Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 81

    https://youtu.be/DNF1p6IDezo
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  2.  # 82

    Esse de bancada deve ser mais caro ainda, não creio que seja menos ruidoso e no caso de a água transbordar da panela vai estragar o equipamento, não?
  3.  # 83

    Colocado por: mandrongohttps://youtu.be/DNF1p6IDezo

    Tem isto instalado na sua cozinha? Nos videos fica sempre tudo muito bonito e espectacular mas na vida real as coisas tendem a ser bem diferentes. Isto usa chaminé ou é de re-circulação?
  4.  # 84

    É de recirculação ... e não é assim tão caro (tendo em conta que é placa e exaustor)

    Agora a eficiência é que tenho as minhas dúvidas

    BORA Basic aprox 2.645 € pvp.
    BORA Classic completo (com duas placas ) aprox 4.000 € pvp.
    BORA Professional completo (com duas placas ) 7.000 € pvp.
  5.  # 85

    Colocado por: jfsmoreiraÉ de recirculação ... e não é assim tão caro (tendo em conta que é placa e exaustor)

    Agora a eficiência é que tenho as minhas dúvidas

    BORA Basic aprox 2.645 € pvp.
    BORA Classic completo (com duas placas ) aprox 4.000 € pvp.
    BORA Professional completo (com duas placas ) 7.000 € pvp.
    não é só de recirculação também pode ser pro exterior
  6.  # 86

    Colocado por: ruijorge.o.pereiraPode-me dizer onde obteve orçamento?

    Foi através de quem me vai fornecer a cozinha: a Fapimepe, na Amadora. Talvez esteja por isso a beneficiar de alguma forma no preço que me fizeram.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: ruijorge.o.pereira
  7.  # 87

    NRRibeiro, não. Não tenho nenhum dos sistemas aqui falados. Olhando para esse integrado na placa pensei nesses eventuais problemas.

    Estou neste tópico por curiosidade para saber se vale a pena o investimento para open space. A estética é inegável, o interesse é na eficácia e no ruído.
  8.  # 88

    os niveis de ruido estao la no manual num por ex esta na potencia minima 44db no maximo 70db
    Estas pessoas agradeceram este comentário: mandrongo
  9.  # 89

    Que tal se têm portado os vossos exaustores de teto? Tudo a funcionar bem, ou já alguém se arrependeu de ter optado por esta solução?

    Eu ando a ponderar se vou para uma solução open space, em que a escolha natural acaba por ser um exaustor deste tipo. No entanto tenho ainda bastantes duvidas acerca de se vai funcionar no meu caso. Já andei a consultar os manuais de alguns dos referidos aqui mas a parte do tubo de extracção é sempre um pouco vaga e não define mínimos/máximos de comprimento do tubo (apenas falam normalmente em condutas de 150mm).

    No meu caso a distancia entre o exaustor e o local onde está a abertura vertical seria de entre 2 e os 2,5m, jogando depois na altura do tecto falso na zona da cozinha para lhe dar a inclinação.

    Alguém instalou um em condições semelhantes a estas e funciona bem?

    Vou ver se falo com fabricantes e instaladores, mas estava curioso sobre o feedback do "mundo real". :)

    De resto, a que altura deixaram o teto da cozinha? Pelo que vi nos manuais as alturas conforme o modelo vão variando um pouco.

    E as opções sem saída e apenas com filtro de carvão, alguém optou por uma destas? Que tal se porta, e já agora de quanto em quanto tempo andam a trocar o filtro de carvão?
  10.  # 90

    Colocado por: youbiAlguém instalou um em condições semelhantes a estas e funciona bem?

    O meu tem motor exterior e desde o extrator até ao exterior devo ter cerca de 8m de tubo de 200mm. No meu caso funciona lindamente. Não há barulho e a extração funciona mesmo muito bem.

    Colocado por: youbiDe resto, a que altura deixaram o teto da cozinha? Pelo que vi nos manuais as alturas conforme o modelo vão variando um pouco.

    O meu teto está a 2.45m

    Colocado por: youbiE as opções sem saída e apenas com filtro de carvão, alguém optou por uma destas? Que tal se porta, e já agora de quanto em quanto tempo andam a trocar o filtro de carvão?

    Tenho uma amiga com isso e arrependeu-se bastante porque basta um cozinhado que faça mais cheiro e já não se pode andar na cozinha. Acredito que hajam soluções melhores mas não as posso comentar porque nunca as vi em funcionamento.
  11.  # 91

    Colocado por: NRRibeiro
    O meu tem motor exterior e desde o extrator até ao exterior devo ter cerca de 8m de tubo de 200mm. No meu caso funciona lindamente. Não há barulho e a extração funciona mesmo muito bem.


    Antes de mais obrigado pela rápida resposta. :)

    No meu caso aqueles ~2m de que estava a falar seriam apenas na zona de teto (ficando apenas com uma pendente ligeira dentro do teto falso). No teu caso desses 8 metros quantos são percorridos na ~horizontal dentro do tecto falso? (se é que alguns).

    Já em relação à altura de 2,45, essa parece ser mais ou menos o consensual que muitos optam. E como acabaste por fazer, rebaixaste só mesmo na zona da cozinha/extracção?

    E os filtros de carvão está visto que não funciona para todos, o meu receio é arriscar num desse género e depois ficar arrependido também.
  12.  # 92

    Colocado por: youbiNo meu caso aqueles ~2m de que estava a falar seriam apenas na zona de teto (ficando apenas com uma pendente ligeira dentro do teto falso). No teu caso desses 8 metros quantos são percorridos na ~horizontal dentro do tecto falso? (se é que alguns).

    Cerca de 4m na horizontal e pouquíssima pendente (se alguma, mas isto também não é para líquidos)

    Colocado por: youbiJá em relação à altura de 2,45, essa parece ser mais ou menos o consensual que muitos optam. E como acabaste por fazer, rebaixaste só mesmo na zona da cozinha/extracção?

    A minha casa está toda a 2.45m, ou seja, o teto não tem rebaixe sendo tudo ao mesmo nível. A extracção está a 2.45m ou não fosse isto um extractor de teto. Para ter rebaixe optaria por uma campânula.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  13.  # 93

    Colocado por: NRRibeiro
    Cerca de 4m na horizontal e pouquíssima pendente (se alguma, mas isto também não é para líquidos)
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Já me deixa mais esperançado que não vá a ter problemas, muito embora o seu caso seja com o motor lá fora. Não sei até que ponto estando o motor logo no exaustor poderá mudar a eficiência nessa parte horizontal.

    Já a pendente, pelo que já estive a ler em alguns manuais online, acaba por ser mesmo para líquidos, mas é para as possíveis condensações que se possam formar.

    Colocado por: NRRibeiro
    A minha casa está toda a 2.45m, ou seja, o teto não tem rebaixe sendo tudo ao mesmo nível. A extracção está a 2.45m ou não fosse isto um extractor de teto. Para ter rebaixe optaria por uma campânula.
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas


    Pessoalmente para a casa toda já acho um pouco baixo, para o inverno até pode ser mais agradável, mas no tempo quente não tanto.

    A verdade é que com algum cuidado acho que até pode ficar engraçado essa diferença de altura na zona da cozinha, mas sim, se não se pensar bem pode acabar por ficar uma coisa bem mais feia do que se simplesmente optar por um com campânula.

    Jé em relação ao teu, já notas algum tipo de sujidade adicional nos tetos na zona envolvente do exaustor?
  14.  # 94

    Colocado por: youbiPessoalmente para a casa toda já acho um pouco baixo, para o inverno até pode ser mais agradável, mas no tempo quente não tanto.

    Que pé direito vais ter na casa duma forma geral? Aconselha-te bem porque agora os 2.5m é a medida mais usada.

    Colocado por: youbiJé em relação ao teu, já notas algum tipo de sujidade adicional nos tetos na zona envolvente do exaustor?

    Para já não há sujidade nenhuma. Vou tentar colocar uma foto. Já estamos na casa há 1,5 anos.
    Pensa bem na opção de motor exterior. O silêncio é de ouro.
  15.  # 95

    Colocado por: NRRibeiro
    Que pé direito vais ter na casa duma forma geral? Aconselha-te bem porque agora os 2.5m é a medida mais usada.


    Para já não há sujidade nenhuma. Vou tentar colocar uma foto. Já estamos na casa há 1,5 anos.
    Pensa bem na opção de motor exterior. O silêncio é de ouro.


    A casa vai ficar com 2,55m. Sim, a diferença não é muita no papel. Mas acho que acaba por se sentir. :)

    Se num ano e meio ainda não tem nada é sinal que funciona. Ou então vão comer sempre fora. :)

    Tenho que estudar bem a questão da diferença de alturas entre a parte da cozinha e o resto da sala, ou então se rebaixo na sala e cozinha e deixo o resto da casa nos 2,55m.

    Obrigado pela ajuda. Ahh, e fotos se quiseres partilhar são sempre bem vindas.
  16.  # 96

    Colocado por: NRRibeiro
    O meu tem motor exterior e desde o extrator até ao exterior devo ter cerca de 8m de tubo de 200mm. No meu caso funciona lindamente. Não há barulho e a extração funciona mesmo muito bem.


    O meu teto está a 2.45m


    Tenho uma amiga com isso e arrependeu-se bastante porque basta um cozinhado que faça mais cheiro e já não se pode andar na cozinha. Acredito que hajam soluções melhores mas não as posso comentar porque nunca as vi em funcionamento.


    Que marca/modelo é que instalou? Também tenho andado a ver exaustores de tecto com motor exterior para a minha casa.
  17.  # 97

    Colocado por: Jpires76Que marca/modelo é que instalou? Também tenho andado a ver exaustores de tecto com motor exterior para a minha casa.

    É da Pando. Já não me lembro do modelo mas se procurar nos meus posts nesta discussão irá encontrar com toda a certeza.
    • youbi
    • 30 outubro 2019 editado

     # 98

    Colocado por: youbiVou ver se falo com fabricantes e instaladores, mas estava curioso sobre o feedback do "mundo real". :)


    Bem, entretanto do que vi após algumas consultas com alguns fabricantes não parece ser muito problemático o ter um troço horizontal com cerca de 2,5m. Deste que o tubo seja de 150mm (ou 200mm), liso e com uma ligeira pendente não devo ter problemas.

    Sendo assim devo avançar mesmo para uma opção de exaustor de teto. Agora tenho é que escolher qual quero, a verdade é que existem opções para todos os gostos e carteiras.

    Tenho estado a ver a etiqueta energética dos exaustores oferece alguns dados interessantes e que por vezes os fabricantes no seu próprio site parecem não valorizar (provavelmente porque não lhes dá jeito. :P ).

    Agora temos os parâmetros importantes deste equipamento, como a eficiência do ventilador, do filtro, da lâmpada e também do nível de ruído todos com valores mais fáceis de perceber.

    E acaba por ser engraçado ver como no que toca à eficiencia dos mesmos nestes parámetros nem sempre o que se paga quer dizer que tenha melhores indices.

    Por exemplo nos filtros de gordura vê-se alguns muito caros com valores muito baixos neste indice (F, G e afins). Por isso acaba por ser natural muitos parecer que querem esconder esses valores num canto escuro do seu site.

    Para quem anda a comprar um quais são os que já viram com melhor relação preço/parâmetros que têm encontrado?
    • tmmc
    • 30 outubro 2019 editado

     # 99

    Eu optei por o DHT da Teka

    807m3/h
    Min.47db/Max.60db
    Classe A
  18.  # 100

    Colocado por: tmmcEu optei por o DHT da Teka

    807m3/h
    Min.47db/Max.60db
    Classe A


    Dht 1285
    Tenho um.
    Tecto alto (cerca 2,50m), cozinha com cerca 20m2
    Perfeitamente centrado com placa vitrocerâmica de 90cm
    Em open space para sala com cerca de 50m2
    (Portas de correr para fechar quando há cozinhados com cheiros mais fortes... não há milagres)
    Toda a gente me dizia para fazer “caixote” e rebaixar tecto na ilha... Não o fiz e não me arrependo.
    Funciona muito bem. Vapores que supostamente iam encher a cozinha toda etc, nada disso acontece. Aliás “puxa” muitíssimo bem, visível a olho nu (os vapores a irem direitinhos ao exaustor)
    Nas posições mais fortes faz algum barulho... Só por isso, talvez hoje ponderasse motor exterior, mas de resto, foi o melhor que encontrei em termos de qualidade/preço/marca/db/m3, depois de muita e muita pesquisa, há cerca de meio ano. Não deve ter mudado muito...

    Nota... perdi o comando, que é minúsculo, e um novo custou-me 75euros, upa upa...
    Concordam com este comentário: Anamagalhaes
    Estas pessoas agradeceram este comentário: youbi
 
0.0364 seg. NEW