Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Ai Pedro Barradas nem me diga nada que ando mesmo doente com isto tudo. Raio da casa que me está a dar cabo da cabeça e eu que não percebo patavina destas coisas ando aqui perdida.... :(

    As janelas são daquelas antigas de alumínio e o ar entra todo dentro de casa, ando a pensar trocar as janelas mas até ando com medo de fazer asneira....

    Não tem chovido e até tem estado bastante calor, pensei que ao deixar as janelas abertas e com o sol a casa ficasse com menos humidade, mas não.... Não consigo que baixe daqueles 60%....
  2.  # 22

    já experimentou :

    Vá fazendo experiências, coloque o aparelho no exterior alguns minutos e veja a humidade/temperatura no exterior, compare com a anterior.
    ?

    um dia que esteja por casa o dia todo, e que a humidade exterior seja baixa (pode até ver no site do IPMa) antes de abrir as janelas todas, veja a temperatura/humidade que o sensor indica dentro de casa em duas ou três divisões - ou pelo menos nessa mais critica - deixando-o alguns minutos para estabilizar a leitura, depois experimente abrir bem as janelas/estores e veja passado algum tempo para quanto alteraram os valores lidos dentro de casa.

    pode fazer exactamente a mesma experiência com o desumidificador.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vera pedro
  3.  # 23

    e porque quer baixar dos 60%?

    os seus receios ficam claros no seu texto, a questão é porque 60 e não 65 ou 70? onde foi buscar esse valor?
  4.  # 24

    O meu receio tem tudo a ver com os bichinhos do bolor (humidade) que me apareceram em casa há tempos e que tivemos de fazer uma desinfestação. Depois disso limpamos a casa todos dos bolores todos e foi toda pintada por dentro e o terraço (é uma casa terrea antiga) foi isolado porque tinhamos infiltrações. Agora ando sempre a ver a humidade da casa e quando aquilo sobe acima dos 60% fico em paranóia com medo que os bichos voltem a achar que a minha casa é o jardim zoológico (desculpem a piadola)....
  5.  # 25

    Para perceber um pouco mais sobre este assunto, sugiro-lhe que procure (é um pouco mais técnico, mas existem explicações bem simples, embora técnicas)

    PSYCHROMETRIC CHART /gráfico psicrométrico

    a título de exemplo, dos valores de Temperatura (ºC) e Humidade Relativa (%) apresentados mais acima, se fizer o calculo da humidy ratio/razão de mistura vai observar

    Vera Pedro
    23 c 58% - 10.2 g/kg

    Faro IPMA
    19.1 C 74% - 10.2 g/kg
    27 c 39% - 8.7 g/kg

    Pedro Barradas
    23 c 61% - 13.7 g/kg
    27.1 40 % - 8.9 g/kg

    ou seja, o Pedro Barradas neste momento tem uma massa de vapor de água por unidade de massa de ar seco bem maior que a sua - tanto dentro como fora de casa - e não me parece que esteja assim tão preocupado ;)

    por isso tente estudar um pouco mais o assunto
    Estas pessoas agradeceram este comentário: vera pedro
  6.  # 26

    nmex2 Obrigada pela sua explicação. Terei mesmo de estudar mais sobre isto antes que fique louca com o raio dos bichos.... ;)
  7.  # 27

    Já agora aproveito a boleia e pergunto. Acham que devo mudar as janelas para aquelas modernas de vidros duplos? As que temos são antigas e deixam passar muito ar, tanto que no quarto dos miudos quando está muito vento tenho de meter uma toalha por baixo para não entrar tanto frio.
  8.  # 28

    em termos de questões térmicas, vai certamente ganhar em relação ao que tem.

    o que deve ter em atenção é que umas janelas mais modernas eficientes serão mais isoladas e a ventilação da casa será penalizada - obriga a ter muito mais cuidados com a ventilação (abri janelas...) e existem casos em que começaram a haver problemas de humidades dentro de casa, onde antes não existiam.

    Deve tentar avaliar/perceber se tem humidade excessiva em casa - devido a localização ou a infiltrações/etc..- eventualmente e no caso de uma zona com muita humidade ambiente, a combinação de umas boas janelas e o desumidificador poderá melhorar um pouco... mas tem que avaliar bem.
    Concordam com este comentário: vera pedro, catfish
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish, vera pedro
  9.  # 29

    Quais serão os tecnicos indicados para me ajudar nessa avaliação? Além que perceba de isolamento térmico?
    Concordam com este comentário: catfish
    Estas pessoas agradeceram este comentário: catfish
 
0.0160 seg. NEW