Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá bom dia a todos
    Moro no Algarve, em Olhão, e a minha casa, de construção muito antiga e praticamente sem isolamento algum de jeito sempre nos deixou cheio de bolores as paredes.
    Após uma infestação de ácaros do bolor, coisinha que quase me levou à loucura e ainda agora me deixa sempre de lanterna na mão à procura dos ditos bichos, levou-nos a ter de fazer uma desinfestação por causa dos ácaros, limpar todas as paredes com lixivia para depois as pintar. Mandamos também isolar o terraço porque pelos vistos as humidades que tínhamos em casa, ou pelo menos grande parte delas, vinham por infiltrações do terraço.
    Comprei um higrómetro e temos utilizado todos os dias o desumidificador na cozinha (zona onde me apareceram mais ácaros).
    No entanto, temos deixado todos os dias as janelas abertas, sem bem que com as persianas corridas para a casa arejar.
    Mas tem sido muito difícil baixar a humidade dentro de casa dos 60%.
    Começo a ficar paranóica só de pensar que aumentando a humidade me voltam a aparecer os bolores e depois os bichos que peço a Deus nunca mais os ver.
    Temos aparelhos de ar condicionado em todos os compartimentos da casa porque de Verão a casa torna-se tão mas tão quente que é praticamente impossível lá estar dentro sem ter o ar ligado, caso contrário andamos a escorrer em suor pela casa.
    Sou completamente leiga nestes assuntos mas peço a vossa ajuda para me dizerem o que devo fazer. Utilizo o AC para diminuir a humidade dentro de casa?
    Uso só o desumidificador? Pego fogo à casa?? (LOL) Aiiiiii Socorrro meus amigos
    Obrigada
    Vera
  2.  # 2

    Nao deve ter humidade interior abaixo dos 60%, pois isdo nso e saudável.

    Deve usar o desumidificador no inverno e somente nos dias humidos, nos outros abra a janela e deixe arejar naturalmente que é o ideal.

    Ps: faz falta muito isolamento térmico pelo que a opção de largar fogo a casa é bastante prática.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vera pedro
  3.  # 3

    Sim pode e deve usar o AC como desumidificador. Todos têm uma função própria para isso, mas o melhor é no inverno usar o AC para aquecer. A humidade desaparece num instante.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vera pedro
  4.  # 4

    Pois é mesmo essa parte que eu não percebo, sou mesmo dahhh sobre estes assuntos. então devo ligar o AC a que temperatura dentro de casa para que desapareça a humidade?
    Peço desculpa por tanta ignorância mas fiquei com tanto medo dos bichos que me apareceram que só de imaginar que possam voltar até me dá coisinhas más.
  5.  # 5

    No inverno pode ligar a uma temperatura de 23 a 25º. Nesta altura do ano que não precisa de regular a temperatura pode escolher a função de desumidificar. Está lá no comando com um símbolo de umas gotas de agua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vera pedro
  6.  # 6

    Antes de tudo tem que isolar essa casa
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vera pedro
  7.  # 7

    Pois, foi o que me disseram. :(
    Nós isolamos o terraço da casa porque nos disseram que o bolor que tinhamos em casa era todo fruto de infiltrações do terraço que estava cheio de fendas e sem isolamento.
    Mas é uma casa antiga, daquelas que tem fraco ou nenhum isolamento de jeito :(
    Só que o pânico foi tanto quando descobrimos os bichos pela casa que chamamos a desinfestação e pintamos tudo e mandamos isolar o terraço mas sinceramente nem sei se isso será suficiente para manter a casa com menos humidade.
    Temos tido o desumidificador a trabalhar todos os dias mas nem sempre baixa dos valores que disse. pensei que por morar no algarve, onde tem dias que já faz bastante calor, fosse mais fácil baixar a humidade mas pelos vistos não. Estou em pânico só de imaginar que os bichos podem voltar.
  8.  # 8

    Colocado por: CarvaiNo inverno pode ligar a uma temperatura de 23 a 25º. Nesta altura do ano que não precisa de regular a temperatura pode escolher a função de desumidificar. Está lá no comando com um símbolo de umas gotas de agua.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:vera pedro
    em aquecimento nenhuma mawuina de ac vulgar desumudifica, faz elevar a quantidade de agua evaporada, chamado humidade absoluta, mas nao retira nenhuma.
  9.  # 9

    Para o corpo humano a humildade deve estar entre os 65% e os 75%, a bicharada gosta mais acima dos 85%\90% com temperatura acima dos 15°C.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vera pedro
  10.  # 10

    Por exemplo, esta manhã, com o desumidificador ligado a noite toda, e somos 5 pessoas em casa, o aparelho mostrava temperatura de 23º e humidade de 58%.
    O que acham disto?

    Ando tão nervosa que nem imaginam. Peço desculpa pelo desabafo :(
  11.  # 11

    E qual a hmidade realtiva no exterior?, Olhão deve ser algo humido, não ?
    arranje uma estação metereologica,.... De nada serve querer baixar a HR se no exterior esta for elevada...
    Segundo os dados do IPMA, neste momento na estação de Faro ( aeroporto), estão 741% de HR e 19,1ºC....
    https://www.ipma.pt/pt/otempo/obs.superficie/#Faro (Aeroporto)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vera pedro
  12.  # 12

    Pedro Barradas
    Não lhe sei dizer qual seria hoje a humidade exterior mas pelo estado em que os carros estavam, todos molhados da humidade, calculo que tenha sido alta. Olhão fica muito perto do mar, no Algarve, por isso sim é uma zona com muitas humidades devido ao mar.
  13.  # 13

    Abas as janelas , deixe o sol entrar!!!!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vera pedro
  14.  # 14

    65% é normal, até é baixa para a localização. Se for para o cimo de uma montanha encontra valores mais baixos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vera pedro
  15.  # 15

    E quando chegar o verão se a casa ficar muito quente, devo ligar o ar condicionado durante quanto tempo de modo a que a humidade não fique no ar?
    Desculpem estas perguntas parvas mas ainda estou a aprender estas coisas todas :(
  16.  # 16

    Colocado por: vera pedroE quando chegar o verão se a casa ficar muito quente, devo ligar o ar condicionado durante quanto tempo de modo a que a humidade não fique no ar?
    Desculpem estas perguntas parvas mas ainda estou a aprender estas coisas todas :(
    em arrefecimento o ac seca em demasiado o ar e faz isto naturalmente pelo seu funcionamento normal, portanto nesda altura nao sera preocupante a humidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vera pedro
  17.  # 17

    Colocado por: vera pedro
    Comprei um higrómetro


    e o que faz com ele? consegue monitorar a humidade no local onde esta o aparelho?

    Vá fazendo experiências, coloque o aparelho no exterior alguns minutos e veja a humidade/temperatura no exterior, compare com a anterior.

    Estudo um pouco o assunto e perceba a relação entre temperatura, humidade relativa e absoluta.

    Podem lhe dar os melhores conselhos, mas se não perceber o porque de os fazer, de pouco vai beneficiar.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vera pedro
  18.  # 18

    Aiii que me estou a passar. Uma ajudita please.
    Segundo o site do ipma estão 27 graus em faro (moro em olhão), e 39% de humidade.
    Fui agora a casa e deixei de manha as janelas abertas com os estores para baixo mas que entra o ar e vi no higrometro que estavam dentro da minha casa 21graus e 60% de humidade. Isto é normal???? Ando cheia de nervos porque ja não sei o que fazer
  19.  # 19

    Tenho no escritorio 23.3ºC/ 61% HR e no exterior está:.. 27.1ºC e 40% HR

    Portanto, não se precipite...
  20.  # 20

    vera. deveria ter comprado uma estação meteorologica + um sensor exterior., ou varios para depois para meter pela casa.
    Veja aqui:
    https://forumdacasa.com/discussion/42107/estacoes-meteorologicas/
 
0.0209 seg. NEW