Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

vou construir um casa mas nao sei que tipo de isolamento é o melhor mas tou mais inclinado para o poliuertano projectado mas nao sei se pode ser revestido com acabamento em reboco. se alguem suber responder agradecia.
  2.  # 2

O poliuretano fica no interior das duas paredes de tijolo, por isso não necessita de ser rebocado
  3.  # 3

sim tens razao mas existe zonas como as vigas de betao que estao por cima de portas e janelas e tb as zonas de cintas das lajes de betao que tem de ser isoladas ou por dentro ou por fora por isso é que pergunto se pode ser rebocado.
  4.  # 4

Isso pode depender da espessura da parede.

Se fizer paredes um pouco mais grossas que o normal, exemplo:
    -tijolo de 11 no exterior
    -tijolo de 15 no interior
    -forrar vigas e pilares com espuma e colocar uma forra de tijolo de 3cm de espessura.

Dizem que se pode rebocar o wallmate, a espuma projectada é capaz tambem de ser possivel, embora eu nunca tenha experimentado...
  5.  # 5

Boas

- Qual é a espessura da parede interior?
    - Qual é a espessura da parede exterior?
    - Qual é a espessura da caixa de ar?
    - Qual é a espessura dos pilares e vigas?

cumps
    José Cardoso
  6.  # 6

ola
    A minha duvida é mesmo se o poliuertano projecto aplicado pelo exterior ou interior pode ou nao ser revestido com argamasas.
  7.  # 7

Apliquei o seguinte sistema na minha penultima construção e ficou com um optimo isolamento acustico e termico:

1- tijolo de 11x20x30 parede exterior;
    2- tijolo de 15x20x30 parede interior;
    3- viga de betão da placa;
    4- tijolo de 7 directamente ao betão ou tijolo de 3 para forrar o isolamrnto termico;
    5- espuma de poliuretano de 3 a 4 cm de espessura, a caixa de ar tem 8cm no total.

As paredes ficam com 11+15+8=34cm no tosco.
    As paredes acabadas ficam com 38 a 39cm.
      untitled.JPG
  8.  # 8

Vasco, não reveste os pilares??!!
    Porque não faz assim? É apenas um exemplo...

Vou ver se faço depois um boneco das minhas paredes...

Vejam este tópico:
    https://forumdacasa.com/discussion/2349/isolamento-exterior/
  9.  # 9

Outras opções:
      ISOLAMENTO DE PAREDES.jpg
  10.  # 10

Amigo Pedro Azevedo 78, por acaso não forrei os pilares com o isolamento apliquei directamente o tijolo de 7x20x30.
    Ambas as tabelas foram apresentadas por outros membros do forum, por isso terá de agradecer a eles.

Mais opções:
      ISOLAMENTO DE PAREDES 2.jpg
  11.  # 11

Boas

Vasco Tomé: a solução que utilizou para corrigir a ponte térmica do talão da viga não cumpre o regulamento e favorece a formação de condensações. O regulamento estipula que nestes casos o coeficiente de transmissão térmica da zona da viga (e do pilar) não pode ultrapassar o dobro do coeficiente de transmissão térmica da parede. No seu caso, o da parede é U=0,49 W/m ºC e o da zona da viga (e do pilar) é de 2,18 W/m ºC quando não devia ultrapassar 2 x 0,49=0,98 W/m ºC. Esta diferença favorece a formação de condensações na zona da viga (e do pilar). Devia ter aplicado um isolamento nessa zona.

cumps
    José Cardoso
  12.  # 12

Boas

Pedro Azevedo disse:

Porque não faz assim? É apenas um exemplo... Vou ver se faço um boneco das minhas paredes...

Porque coloca a parede de tijolo de 15 pelo exterior?

cumps
    José Cardoso
  13.  # 13

Ouvimos vários eng. e nunca chegamos à conclusão da melhor solução

Acabamos por colcoar assim porque permitia ficar uma zona maciça no interior da parede, para colocar os aluminios que são pesadotes.

Tem toda a razão quando diz que deveria ter colocado...
  14.  # 14

Colocado por: j cardosoPorque coloca a parede de tijolo de 15 pelo exterior?

Por acaso nas minhas tenho o tijolo de 15 pelo interior...
    O desenho não é meu. Mas tive preguiça de fazer outro! ;) Era só para mostrar a forra dos pilares...
    A minha é como esta (só que com tijolo de 15 pelo interior + 6cm XPS (4cm a forrar os pilares) + caixa de ar + tijolo 11 pelo exterior) :
  15.  # 15

Colocado por: Pedro Azevedo78Com tijolo de 15 pelo interior + 6cm XPS (4cm a forrar os pilares) + caixa de ar + tijolo 11 pelo exterior
    Na fotografia, ou é da minha vista ou o tijolo interior não é de 15, nem o wallmate é de 6.
  16.  # 16

o betão de pilares e vigas deve ser completamente isolado, como já foi dito existe uma grande diferença de propriedades termicas entre betão e alvenaria de tijolo, o betão é um material bastante condutor e absorvente.
  17.  # 17

Isolar em poliuretano projectado pode ser um erro.
    É um material inflamável e não permeável ao vapor de água, logo não deixa respirar a parede.
    Além disso o preço/m2 é muito superior aos restantes materiais.Fica mais barato por exemplo um XPS ou placa de lã mineral de 4cm certos, que 2 a 3 de poliuretano projectado que tem um espessura variável e pouco uniforme.
    Quando se escolhe um determinado isolamento, dever-se-ia ter em conta vários factores:
    - o que queremos isolar/impermeabilizar ( som, calor/frio, humidades, condensações)
    - características dos materiais ( condutibilidades térmicas, perfonmances acústicas, comportamento face à humidade e ao fogo, preços, etc)
    - quem vai aplicar estes materiais( experiência, responsabilidade etc)

Não esquecer também que, o sotão ou cobertura deverá ter uma espessura de isolamento superior ás fachadas. Isto até aqui (quase) nunca acontecia. Isola-se as paredes, colocava-se aquecimento/ar condiciondo e dizia-se que gastava muito. Claro, o calor tem tendência a subir (em aquecimento no inverno) e perde-se cerca de 60% pela cobertura caso não esteja isolada. Conheço soluções para casas em construção e já habitadas.

Estou neste área e caso necessitem de ajuda ou fichas técnicas: [email protected]

Cumprimentos
  18.  # 18

Porque não uma solução que resolve essas pontes térmicas todas? Leia-se ETICS?

Este sistema, por exemplo: Dryvit

Coisas da Casa
  19.  # 19

Colocado por: AdrianoPPorque não uma solução que resolve essas pontes térmicas todas? Leia-se ETICS?

Porque também tem os seus pontos fracos...
  20.  # 20

Claro que tem... mas não são nas mesmas componentes e que o sistema discutido, tem pontos fracos.

Pode ser mais complicada a construção, implica ter uma mãozinha mais cuidada e não mão de pedreiro, tem que se pensar em inumeros pormenores antes de fazer qualquer coisa, mas tirando os processos construtivos, têm inumeras vantagens na componente de isolamento térmico, que é o que se pretende!

Coisas da Casa

0.0211 seg. NEW