Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa noite,

    Admito que sou leiga nesta matéria e daí vir expor a situação a solicitar o vosso aconselhamento/opiniões.

    Possuo um apartamento e tenho a necessidade de mudar a janela da cozinha. A mesma é bastante grande (largura. 2300 - altura. 1400) que tem uma janela muito antiga que não isola nada, nem tenho estores no local. De destacar, a orientação é a nascente e o sol incide directamente durante toda a manhã. Neste momento a cozinha é um autêntico forno. Ainda agora, em Maio, divisão fica muito abafada.

    Tenho solicitado alguns orçamento e admito que já estou a ficar um pouco perdida.

    Desde janelas em PVC mas que dizem que é melhor ser oscilo-basculante caso contrário não isola em condições; Vidro duplo com aplicação de estores de corte térmico; Vidro inteligente Guardian Sun que dizem não precisar de estores, etc. Cada cabeça sua sentença!

    Tendo em consideração as características que vos descrevo e salientando que infelizmente não disponho de grande margem de manobra financeira, na vossa opinião o que aconselhariam? Será que o dito vidro Guardian Sun é mesmo suficiente não precisando de estores?

    Agradeço o vosso apoio
    Maria Clara
    • ik
    • 8 maio 2017

     # 2

    A barreira de um estore fechado é melhor que qualquer vidro XPTO

    Mas se fosse a si optava na mesma a colocar uma boa caixilharia com corte térmico e com o guadian sun junto com o estore

    Não chore os euros que vai gastar porque depois vai ver que foram bem gastos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cl.esp
  2.  # 3

    qual a utilização que faz dessa janela?

    entrada de luz, estendal, etc? Consegue imaginar-se a ter o estore em baixo (e não estou a dizer-lhe que essa será a solução) durante grande parte do dia ("directamente durante toda a manha"), sem entrada de luz ou muito reduzida?

    se a resposta é negativa, já está a ver que a solução dos estores não vai ser do seu agrado.
    Concordam com este comentário: cl.esp
    • TZW
    • 9 maio 2017

     # 4

    Há prédios que têm uma espécie de pergola em alumínio, não sei se resolve esse problema ou minimiza, podia ser do interesse dos outros condóminos.
      1perg.jpg
  3.  # 5

    a solução estará no tipo de vidro ( controle solar) e que seja duplo e numa caixilharia razoável com corte térmico seja de batente ou de correr ( preferível em termos funcionais)
    deve também prever algo por dentro tipo um black out próprio que deixe passar a luz
    os estores apenas lhe vão escuridão.
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
  4.  # 6

    Colocado por: nmex2qual a utilização que faz dessa janela?

    entrada de luz, estendal, etc? Consegue imaginar-se a ter o estore em baixo (e não estou a dizer-lhe que essa será a solução) durante grande parte do dia ("directamente durante toda a manha"), sem entrada de luz ou muito reduzida?

    se a resposta é negativa, já está a ver que a solução dos estores não vai ser do seu agrado.
    Concordam com este comentário:cl.esp


    Boa noite nmex2,
    É a única janela da cozinha e sim tem acesso a estendal.
    Sou franca.. eu neste momento comparando com o que tenho diria que não tenho grande problema em ter entrada de luz reduzida... aquele calor é que não aguento de forma alguma.
    No entanto muitos defendem que os estores apenas fazem isso mesmo... corte de luz porque do ponto de vista térmico que não fazem assim tanto quanto isso.. isto comparando uma janela do género da Guardian Sun versus uma janela dupla Planilux (p.ex) e um estore térmico.
  5.  # 7

    Colocado por: TZWHá prédios que têm uma espécie de pergola em alumínio, não sei se resolve esse problema ou minimiza, podia ser do interesse dos outros condóminos.
      1perg.jpg


    Agradeço a sua sugestão TZW no entanto como o prédio está inserido num bairro isso certamente seria proibido visto que dificilmente teríamos todos os prédios a adoptar o sistema-
    Concordam com este comentário: TZW
    • TZW
    • 9 maio 2017 editado

     # 8

    E peliculas para os vidros já existentes, será que cortam alguma coisa?
    O andar é o ultimo?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cl.esp
  6.  # 9

    Sim, se for colada pelo exterior, por exemplo aquelas que escurecem vidros ou espelham
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cl.esp
  7.  # 10

    Acho que já lhe deram aqui umas boas sugestões:

    experimente começar com umas películas para os vidros actuais - até pode ser "um faça você mesmo" - tenha é o cuidado de escolher umas películas razoáveis. Assim pode ver se resolve o problema de uma forma relativamente barata e assumindo que a janela até está em bom estado.

    Querendo investir um pouco mais (ou depois da experiência com as películas - e os vidros estão sempre a evoluir) substituir a janela e colocar um vidro mais eficaz (e aqui o que procura, como foi dito acima é "factor solar" ).

    Com um bom vidro, e se sentir que não chega, investe depois nos estores.

    Ou também pode avançar com os estores, antes dos vidros e depois das películas.

    Na escolha do vidro, atenção ao que lhe é apresentado, pois alguns (e conheço um caso semelhante ao seu) pelas suas características, "seguram" o calor dentro de casa, o que de inverno é bom, mas de verão, é mais ou menos aquilo que já tem actualmente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cl.esp
    • ik
    • 9 maio 2017

     # 11

    Existem uns sistemas monobloco (janela+estore)
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cl.esp
  8.  # 12

    Aonde fica o aartamento ?
  9.  # 13

    Colocado por: marco1a solução estará no tipo de vidro ( controle solar) e que seja duplo e numa caixilharia razoável com corte térmico seja de batente ou de correr ( preferível em termos funcionais)
    deve também prever algo por dentro tipo um black out próprio que deixe passar a luz
    os estores apenas lhe vão escuridão.

    eu também concordo com esta abordagem.

    Ou para desenrascar, colar uma pelicula reflectora( não deve gastar mais que 30€). Se o caixilho que tem é de vidro simples, pode instalar pelo interior. O LIDL, de quando em vez vende isso, funciona muito bem... É uma diferença abismal.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cl.esp
  10.  # 14

    Mais info sobre peliculas:
    https://forumdacasa.com/discussion/19144/aplicar-pelicula-nos-vidros-isto-e-mesmo-complicado/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cl.esp
  11.  # 15

    Eu tenho janelas sem estore, são de vidro duplo oscilobatentes e espelhadas e optei por colocar um cortinado em calha dupla. Blackout do lado de fora e o cortinado "normal" por dentro.
    A casa onde resido é recente mas o construtor optou por não colocar estore na janela daquela divisão.
    Não sinto grandes problemas a nivel de temperatura e a orientação solar também é nascente.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cl.esp
  12.  # 16

    Vidros com exposição solar directa são sempre um forno, independentemente das películas que lhe coloquem!
    Melhora é claro com o uso de películas, mas NADA comparativamente ao uso de um estore (seja de que tipo for) ou uma pala de sombreamento.
    Um bom caixilho, bons vidros duplos com pelicula térmica e um estore tipo brisa solar (controla perfeitamente a luminosidade e a visibilidade). Para mim a melhor soluçao.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: cl.esp
  13.  # 17

    Colocado por: marco1a solução estará no tipo de vidro ( controle solar) e que seja duplo e numa caixilharia razoável com corte térmico seja de batente ou de correr ( preferível em termos funcionais)
    deve também prever algo por dentro tipo um black out próprio que deixe passar a luz os estores apenas lhe vão escuridão.


    Boa noite marco1

    E se compararmos, por exemplo:

    - Janela de correr Hydro Aluminio Portalex Confort + Planilux 4/10/4 + estore térmico
    - Janela de correr Hydro Aluminio Portalex Confort + Guardian Sun 4/10/4

    O que seria mais eficaz no controlo de temperatura na sua opinião?
    Admito que depois de andar por aqui um pouco tenho receio estas espessuras não me resolvam o problema...
  14.  # 18

    Colocado por: ikExistem uns sistemas monobloco (janela+estore)


    Já fomos ver deste género de solução em casas de venda de produtos de construção mas não existe para a dimensão da janela.
  15.  # 19

    Colocado por: TZWE peliculas para os vidros já existentes, será que cortam alguma coisa?
    O andar é o ultimo?


    Sou franca, do que consigo ver a janela não está em condições mesmo.
    Sim é o último andar.
  16.  # 20

    cl.esp

    não tenho conhecimentos nessa área com esse rigor técnico, a minha solução é generalista e a partir dai terá que consultar um caixilheiro ou mesmo marca de caixilhos e vidros
    atenção que controle solar é diferente de baixo emissivo, um controla a radiação solar e o outro as trocas térmicas
 
0.0204 seg. NEW