Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Vim agora da obra e o empreiteiro vai fazer uma casa com Ytong aqui perto... Até aqui tudo bem, o que achei estranho é que o DO quer e pediu preço para ETICS EPS para por por cima :)
  2.  # 62

Eu também acho estranho usar ETICS com EPS em conjunto com YTONG, o mais logico seria utilizar blocos de 36,5cm em vez dos de 30, caso mesmo assim nao chegue usar YTONG MULTIPOR, agora usar ytong e depois eps acho estranho!
  3.  # 63

Colocado por: Anonimo18072022A
    O que é estranho para si? O sistema ETICS ou o sistema ETICS com EPS?

Acho estranho usar seja que ETICS for por cima de YTONG. Supostamente o Ytong é incomparavelmente melhor que qualquer EPS, XPS, EPS Grafite, Lá Mineral ou Cortiça...
  4.  # 64

Colocado por: Anonimo16062021
    De que tipo de ytong estamos a falar?
    Pelos comentários do espt deduzo que esteja a falar de YTONG C2/350 30cm...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: espt
    • espt
    • 8 maio 2017 editado

# 65

C2/400

Sim, é o 30cm... Se é C2/400 ou C2/350 acho que já terá a ver com a espessura também a designação...

U (W/m 2K) = 0,28

R (m2K/W) = 3,33
  5.  # 66

O que o espt acha estranho é ele achar que se ele fizer uma parede com bloco ytong (C2) de 30cm de espessura essa mesma parede não vai necessitar de qualquer isolamento térmico

O ytong não continua a ser uma alvenaria não estrutural, ou seja, a precisar de estrutura resistente (betão, etc) adicional?
  6.  # 67

O que o espt acha estranho é ele achar que se ele fizer uma parede com bloco ytong (C2) de 30cm de espessura essa mesma parede não vai necessitar de qualquer isolamento térmico

Eu tambem tinha ideia que nao era preciso visto o Ytong ter maior resistência térmica que o conjunto de tijolo termico 24cm+ EPS 70 de 8cm por exemplo...
  7.  # 68

Colocado por: Skinkx

O ytong não continua a ser uma alvenaria não estrutural, ou seja, a precisar de estrutura resistente (betão, etc) adicional?

Penso que nao, pelo menos na maior parte das casas que vejo construidas com YTONG apenas usam betao no lintel da ultima fiada, algumas nem isso...
    • espt
    • 8 maio 2017 editado

# 69

e com 6? Isto se for simples fazer essa conta ;) e apenas para comparar 30 vs 30
  8.  # 70

EPS "branco"?
  9.  # 71

Pelas minhas contas..
    Bloco YTONG C2/350 -30cm espessura

Valor- U: 0,29 W / m²K
    Resistência térmica 3,503

Conjunto de tijolo termico 24cm+ EPS 70 de 8cm

Valor- U: 0,224 W/m²K
    Resistência térmica 4,456

Colocado por: Atlas PortugalMediante valores de condutibilidade térmica dos EPS ATLAS, temos que:

-ATLAS EPS FASADA- condutibilidade térmica = 0,039W/mK
    Custo PVP deste EPS é de: 0,63€/m²/cm + IVA
    Trata-se de um EPS70, e não o EPS60 ou EPS100 mais frequente em Portugal.

Como exemplo:
    4 cm de espessura - 1,00 m²K/W de resistência térmica
    5 cm de espessura - 1,25 m²K/W de resistência térmica
    6 cm de espessura - 1,50 m²K/W de resistência térmica
    7 cm de espessura - 1,75 m²K/W de resistência térmica
    8 cm de espessura - 2,05 m²K/W de resistência térmica

-ATLAS EPS FASADA GRAFIT- condutibilidade térmica = 0,031W/mK
    Custo PVP deste EPS é de: 0,819€/m²/cm + IVA

Como exemplo:
    4 cm de espessura - 1,25 m²K/W de resistência térmica
    5 cm de espessura - 1,60 m²K/W de resistência térmica
    6 cm de espessura - 1,90 m²K/W de resistência térmica
    7 cm de espessura - 2,25 m²K/W de resistência térmica
    8 cm de espessura - 2,55 m²K/W de resistência térmica
    Concordam com este comentário:riscos

Se tivermos em conta estes valores, e considerando que o tijolo termico de 24 tem uma resistencia termica de 1,07 m²K/W as contas nao dao esses resultados, mas eu disto nao percebo nada!
  10.  # 72

Tinha percebido mal a condutibilidade e já sei o que me induziu em erro, foi o λUi = 0,090

Sendo assim, claro que é melhor usar Ytong em vez de blocos e tijolos, mas usar Ytong pode não fazer sentido numa estrutura de betão em que se opta por isso no final em substituição dos comum tijolos e blocos.

"Preço por preço", ou seja, "caro por caro" eu pessoalmente optaria antes por um Extra Bloco tipo os ACC com XPS e forra com U: 0,28 W/m²K

Obrigado pelos cálculos ;)
  11.  # 73

Na minha opinião de leigo na matéria e caso seja possivel construir em portugal sem recorregar à tradicional estrutura de betao o YTONG pode ser uma boa opção!
    Se contabilizarmos o custo total dos pilares (material+Mao de obra),
    levantar paredes de tijolo/bloco (material + Mao de obra)
    colocação de ETICS (material + Mao de obra)
    E se contabilizarmos o custo do YTONG + mao de obra+ revestimento exterior nao sei se nao compensa o YTONG, será que estou enganado?

Isto assumindo que o YTONG pode ser revestido com aquelas massas que deixam logo a parede à cor senao ha que adicionar a pintura!
    •  
      Mk Pt
    • 8 maio 2017 editado

# 74

Colocado por: DR1982Na minha opinião de leigo na matéria e caso seja possivel construir em portugal sem recorregar à tradicional estrutura de betao o YTONG pode ser uma boa opção!
    Se contabilizarmos o custo total dos pilares (material+Mao de obra),
    levantar paredes de tijolo/bloco (material + Mao de obra)
    colocação de ETICS (material + Mao de obra)
    E se contabilizarmos o custo do YTONG + mao de obra+ revestimento exterior nao sei se nao compensa o YTONG, será que estou enganado?

Isto assumindo que o YTONG pode ser revestido com aquelas massas que deixam logo a parede à cor senao ha que adicionar a pintura!

Não sou engenhocas, mas duvido muito que seja possível construir sem estrutura de betão, usando apenas paredes estruturais em YTONG.
    Poderá eventual funcionar e ser possível com alguma solução um pouco diferente do habitual [não ter laje de tecto/cobertura e arranjar alguma solução estrutural 'leve' para a cobertura,...]... mas duvido muito.

Há que fazer conta não só ao peso da própria construção/estrutura/cobertura, mas também com a acção sísmica..
    Neste capítulo [sismos] Portugal deve ser dos países europeus mais exigentes [obviamente devido à muito maior probabilidade de ocorrer sismos e de maior gravidade], certamente mais do que em França ou países mais a este/nordeste, que parece ser onde o YTONG é mais aplicado.

Os srs. engenheiros que se pronunciem..
  12.  # 75

Colocado por: Mk Pt

Os srs. engenheiros que se pronunciem..
    X2
  13.  # 76

Colocado por: Mk PtNeste capítulo [sismos] Portugal deve ser dos países europeus mais exigentes [o
    oi?
  14.  # 77

Colocado por: Anonimo16062021EPS grafitado 80mm

Valor - U : 0,214 W/m²K
    Resistência térmica 4,670

EPS grafitado 60mm

Valor - U : 0,247 W/m²K
    Resistência térmica 4,045
    Concordam com este comentário:Sergio Rodrigues

Podem me explicar como chegaram a esses resultados se faz favor?
  15.  # 78

Conjunto de tijolo termico 24cm+ EPS grafitado de 8cm

Conjunto de tijolo termico 24cm+EPS grafitado de 6cm

Fiquei a perceber o mesmo mas obrigado na mesma...

Pode pelo menos indicad quais as marcas de tijolo e EPS que considerou nos seus calculos?
  16.  # 79

Obrigado Anonimo16062021, eu estava a falar na solução tijolo termico preceram 24cm + EPS 70 80mm Fornecido pela Atlas Portugal, por isso é que as contas nao batiam certo!

Resistencia Termica tijolo termico = 1,07 m2K/W
    EPS 70 80mm Atlas =2,05 m2K/W
    1,07 m2K/W + 2,05 m2K/W = 3,12 m2K/W
  17.  # 80

Conjunto de tijolo termico 24cm+ EPS grafitado de 8cm

Conjunto de tijolo termico 24cm+EPS grafitado de 6cm

Anonimo16062021 a diferença de 60mm para 80mm não parece muita?

0.0311 seg. NEW