Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

Colocado por: ik

Quando iniciar o projecto diz que quer esse sistema construtivo, e eng vê a viabilidade e projecta de acordo com as normas
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário:DR1982
    O problema é sue tal como o Pedro Barradas disse não me parece que hajam muitos engenheiros el Portugal habituados a trabalhar com este tipo de estrutura!
    Quando abri o tópico foi com a intenção de saber mais sobre este material, até agora a única desvantagem apontada pelos membros foi mesmo o preço, será sue nao há mais desvantagens além disso ?
  2.  # 122

Pedro, obrigado pelo seu contributo! Quer partilhar a sua opinião quanto a este material (ytong) e esta forma de construir?
    Comparado com a solução da bloco/tijolo térmico + Etics, qual prefere?
  3.  # 123

Eu gosto do sistema construtivo em alvenaria resistente... apesar de nunca ter projectado/ construido com esse sistema. fui a diversos seminários /Palestras sobre o tema na FEUP / Uminho...
    O material é caro, a amão de obra tem de ser ensinada.. aquilo é um lego... Os projectos tem também de ser bem adaptados ás limitações do sistema.
    Um projecto de estruturas para isto sai caro, pois tem de se decompor em paramentos.. e uimular o conjunto... que eu saiba o software automatico habitual nos gab. de engenharia não o permite.. ou permitindo não tem os modulos necessários.. fora a deida experiencia.
    Um acoisa sei, não usar bloco em betão, ou YTONG ou cerâmico ( para função resistente) .
    Daí que como a relação preço- qualidade manda MUITO,.. venha daí a estrutura em BA, mas o bloco ETICS... ou aé memso o tradicional sistema em parede dupla... Cada caso é um caso.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  4.  # 124

Colocado por: Pedro Barradas
    Um acoisa sei, não usar bloco em betão, ou YTONG ou cerâmico ( para função resistente) .
    Qual a razão que o leva a desaconselhar a utilização do Ytong como alvenaria resistente?
    A meu ver a vantagem do Ytong é poder ser usado como alvenaria resistente, se precisar na mesma de estrutura em betao armado deixa de ser interessante...
  5.  # 125

quem é desaconselhou o YTONG..!? somente não é a solução com o custo beneficio mais acertado. mas é uma boa solução.
  6.  # 126

• DR1982
    • 2 outubro 2017 editado

# 127

Colocado por: Pedro Barradasquem é desaconselhou o YTONG..!? somente não é a solução com o custo beneficio mais acertado. mas é uma boa solução.

Colocado por: Pedro BarradasUm acoisa sei, não usar bloco em betão, ou YTONG ou cerâmico ( para função resistente) .

Ao ler esta parte do seu comentário fiquei com essa impressão, mas lendo com mais atenção percebo que nao aconselha usar bloco de betão mas sim ou bloco ceramico ou Ytong!
    Quanto ao custo benefício Pelas contas que eu fiz usar Ytong fica praticamente ao mesmo preço que usar tijolo termico+ Etics!

Pelo menos na minha zona (norte) a possibilidade de sismo é menor segundo as imagens que publicou!
  7.  # 128

Colocado por: DR1982Pelo menos na minha zona (norte) a possibilidade de sismo é menor segundo as imagens que publicou!

correcto.
    • Arcade
    • 2 outubro 2017 editado

# 129

DR1982, qualquer eng./projectista com apoio técnico (que tem quase de certeza) do fabricante do tijolo em princípio deve conseguir fazer os cálculos.
    Por exemplo veja este pdf dos tijolos do tipo Poroton, eles dão exemplos onde calculam alguns parâmetros (diagramas dos esforços dos momento flector... e outros.) de uma casa. (pag.43)

https://www.poroton.org/images/content/news/2016BemessungVonZiegelmauerwerk.pdf
    Estas pessoas agradeceram este comentário: DR1982
  8.  # 130

Colocado por: ****Atenção a construção em ytong o que se vê na franca, belgica etc , não e exemplo para ninguém, nos países como a França não e preciso arquitecto/engenheiro, ate 150 m2 de área coberta
    Concordam com este comentário:DR1982
    Eu sei que na França não é preciso arquiteto/engenheiro, é exatamente pelas casas que vejo serem feitas por cá que fico com a ideia que em Portugal complicamos muito a construir, também fico com a ideia que o preço adicional que o Ytong custa compensa na mão de obra a menos!
  9.  # 131

Colocado por: ****

Cuidado porque na França , quando montam a charpente pour vezes , as paredes abrem em duas , é só casas de bonecas.
    Acredito, até porque por cá nao precisa de ser da arte para fazer uma casa, qualquer um pode construir a sua própria casa mesmo que nunca tenha pagado numa colher, por isso é normal que algumas dêm me***
  10.  # 132

Quanto à tao falada inércia termica, qual é solução que garante maior inércia térmica?
    Tijolo térmico + ETICS ou YTONG ?
  11.  # 133

Colocado por: ****

e depois ves os quadrados do ytong .....

Colocado por: DR1982Como assim? Depois de rebocado por fora e pintado como que vê as juntas?

Colocado por: ****com o aquecimento ligado , ate parece um jogo de tetris ..
    Ups, dessa não sabia, mas sera que nao foi má execução? Tenho lido muito sobre Ytong e nunca vi ninguém a dizer isso...
    • DR1982
    • 2 novembro 2017 editado

# 134

Porque diz que os pilares são uma porcaria?
    Quando se faz pilares são iguais a todos os outros mas redondos de resto levam ferro e betão na mesma.

O que quer dizer com lages em consola? Lages maciças?
    A marca tem os painéis Hebel para a lage, ou vigas e abobadilhas...
      A6F3B718-E0A3-4F8B-820C-C82E02DE2A98.jpeg
      DB5C89A8-F46B-458E-9024-8F79CEC0FFA8.jpeg
      05F16E1A-A19F-40D9-A1F3-3BE7C3A71FDD.jpeg
  12.  # 135

Colocado por: ****Se tiveres que fazer pilares em betao armado como fazes ?
      9B12B160-0958-4678-834E-7B1244F343C9.jpeg
      CCBA40E5-B110-44ED-873C-BA30B0BED89D.jpeg
      94DDAD79-94F3-4F4C-9B52-DB2726099CA5.jpeg
  13.  # 136

Colocado por: ****iso nao e um pilar são 4 ferros ao alto !!!

Sao 4 pilares ao alto porque assim quiseram, um pilar bloco YTONG de 30cm faz um pilar redondo de 17 cm's...

Claro que pode sempre fazer de forma como se faz em portugal, um pilar de 20x20, bloco de 30 alinhado pela parte de dentro do pilar e cobre com 10cm's por fora.
      74F1F5FE-8286-4A57-BE9C-7DEA7FA754E5-4465-000004ABE8E9E6C5.jpeg
    • DR1982

# 137

Colocado por: ****atenção que o ytong deve ser isolado exteriormente , cuidado ...

O bloco YTONG de 30cm,s tem uma resistência termica de 3,33 m2K/W
    O de 36.5cm ja tem uma resistência termica de 4.06 m2K/W

Ja as placas de multipor têm o dobro da resistência térmica, enquanto o YTONG C2/350 tem uma resistência térmica de 1.11m2K/W por cada 10cm's as placas de multipor têm 2.22 m2K/W nos mesmos 10cm's.
      86EBBD99-CA2B-4ABD-8718-80CBBDD381FE-4465-000004ADF6C6D5E6.png
  14.  # 138

Colocado por: Anonimo16062021
    Olhe que nao,olhe que nao..

Dias alguma vez teve o problema de ver as juntas dos blocos mesmo com reboco? Ha alguma forma de evitar que isso aconteça?
  15.  # 139

Colocado por: DR1982
    O bloco YTONG de 30cm,s tem uma resistência termica de 3,33 m2K/W
    O de 36.5cm ja tem uma resistência termica de 4.06 m2K/W

Ja as placas de multipor têm o dobro da resistência térmica, enquanto o YTONG C2/350 tem uma resistência térmica de 1.11m2K/W por cada 10cm's as placas de multipor têm 2.22 m2K/W nos mesmos 10cm's.
      86EBBD99-CA2B-4ABD-8718-80CBBDD381FE-4465-000004ADF6C6D5E6.png

Isso traduzido por miúdos significa exactamente o quê? Uma parede simples de tijolo 22 com 5cm de EPS (ETICS) tem mais ou menos resistência térmica que uma parede Ytong com 30 cm?
    • DR1982

# 140

Colocado por: branco.valter

Isso traduzido por miúdos significa exactamente o quê? Uma parede simples de tijolo 22 com 5cm de EPS (ETICS) tem mais ou menos resistência térmica que uma parede Ytong com 30 cm?
    Pelas minhas contas o tijolo de 22 da preceram tem uma resistência termica de 0.58m2 K/W o EPS normal de 5 cm’s tem uma resistência termica de 1.25 m2 K/W ou seja 1.25+ 0.58= 1.83
    A solução de 22cm’s + 5cms de EPS normal tem uma resistência termica de 1.83 m2 K/W.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: branco.valter

0.0388 seg. NEW