Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Tem que instalar aplicação no seu tlm e registar o seu cartão de crédito.

Na Uber não se lida com dinheiro vivo. Os pagamentos são feitos por dedução no cartão de crédito, e factura enviada por email. Não há troca de dinheiro.

A Uber só aceita o seu registo se verificar qie o seu cartão de crédito está OK. Então pode chamar taxi Uber. Caso contrário pode instalar a aplicação e esta fica à espera que seja introduzido cartão de crédito válido.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Entrecampos
  2.  # 2

Colocado por: EntrecamposNa Uber não há central telefónica como as dos Táxis?É só através da app?
    Também há uma app para os táxis?

Sim, para os taxis há a Mytaxi.
  3.  # 3

Colocado por: jorgferr
    Meu caro as empresas que sobrevivem são as que se reinventam. Você sabe qual foi a primeira área de negócios da Nokia? ou acha que a Nokia surgiu com os telemóveis?

Sim , eu sei. Qualquer bicho-careta sabe de a ter lido dezenas de vezes quando a Nokia dominava o mercado de telemóveis.

Mas isso não altera em nada os factos e o motivo de a Nokia ter sido chamada a esta discussão: há 7 ou 8 anos dominava o mercado dos telemóveis e hoje não existe. Ponto. Continua a ser uma empresa grande, mas entre compras e vendas factura hoje, na globalidade, metade do que facturava em 2010. O estouro da sua divisão de telemóveis arrastou a NOKIA para uma divisão diferente.

E tudo isto surgiu para rebater um ponto específico: o suposto poder excessivo de marcas que entrariam num mercado e nele ditariam regras sufocando potenciais concorrentes - pois bem, os exemplos que dei (e podia ter dado muitos outros), são elucidativos de como isso é mais mito que realidade.
  4.  # 4

luisvv, as empresas fornecedoras de telecomunicações não sobrevivem, nem nunca sobreviveram à custa da venda dos telemóveis, essa é apenas uma entre diversas área de negócio. E nunca foi a mais significativa.
    Ele há rede móveis, redes fixas, sinalização ferroviária, fibra óptica, a nuvem, IPTV.. enfim um leque alargado de produtos e de serviços fornecidos não ao grande público, e por isso lhe passar despercebido, mas aos operadores ou a grandes empresas (os clientes sendo Vodafone, NOS, TMN, PT, os Bancos, os transportes, o Estado, a Defesa etc etc etc e isto a nível mundial, e depois estas empresas por elas próprias têm ramificações, formam outras empresas, são accionistas, representam não apenas as próprias empresas mas outras empresas que compraram (alguns outros gigantes ou então outras startups..), ou com as quais fundiram, e delas herdaram ou adquiriram negócio..etc enfim..um sem fim..).

No que se contextualiza, e nisso o luisvv tem razão, esta conversa das tecnologias e da Uber, é que existe realmente uma globalização, e essa globalização, tal como o nome diz, veio nivelar o mundo de forma a que haja uma concorrência enorme, em todos os mercados, e vindos não só da Europa e dos Estados Unidos, como estavamos habituados, mas da Ásia, e os seus mercados emergentes. Por um lado foi muito boa a globalização, esta concorrência veio baixar preços por exemplo, tornando acessível a todas as pessoas uma televisão 4k por exemplo, ou uma corrida de taxi. Em contraponto, todos sofremos com essa mesma mais valia, os vencimentos de há anos para cá baixaram, para se poder baixar preços, muita coisa rolou. As empresas mudaram. Nada é como era.

Assim, tal e qual, terão que fazer o mesmo os taxistas tradicionais face à Uber, renovar-se!
    PS. A Uber entretanto é uma das empresas que mais esta a investir em inteligência artificial neste momento, junto com outras como a Google, Facebook, IBM, China Telecom, etc.
    PS2. "O processo de globalização despontou a competitividade e a mudança de paradigma do crescimento econômico".
    Concordam com este comentário: skypt
  5.  # 5

Da Uber tenho muito bem a dizer. Um serviço simpático, limpo, eficiente e a bom preço.
    Uso a aplicação. Mas tenho também o contacto pessoal de um motorista Uber que uso em Portugal.

Os taxistas tradicionais continuam a enganar os clientes estrangeiros cobrando 80€uros por um trajecto Lisboa - Cascais que custa 50€, e a passar recibos falsos... Entre outras coisas, parece que os nossos taxistas ainda têm um longo caminho a percorrer até realizarem que são os próprios que têm que se saber valorizar, e aos seus serviços. Esperemos que o façam atempadamente. Sou da opinião que isso depende acima de tudo, deles próprios.
  6.  # 6

Ainda em relação à Uber, ou os taxistas se reinventam oferecendo um serviço que valha a pena ou então vai-lhes acontecer o que aconteceu aos clubes de vídeo tradicionais quando apareceram as boxes com clube de vídeo.
    Concordam com este comentário: CMartin
  7.  # 7

Colocado por: CMartinluisvv, as empresas fornecedoras de telecomunicações não sobrevivem, nem nunca sobreviveram à custa da venda dos telemóveis, essa é apenas uma entre diversas área de negócio. E nunca foi a mais significativa.

Cara CMartin, não vou discutir em detalhe as contas da Nokia, mas elas são de acesso público, embora algo crípticas para quem não investiga a fundo a estrutura do grupo. Pese embora as significativas alterações da sua estrutura em momentos diversos, tomando como exemplo 2009, a NokiaSiemens + a Navteq representavam cerca de 30% da facturação do grupo (e ambas davam prejuízo), e Devices& Services os restantes 70%. Pelo que se percebe das contas, D&S compõe-se de 3 subunidades, a saber: telemóveis, smartphones e computadores.

Ele há rede móveis, redes fixas, sinalização ferroviária, fibra óptica, a nuvem, IPTV.. enfim um leque alargado de produtos e de serviços fornecidos não ao grande público, e por isso lhe passar despercebido, mas aos operadores ou a grandes empresas (os clientes sendo Vodafone, NOS, TMN, PT, os Bancos, os transportes, o Estado, a Defesa etc etc etc e isto a nível mundial, e depois estas empresas por elas próprias têm ramificações, formam outras empresas, são accionistas, representam não apenas as próprias empresas mas outras empresas que compraram (alguns outros gigantes ou então outras startups..), ou com as quais fundiram, e delas herdaram ou adquiriram negócio..etc enfim..um sem fim..).

Sim, eu sei. Mas se não interpreto mal as contas, isso era relativamente marginal em termos de facturação (já para não falar do mais importante, que é o lucro..) do grupo.
  8.  # 8

Colocado por: luisvvCara CMartin, não vou discutir em detalhe as contas da Nokia, mas elas são de acesso público, embora algo crípticas para quem não investiga a fundo a estrutura do grupo. Pese embora as significativas alterações da sua estrutura em momentos diversos, tomando como exemplo 2009, a NokiaSiemens + a Navteq representavam cerca de 30% da facturação do grupo (e ambas davam prejuízo), e Devices& Services os restantes 70%. Pelo que se percebe das contas, D&S compõe-se de 3 subunidades, a saber: telemóveis, smartphones e computadores.

Desculpe tem razão,ou talvez tenha razão. Vou ter que deixar o jorgferr responder a esta, concretamente sobre a Nokia.
    A minha realidade desde há 21 anos é Alcatel-Lucent, entretanto comprada pela Nokia, e daí eu estava a escrever Nokia, o meu actual empregador, mas na realidade estava a pensar na empresa Alcatel-Lucent, onde comecei a trabalhar em 1996, e esta sim, hoje extinta (e a quem não pertencia a unidade de negócios de telemóveis da marca Alcatel).
  9.  # 9

É lógico que a UBER tem um serviço inteligente, moderno e de qualidade senão não teria o sucesso que tem. E também é obvio que o serviço de Táxi em Portugal está totalmente desatualizado e é de péssima qualidade, começando pelos veículos utilizados para o efeito e acabando no fraco serviço prestado.

Ainda assim compreendo os taxistas e a sua indignação. Provavelmente deviam revoltar-se com quem os representa e não com o concorrente mas o que podemos esperar de pessoas que, na maioria dos casos, só sabem fazer aquilo e vêm a sua subsistência ameaçada? Não estamos a falar de parasitas da sociedade que não querem trabalhar. Esses por vezes são melhor tratados pelo estado do que estes grupos de trabalhadores que estão desatualizados, em parte por serem vitimas de uma sociedade corrupta e envelhecida, mas que tentam cumprir com o seu papel na sociedade.

Cabe ao estado e às associações do setor criar condições para que o taxistas tenham as mesmas condições que a UBER, que é o que eu realmente duvido. penso que a UBER em alguns pontos ainda contorna a lei ou lacunas que nela existem com conivência do estado, e depois obviamente aos próprios taxistas modernizar-se para competir com quem lhes quer retirar uma importante fatia de mercado.

EDIT: o serviço de táxi prestado em Lisboa não representa em nada o serviço de táxi prestado no resto do país. No Porto os táxis, principalmente no que diz respeito aos veículos utilizados, são, por exemplo, de uma qualidade muito superior.
    Concordam com este comentário: Paulo Porto
  10.  # 10

As minhas experiências com os taxis:
    - para os clientes na maioria dos casos péssimo antendimento, muitos condutores sem o saber estar necessário à função
    (ainda há uns dias recebi uns cientes alemães que estavam chocados com o taxista que llhes perguntou a nacionalidade e quando disseram que eram alemães o taxista começou a dizer que no tempo do hitler é que era...)
    - carros desatualizados, muitos sem ar condicionado e com os taxis sujos.
    - optimo para quem pede o serviço para outros e recebe as respetivas comissões, muito simpaticas e que inflacionam claramente os preços
    - em 5 deslocações de taxi nos ultimos tempos 2 deles enganaram-se a dar o troco, 1 colocou 20centimos no lugar de 1Eur mas estrategicamente virando as moedas ao contrário para esta ficar por baixo, o outro deu menos 20centimos que não tinha trocados e alegando que eu é que pedi o taxi (depois de eu lhe dizer que fatavam os 20centimos)
    - já vi pelo mesmo trajeto cobrarem 15 e 27eur em dias de semana, o preço varia conforme o taxi for da zona ou da praça ao lado.
    - quando se entra num taxi que esteve à espera no aeroporto ou num sitio mais movimentado e se pede um taxi, é como se fosse tivesse uma doença contagiosa, um taxista para uma deslocação de 1km disse-me para ir a pé :-)

seguramente há bons profissionais a culpa é minha que tenho tido pouca sorte.
  11.  # 11

Ha diversos fatores entre uns e outros que se podem olhar tal como uma licença de taxi serve para um numero fechado de veiculos ( nao sei mas penso que 10 ??) e na uber uma "licença" dá para 40 ou 50, uns pagam por tudo e os outros não...
    Uns tem descontos no valor de compra das viaturas outros não.... portanto uns ganham nuns pontos outros noutros.

Comecei a usar recentemente devido a ter de fazer pequenos percursos de duas ou tres ruas e os taxistas recusavam sempre ou quase sempre, uma cois é certa fiquei fan, carro limpinhos, ar condicionado quando se justifica, boa condução, boa conversa (tb ha bons taxistas neste ponto), mas de forma geral gosto mais ainda hoje andei de uber e devido a pressa no regresso apanhei um taxi, desde falar ao telemovel a conduzir , amuou quando lhe pedi para largar o mesmo pois tinha passado um sinal vermelho e ia no meio das faixas no centro da cidade...
    Ontem a noite para ir para casa fora de lisboa pela primeira vez apanhei outro uber e foi o melhor motorista ou condutor em cerca de 10 viagens que bateu todos os taxistas ou mesmo ubers que tenha apanhado, trabalha com contrato a descontar, faz o horario que quer e acha que ha mercado para todos.
    carro com aguas, chocolates e rebuçados etc.. e paguei menos 6 euros ...

Penso que ao fim de tanto tempo os taxistas devem pensar porque a uber teve tanto sucesso e procura e onde podem mudar... e não bater tanto noutros pontos; afinal de contas pela vontade do consumidor esta decidido qual o meio de transporte que mais gosta.
  12.  # 12

Colocado por: Paulo PortoAs minhas experiências com os taxis:
    - para os clientes na maioria dos casos péssimo antendimento, muitos condutores sem o saber estar necessário à função
    (ainda há uns dias recebi uns cientes alemães que estavam chocados com o taxista que llhes perguntou a nacionalidade e quando disseram que eram alemães o taxista começou a dizer que no tempo do hitler é que era...)
    - carros desatualizados, muitos sem ar condicionado e com os taxis sujos.
    - optimo para quem pede o serviço para outros e recebe as respetivas comissões, muito simpaticas e que inflacionam claramente os preços
    - em 5 deslocações de taxi nos ultimos tempos 2 deles enganaram-se a dar o troco, 1 colocou 20centimos no lugar de 1Eur mas estrategicamente virando as moedas ao contrário para esta ficar por baixo, o outro deu menos 20centimos que não tinha trocados e alegando que eu é que pedi o taxi (depois de eu lhe dizer que fatavam os 20centimos)
    - já vi pelo mesmo trajeto cobrarem 15 e 27eur em dias de semana, o preço varia conforme o taxi for da zona ou da praça ao lado.
    - quando se entra num taxi que esteve à espera no aeroporto ou num sitio mais movimentado e se pede um taxi, é como se fosse tivesse uma doença contagiosa, um taxista para uma deslocação de 1km disse-me para ir a pé :-)

seguramente há bons profissionais a culpa é minha que tenho tido pouca sorte.

Ainda na semana passada andei de táxi em Lisboa e apanhei um taxista sportinguista. Falamos sobre políticos e chineses. Ia comigo outro sportinguista e quando passamos no Marquês convidei-o para participar na festa que ali teria lugar no fim de semana seguinte. Obviamente a conversa a partir dali passou a ser o futebol. Para meu espanto, enquanto o meu amigo sportinguista mandava o habituais bitaites sobre o Benfica, o taxista, para meu espanto, afirmou que quem controla os bastidores do futebol continua a ser o Porto. Tudo num tom divertido e amigável. Da Expo até à praça do Comercio paguei 10€ e o taxista passou-me recibo sem pedir.

isto tudo para dizer que o Benfica vai ganhar o TETRA... Estou a brincar, isto tudo para dizer que as generalizações não são corretas, Há taxistas e há taxistas e tenho a certeza que também na UBER nem tudo que reluz é ouro.

Nota: Essa do Hitler fez-me dar uma gargalhada. Estou mesmo a imaginar o taxista português a querer agradar aos alemães, achando que eles iriam ficar contentes com o elogio ao Führer.
  13.  # 13

Uma das possíveis origens da palavra Taxi é alemã com base nos principes Thurn und Taxis
  14.  # 14

Simples, generalizar no caso do Futebol é injusto, mas aqui falamos de uma classe profissional muito desatualizada que apesar da muita orferta era pouco competitiva, que durante muito tempo fez o que lhe bem apeteceu, é injusto para alguns bons profissionais da area, mas paciencia pois já ouvi tantas histórias de falta de profissionalismo, infelizmente convivo demasiado com taxistas apesar de poucas vezes usar o taxi...

Colocado por: simplesNota: Essa do Hitler fez-me dar uma gargalhada. Estou mesmo a imaginar o taxista português a querer agradar aos alemães, achando que eles iriam ficar contentes com o elogio ao Führer.

infelizmente foi um mau exemplo, quando existe em alguem uma baixa cultura geral e se tem a mania que se sabe tudo...

Colocado por: simplesisto tudo para dizer que o Benfica vai ganhar o TETRA...

:-)
  15.  # 15

Colocado por: CMartin

Desculpe tem razão,ou talvez tenha razão. Vou ter que deixar o jorgferr responder a esta, concretamente sobre a Nokia.
    A minha realidade desde há 21 anos é Alcatel-Lucent, entretanto comprada pela Nokia, e daí eu estava a escrever Nokia, o meu actual empregador, mas na realidade estava a pensar na empresa Alcatel-Lucent, onde comecei a trabalhar em 1996, e esta sim, hoje extinta (e a quem não pertencia a unidade de negócios de telemóveis da marca Alcatel).
    É uma realidade que o lucro ou falta dele andou alguns anos no vermelho e dai a necessidade de mudar/entrar em novos serviços para diversificar e é isso que a Nokia está a fazer. A somar a isso está-se a explorar o Branding da marca nos telemóveis por exemplo, o tal novo Nokia 3310 mas isto é apenas o princípio. Não fugindo á questão Nokia e E/// não estão com vida fácil e é preciso diversificar
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  16.  # 16

Já não vou às partidas há algum tempo só às chegadas.Lamento mais esta perda...

http://www.dn.pt/portugal/interior/praca-das-partidas-do-aeroporto-de-lisboa-vai-acabar-4949364.html
  17.  # 17

Colocado por: ParamonteNa Uber não se lida com dinheiro vivo. Os pagamentos são feitos por dedução no cartão de crédito, e factura enviada por email. Não há troca de dinheiro.

Andei de uber 3 ou 4 vezes e paguei sempre com dinheiro
  18.  # 18

Colocado por: Picareta
    Andei de uber 3 ou 4 vezes e paguei sempre com dinheiro

Desconheco, apenas sei a modalidade de pagar com cartão de crédito, pelo menos por cá é assim
    Concordam com este comentário: Paramonte
    • macal
    • 11 maio 2017 editado

# 19

Colocado por: Alexandre SilvaJá não vou às partidas há algum tempo só às chegadas.Lamento mais esta perda...

http://www.dn.pt/portugal/interior/praca-das-partidas-do-aeroporto-de-lisboa-vai-acabar-4949364.html

Já o tinha dito, enfim...

Colocado por: macalhttp://www.ana.pt/pt/institucional/imprensa/2016/08/08/kissfly-partidas-lisboa?language=en
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Alexandre Silva
  19.  # 20

Colocado por: macal

Já o tinha dito, enfim...

E nas chegadas a tomada de táxis melhorou alguma coisa?

0.0283 seg. NEW