Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 301

Dias, primeiro citou-me mal, não falei em 10 000. Segundo se compara com Portugal ou comparamos anual ou não pode ser como você faz. Eu se dividir o bruto por 12 é um bocado maior do que se dividir por 14. Por esse seu raciocionio o salario minimo em Portugal não é 557 mas sim 650 euros (não é que melhore muito mas é mais justo para comparar)
    • zeto
    • 6 agosto 2017

# 302

Colocado por Anonimo16062021.5100CHF
    Isso é ordenado de um servente/aprendiz

Ó Dias.. não me faça rir por amor de deus, 5100 sfr. Ordenado de um aprendiz????? não diga isso a ninguém homem..
    Então voçê ganha quanto? como empregado não como patrão
    Concordam com este comentário: Paio
    • Paio
    • 6 agosto 2017

# 303

Colocado por: Anonimo16062021
    Isso é ordenado de um servente/aprendiz
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982

muito se inventa...
  2.  # 304

Ha uns 4 anos ofereceram-me 4500 francos para ir trabalhar para a Huawei em Zurich, ainda bem que recusei
    • zeto
    • 6 agosto 2017

# 305

Colocado por: jorgferrHa uns 4 anos ofereceram-me 4500 francos para ir trabalhar para a Huawei em Zurich, ainda bem que recusei

Porque é que recusou??
  3.  # 306

Colocado por: zeto
    Porque é que recusou??
    Achei pouco para levar mulher e filha. Cá também não ganhava muito mal para a nossa realidade e a mulher também trabalha ainda que ganhe pouco
    • zeto
    • 6 agosto 2017

# 307

Colocado por: jorgferrAchei pouco para levar mulher e filha. Cá também não ganhava muito mal para a nossa realidade e a mulher também trabalha ainda que ganhe pouco

em termos de ordenado não é pouco, mas para vir a familia toda, e só um a trabalhar realmente seria apertado , "mas vivia igual" agora viver por viver vivemos em portugal que é o nosso país
    Concordam com este comentário: jorgferr
  4.  # 308

Colocado por: zeto
    em termos de ordenado não é pouco, mas para vir a familia toda, e só um a trabalhar realmente seria apertado , "mas vivia igual" agora viver por viver vivemos em portugal que é o nosso país
    Concordam com este comentário:jorgferr
    Na altura o Franco estava um bocado baixo, ou seja até o câmbio era mau
    • DR1982
    • 6 agosto 2017 editado

# 309

Nao lhe vou dizer como é óbvio.mas se lhe dissesse vc caía pró lado:—))

Assim sendo acredito que o Dias possa andar de carro de 50.000€ facilmente, agora mesmo os que ganham 7/8.000 CHF mensais ja nao acho que seja assim, pelas contas que fiz uns posts anteriores...
  5.  # 310

Colocado por: DR1982
    Assim sendo acredito que o Dias possa andar de carro de 50.000€ facilmente, agora mesmo os que ganham 7/8.000 CHF mensais ja nao acho que seja assim, pelas contas que fiz uns posts anteriores...

Lembro-me de um contabilista que foi para a Suiça trabalhar nas obras em 2008, e foi ganhar 5k como servente.

Por isso não me admiro nada que o cr7 do capoto ganhe bem mais que isso ...
  6.  # 311

Por estranho que pareça o carro que eu tenho ( em novo ) custou mais que isso.nmas não foi a mim:—))
    Isso o meu tambem em novo custou mais que isso mas nao foi a mim, quando o comprei ja tinha 4 natais passados, na França nao se ganham 75000 anuais nem de perto nem de longe :)
  7.  # 312

Há sempre quem esteja bem ou melhor que outros . Só digo a quem pretende ir para a Suíça para se preparar bem e procurar o maior número informação possível e que passe lá uma semana para perceber o nível de vida e os gastos inerentes . Quando passei por lá achei as coisas caras e não achei que o pessoal vivesse á grande e á francesa. Aliás tenho lá família, a minha prima e arquitecta e ela diz que para uma família de 4 com dois menores as contas ficam puxadas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: nrafa90
  8.  # 313

Atenção aos carros. Muita gente cá na Suíça vai comprar carros à Alemanha. Audi, BMW ou Mercedes em 2a-mão ficam quase a metade do preço lá e só têm que atravessar a fronteira. Outra hipótese é comprarem por leasing e depois entregarem/trocarem o carro no fim do leasing. Duvido que a maioria compre novo e pague à pronto.

Quanto aos salarios é como em qualquer país. Depende do emprego. Quem estiver na area da Gestão, Farmácia, Medicina, Financeira ou Informática, conseguem os tais 10K ou mais mensais.
    Quem estiver na area dos Serviços, infelizmente não irão chegar à esses ordenados.
    • RCF
    • 7 agosto 2017

# 314

Que ninguém se iluda com os carros... em países com elevado nível económico, como a suíca, os carros usados desvalorizam muito. Comparativamente com Portugal, os novos já são mais baratos, mas os usados são muito mais baratos. Um suíço não quer nem compra um carro usado com 10 anos e dificilmente compra com mais de 5 anos. Um carro que em novo custe 70k, com dez anos e duzentos mil km custa uma bagatela... e faz um figurão em Portugal.
  9.  # 315

Colocado por: Anonimo16062021.
    Isso é que era bom ..
    Tenho ideia que nao comprnsa muito comprar carros na Alemanha
    • DR1982
    • 7 agosto 2017 editado

# 316

Colocado por: RCFQue ninguém se iluda com os carros... em países com elevado nível económico, como a suíca, os carros usados desvalorizam muito. Comparativamente com Portugal, os novos já são mais baratos, mas os usados são muito mais baratos. Um suíço não quer nem compra um carro usado com 10 anos e dificilmente compra com mais de 5 anos. Um carro que em novo custe 70k, com dez anos e duzentos mil km custa uma bagatela... e faz um figurão em Portugal.
    Sim sao um pouco mais baratos mas nao sao a metade do preço como se apregoa por portugal, o meu carro na altura que o comprei com 4 anos e 50.000 kms custava mais 7/8000€ em Portugal por exemplo!
    • DR1982
    • 7 agosto 2017 editado

# 317

Na altura que comprei o meu andei pela Alemanha a ver preços e o mesmo carro depois de localizado ca na Suíça ficava-me ao mesmo preço

Eu fiz o mesmo de alemanha ca para França e a coisa andava ela por ela, com a diferença que futuramente vendo mais facilmente o meu frances que um importado
  10.  # 318

Colocado por: Anonimo16062021.
    Isso é que era bom ..

Peço desculpa, faltou-me concluir que era por quase metade do preço de um novo. Obviamente que também depende da idade do carro, mas refiro-me a carros recentes. Isto pelo menos dentro do que andei a ver aquando do processo da compra do meu carro.
  11.  # 319

Aqui quando se compra novo ou se legaliza de outro pais mesmo que usado um carro que emite + de 127g de CO2/km ainda tem de se pagar um imposto de poluição, neste caso pode ir ate 10.000€
    http://droit-finances.commentcamarche.net/faq/20269-malus-automobile-taxe-co2-2017#voiture-d-occasion
  12.  # 320

Colocado por: DR1982Aqui quando se compra novo ou se legaliza de outro pais mesmo que usado um carro que emite + de 127g de CO2/km ainda tem de se pagar um imposto de poluição, neste caso pode ir ate 10.000€

Pois, é conforme o carro. Dos poucos casos que conheço, disseram que valia a pena. No total pagaram entre 1000-1500CHF para legalizarem o carro e nos casos em que tiveram que pagar IVA na Alemanha, ainda recuperaram algum dinheiro porque parte do IVA teve que lhes restituido quando trouxeram o carro para a Suiça. Como dizia o outro, é fazer as contas :)

0.0798 seg. NEW