Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Explica lá a tua ideia Jorge!
    eu habitualmente aplico crono termostactos mas poucos teem o cuidado de os usar/configurar, acabando por ficar na esmagadoraaioria em modo termostacto, se usar o modo relogio os consumos são menores, enquanto wue num pre isto é impensável.
  2.  # 62

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Impensável o quê?
    nao programar o funcionamento.
  3.  # 63

    Obvio que cada qual tem que fazer as contas para o seu caso tendo atenção ao uso pretendido e ao orçamento disponível, as soluções existem com as suas vantagens e desvantagens.
  4.  # 64

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Tantos que não o fazem....que ainda pensam que é como um radiador, que é só ligar e já está.
    Já para não falar nos preços em que simplesmente instalam termóstatos não programáveis.
    O PRE está menos "regulamentado" do que o PRH o que leva a que se façam verdadeiros disparates em que a principal consequência são os consumos simplesmente proibitivos.
    Concordam com este comentário:jorgealves
    com prh também se ve muitas barbaridades, algumas ate andam por aqui, sendo mais "desagradável" saber que gastou uma pequena fortuna e nao tem o resultado esperado, sendo que muitas vezes o material esta la todo mas mal aplicado.

    Neste ponto é mais facil controkar a correcta execução de ums instalação de pre.
    • TZW
    • 16 maio 2017

     # 65

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Obrigado Jorge :-)
    Acaba por "cair" na simulação que tenho feito para os 180m2:
    PRE = 160€/mês
    PRH = 53€/mês


    O que é para si "modo total"?
    Tudo ligado em simultâneo?
    E em que condições precisa de toda a casa, ao mesmo tempo, com uma temperatura de 20ºC?

    Sempre que me apetecer, não compro um sistema central para funcionar exclusivamente em alternância.
  5.  # 66

    Colocado por: jorgealvesO PRH muito facilmente pode tirar partido da biomasda e do solar termico baixando ainda mais a factura da energia, mas evidentemente que estamos a falar de outros valores.
    Na minha opinião, considerando os preços aqui falados de 500€/ano em aquecimento e AQS nao acho que valha a pena usar lenha, só se ela for posta a porta prontinha a queimar...
    • TZW
    • 16 maio 2017

     # 67

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Nem imaginas como estás enganado :-)


    Não vou discutir "conceitos" consigo ou a melhor/mais adequada forma de usar um sistema de aquecimento.

    Ninguem está a discutir a melhor forma de usar o sistema, apenas não gosto de trabalhar nos limites e quando chego a casa ter o limitador disparado e o congelador desligado. Há forma de contornar tudo mas é como ter um carro que não atinge a velocidade que devia mas chega ao destino.
  6.  # 68

    Colocado por: DR1982Na minha opinião, considerando os preços aqui falados de 500€/ano em aquecimento e AQS nao acho que valha a pena usar lenha, só se ela for posta a porta prontinha a queimar...
    cada caso é unico, mas por exemplo algumas pessoas gostam de acender o recuperador quando estam em casa, logo faz todo o sentido usar esse calor para aqiecer as outras divisões poupando trabalh€€€ á bomba de calor ou inclusive ser esta a unica fonte de calor.
    Concordam com este comentário: DR1982
  7.  # 69

    Colocado por: jorgealvesO PRH muito facilmente pode tirar partido da biomasda e do solar termico baixando ainda mais a factura da energia, mas evidentemente que estamos a falar de outros valores.


    Sr . Jorge Alves podia desenvolver um pouco mais ?
  8.  # 70

    Colocado por: zinna

    Sr . Jorge Alves podia desenvolver um pouco mais ?
    e uma coisa destas
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zinna
      1494939576542.jpg
  9.  # 71

    Colocado por: jorgealvese uma coisa destas

    O Jorge já abandonou as bc daikin bivalentes?
  10.  # 72

    Colocado por: Anonimo18072022A
    Obrigado Jorge :-)
    Acaba por "cair" na simulação que tenho feito para os 180m2:
    PRE = 160€/mês
    PRH = 53€/mês


    O que é para si "modo total"?
    Tudo ligado em simultâneo?
    E em que condições precisa de toda a casa, ao mesmo tempo, com uma temperatura de 20ºC?
    Concordam com este comentário:Miguel Pinto
    Estas pessoas agradeceram este comentário:zinna

    Como acaba de cair também em k noutro tópico me condenou por eu optar por 2 BC uma para PRH e outra com apoio solar para AQS...
    Em k dizia k neste sistema não ia economizar...
  11.  # 73

    Colocado por: jorgealvescada caso é unico, mas por exemplo algumas pessoas gostam de acender o recuperador quando estam em casa, logo faz todo o sentido usar esse calor para aqiecer as outras divisões poupando trabalh€€€ á bomba de calor ou inclusive ser esta a unica fonte de calor.
    Sim nessa situação claro que compensa aproveitar a energia gerada pelo recuperador, o que eu queria dizer é que imaginemos uma situação em que ja existe uma bomba de calor a gastar os tais cerca de 500€ em AQS e aquecimento anuais, acho que nao compensa investir num recuperador de calor se a compra do recuperador for unicamente para poupar na conta da eletricidade!
    Mesmo um equipamento solar acho que so se comeca a Compensar ao fim de uns bons anos tendo em conta o baixo consumo da BC...
    Eu sinceramente com uma solução que me custa se 500€ anuais nao me chateava atras de lenha nem nada do género!
  12.  # 74

    Colocado por: DR1982Sim nessa situação claro que compensa aproveitar a energia gerada pelo recuperador, o que eu queria dizer é que imaginemos uma situação em que ja existe uma bomba de calor a gastar os tais cerca de 500€ em AQS e aquecimento anuais, acho que nao compensa investir num recuperador de calor se a compra do recuperador for unicamente para poupar na conta da eletricidade!
    Mesmo um equipamento solar acho que so se comeca a Compensar ao fim de uns bons anos tendo em conta o baixo consumo da BC...
    Eu sinceramente com uma solução que me custa se 500€ anuais nao me chateava atras de lenha nem nada do género!


    Nada substitui um recuperador de calor na sala.
    Concordam com este comentário: DR1982, Joao Dias, jorgealves, MRK, ATTC
  13.  # 75

    Colocado por: Skinkx

    Nada substitui um recuperador de calor na sala.
    Concordam com este comentário:DR1982
    Esteticamente estou de acordo, mas como eu referi acima se olharmos apenas ao lado "economico" nao ache que compense...
  14.  # 76

    Colocado por: DR1982Sim nessa situação claro que compensa aproveitar a energia gerada pelo recuperador, o que eu queria dizer é que imaginemos uma situação em que ja existe uma bomba de calor a gastar os tais cerca de 500€ em AQS e aquecimento anuais, acho que nao compensa investir num recuperador de calor se a compra do recuperador for unicamente para poupar na conta da eletricidade!
    Mesmo um equipamento solar acho que so se comeca a Compensar ao fim de uns bons anos tendo em conta o baixo consumo da BC...
    Eu sinceramente com uma solução que me custa se 500€ anuais nao me chateava atras de lenha nem nada do género!

    Vou colocar bomba de calor e ainda não sei se vou colocar recuperador a ar ou água na sala.
    O recuperador a ar tem a vantagem de aquecer o ambiente da sala muito mais rápido e com menos lenha.
    O recuperador a água tem a vantagem de poder aquecer o resto da casa.
    Imaginemos aqueles meses de Março ou Abril em que já se desligou a BC ligada ao piso radiante, com um recuperador a água temos a desvantagem de poder vir a sobre aquecer a casa devido a tal inércia ainda por cima gastando mais lenha. Com o recuperador a ar aquece-se a sala rapidamente. Nos quartos pode-se ter ar condicionado ou vc para este tipo de situações onde precisamos de aquecimento ou arrefecimento esporádico.
  15.  # 77

    Já para não falar que um recuperador requer uma inercia muito grande.
  16.  # 78

    Colocado por: DR1982Esteticamente estou de acordo, mas como eu referi acima se olharmos apenas ao lado "economico" nao ache que compense...


    O lado económico é apenas um factor de análise. Uma sala sem lareira é um arrumo.
    Concordam com este comentário: ATTC
  17.  # 79

    o custo da lenha pode ser 0.... custo esse que na electricidade nunca irá atingir!
    Concordam com este comentário: Joao Dias, ATTC
  18.  # 80

    Colocado por: loverscouto custo da lenha pode ser 0.... custo esse que na electricidade nunca irá atingir!
    Concordam com este comentário:Joao Dias

    0 nunca será
 
0.0309 seg. NEW