Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Bom dia a todos
    Estou a renovar a minha cave.
    Precisei de regularizar o pavimento que tinha desniveis grandes e estou a por tijoleira. (duvidas disto noutro topico)

    Usei uma betonilha para "enchimento e regularização" daquelas compradas já com a mistura feita faltando apenas misturar com agua.

    Já regularizei tudo (alguns mms de diferenca que vou compensar com o cimento cola)

    Nao sei se fiz bem a massa pois o pavimento liberta pequenas areias e po, basta andar por cima e ao fim de algum tempo tenho pequenas areias no chao, inclusive se esfregar o sapato com alguma força noto que se libertam areias.

    Sei que este pavimento nao suporta erosao mas nao pensava que seria tao simples sair particulas pelo que me pergunto se executei bem a mistura.

    Fiz a regularizacao aos bocados por zonas e houve sitios onde a massa ficou mais "liquida", de tal forma que alguns minutos depois de aplicar formou-se um pequeno filme de agua à superficie e é exatamente nessas zonas que o pavimento parece libertar mais poeiras...

    Isto é algo preocupante ou ao por o cimento cola isto é irrelevante ?

    Obrigado
  2.  # 2

    As argamassas predoseadas têm, quantidades de agua bem definidas e tempos especificos de mistura com o batedor. Leu essa informacao? Cumpriu?

    Que espessuras tem em media essa betonilha? 4cm?
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  3.  # 3

    Obrigado pela resposta,

    Das primeiras vezes medi a água mas depois foi um pouco a olho, ou seja tentando obter a consistencia vista de inicio.

    Misturei com um berbequim, que roda um pouco rápido mas fora isso misturei sempre bastante bem. as instrucoes nao referiam tempo. A betonilha era da Secil.

    Em termos de espessura tenho entre 0,5 a 5 cm, ou seja não cobri as zonas "altas", nessas áreas está exposto o cimento antigo (com boa qualidade, o unico problema era o desnivel). Ao por as tijoleiras compenso.

    Obrigado mais uma vez.
  4.  # 4

    Veja bem porque normalmente refere sempre o tempo em minutos para misturar. Tambem agora já está...

    Espessura de 0.5cm? Isso é que é mais problamatico. Uma betonilha deve ter pelo menos 3,5cm.

    Pode fazer com 2cm, mas tem de ancorar, ou seja, utilizar um suplemento que cole a betonilha ao suporte. Por isso exemplo latex, entre outros. Caso contrario ela vai partir. Senao, há argamassas proprias para enchimentos mais fininhos....

    A gravidade dela se estar a soltar é só uma: vai colar o mosaico e um suporte instavel que se desagrega. Consoante o estado dessa betonilha, o mosaico pode soltar-se. Numa situacao de exagero, é como colar um mosaico à areia da praia. Depois de seco, quando puxa o mosaico, vem a cola atras.

    Há quanto tempo estava a betonilha aplicada quando andou la a raspar com o pé?

    A lamina cristalina que ficou na superficie foi agua a mais
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, Vítor Magalhães
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mfsteixeira
  5.  # 5

    "Há quanto tempo estava a betonilha aplicada quando andou la a raspar com o pé?"

    Já há bem mais de um mês...

    Eu acho que é a fricção que provoca isto, ou seja ele nao está lá solto...
    se eu aspirar ou passar uma esponja humida fica limpo. se a seguir for lá esfregar sai ...
    • TZW
    • 3 maio 2017

     # 6

    Gasta 20 euros num saco de weber dry KG, varre bem com uma vassoura dura, dá uma barradela a rolo e quando estiver bem seco vê se melhorou o comportamento, penso que pode ajudar a agregar a camada final que deve estar com muita goma.
  6.  # 7

    Boa tarde,
    Obrigado pela resposta.

    O cimento cola por cima não resolve ?
    Já comecei a colar alguma tijoleira e para já parece-me bem... poderei ter problemas mais tarde?

    Obrigado
    • TZW
    • 3 maio 2017

     # 8

    Colocado por: mfsteixeiraBoa tarde,
    Obrigado pela resposta.

    O cimento cola por cima não resolve ?
    Já comecei a colar alguma tijoleira e para já parece-me bem... poderei ter problemas mais tarde?

    Obrigado

    Assim como vai verificar se a betonilha ficou aceitável?
  7.  # 9

  8.  # 10

    oops, parece que o link não ficou bem, mas se carregar no texto vai lá dar...
    • TZW
    • 4 maio 2017

     # 11

    Mistura com água, tem as recomendações no site ba ficha técnica. Usa um batedor e um berbequim , para pouca quantidade desenrasca.
 
0.0141 seg. NEW