Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Não vou medir pilinhas em público.
  2.  # 22

    tipla

    falo por experiência própria não é uma opinião.
    Concordam com este comentário: tipla
    Estas pessoas agradeceram este comentário: tipla
  3.  # 23

    É uma opinião baseada na experiência, ok.
  4.  # 24

    Colocado por: tipla

    Quer medir pilinhas?

    Não diga isso a picareta até sabe o que diz.
  5.  # 25

    Colocado por: Picareta
    Quem é o "autor do loteamento"?

    O autor do Projecto de Arquitectura do Loteamento.
  6.  # 26

    Colocado por: callinasO autor do Projecto de Arquitectura do Loteamento.

    Os arquitectos que fazem os loteamentos por aí não pescam nada do assunto !!!!
    Bom, ...espero que pelo menos os engenheiros pesquem alguma coisa!
  7.  # 27

    Os respectivos, também não.
    Os projectos não passam de layout e as especialidades feitas ao mais barato.
    Mas pronto, costuma-se dizer que cada um tem o que paga, e há qualidade para todos os gostos.
  8.  # 28

    elá cada macaco no seu galho

    fiz por ai um loteamento todo certinho com um belo regulamento e está tudo construído e vendido. ah e cada moradia personalizada ao gosto do cliente.
  9.  # 29

    Colocado por: trabalharmuitobem
    Não diga isso a picareta até sabe o que diz.


    Eu não disse o contrário.
  10.  # 30

    Por aqui também há disso Marco,

    Colocado por: marco1elá cada macaco no seu galho

    fiz por ai um loteamento todo certinho com um belo regulamento e está tudo construído e vendido. ah e cada moradia personalizada ao gosto do cliente.


    Tirando a última parte,...
    Casas com 2 e três caves, ruas com 18% de inclinação, lotes para construção que precisam sempre de um muro de suporte. etc, não vale a pena esticar-nos.
  11.  # 31

    calinas e ???

    um loteamento é um trabalho de equipe uns mais ou menos complexos mas nada que não se resolva com todos os intervenientes.
    Concordam com este comentário: tipla
  12.  # 32

    Sim Marco, deveria ser um trabalho de equipa. Mas aqui não tem sido assim. Aqui começa com um layout as 3 pancadas. Depois à câmara escolhe os lotes a ceder para o domínio público e infraestruturas. Ainda não vi nenhum loteamento onde não fosse necessário retirar lotes para se terem as áreas mínimas. Depois são feitas as especialidades ao desbarato. Acha que isso da bom resultado? Pois não...
  13.  # 33

    Colocado por: callinasO autor do Projecto de Arquitectura do Loteamento.

    Isso não existe.....

    ;)

    Existe sim, autor do "projecto de operação de loteamento".... Mas é bem verdade que muitas vezes via-se.. e se calahr ainda se vê o TR como o calinas descreve.. mas está completamente errrado.

    O caso é como o marco 1 aqui descreve.. no entanto não quer dizer que não seja necessário recorrer a um advogado. Quanto ao autor original do projecto da operação de Loteamento... Depende...
  14.  # 34

    A falar assim também não há termo de arquitectura para a construção nem reabilitação de uma habitação.
  15.  # 35

    1500 m2 no seixal? veja lá se compra umas dores de cabeça..... a camara do seixal aconselha aos compradores verificarem a situação dos terrenos antes de os comprarem....... tome atenção a isso!
  16.  # 36

    Colocado por: Picareta
    Tem que contratar um arquitecto, para verificar se é possível fazer uma alteração ao loteamento, poderá dividir o lote em 2 ou construir uma moradia bifamiliar. Uma alteração a um loteamento demora sempre mais de 6 meses, mas conte com um ano. Fiz uma há pouco tempo e demorou um ano e meio.


    tanto? estou no processo de fazer um e na CM disseram-me hoje ao entregar de demora cerca de 1 mes a aprovar.. na verdade eles disseram 15 dias, mas vou contar com mais 15 para jogar pelo seguro.
    O processo todo foi bastante linear a nível de peças desenhadas é simples, a restante documentação pouco trabalho deu. Tive duas reuniões apenas para esclarecer umas dúvidas etc..

    A meu único problema foi a preencher a ficha do INE que não se adapta a uma operação de alteração.
  17.  # 37

    Viva funskuba,

    Conforme já foi dito antes, deverá antes de tudo consultar a câmara municipal e o regulamento do loteamento, para ter uma ideia mais concreta do que é possivel fazer.
    Como arquitecto, recentemente fiz uma união de dois lotes num concelho ao lado. Demorou cerca de 5 meses a ser aprovado, sem grandes problemas.
    Nesse caso tratou-se da junção de dois lotes, que foi bem vista pela câmara uma vez que resultou na diminuição da densidade construtiva, uma vez que onde estava permitida a construção de dois lotes passou a estar aqenas um.

    Calculo que a operação inversa (divisão de lotes) possa levantar maiores entraves na câmara, uma vez que irá resultar num aumento de lotes/fogos.

    Assim, se a intenção é mesmo dividir o lote, nunca avançaria para a compra antes de ter um parecer oficial da Câmara, uma vez esta poderá mais tarde vir a inviabilizar essa operação.

    Cpts
    Concordam com este comentário: antonylemos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: funskuba
  18.  # 38

    Já agora, tanto o tiagot e a Picareta, porque demorou tanto as vossas aprovações? pergunto porque aqui na CM ao lado disseram-me 15 dias desde o momento em que a alteração for a consulta publica. Se nesse tempo ninguém reclamar é aprovado automaticamente. A minha outra opção seria de andar a arranjar assinaturas dos donos da maioria dos lotes (+50% da área)...
  19.  # 39

    Colocado por: antonylemosJá agora, tanto o tiagot e a Picareta, porque demorou tanto as vossas aprovações?

    O processo foi indeferido, por culpa dos técnicos da Câmara, mediram mal as áreas impermeabilizadas, e outras coisas que já não me lembro.
    Depois de entregues as correcções, foi parar a um novo técnico, que em vez de se limitar a verificar se foram corrigidos os erros detectados pelo colega que tinha analisado o processo, voltou a analisar todo o processo e detectou mais umas pintelhices.
    3 meses após entregar os projectos de especialidade, disseram-me que ainda não tinham pegado no processo .... excesso de trabalho.
    Após a aprovação do loteamento demoraram 4 meses a emitir o aditamento ao alvará.
  20.  # 40

    Como todos os processos passou por N departamentos antes de chegar à consulta pública (o que eu referi nem foi a consulta pública porque o loteamento era muito grande e a mudança percentual era irrelevante).
    Uma coisa é o que diz a lei 15 a 20 dias, outra é a realidade...

    Por cada departamento que tem que se pronunciar, é uma, duas, três...semanas à espera de uma assinatura. Não raras vezes, até passam pelo mesmo sitio mais do que uma vez. Ossos do oficio.

    Mas não houve complicação nenhuma no processo, foi aprovado à primeira, depois de 4 meses e tal e depois ainda houve umas quantas formalidades que levaram mais um mês. E só depois da alteração de alvará de loteamento emitida é que foi possível fazer PIP para uma moradia no referido lote. Posteriormente, Comunicação Prévia, e daqui a 2 meses creio que a obra estará pronta. Demora, mas chegará a bom porto!!
 
0.0219 seg. NEW