dava para escrever um livro com vários volumes da parte submersa do iceberg, mas o pessoal só gosta de ver e comparar o que está acima da linha do mar, a ponta do iceberg.
    O meu conselho é o mesmo : passe uma semana na zona que quer trabalhar , fale com quem já lá está, mas alguém de confiança e decida . Prepare-se para possíveis contingências. Nalguns casos a Suíça pode valer apena noutros não. Não olhe só para o ordenado bruto. Pese tudo o resto.
    Como disse em 24 países que visitei nunca vi nenhuma sociedade perfeita .
    A que vi que me ficou a ideia de melhor qualidade de vida foi na Noruega.... mas aquilo é caro para carago.
  16.  # 199

Colocado por: larkheO que eu me admiro é que existem aqui 3 ou 4 pessoas a viver na Suiça e não conseguem abrir o "Jogo ", ng até agora conseguiu explicar o funcionamento do sistema economico.

ou seja ou estão completamente desintegrados da sociedade e como falaram ai atrás vivem num buraco, ou não tem interesse em divulgar os valores dos impostos e do preço de vida va-se la saber porque( vamos dizer que são muito ricos) Lol.

Sejam mais claros , ou será assim tão dificil de clarificar.?

Com a ajuda de alguns membros ja consegui chegar a alguns valores, ainda que aproximados claro!

Valores para 1Pessoa

Colocado por: DR1982Atualização

Ordenado bruto 60.000 CHF
    Ordenado neto 48.000 CHF

Casa 1 pessoa~ 12.000 CHF
    Alimentação ~? 5000 CHF
    Seguro de saude ~ 3000 CHF
    Seguro carro ~ 2200 CHF
    Imposto de matricula do carro ~ 615 CHF
    - Seguro RC + ECA~ 300 CHF
    - Billag ~ 450 CHF
    - Electricidade ~ 500 CHF
    - Serviço Internet ~ 600 CHF
    - Telemóvel ~ ? 250 CHF
    - Estacionamento ~ 300 CHF

Despesas = 25.215 CHF
    Lucro = 22.785 CHF / 21.000€
  17.  # 200

Colocado por: DR1982
    Com a ajuda de alguns membros ja consegui chegar a akguns valores aproximados claro...

Bem sendo assim vamos todos emigrar para a Suiça, limpar todos os anos 21000 euros é Obra
    Bem se eu ganhasse 60000 euros ano secalhar tb conseguia em Portugal.

Uma questão Consegue ganhar esses 60000CHF num ano?

0.0517 seg. NEW